SóProvas



Questões de Produção e consumo mundial


ID
352066
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-DF
Ano
2007
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A primeira década do século XXI revela um Brasil que desfruta, do ponto de vista energético, de recursos privilegiados entre as demais nações do mundo. No tocante ao petróleo, o país alcançou a auto-suficiência, além de dispor de reservas crescentes e domínio tecnológico em exploração em águas profundas. A predominância hidrelétrica e a existência de um vasto potencial de base hidráulica, cujo aproveitamento conta com tecnologia inteiramente dominada no país, fazem que o sistema gerador brasileiro seja muito diferenciado frente aos sistemas dos demais países. O Brasil  desenvolveu um programa de produção de álcool combustível, assim como uma solução inovadora de uso misto, álcool/gasolina, que serve de referência mundial, e não só detém, ainda, a terceira  maior jazida mundial de urânio, mas também faz parte do seleto grupo de nações que dominam a tecnologia de enriquecimento desse mineral.


Adriano Pires, Eloi Fernández e Julio Bueno. Política energética para o Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006, p. 15 (com adaptações).

Tomando o texto acima como referência inicial,  julgue os itens subsequentes,  relativos a energia no Brasil e no mundo.

Apesar de haver fontes nacionais diversificadas de energia, o domínio tecnológico, no campo energético, ainda é diminuto no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Se é diminuto,como se explica as usina hidrelétrica?Errado!

  • Gabarito Errado;

    O Brasil possui uma grande diversidade energética, possuindo, inclusive, uma matriz energética renovável exemplar. Também é importante destacar a produção de biomassa do Brasil que é referência no mundo.

  • GAB E

    Basta pensar nas usinas de Belo Monte ( atualmente , claro ) , Paulo Afonso , Itaipu.

    Além disso , podemos citar os campos de energia eólica no Nordeste , e a usina nuclear ( angra 1 e 2 ) .

  • Basta ler o texto.

ID
355687
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A produção e o consumo de energia têm uma relação direta com o desenvolvimento técnico- científico e a modernização das diversas economias mundiais. Por isto, o setor de energia é considerado estratégico para os países. Manter a oferta de energia em crescimento e mudar o seu perfil quando preciso é um desafio permanente para as nações.
Sobre as principais fontes de energia e sua utilização relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª:

A
- Energia Solar
B - Carvão Mineral
C - Energia Eólica
D - Petróleo
E - Hidreletricidade

( ) A fonte de energia da 2ª Revolução Industrial, largamente utilizada no século XX e também empregada como matéria-prima de um grande número de produtos.

( ) Energia limpa e renovável. A preferida pelos ambientalistas. Os países que mais investem em tecnologia desta fonte de energia são os da União Européia, como é o caso da Dinamarca e da Alemanha.

( ) Fonte de energia ainda em fase de pesquisa por isto, apresenta alto custo de produção.

( ) Fonte responsável pelo crescimento industrial a partir do século XIX. Energia limpa, não emite dióxido de carbono, renovável. Baixo custo de produção mas, o transporte é de âmbito limitado

( ) Fonte de energia que sustentou a 1ª Revolução Industrial. Não renovável e poluente pois, é o maior emissor de dióxido de carbono.

Assinale a alternativa abaixo que apresenta a associação correta:

Alternativas
Comentários
  • A fonte de energia da 2ª Revolução Industrial, largamente utilizada no século XX e também empregada como matéria-prima de um grande número de produtos - PETRÓLEO
    Energia limpa e renovável. A preferida pelos ambientalistas. Os países que mais investem em tecnologia desta fonte de energia são os da União Européia, como é o caso da Dinamarca e da Alemanha - ENERGIA EÓLICA 
    Fonte de energia ainda em fase de pesquisa por isto, apresenta alto custo de produção - ENERGIA SOLAR
     Fonte responsável pelo crescimento industrial a partir do século XIX. Energia limpa, não emite dióxido de carbono, renovável. Baixo custo de produção mas, o transporte é de âmbito limitado - ELETRICIDADE
    Fonte de energia que sustentou a 1ª Revolução Industrial. Não renovável e poluente pois, é o maior emissor de dióxido de carbono - CARVÃO MINERAL

  • Que venha o IBGE

    Para acertar essa questão só precisei saber a B e a C.

  • A fonte de energia da 2ª Revolução Industrial, largamente utilizada no século XX e também empregada como matéria-prima de um grande número de produtos - Petróleo

     

    Energia limpa e renovável. A preferida pelos ambientalistas. Os países que mais investem em tecnologia desta fonte de energia são os da União Européia, como é o caso da Dinamarca e da Alemanha - Energia eólica

     

    Fonte de energia ainda em fase de pesquisa por isto, apresenta alto custo de produção - Energia solar

     

    Fonte responsável pelo crescimento industrial a partir do século XIX. Energia limpa, não emite dióxido de carbono, renovável. Baixo custo de produção mas, o transporte é de âmbito limitado - Hidreletricidade

     

    Fonte de energia que sustentou a 1ª Revolução Industrial. Não renovável e poluente pois, é o maior emissor de dióxido de carbono - Carvão mineral


ID
516049
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assinale a alternativa que ordena, de forma decrescente, a participação de cada uma das fontes de energia em relação ao total consumido no mundo.

Alternativas
Comentários
  • Hidrelétrica não faz parte, quando comparado com o Petróleo, pois é o 1º mais usado no MUNDO. Carvão mineral em 2º

  • A trinca dos combustíveis fósseis representam aprox 90% da energia consumida no mundo, seguindo a ordem: petróleo, carvão e gás natural.


ID
655201
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2007
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Mesmo com dificuldades, a Rússia mantém influência nas antigas repúblicas da URSS após o seu final. ……….., por exemplo, depende da importação de gás da Rússia para gerar energia.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

Alternativas
Comentários
  • Correta letra A - ESTÔNIA


    Turcomenistão e Ubsequistão jã são grandes produtores de gás natural. 
    A Polônia e a República Tcheca importam quase sua totalidade para consumo interno da Rússia porém não são antigas repúblicas da URSS.

ID
1601194
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O serviço de fornecimento de eletricidade depende de componentes como postes, transformadores, subestações, linhas de transmissão e chaves. As linhas de transmissão são representadas topologicamente como os arcos de um grafo orientado, e os demais componentes estão concentrados em seus nós.

Em Geoprocessamento, o serviço de fornecimento de eletricidade representa um exemplo de tipo de dado denominado

Alternativas
Comentários
  • Assertiva A.


ID
1750363
Banca
FGV
Órgão
FGV
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Os principais efeitos adversos associados à produção de energia nuclear têm sido motivo de acirrados debates, pois o número de reatores em operação tende a aumentar e, junto com eles, os riscos e a possibilidade de desastres ambientais. Sobre as implicações ambientais do uso de energia nuclear, analise as afirmações a seguir.

I A produção de energia a partir de um reator nuclear pode ser considerada “limpa", uma vez que o processo de geração não lança na atmosfera produtos capazes de provocar impactos ambientais.

II A destinação dos rejeitos radioativos, que devem ser isolados de maneira segura para não contaminar os recursos hídricos, é o principal problema ambiental criado pela geração de energia nuclear.

III Os impactos ambientais decorrentes de um acidente em uma usina nuclear não estão restritos à área de ocorrência, porque as partículas radioativas podem ser levadas a grande distância pela circulação atmosférica.

Está correto o que se afirma em  

Alternativas
Comentários
  • II A destinação dos rejeitos radioativos, que devem ser isolados de maneira segura para não contaminar os recursos hídricos, é o principal problema ambiental criado pela geração de energia nuclear.

    Acho forçar a barra dizer que contaminar os recursos hidricos é o principal problema, na minha opinião um acidente nuclear é um problema ambiental muito mais grave, visto o exemplo do japão. (não estou dizendo que não seja um grave problema). 

  • A questão não está supondo um desastre nuclear. Está apenas falando da destinação do lixo radioativo, considerando as condições ideais (sem acidentes).

  • C. I, II e III.


ID
1849954
Banca
FATEC
Órgão
FATEC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considere o texto a seguir:

PANORAMA ENERGÉTICO MUNDIAL

Em termos mundiais, a oferta de energia no ano 2000 foi cerca de 9 963 x 106 toneladas equivalentes de petróleo (tEP) e, em 2003, foi cerca de 10 573 x 106 tEP, considerando uma taxa de crescimento média anual de 2%.

A desagregação da oferta por fonte energética aponta para um cenário mundial no qual cerca de 87% de toda a energia provém de fontes não renováveis e somente 13% de fontes renováveis.

Portanto, o planeta é movido por fontes não renováveis de energia, e o fim desta era “não renovável” está próximo. A palavra de ordem, para o século XXI, é a busca em larga escala, de fontes de energias renováveis.

(Curso de Gestão Ambiental – Autores: Arlindo Philippi Jr., Marcelo A. Romero, Gilda C Bruna – p.925 e 926 - USP – 2006 - Adaptado)

De acordo com as informações do texto, a oferta de energia que provém de fontes renováveis, em 2001, foi, em toneladas equivalentes de petróleo, cerca de

Alternativas

ID
1850875
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre a matriz energética mundial e seus efeitos nas emissões de gases de estufa, podemos afirmar que
I – a maior parte da geração energética da China está vinculada ao carvão mineral, fato este
que explica os níveis totais de emissões chinesas de gases de estufa superarem largamente os dos EUA.
II - assim como o Brasil, a França apresenta uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, pois ambos os países priorizam a exploração de seus vastos recursos hídricos.
III - apesar de a energia nuclear, que é mais limpa, desempenhar papel de destaque, são os combustíveis fósseis que predominam na matriz energética norte-americana.
IV - embora a energia nuclear esteja entre as matrizes energéticas mais limpas do mundo, a Alemanha lançou, em 2011, um projeto de desativação gradual de todas as centrais nucleares do país.
V - na produção de biocombustíveis, a eficiência energética do milho é bem superior à da cana de açúcar, já que exige uma área plantada bem menor para obter-se a mesma quantidade de energia.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • As afirmativas II e V apresentam erros. Em relação à afirmativa II, a matriz energética na França é a termonuclear. Na verdade, é o país mais dependente da energia nuclear do mundo e o segundo maior produtor, atrás apenas dos Estados Unidos. Depois do acidente nuclear de Fukushima em 2011, no entanto, um debate sobre a segurança deste tipo de indústria foi iniciado no país. Já a afirmativa V, o etanol de cana é considerado um biocombustível avançado e apresenta vantagens comparativas em relação aos demais combustíveis líquidos, sobretudo em relação ao etanol produzido a partir do milho, como alta produtividade e baixo impacto ambiental.
    A resposta correta é a letra D.


  • Fácil até. Você consegue resolver por eliminação.

    Brasil é pobre em energia hidráulica e China precisa nem dizer, as fumaças falarão por ela. Cancela I e II

  • I – a maior parte da geração energética da China está vinculada ao carvão mineral, fato este

    que explica os níveis totais de emissões chinesas de gases de estufa superarem largamente os dos EUA.

    correto:

    países mais poluidores do mundo, segundo o Climate Data Explorer do World Resources Institute:

    II - assim como o Brasil, a França apresenta uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, pois ambos os países priorizam a exploração de seus vastos recursos hídricos.

    errado

    75% de toda a energia gerada em França tem origem em centrais nucleares espalhadas por todo o país. 

    III - apesar de a energia nuclear, que é mais limpa, desempenhar papel de destaque, são os combustíveis fósseis que predominam na matriz energética norte-americana.

    correto

    IV - embora a energia nuclear esteja entre as matrizes energéticas mais limpas do mundo, a Alemanha lançou, em 2011, um projeto de desativação gradual de todas as centrais nucleares do país.

    correto

    Onda de afastamento da produção nuclear

    O governo alemão tomou sua decisão definitiva em 2011 após o desastre de Fukushima, no Japão, quando um terremoto seguido de tsunami gerou o vazamento de materiais radioativos da usina da cidade. ... A primeira usina desativada pelos alemães foi a de Grafenrheinfeld, em 2015.11 de mai. de 2017

    V - na produção de biocombustíveis, a eficiência energética do milho é bem superior à da cana de açúcar, já que exige uma área plantada bem menor para obter-se a mesma quantidade de energia

    errado.

    É no balanço energético que a cana demonstra sua principal superioridade. ... Essa vantagem está relacionada à grande eficiência energética das usinas, que utilizam o bagaço da cana para produzir energia elétrica para consumo próprio e para venda ao Sistema Elétrico Nacional.9 de set. de 2011

    GABARITO:D

    FACEBOOK/ INSTAGRAM: Anderson chagas

    WHATSSAP: (88) 996712477

    CHAMA LÁ!!!

  • Vastos recursos hídricos franceses, serto


ID
2501131
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

      Foi a partir da realização da Conferência Eco 92, da qual resultou o Tratado de Quioto (em 1997), que a busca por energia menos poluente e renovável tornou-se uma prioridade em alguns países, como a China e o Japão, que passaram a adicionar álcool (etanol anidro) à gasolina, na busca de diminuir o uso do petróleo e a emissão de monóxido de carbono, um dos gases responsáveis pelo efeito estufa. A partir daí, iniciou-se uma fase de preocupação mundial pela proteção ambiental, por meio da criação de políticas e acordos internacionais, principalmente no que se refere ao aquecimento global.

Lara C.G. Ferreira. As paisagens regionais da microrregião Ceres (GO) – das colônias agrícolas nacionais ao agronegócio sucroenergético. Brasília, Tese de Doutorado, UnB, 2016.

Tendo o texto anterior como referência inicial e considerando os múltiplos temas por ele evocados, julgue (C ou E) o item a seguir.


A China e a União Europeia adotaram políticas de geração de energia e de desenvolvimento de tecnologias limpas como estratégias para o cumprimento do acordo de Paris (2015), e a competição entre países na geração de energia limpa poderá ser um dos elementos de reordenamento do território, da produção e da competitividade entre países no mundo globalizado.

Alternativas
Comentários
  • Realmente as técnicas melhoraram hoje as industrias poluem menos que antes com as nova estratégias, o problema é que houve um aumento no consumo como um todo da humanidade, o que acarreta aumento consequente da poluição e isto com certeza será uma dos elementos de reordenamento do território assim que o povo sentir a pressão da mãe natureza sobre a gente.

  • Apesar de ter entendido o ponto e concordar com a questão, fiquei com dúvida a respeito do termo "reordenamento do território". Alguém saberia exemplificar?

  • Otávio, acho que o que eles quiseram dizer com isso é que os países que fomentarem a energia limpa terão maior desenvolvimento tecnológico e poderio para tomar territórios para si. Mas também tá estranho. Forçaram um pouco a barra.

  • @Otávio. O reordenamento do território acontecerá à medida que certas matrizes energéticas percam relevância enquanto outras ascendam, seja por determinação de governos seja por interesses privados. Por exemplo, hipoteticamente, imagine que a exploração de petróleo em alto mar perca relevância em detrimento da produção de etonal e de energia solar. Menos refinarias e estaleiros para embarcações de apoio serão construídos no Sudeste. A produção de cana-de-açúcar avança pelo interior, impactando os canais de distribuição de combustível e a ocupação do território. Parques solares são instalados no Nordeste, o que também vai influenciar a rede de distribuição...

  • Certo

     

    Um pouco mais sobre o assunto:

     

    As metas do acordo: 

    O objetivo do acordo é limitar o aumento da temperatura em, no máximo, 2 graus em relação à era pré-industrial. A intenção é que seja feito um esforço para chegar a 1,5 grau. Para ficar abaixo de 2 graus, segundo especialistas, seria necessário redução de 40% a 70% entre 2010 e 2050.
     

    O Acordo prevê que a primeira revisão obrigatória das metas seja feita em 2025. No entanto, especialistas alertam que a data pode ser muito tarde para garantir que a meta seja cumprida. Em 2020, os países devem comunicar suas estratégias para baixar emissões até 2050.

    O acordo estabelece que os países ricos devem ajudar financeiramente os mais pobres a promoverem mudanças. O texto de Paris afirma que o mínimo anual deve ser US$ 100 bilhões e que novo patamar será estabelecido em 2025.

     

    O governo brasileiro ratificou o Acordo de Paris em setembro do ano passado. Com isso, o país se comprometeu a cortar as emissões do país em 37% até 2025, e em 43% até 2030, tendo como base o ano de 2005

    fonte:  https://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/china-uniao-europeia-reafirmam-compromisso-com-acordo-de-paris-21421587

  • 1ª parte - A China e a União Europeia adotaram políticas de geração de energia e de desenvolvimento de tecnologias limpas como estratégias para o cumprimento do acordo de Paris (2015) :

    Após anos serem criticados pela ausência de tecnologias limpas e desídia aos pactos ambientais, desde 2010, a China investe em estudos e tecnologias. O acordo de Paris foi o impulso. No início de 2017, o gigante asiático anunciou que iria investir US$ 360 bilhões em energia renovável até 2020 e acabar com os planos para construir 85 usinas de carvão.
    Inclusive há investimentos de empresas chinesas nessas áreas de pesquisa no Brasil (a State Grid Corporation).

    CHINA: líder mundial na fabricação de células fotovoltaicas, que são utilizadas para a obtenção de energia solar.

    E maior produtora de turbinas eólicas (ultrapassando os Estados Unidos, Japão e Austrália, que foram os pioneiros no desenvolvimento dessas tecnologias)

     

     

    2ª parte - A competição entre países na geração de energia limpa poderá ser um dos elementos de reordenamento do território, da produção e da competitividade entre países no mundo globalizado.

    A produção de energia limpa é um dos grandes desafios do capitalismo/ mundo moderno e traz consigo novas oportunidades de expansões territoriais, tendo em vista a necessidade de instalação de centro de pesquisa e produção de energia em lugares diferentes de onde, hoje, estão instaladas as indústrias e grandes cidades. Como turbinas eólicas e placas de células voltaicas podem ser instaladas nas cidades convencionais? 

    A tendência é que haja a expansão e a redistribuição territoriais e populacionais com base nos fatores de atratividade.

     

     

    Fonte: http://cascavel.ufsm.br/tede//tde_busca/processaArquivo.php?codArquivo=6019

    http://epocanegocios.globo.com/Tecnologia/noticia/2017/10/por-que-china-esta-liderando-revolucao-de-energia-renovavel.html

    https://www.theguardian.com/environment/2018/jan/10/china-on-track-to-lead-in-renewables-as-us-retreats-report-says

    https://futurism.com/china-new-world-leader-renewable-energy/

  • Fiquei em dúvida na parte de reordenamento do território mas acertei.

    Alternativa CERTA

    "Quando você estiver na posse, EU VOU ESTAR LÁ!"

  • Fala Gabarito Certo pro Trump que saiu do acordo de Paris.

    Questão desatualizada.

  • Lembrando que os estados unidos da america está fora dos acordo de paris.

    https://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/donald-trump-retira-eua-do-acordo-de-paris-sobre-clima-21423570

  • A questão cita China e UE.

  • Diferente dos Estados Unidos que, em 2017, anunciou a sua saída do Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas, China e União Europeia ratificaram o compromisso celebrado no tratado e se se comprometeram com a implementação total do acordo: cortes na emissão de gases-estufa, abandono gradativo da matriz energética fóssil, investimentos em tecnologias limpas e sustentáveis, além de fornecimento de auxílios para países mais pobres.

    Como atualmente os países estão extremamente dependentes da matriz energética fóssil, o desenvolvimento de energia limpa por algumas nações pode se desdobrar em novas vantagens competitivas do mundo globalizado e no reordenamento do território, da produção e da competitividade entre os países.

    Resposta: Certo

  • A questão acima contém uma afirmação sobre o Acordo de Paris, na qual o candidato deve julgar os países participantes do acordo junto com os cumprimento dos objetivos contidos no mesmo.
    Para responder a questão corretamente, é importante que o candidato saiba o que foi o Acordo de Paris, os objetivos desse compromisso firmado e os principais países que se comprometeram em cumprir as diretrizes contidas nesse pacto.
    O Acordo de Paris, assinado em 2015, é um compromisso firmado por vários países do mundo que tem como objetivo central conter a grande emissão de gases do efeito estufa na atmosfera que vem aumentando o risco de um possível aquecimento global no Planeta.
    Esse acordo foi assinado por 195 países e ratificados por 147 nações. Entre os principais países que concordaram em fazer parte do acordo estão a China - maior emissora de gases do efeito estufa - e os países da União Europeia - bloco econômico altamente industrializado e poluente -.
    Para atingir os objetivos, países mais desenvolvidos que fazem parte do acordo vêm investindo massivamente em energias limpas na tentativa de conter a emissão de gases. A China, por exemplo, que atualmente utiliza 70% da sua energia por meio da queima do carvão, vem empregando esforços e investimentos na produção de energia solar e eólica, que são fontes de energia limpas e renováveis. Seguindo a mesma lógica, países da União Europeia também têm concentrado esforços para aprimorar tecnologias e diversificar sua base energética por meio de investimentos em energia solar e eólica.
    Com esse investimento dessas potências mundiais em energias limpas e renováveis, a ideia é que esse mercado energético se expanda no mundo e alcance maior abrangência global, o que pode amenizar os impactos de um possível aquecimento global, além de estimular a concorrência e competitividade no mercado global através da venda de tecnologias de obtenção dessas fontes energéticas.
    Portanto, a afirmação está CERTA.


    Gabarito do Professor: CERTO.

  • A China e a União Europeia adotaram políticas de geração de energia e de desenvolvimento de tecnologias limpas... e mesmo assim a China é o país que mais polui junto com os EUA.


ID
3126502
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O mundo moderno é um voraz consumidor de energia. Atender a essa demanda, pressionada cada vez mais pelas economias emergentes, bem como observar as exigências de um mercado balizado pelo paradigma da eficiência, são desafios incontornáveis. Sobre as características e a participação das diversas fontes de energia, considere as seguintes afirmativas:


I – O drástico aumento do preço do petróleo causado pelas crises internacionais de 1973 e 1979/1980 teve um duplo efeito: viabilizou sua extração em locais de difícil acesso (Sibéria, Alasca e plataformas continentais) e estimulou a pesquisa de fontes alternativas.

II – Impulsionado pelas políticas de redução das emissões de CO2 adotadas pela China, o gás natural já é, desde 2010, a segunda fonte de energia mais utilizada no mundo.

III – Fontes de energia como o etanol e o biodiesel despontam atualmente como excelentes alternativas, pois apresentam os seguintes benefícios: poluem menos que os combustíveis fósseis, geram vários empregos no campo e dinamizam a economia por conta do seu efeito multiplicador.

IV – Isenta de impactos ambientais, a energia eólica vem conquistando cada vez mais espaço na matriz energética de países como China, EUA, Alemanha, Espanha e Índia.

V – Países como França, Ucrânia, Japão e Coreia do Sul continuam a ter nas usinas nucleares uma importante fonte energia, mesmo com problemas relacionados à destinação dos seus rejeitos, à pressão da opinião pública e aos altos custos de construção e manutenção.


Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.

Alternativas
Comentários
  • I – O drástico aumento do preço do petróleo causado pelas crises internacionais de 1973 e 1979/1980 teve um duplo efeito: viabilizou sua extração em locais de difícil acesso (Sibéria, Alasca e plataformas continentais) e estimulou a pesquisa de fontes alternativas.CORRETO

    II – Impulsionado pelas políticas de redução das emissões de CO2 adotadas pela China, o gás natural já é, desde 2010, a segunda fonte de energia mais utilizada no mundo.ERRADO

    III – Fontes de energia como o etanol e o biodiesel despontam atualmente como excelentes alternativas, pois apresentam os seguintes benefícios: poluem menos que os combustíveis fósseis, geram vários empregos no campo e dinamizam a economia por conta do seu efeito multiplicador.CORRETO

    IV – Isenta de impactos ambientais, a energia eólica vem conquistando cada vez mais espaço na matriz energética de países como China, EUA, Alemanha, Espanha e Índia.ERRADO

    V – Países como França, Ucrânia, Japão e Coreia do Sul continuam a ter nas usinas nucleares uma importante fonte energia, mesmo com problemas relacionados à destinação dos seus rejeitos, à pressão da opinião pública e aos altos custos de construção e manutenção.CORRETO

    Letra "B"

  • Texto de apoio sobre as necessidade energéticas do mundo contemporâneo e as diversas formas de se obtê-las. 

    I Crises de preço e abastecimento de petróleo criam normalmente novas formas de se administrar a escassez como redução do consumo ou novas áreas ou formas de prospecção. A extração pelo método de fratura de rochas veio de uma crise posterior a indicada mas segue a mesma lógica. AFIRMATIVA CORRETA

    II O principal meio energético da China é o carvão mineral recurso abundante em seu território e o gás natural apesar do aumento de demanda ainda não é mais utilizado que o carvão e petróleo. AFIRMATIVA ERRADA

    III Biocombustíveis reduzem emissões e podem alterar a demanda por combustíveis fósseis além de terem excelente aproveitamento com a produção de eletricidade a partir da queima da biomassa dos restos de sua produção. AFIRMATIVA CORRETA

    IV A energia eólica tem como impactos mais significativos a poluição visual, o intenso ruído que produzem as turbinas em operação, a grande utilização de espaço físico e afetam aves migratórias que utilizam os fluxos de vento em suas migrações anuais. AFIRMATIVA ERRADA

    V Apesar dos riscos a energia nuclear não produz gases de efeito estufa, não dependem de fluxos de importação complexos como o petróleo e garantem estabilidade ao sistema elétrico de países que dominam a tecnologia.  AFIRMATIVA CORRETA

    B) I, III e V




    Considerações finais:

    Matriz energética é o somatório do todas as fontes de energia necessárias ao funcionamento de todas as atividades de um país enquanto matriz elétrica relaciona-se apenas a produção de eletricidade. Energias renováveis estão relacionadas ao ciclos naturais do planeta e são complementares as formas tradicionais pelo menos no cenário atual. 

    Gabarito: B.
  • 1- As crises descritas ocorreram com a tentativa da OPEP tentar aumentar o preço do barril de petróleo diminuindo a quandtidade para se comprar e levou aos países um aumento de custo, como resoultado os países que compram tentaram serem mais indepedente da OPEP e adotaram as medidas ditas nesse item . CERTO

    2-Logo a China justo a que depende de carvão mineiral que é poluente, óbvio que não tem interesse em diminuir CO2. ERRADISSISSISSIMO

    3-É o que ta escrito mesmo-CERTO

    4-o intenso ruído que produzem as turbinas em operação e grande utilização de espaço físico. são problemas-ERRADO

    5-é o que está aí

  • Energia eólica causa ruídos e atrapalha migrações de pássaros.

  • Como que geram vários empregos no campo, se a produção do biodiesel estimula a produção de plantations da cana-de-açúcar, famosa por ser altamente mecanizada e com pouca mão-de-obra??

  • Plataforma continental não seria o lugar, no oceano, mais fácil de se obter petróleo? A profundidade é de 200m no máximo, não é "difícil acesso", creio eu

  • galera se liga, a segunda fonte mais utilizada no mundo, passou a ser o gas natural, porem a china mal usa esse recurso e nao adotou nem processo para evitar a liberaçao de co2


ID
3670930
Banca
NC-UFPR
Órgão
COPEL
Ano
2011
Disciplina
Geografia
Assuntos

Germany Dims Nuclear Plants, but Hopes to Keep Lights On

Elisabeth Rosenthal
Published: August 29, 2011

Biblis, Germany — Not since the grim period after World War II has Germany had significant blackouts, but it is now bracing for that possibility after shutting down half its nuclear reactors practically overnight.

Nuclear plants have long generated nearly a quarter of Germany’s electricity. But after the tsunami and earthquake that sent radiation spewing from Fukushima, half a world away, the government disconnected the 8 oldest of Germany’s 17 reactors — including the two in this drab factory town — within days. Three months later, with a new plan to power the country without nuclear energy and a growing reliance on renewable energy, Parliament voted to close them permanently. There are plans to retire the remaining nine reactors by 2022.

As a result, electricity producers are scrambling to ensure an adequate supply. Customers and companies are nervous about whether their lights and assembly lines will stay up and running this winter. Economists and politicians argue over how much prices will rise.

“It’s easy to say, ‘Let’s just go for renewables’, and I’m quite sure we can someday do without nuclear, but this is too abrupt”, said Joachim Knebel, chief scientist at Germany’s prestigious Karlsruhe Institute of Technology. He characterized the government’s shutdown decision as “emotional” and pointed out that on most days, Germany has survived this experiment only by importing electricity from neighboring France and the Czech Republic, which generate much of their power with nuclear reactors.

Then there are real concerns that the plan will jettison efforts to rein in manmade global warming, since whatever nuclear energy’s shortcomings, it is low in emissions. If Germany, the world’s fourth-largest economy, falls back on dirty coal-burning plants or uncertain supplies of natural gas from Russia, isn’t it trading a potential risk for a real one?

The world is watching Germany’s extreme energy makeover, as politicians from New York to Rome have floated their own plans to shut or shelve reactors.

The International Energy Agency, generally a fan of Germany’s green-leaning energy policy, has been critical. Laszlo Varro, head of the agency’s gas, coal and power markets division, called the plan “very, very ambitious, though it is not impossible, since Germany is rich and technically sophisticated”.

Even if Germany succeeds in producing the electricity it needs, “the nuclear moratorium is very bad news in terms of climate policy”, Mr. Varro said. “We are not far from losing that battle, and losing nuclear makes that unnecessarily difficult”.

The government counters that it is prepared to make huge investments in improving energy efficiency in homes and factories as well as in new clean power sources and transmission lines. So far, there have been no blackouts.

But Jürgen Grossmann, chief executive of the German energy giant RWE, which owns two closed reactors here in Biblis, about 40 miles south of Frankfurt, expressed skepticism. “Germany, in a very rash decision, decided to experiment on ourselves”, he said. “The politics are overruling the technical arguments”.

(Disponível em: http://www.nytimes.com/2011/08/30/science/earth/30germany.html?_r=1&ref=science. Acesso em: 30/08/2011) 

Com base no texto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) A decisão da Alemanha de fechar reatores de usinas nucleares recebeu apoio da população, mas não das empresas.

( ) Os reatores fechados em Biblis pertenciam a uma grande empresa alemã.

( ) Na opinião de Jürgen Grossmann, a decisão da Alemanha de fechar reatores de usinas elétricas priorizou fatores técnicos.

( ) Após o desligamento de 8 reatores, a Alemanha já sofreu alguns blackouts.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. 

Alternativas

ID
3717016
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Disciplina
Geografia
Assuntos

As fontes de energia constituem um dos elementos básicos da infraestrutura econômica de uma nação. Sem energia, não há industrialização nem desenvolvimento econômico. Da mesma forma, os transportes também possuem grande importância, pois é impossível conceber o desenvolvimento do comércio, da  economia mundial e da difusão cultural no mundo atual sem a participação das vias de circulação e dos meios de transporte. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra A

    B ) A utilização mundial de energia quadruplicou nos últimos cinquenta anos. Com isso, o número de habitantes do planeta que dispõe de eletricidade também aumentou. ➡ errado: A demanda global por energia triplicou nos últimos 50 anos e pode triplicar novamente nos próximos 30 anos.

    C ) O elevado grau de integração territorial inter-regional e nacional, a eficiência e a disponibilidade dos diferentes meios de transporte nos países centrais são resultado de um acordo estabelecido entre esses países para alavancar o comércio ➡ errado: Os meios de transporte de um país refletem seu nível de desenvolvimento econômico e tecnológico. O transporte é fundamental para a integração econômica, social e cultural de uma comunidade.

    D ) Nos países subdesenvolvidos com grande território e deficit de combustíveis fósseis, verifica-se o predomínio do transporte ferroviário ou hidroviário, sendo o transporte rodoviário uma complementação dos dois primeiros. ➡ errado, basta pegar o brasil como exemplo, implementado por JK o rodoviarismo (implementação rápida e barata) predomina em face a outros meios de transporte muito mais vantajosos

    bons estudos

  • não necessariamente, o brasil não possui tecnologia mas mesmo assim se beneficia dos recursos via exploração estrangeira, ganha menos mas ganha


ID
3749809
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Nova Olinda - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A Região do Oriente Médio, mesmo com toda a renda advinda do petróleo, encontra sérios problemas para seu desenvolvimento. A alternativa que demonstra as causas desses problemas é:

Alternativas
Comentários
  • . O clima árido e o baixo nível técnico da população

    -> O Oriente enfrenta problemas hídricos em vários países.


ID
3813076
Banca
UESPI
Órgão
UESPI
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“O Brasil prepara parceria com a China para fabricar biocombustíveis na África, a exemplo do que já faz com os Estados Unidos e a Europa, e a produção deve ser totalmente voltada para o mercado chinês, afirma o diretor do Departamento de Energia do Ministério de Relações Exteriores, André Lago”.
(Fonte: Folha de São Paulo, edição on line de 23/08/2010)

Sobre o tema dos biocombustíveis, é correto afirmar que:
1) a produção de biocombustíveis, de certa maneira, tem contribuído para a diminuição da produção de alimentos no mundo.
2) os biocombustíveis são utilizados em veículos, como, por exemplo, carros e caminhões, integralmente ou misturados com os chamados combustíveis fósseis.
3) o emprego do biodiesel, apesar de apresentar baixos índices de poluição do ar, deixa a economia dos países, sobretudo os subdesenvolvidos, mais dependentes dos produtores de petróleo.
4) os biocombustíveis, produzidos em larga escala e com emprego de tecnologia moderna, geram um custo de produção muito mais elevado do que os derivados de petróleo.
5) a utilização de biocombustíveis apresenta a vantagem de ser uma fonte de energia renovável, ao contrário dos combustíveis fósseis, a exemplo do carvão mineral, do óleo diesel e da gasolina.

Estão corretas apenas:

Alternativas
Comentários
  • 1) a produção de biocombustíveis, de certa maneira, tem contribuído para a diminuição da produção de alimentos no mundo. 

    2) os biocombustíveis são utilizados em veículos, como, por exemplo, carros e caminhões, integralmente ou misturados com os chamados combustíveis fósseis

    5) a utilização de biocombustíveis apresenta a vantagem de ser uma fonte de energia renovável, ao contrário dos combustíveis fósseis, a exemplo do carvão mineral, do óleo diesel e da gasolina.


ID
3876211
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Bom Jesus - RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, a respeito das fontes de energia e do consumo energético mundial.


( ) A produção de carvão mineral encontra-se principalmente no hemisfério Norte.

( ) A maior parte da eletricidade consumida no mundo é produzida em usinas hidrelétricas.

( ) A maior produção mundial de petróleo está concentrada no hemisfério Sul.

( ) As usinas nucleares são potencialmente perigosas por utilizarem fontes primárias radiativas e demandam um alto custo para a destinação final de seus rejeitos, o lixo atômico.


A ordem correta de preenchimento dos parentes, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • A maior produção de carvão mineral encontra-se no norte?????

  • Segundo o site epe.gov.br/pt/abcdenergia/matriz-energetica-e-eletrica, a matriz energética mundial é composta majoritariamente por fontes não renováveis, sendo o petróleo, carvão e gás natural responsáveis por quase 80% da matriz. Por outro lado, o Brasil é o país cuja matriz energética apresenta maior participação de fontes renováveis, no entanto, as fontes não renováveis ainda superam as renováveis. No que se refere a matriz elétrica, mundialmente há destaque para o carvão muito utilizado nas termelétricas, seguido do gás natural e hidrelétricas. Já o Brasil, disparadamente observa-se predominância de hidroelétricas.

  • (  ) A produção de carvão mineral encontra-se principalmente no hemisfério Norte. ITEM VERDADEIRO.

    (   ) A maior parte da eletricidade consumida no mundo é produzida em usinas hidrelétricas.

    No mundo, o carvão mineral, uma ROCHA SEDIMENTAR formada por meio da decomposição da matéria orgânica, é a fonte de energia mais utilizada para geração de energia elétrica. ITEM FALSO.

    (   ) A maior produção mundial de petróleo está concentrada no hemisfério Sul.

    A maior produção de petróleo no mundo acontece no HEMISFÉRIO NORTE, onde estão localizados todos os cinco maiores produtores de petróleo do mundo. ITEM FALSO.

    (  ) As usinas nucleares são potencialmente perigosas por utilizarem fontes primárias radiativas e demandam um alto custo para a destinação final de seus rejeitos, o lixo atômico. ITEM VERDADEIRO.

    Resposta: B

  • ( ) A produção de carvão mineral encontra-se principalmente no hemisfério Norte. Verdade

    ( ) A maior parte da eletricidade consumida no mundo é produzida em usinas hidrelétricas. Falso. O mundo nao tem o potencial energetico que o nosso Brasil tem

    ( ) A maior produção mundial de petróleo está concentrada no hemisfério Sul.

    Falso. So lembrar dos sheiks do petróleo

    ( ) As usinas nucleares são potencialmente perigosas por utilizarem fontes primárias radiativas e demandam um alto custo para a destinação final de seus rejeitos, o lixo atômico. Verdade. Galera que chernobyl que o diga

  • eu confundi maior produção com maior reserva, ai pensei na Venezuela, que fica no Hem. Sul.

ID
3876463
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No dia 26 de abril de 1986, à 1h23min58s, uma série de explosões destruiu o reator e o prédio do quarto bloco da Central Elétrica Atômica de Tchernóbil, na fronteira de Belarus. A catástrofe de Tchernóbil se converteu no mais grave acidente tecnológico do século XX. Para a pequena Belarus, o acidente representou uma desgraça nacional, levando-se em conta que ali não havia nenhuma central atômica.
(Adaptado de Svetlana Aleksiévitch, Vozes de Tchernóbil, p. 9-10.)

O evento ocorrido em Tchernóbil atesta e reforça incertezas, problemas e incongruências acerca do uso da energia nuclear. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab B: O domínio tecnológico para a geração de energia nuclear pode possibilitar a produção de armas nucleares, razão pela qual os Estados Unidos exercem uma forte pressão sobre o projeto nuclear do Irã.

    O urânio é utilizado pra gerar a energia e também pode ser utilizado pra produzir armas nucleares.


ID
4109044
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o texto abaixo.

Biocombustíveis revolucionarão a geopolítica mundial. E o Brasil está no centro disso.

Definitivamente não resta mais dúvida alguma que os biocombustíveis vieram pra ficar. Uma combinação inédita na história econômica mundial entre, de um lado, uma alta dos preços do barril de petróleo [...] e, de outro lado, o desenvolvimento de tecnologias de uso que asseguraram conforto e segurança ao consumidor final para mudar de combustível sem maiores traumas. Tudo isso levou-nos a um estágio decisivo em que nos encontramos hoje: o momento crítico para a conquista definitiva da credibilidade e consolidação dos biocombustíveis na matriz energética mundial.

(Disponível em: www.biodieselbr.com. Acesso em 06/07/2009.)

Sobre o assunto, assinale a afirmativa correta.

Alternativas

ID
4185085
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A geopolítica da energia pode ser entendida como a análise do conjunto dos elementos geopolíticos e estratégicos que influenciam o controle de reservas de recursos energéticos, das tecnologias de exploração, da infraestrutura energética, do transporte e do uso final da energia ou das fontes desses recursos. Sobre a geopolítica dos recursos energéticos no Brasil, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E) investimentos em produção de biocombustíveis, a partir da cana-de-açúcar, além da construção de usinas hidrelétricas, principalmente, na região Norte, trazem o Brasil para um patamar de um dos países com matriz energética mais limpa do mundo.

    Apesar da matriz energética brasileira não ser majoritariamente, é consideravelmente limpa.

    Em relação ao mundo ta bem pra frente.

    Fontes renováveis:

     →Mundo = 14,1%

     →Brasil = 43,5%


ID
4193689
Banca
FUVEST
Órgão
FUVEST
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em 2015, os Estados Unidos (EUA), país que não é membro da OPEP, tornaramse o maior produtor mundial de petróleo, superando grandes produtores históricos mundiais, de acordo com a publicação Statistical Review of World Energy (BP) 2015.

Sobre essa fonte de energia, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  •  1 – Estados Unidos. Milhões b/d: 19.51. Porcentagem do total mundial: 19%

    2 – Arábia Saudita. Milhões b/d: 11.81. ...

    3 – Rússia. Milhões b/d: 11.49. ...

    4 – Canadá Milhões b/d: 5.50. ...

    5 – China. Milhões b/d: 4.89. ...

    6 – Iraque. Milhões b/d: 4.74. ...

    7 – Emirados Árabes. Milhões b/d: 4.01. ...

    8 – Brasil. Milhões b/d: 3.67.

  • https://veja.abril.com.br/economia/boom-do-oleo-de-xisto-nos-eua-reduzira-hegemonia-da-opep-diz-aie/

  • A) A queda da oferta de petróleo, em 2015, pelos países não membros da OPEP é resultado do uso de fontes de energia alternativas, como os biocombustíveis, e também da expansão das termelétricas.

    Comentário: Termelétrica não está em tamanha expansão para impactar na queda da oferta de petróleo. Além disso, o uso de fontes alternativas não resulta na queda da oferta de petróleo. Pelo contrário, se eu tenho uma queda na oferta de petróleo, o resultado seria os países procurando fontes alternativas.

    B) O Brasil, país que não é membro da OPEP, destaca-se pela exploração de jazidas de petróleo em rochas vulcânicas do embasamento cristalino do présal.

    Comentário: o présal não é uma rocha vulcânica. Acho que nem chega a ser uma rocha, é uma bacia sedimentar.

    C) O crescimento da produção de petróleo nos EUA, que levou esse país à condição de maior produtor mundial em 2015, deu-se pela exploração das jazidas de óleo de xisto.

    Comentário: certinho, falou de petróleo dos EUA, falou em óleo de xisto

    D) A elevação da produção de petróleo em países da OPEP, como Arábia Saudita, Rússia e China, é resultado da alta dos preços dessa commodity em 2015.

    Comentário: Rússia e China não são membros da OPEP

    E) A exploração das jazidas de óleo de xisto do subsolo oceânico foram fatores para a industrialização de países, como México, Japão e EUA.

    Comentário: não tenho certeza, mas acredito que o México e o Japão não utilizem óleo de xisto


ID
4214158
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No início de 2008, o governo do Reino Unido, finalmente, anunciou um programa para a construção de novas centrais energéticas nucleares. (...) Energia nuclear é, de longe, o meio mais efetivo de reduzir a emissão de dióxido de carbono (...). O importante é que as cidades exigem um fornecimento constante e econômico de eletricidade que até recentemente veio do carvão e do gás, mas esses recursos estão agora em declínio e não deixam nenhuma alternativa, além da energia nuclear. As megacidades que estão começando a emergir demandarão enormes fluxos de eletricidade e somente uma vigorosa e rápida expansão da energia nuclear poderá satisfazê-los num futuro próximo.

(LOVELOCK, J. Gaia: alerta final. S. P: Intrínseca.)


Para James Lovelock, uma alternativa para frear o aquecimento global é:

Alternativas
Comentários
  • Basta apenas interpretar o que foi dito no texto.

  • A Energia nuclear é de longe a maneira mais eficaz de produzir energia que os seres humanos dominaram!

    Além de ser limpa, é extremamente segura e barata, aqui no Brasil deveria ter mais usinas (se bem que nós não precisamos tanto - por conta das hidrelétricas - nosso país é abençoado! Mas com certeza é bem útil em momentos de seca, que faz a conta de energia subir!

    Seria uma forma de baratear a conta visto que o Uranio libera 80 mil x mais energia que o Carvão mineral nas termoelétricas.

  • Gab d

    Poe essa qst em português interpretação de texto pqp


ID
4214473
Banca
UEMG
Órgão
UEMG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Mais da metade da matriz energética mundial é composta por duas fontes energéticas não renováveis: o petróleo e o gás natural.

Essa predominância de fontes não renováveis na geração de energia no mundo possibilita um maior poder econômico e político às

Alternativas
Comentários
  • Nunca vi empresa produzir petróleo.

    Essa é nova kakakakak

    Refino é diferente de produção, pois o petróleo é natural

  • Lembrando que importar = Compra.

    Exportar = venda.


ID
4857373
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Teixeiras - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A Venezuela, país que atravessa uma complexa crise política e econômica, está classificada entre os dez maiores produtores mundiais de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ALTERNATIVA "A"

    * OBSERVAÇÃO

    Atualmente a Venezuela já não está entre os dez maiores produtores de petróleo do mundo:

    ISTOÉ DINHEIRO: Produção de petróleo da Venezuela volta a cair e recua a níveis de 1934 <https://www.istoedinheiro.com.br/producao-de-petroleo-da-venezuela-volta-a-cair-e-recua-a-niveis-de-1934/>

    O PETRÓLEO: Produção de petróleo na Venezuela próxima de zero <https://opetroleo.com.br/producao-de-petroleo-na-venezuela-proxima-de-zero/>

  • É bom lembrar da criação da OPEP(Organização dos Países Exportadores de Petróleo) em 1973 para controlar o volume de produção, bem como os valores de venda do produto. Assim os países exportadores como a Venezuela conseguiram aumentar gradativamente seus ganhos

  • a Venezuela nao esta entre as 10 maiores produtoras de petroleo do mundo...

    ela é a maior reserva provada de petróleo...

    mas como produtora fica abaixo dos 10 primeiros....

    ficando abaixo até do BrASIL...

  • Só que devemos ressaltar que o tipo de petróleo da Venezuela é um petróleo pesado, só serve para a indústria pesada.


ID
4876780
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Dados da Organização das Nações Unidas indicam que mais de 1,4 milhões de pessoas no mundo não têm acesso à eletricidade. Outro bilhão de seres humanos recebe luz de forma intermitente, o que provoca danos à saúde, déficit educacional e atraso econômico.
(O GLOBO. Eco Verde. Rio de Janeiro, 29/12/2011.)

Assinale a alternativa que indica uma proposta capaz de mudar a situação apresentada no texto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C - Como resolução do problema apresentado no enunciado é importante que sejam reduzidos os desperdícios e aumentadas as capacidades de produção de energia limpa e renovável pelos países que carecem de fontes energéticas.

    As outras alternativas (B, D e E) falam sobre energias não renováveis, o que não seria o indicado.

    A alternativa A, que também está errada, propõe uma relação entre o consumo de países ricos com o de países pobres, como se uma dependesse da outra para aumentar/diminuir.

  • A alternativa E faz todo sentido kkkkkkk

  • Acertei,Deus é bom.


ID
4970638
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-RR
Ano
2003
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O mundo acompanhou apreensivo, neste primeiro semestre de 2003, mais um conflito de grande repercussão: a guerra contra o Iraque, conduzida pelos Estados Unidos da América (EUA), com o apoio do Reino Unido (Inglaterra). Em várias cidades do mundo, multidões foram às ruas protestar contra a guerra e exigir a paz. A Organização das Nações Unidas (ONU) não teve forças para impedir o ataque contra o país até então governado por Saddam Hussein. Relativamente a esses acontecimentos e ao cenário mundial contemporâneo, julgue o item que se segue.


O Oriente Médio é uma região muito importante para a economia mundial devido a suas grandes reservas de petróleo.

Alternativas
Comentários
  • Imagina agora em 2020. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Inclusive foi tema do ENEM de 2018

  • GAB C

    A economia dos países que compõem o Oriente Médio está vinculada diretamente com a extração e o refino do petróleo. Às vezes, essa é praticamente a única fonte de receita para determinados países. Como a região é constituída basicamente por desertos com climas adversos, impróprio para agricultura, a maior riqueza que eles possuem é, sem dúvida, o petróleo.

    PAÍSES PRODUTORES DE PETRÓLEO -Saudita, Irã, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Catar e Bahrain.

  • Em 2021 estou com o mesmo pensamento kkkkk

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk "ah na internet quase tudo é possível né... vamos marcar um certo"

  • Certo.

    Inclusive é uma das causas de conflitos nessa região.

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Oloco 2015 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, nessa época nem pensava em prestar concurso publico, como o tempo voa!

  • Ficou mais fácil para quem já está em 2021...

  • pmal 2021

  • Saudades do tempo que a CESPE era humana....

  • De 10 países produtores de petróleo, 6 se localiza no Oriante Médio

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • 2015 eu cursava o 8º ano sdds


ID
5078992
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Palma Sola - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No início de janeiro foi noticiada a construção de uma cidade planejada, baseada na utilização de energia limpa, e livre da dependência de petróleo, que será capaz de abrigar um milhão de residentes, e destinadas a empreendimentos urbanos positivos em carbono movidos a energia 100% limpa, numa zona de negócios conhecida como Neom. O início de sua construção está previsto para o primeiro trimestre de 2021, e será empreendida pelo país:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Arábia Saudita.

    "The Line" será a nova cidade projetada do zero na Arábia Saudita.

    Fonte: revista projeto. 14/01/2021

  • https://www.neom.com/en-us/whatistheline?utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=2195_AO_RPL_Search_Clicks_BR_CPC_Text_T2_EN_27Apr21_30Nov21_3243_T2&utm_content=brand


ID
5079112
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Palma Sola - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No início de janeiro foi noticiada a construção de uma cidade planejada, baseada na utilização de energia limpa, e livre da dependência de petróleo, que será capaz de abrigar um milhão de residentes, e destinadas a empreendimentos urbanos positivos em carbono movidos a energia 100% limpa, numa zona de negócios conhecida como Neom. O início de sua construção está previsto para o primeiro trimestre de 2021, e será empreendida pelo país:

Alternativas
Comentários
  • https://noticias.r7.com/economia/arabia-saudita-construira-cidade-zero-carbono-na-zona-de-negocios-neom-10012021

  • https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/01/10/arabia-saudita-vai-construir-cidade-zero-carbono-em-zona-de-negocios-de-us-500-bilhoes.ghtml

    Arábia Saudita vai construir cidade zero carbono em zona de negócios de US$ 500 bilhões.

  • A hierarquia urbana pode ser identificada tanto em território nacional quanto em escala global onde cidades de maior influência são capazes de centralizar e definir processos que ocorrem em outras áreas. Este tema deve ser estudado com atenção em Geografia Urbana e complementado com conhecimentos do noticiário local e global. Sobre a busca por projeção internacional através da construção de uma cidade inteira de planejamento moderno buscamos a nação correta.

    A) Este país árabe já possui uma grandiosa capital, Doha, uma cidade modernizada e simbólica que compete com outras modernas metrópoles da região pelo título de mais exuberante cidade da região.

    B) Sua capital Riad não é uma das cidades locais reconhecidas pela modernidade e a construção de uma nova cidade-símbolo do futuro capaz de competir com as rivais vizinhas é a tentativa saudita de se posicionar nessa disputa.
    C) O Canadá possui baixa densidade populacional e poucas cidades grandes não tendo interesse neste tipo de projeto.

    D) Na China cidades milenares de milhões de habitantes estão sendo modernizadas de acordo com projetos governamentais e a construção de uma cidade inteira do nada não é o tipo de projeto que vem sendo posto em prática no país atualmente. 



    GABARITO DO PROFESSOR: B

ID
5244538
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de Brejetuba - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

LÍBIA É O QUARTO PRODUTOR DE PETRÓLEO DA ÁFRICA


Líder nacionalizou petróleo, limitou produção e criou a Companhia Nacional. Maior exportação é a países europeus como Itália, Alemanha e Espanha. A Líbia, membro da Organização de Países Produtores de Petróleo (Opep), é o quarto produtor de petróleo da África, depois da Nigéria, Argélia e Angola, com cerca de 1,8 milhão de barris diários e possui reservas avaliadas em 42 bilhões de barris.

Disponível em: < http://g1.globo.com/revoltaarabe/noticia/2011/02/libia-e-o-quarto-produtor-de-petroleo-da-africa.html>.


Sobre as potencialidades dos recursos naturais da África, entende-se que o continente tem como característica:

Alternativas
Comentários
  • D)Ser rico em recursos minerais, como petróleo, ouro, prata e diamantes.

  • GAB-D

    Ser rico em recursos minerais, como petróleo, ouro, prata e diamantes.

    África do Sul - País possui grandes reservas de carvão, petróleo, ouro e diamante.

    ESTUDE, ENQUANTO MUITOS TE BLOQUEIAM E PARAM DE SEGUIR. POIS NÃO CONSEGUEM TE ACOMPANHAR!!!


ID
5278213
Banca
GSA CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Abelardo Luz - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em se tratando da África Subsaariana muitos países são ricos em recursos naturais, mas apresentam um legado negativo quanto a exploração desses minérios:

Alternativas
Comentários
  • Todas as alternativas estão corretas E.
  • Recomendo o clássico filme: diamante de sangue

  • GAB-E

    Os conflitos na África são basicamente motivados por disputas territoriais; golpes de estados, que geram crises políticas; rivalidades tribais, motivadas por questões étnicas ou religiosas; disputas por água e recursos minerais; e imersão do povo na miséria. Essas motivações são provenientes do processo de colonização do continente, da Guerra Fria, da intervenção de terceiros Estados e de eleições conturbadas.

    VENDA O IPHONE 13 DO SEU IRMÃO E INVISTA EM SEUS ESTUDOS, E AINDA SOBRA UMA GRANA PARA COMER OVO COM FAROFA JUNTO COM A NOVINHA.


ID
5352922
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia o segmento abaixo.

Conflitos internacionais têm como pano de fundo as disputas por petróleo.

BARROS. E. V. A matriz energética mundial e a
competitividade das nações: bases de uma
nova geopolítica. Engevtsta, v. 9,
n. 1, p. 47-56, junho 2007.

Assinale a alternativa correta que preenche as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

As maiores reservas de petróleo na África estão localizadas ........ , e as maiores da América do Sul estão localizadas ........ .

Alternativas

ID
5356303
Banca
AMAUC
Órgão
Prefeitura de Alto Bela Vista - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No dia 22 de janeiro de 2021, o Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares (TPAN), o primeiro acordo multilateral de desarmamento nuclear em mais de duas décadas, entrou em vigor. Em comunicado, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antonio Guterres, destacou que o Tratado “representa uma etapa importante no caminho para um mundo livre de armas nucleares”.

Das maiores potências mundiais nucleares nenhuma ainda assinou o acordo até o momento, assim como os 30 Estados que são membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta o nome de um país que já assinou o acordo.

(Fonte: https://guiadoestudante.abril.com.br/atualidades/tratado-sobre-a-proibicao-de-armas-nucleares-o-que-e-e-como-cai-na-prova/. Acesso em 14 fev. 2021)

Alternativas
Comentários
  • "Das maiores potências mundiais nucleares nenhuma ainda assinou o acordo até o momento, assim como os 30 Estados que são membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan)"

    Esse trecho nos dá o gabarito. Todos os países das alternativas, exceto o Brasil, estão entre as 30 maiores potências mundias nucleares e/ou fazem parte da OTAN

    GABARITO: LETRA C

    O Brasil, como sempre, abrindo mão do poder de diplomacia que as armas nucleares trazem

  • GAB-C

    Brasil

    NOSSA, ADIVINHE QUEM SERÁ??? BRASILEIRO FAZENDO BRASILEIRICE .

  • Maiores potências mundiais nucleares: EUA, RÚSSIA, CHINA, INGLATERRA, FRANÇA, ÍNDIA, ISRAEL, PAQUISTÃO E COREIA DO NORTE.

  • Brasil sendo Brasil, deveríamos ser uma potência mundial, temido pelas grandes nações.


ID
5367400
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Com a cidade tomada pela poluição, um bar em Nova Déli, capital da Índia, vende doses de oxigênio aromatizado para a população. A promessa é que a inalação ajuda o corpo a se desintoxicar de poluentes. O estabelecimento cobra dos clientes o equivalente a até R$ 27 por 15 minutos de "ar puro". Entre as opções de aroma, estão menta e lavanda. Nova Déli sofre com altos índices de poluição e até estado de emergência já foi declarado na cidade por esse motivo... E o problema também afeta outras áreas do país.”

Sobre esta notícia, e de acordo com conceito de impacto ambiental, assinale a alternativa que não representa um fator de causa e ou um efeito da situação descrita acima. 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    d) A Índia assim como a China são um dos maiores poluidores atmosféricos do mundo, devido sua matriz energética em que predomina fontes elétricas derivadas do petróleo

    A Índia e a China usam, predominantemente, o carvão como fonte de energia.

    Me acompanhe no YouTube, onde tenho diversas resoluções de questões ↙

    https://www.youtube.com/c/ConcurseirodeElite

  • GAB-D

    A Índia assim como a China são um dos maiores poluidores atmosféricos do mundo, devido sua matriz energética em que predomina fontes elétricas derivadas do petróleo.

    PLANTEM ÁRVORES, ANTES QUE SEJA TARDE DE MAIS.VÁ ESTUDAR!!!


ID
5448814
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Formiga - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O petróleo é a fonte de energia mais utilizada no mundo. As maiores reservas e a maior produção mundial de petróleo, assim como o carvão mineral, estão localizadas no hemisfério Norte. Das regiões produtoras relacionadas, qual apresenta a maior produção de petróleo?

Alternativas
Comentários
  • É o oriente médio, apesar de que os Estados Unidos estejam produzindo bastante barris por dia desde 2014.

  • GAB-B

     Oriente Médio, os maiores produtores de petróleo são Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Catar e Bahrain

    ESTUDE NO ÔNIIBUS


ID
5453479
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Formiga - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O petróleo é a fonte de energia mais utilizada no mundo. As maiores reservas e a maior produção mundial de petróleo, assim como o carvão mineral, estão localizadas no hemisfério Norte. Das regiões produtoras relacionadas, qual apresenta a maior produção de petróleo?

Alternativas
Comentários
  • GAB-B

    Oriente Médio. 

    • Iraque – 142.503 milhões de barris;
    • Kuwait – 101.500 milhões de barris;
    • Emirados Árabes Unidos – 97.800 milhões de barris;
    • Rússia – 80.000 milhões de barris;
    • Líbia – 48.363 milhões de barris;
    • Estados Unidos – 39.230 milhões de barris.

    ESTUDE ENQUANTO CHOVE GRANIZO NA SUA CIDADE, MAS VOCÊ NÃO SE APAVORA. JÁ QUE NÃO ESTÁ ESTUDANDO DO LADO DE FORA DA CASA.


ID
5458735
Banca
Instituto Consulplan
Órgão
Prefeitura de Formiga - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O petróleo é a fonte de energia mais utilizada no mundo. As maiores reservas e a maior produção mundial de petróleo, assim como o carvão mineral, estão localizadas no hemisfério Norte. Das regiões produtoras relacionadas, qual apresenta a maior produção de petróleo?

Alternativas
Comentários
  • O Oriente Médio é a região que abriga as maiores reservas mundiais de petróleo (cerca de 65%), com destaque para a Arábia Saudita, que é a maior produtora mundial.

    1. Arábia Saudita,
    2. Estados Unidos
    3. , Rússia,
    4. Irã
    5. e México

    são responsáveis por aproximadamente 40% da produção de petróleo. 

    MAIORES PRODUTORES DE PETROLEO

    • Iraque – 142.503 milhões de barris;
    • Kuwait – 101.500 milhões de barris;
    • Emirados Árabes Unidos – 97.800 milhões de barris;
    • Rússia – 80.000 milhões de barris;
    • Líbia – 48.363 milhões de barris;
    • Estados Unidos – 39.230 milhões de barri.

    ESTUDE ENQUANTO A NOVINHA TERMINA O NOMORO PRA FICAR COM VOCÊ.

  • Gabarito: Letra B

    Falou em Petróleo falou em Oriente Médio.

    Recordações da Guerra do Golfo.


ID
5504686
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CBM-MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) havia sido formada em uma Conferência em Bagdá, em 14 de novembro de 1960. E era formada por 12 países: sete árabes, mais o Irã, além da Venezuela, Indonésia, Nigéria e Equador. A OPEP foi organizada para resistir ao controle dos preços praticados por empresas privadas inglesas, americanas, francesas e holandesas (British Petroleum, Exxom, Shell, Texaco, Chevron).


PARADA, Maurício. Formação do mundo contemporâneo. O século estilhaçado. Petrópolis: Vozes; Rio de Janeiro: Editora PUC Rio, 2014. p. 210.


Com a criação da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, seus organizadores pretendiam

Alternativas
Comentários
  • "A OPEP foi organizada para resistir ao controle dos preços praticados por empresas privadas inglesas, americanas, francesas e holandesas."

    A resposta está no próprio enunciado.

    GABARITO: LETRA A

    MEU CANAL NO YOUTUBE COM VÁRIAS QUESTÕES RESOLVIDAS

    https://www.youtube.com/c/ConcurseirodeElite

  • A questão acima tem como tema a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) e seus objetivos de implantação na década de 1960.
    Para responder corretamente a questão, o candidato precisa saber o que é a OPEP e qual seu objetivo quando foi fundado.
    Fundada em setembro de 1960, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) é uma cooperação que administra os assuntos e interesses relacionados ao petróleo como a exploração, produção, exportação e importação pelo mundo. Os países-membros da organização são: Irã, Iraque, Kuwait, Arábia Saudita, Venezuela, Líbia, Emirados Árabes Unidos, Argélia, Nigéria, Gabão, Angola, Guiné Equatorial e Congo.
    Explicado o que significa essa organização, vamos analisar as alternativas abaixo:

    Letra A - Correta, pois a organização nasceu com o objetivo de melhorar a produção de petróleo no mundo, visando trazer condições mais justas para países que vendem petróleo e para quem consome. Em protesto contra o monopólio praticado na época, a organização foi criada para boicotar os lucros exorbitantes que o conglomerado de empresas petrolíferas conhecido como as Sete irmãs (Chevron, Exxon, Gulf, Mobil, Texaco, Shell e British Petroleum) estava tendo na época.  Nas primeiras décadas de sua existência a Opep passou a adotar uma política de controle de preços, e contribuiu, de forma significativa, para o aumento dos lucros de seus filiados.
    Letra B - Incorreta, pois conforme já explicado, a Opep foi criada para conter o lucro que as grandes empresas petrolíferas estavam tanto na época, beneficiando os países produtores de petróleo através da política de controle de preços, de forma a concorrer com esses grandes conglomerados.
    Letra C - Incorreta, pois a implantação de políticas de controle de preço do petróleo visava justamente a expansão da produção e do consumo do recurso no mundo, que foi justamente o motivo que fez os países fundadores (Irã, Iraque, Kuwait, Arábia Saudita e Venezuela) aumentarem seus lucros.
    Letra D - Incorreta, pois os países criaram a organização justamente para combater o monopólio e o cartel do conglomerado das sete grandes empresas petrolíferas. Além disso, a intenção não era de criar um complexo produtor de petróleo, e sim valorizar a exportação dos países fundadores. 
    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
5511406
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tuparendi - RS
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No dia 22 de janeiro de 2021, o Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares (TPAN), o primeiro acordo multilateral de desarmamento nuclear em mais de duas décadas, entrou em vigor. No mundo, nove países possuem armas nucleares. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta o país que NÃO é considerado uma potência nuclear.

Alternativas
Comentários
  • Os 9 países que possuem armas nucleares são: EUA, Rússia, China, Inglaterra, França, Índia, Israel, Paquistão e Coreia do Norte!

    D

  • Além das formalmente declaradas potências nucleares - EUA, Rússia, China, França e Grã-Bretanha -, quatro outros Estados têm armas atômicas: Índia, Paquistão, Israel e a Coréia do Norte.https://www.google.com/search?q=paises+que+possuem+armas+nucleares&oq=paises+que+possuem+armas+nucleares&aqs=chrome..69i57j0i512j0i22i30l6.7165j0j4&sourceid=chrome&ie=UTF-8

  • GAB-D

    Nova Zelândia.

    A CADA RESPOSTA CORRETA PLANTE UMA ÁRVORE, A CADA ERRADA PLANTE CINCO!!!


ID
5530030
Banca
Quadrix
Órgão
CRP - MA - 22ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considerando aspectos relevantes do complexo cenário mundial dos dias atuais, no qual coexistem avanços e retrocessos, julgue o item.


O que parecia impensável há algum tempo tornou-se realidade: a partir de um difícil consenso, os países possuidores de armas atômicas concordaram em desativar seus arsenais nucleares. 

Alternativas
Comentários
  • Cinco são considerados "estados com armas nucleares" (EAN), um estatuto reconhecido internacionalmente pelo Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP). Em ordem de aquisição de armas nucleares, estes países são: os Estados Unidos, Rússia (Estado sucessor da União Soviética), o Reino Unido, França e China. OBS: CONCERTEZA NÃO PENSAM EM DESATIVAR NEM TÃO CEDO, POIS ARMA É SINÔNIMO DE PODER.
  • ERRADO

    Conforme o regulamento do Tratado de Não Proliferação Nuclear, os cinco países podem manter suas armas atômicas, porém, jamais poderão repassar tecnologia de fabricação para outras nações. Esse tratado estabeleceu regras rígidas sobre o enriquecimento de urânio na Alemanha, Itália e Japão (países derrotados na Segunda Guerra Mundial).

    Os outros que participam da TNP podem realizar o enriquecimento de urânio somente para fins pacíficos (geração de energia), sendo inspecionado pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

    Há grandes suspeitas de os Estados Unidos e outros países ocidentais com relação ao programa nuclear do Irã, pois essas potências acusam o país de utilizar a tecnologia de enriquecimento de urânio com a intenção de fabricar armas atômicas. Já que o Irã faz parte do TNP e não realizou nenhuma experiência com armamento nuclear antes de 1967, ele é proibido, conforme o tratado, de possuir armas nucleares.

    SÓ SE VIVE UMA VEZ, COMPRE UM IPHONE 13!!!

  • A questão acima pede para que o candidato julgue uma afirmação que tem como tema os países possuidores de armas atômicas. Na afirmação é reforçado que esses países detentores desse arsenal nuclear concordaram em desativar suas usinas.
    É importante ressaltar que nas duas grandes guerras mundiais que ocorreram no século XX, mostraram uma grande relação entre força militar e o desenvolvimento técnico-científico. Durante os conflitos, os países mostram grande poder de fogo, e ousaram na fabricação de armas e instrumentos de guerras com poderes destrutivos. No final da guerra, em especial no ano de 1945, os EUA assolaram o mundo quando lançou bombas nucleares nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, evidenciando o potencial de destruição que esse tipo de arsenal poderia causar no mundo.
    Com a Guerra Fria, e a iminência de uma Terceira Guerra Mundial, EUA e URSS, assustavam o mundo com as pesquisas, fabricações e desenvolvimentos de armas nucleares. Cedendo a pressão internacional, as duas grandes potências organizaram e elaboraram o Tratado de Não-Proliferação Nuclear, que foi assinado em 1986 por 189 países.
    De acordo com as normas desse trato, apenas as nações que explodiram a bomba atômica antes do ano de 1967 tinham direito de possuir esse tipo de armamento. Além disso, o tratado proibia a fabricação de armas nucleares e apenas permitiu o desenvolvimento nuclear para fins pacíficos, como na produção de energia elétrica. Os países que podem ter esse armamento são: EUA, Rússia, Reino Unido, França e China. Desde então, esses países continuam produzindo essas armas nucleares, mas sem que haja ameaça de uso e fornecimento para outros países. 
    Na atualidade, esses países ainda continuam investindo na fabricação desse arsenal, e ainda é importante mencionar que algumas nações possuem bombas atômicas e não assinaram esse tratado, como é o caso da Índia, do Paquistão, Israel, Irã e Coreia do Norte.
    Portanto, a afirmação está ERRADA.


    Gabarito do Professor: ERRADO.