SóProvas



Questões de Urbanização em países desenvolvidos


ID
36877
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Rede urbana pode ser definida como um conjunto funcionalmente articulado que reflete e reforça as características sociais e
econômicas de um território. Em cada região do mundo, a configuração da rede urbana apresenta especificidades.

Com relação às redes urbanas no Brasil, julgue (C ou E) o item subsequente.

Tal como ocorre com países desenvolvidos e altamente industrializados, no espaço urbano brasileiro predominam as atividades do setor terciário, que emprega a maior a parte da população ativa.

Alternativas
Comentários
  • Correto, a maior parte da população ativa brasileira está no setor terciário e chega a ser mais de 50%.
  • Retrato do movimento migratório que ocorreu na década de 70 ocasionado pela mecanização do campo e provocando o êxodo rual,hj em dia estes ou seus descedentes se adequaram ao sertor terciário da economia!!!
  • achei que poderia estar errada quando se fala de paises desenvolvidos....

  • Setor de serviços - Terciário.

  • Setor Primário - Agricultura, Mineração, Pesca e Pecuária

    Setor Secundário - Produtos industrializados (valor agregado)Setor Terciário - Serviços
  • Questão passível de anulação pelo simples fato de terem mencionado países desenvolvidos, sendo que estes têm como principal meio de atividade industrial os de secundário e até mesmo o setor quaternário; ainda que tenham meios muito bem mecanizados e rentáveis no primário, este não é o forte pela baixa empregabilidade por causa da ampla tecnologia difundida no agronegócio. 

    Marcaria errado por terem colocado países desenvolvidos e recorreria da questão; Do resto, realmente a alternativa é verdadeira, a alternativa é como CERTA pelo fato de o fator terciário empregar a maior parte de mão-de-obra nacional. 
  • Sobretudo o serviço informal

  • Acredito que a questão não seja passível de anulação porque a referência é o espaço urbano, tanto nos países desenvolvidos quanto nos que estão em processo de desenvolvimento, a exemplo do Brasil. O ponto comum é a prevalência do setor terciário nesses espaços. 

  • Tanto no Brasil quanto em países desenvolvidos, o setor terciário é o que mais emprega na economia (principalmente devido ao aumento constante da mecanização nos outros setores). A diferença é que, nos países emergentes - como o Brasil - predominam empregos informais e autônomos.

  • Thiago Cardoso Vieira, favor reconsiderar seu comentário e considerar o da カードキャプタ さくら, visto que ela está corretíssima. Só para evitar confusão para aqueles que estudam via comentários.

  • Gabarito: CERTO.

     

     

    - Setor Primário: Agricultura, Mineração, Pesca e Pecuária;

    - Setor Secundário: Produtos industrializados; 

    - Setor Terciário: Serviços.

  • CERTO

    O setor terciário, de serviços, emprega a maior parte da população ativa do Brasil. Assim como ocorre nos países desenvolvidos, predomina na geração de empregos no espaço urbano brasileiro. O setor primário corresponde à agropecuária e o setor secundário a indústria. No setor terciário temos a administração pública, o comércio e uma ampla tipologia de serviços, tais como os transportes, saúde, educação, de beleza, de entretenimentos, turismo, enfim, tudo que não é indústria, nem agropecuária.

    Fonte: Estratégia Concursos

  • GABA: CERTO.

    • Setor primário: esse ramo de atividade produtiva está vinculado ao desenvolvimento da agricultura, pecuária e ao extrativismo (vegetal, animal e mineral). Esse setor produz matéria-prima para o abastecimento das indústrias.

    • Setor secundário: atua no sistema industrial, enquadrando a produção de máquinas e equipamentos, produção de bens de consumo, construção civil e geração de energia. Nesse caso o setor em questão atua no processamento da produção do setor primário, além de promover a distribuição dos produtos em forma de atacado.

    • Setor terciário: está diretamente ligado à prestação de serviços (nesses estão professores, advogados e profissionais liberais em geral) e comércio em geral. O setor terciário está diretamente ligado ao comércio varejista.

    Atualmente, a distribuição da população economicamente ativa nos setores da economia sofreu uma significativa mudança com o aumento do setor terciário.

    Em países centrais, pesquisas revelaram que está ocorrendo uma profunda diminuição de pessoas que habitam as zonas rurais, esse processo tende a conduzir a população a tornar-se praticamente urbana, a partir daí ingressar nos setores secundários e terciários.

    O mundo está atravessando a terceira revolução técnico-cientifico-informacional, que consiste em uma supervalorização da informação, dessa forma, as atuações econômicas contemporâneas estão aliadas às relações comercias e de informações, e esses têm crescido de forma intensa.

    A partir das evoluções promovidas por tal revolução tecnológica, os serviços estão gradativamente sofisticados, especializados e eficientes, além disso, outras atividades aumentaram suas atuações no mercado, como a do turismo, telecomunicação e informática que cada vez mais absorvem pessoas para atuar nesses segmentos.

    O percentual elevado de uma população economicamente ativa inserida em um determinado setor da economia eleva o desenvolvimento econômico e o índice de urbanização de um país.

    Quanto mais elevado o nível do terciário, mais a população recebe uma variedade de serviços. Em nações de economias fragilizadas e países emergentes está ocorrendo um crescimento exacerbado no setor terciário.

    BONS ESTUDOS!

  • SETOR TÉRCIARIO - COMERCIOS E SERVIÇOS

    NO BRASIL, E O SETOR QUE MAIS EMPREGA.

  • A questão foi aplicada em 2009. Hoje, a questão estaria ERRADA. Em "Tal como ocorre com países desenvolvidos e altamente industrializados, no espaço urbano brasileiro predominam as atividades do setor terciário..." , Nos países industrializados, como EUA e na Europa, as atividades do setor SECUNDÁRIO (INDUSTRIAL) , empregam a maioria da PEA , diferente do Brasil que é ocupado pelo terciário.

  • Características do setor terciário

    É o setor responsável por fornecer ao mercado produtos e serviços, Atua na área de comércio e de vendas, É heterogêneo, pois inclui atividades de diversos tipos de prestação de serviços e de venda de produtos, Emprega a maior parte dos trabalhadores brasileiros (aproximadamente 60%).

    QUESTÃO CORRETA


ID
83818
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2004
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Diversos mapas temáticos do território brasileiro geralmente apresentam fortes contrastes inter e intra-regionais. Acerca dessas disparidades e das tendências de mudança, julgue os itens a seguir.

O país viveu uma explosão urbana derivada de seu processo de industrialização e v em diminuindo, na atualidade, a concentração espacial de sua população, em função dos fluxos migratórios em direção às área s d e fronteira econômica

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo


    Os grandes centros, tais como São Paulo e Rio de Janeiro estão saturados, logo as industrias buscam novos locais para expandirem sua produção. Este deslocamento das empresas provoca a movimentaçao das pessoas em busca de melhores oportunidades de emprego, ocasionando por consequência uma certa desconcentraçao espacial.

  • Processo conhecido como desconcentração da indústria. Além de estar saturado, o espaço no grandes centro urbanos torna-se demasiadamente caro para investir em novas indústrias, e assim busca as cidades do interior para implantá-las...

  • Basicamente, hoje em dia...

    MÉTROPOLES E GRANDES CENTROS URBANOS - CRESCIMENTO POPULACIONAL DIMINUIU

    CIDADES MÉDIA (AREAS FRONTEIRAS ECO.) - CRESCIMENTO POPULACIONAL AUMENTOU

  • Migração de retorno

    CERTO

  • Essas questões com a possibilidade de gabarito duplo.

    [... ] vem diminuindo, na atualidade, a concentração espacial de sua população, [...]

    O certo seria...vem diminuindo o crescimento, pois a concentração continua aumentando, mas mas vem diminuindo.

  • É o processo chamado de VERTICALIZAÇÃO
  • Gabarito: CORRETO

    Um maior fluxo migratório em direção às áreas de fronteira econômica é um dos motivos da diminuição da concentração espacial da população no Brasil. Outro motivo é a própria diminuição da migração inter e intra-regional com menos habitantes deixando as suas cidades e regiões.

    TECCONCURSOS


ID
196786
Banca
TJ-SC
Órgão
TJ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

"Um Mundo Urbano. Sinal de alerta: mais da metade da população mundial já vive nas cidades, o que aumenta os desafios sociais e ambientais a enfrentar, como a pobreza, a fome e o aquecimento global."
Sobre o fenômeno da urbanização do espaço brasileiro e mundial, todas as alternativas estão corretas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Segundo o IBGE, no Brasil temo Rio de Janeiro e São Paulo como metrópoles globais,  Belém, Campinas, Goiânia e Manaus, metrópoles regionais. Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife e Salvador como metrópoles nacionais.

  •  mesmo sem saber os detalhes, a pessoa que estuou pouco acertava pois dizer SP nao é metropole global e indicador social como pior do mundo ja traz incoerencia, tem cidades muito piores que SP

  •  São Paulo está entre as dez maiores do mundo.

  • Segundo o Atlas Geográfico Escolar de 2002, do IBGE, a classificação da rede urbana compreende quatro categorias:

    - Metropole Global: São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ). Essas duas metrópoles globais estão entre as cidades mais importantes do mundo, pois abrigam sedes de grandes empresas nacionais, filiais de empresas transnacionais, sedes de grandes bancos e as principais universidades e centros de pesquisas no país;- Metrópoles Nacionais: Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE) e Brasília (DF). Possuem relevância nacional, tendo em vista que possuem uma densa estrutura de serviços.- Metrópoles regionais: Belém (PA), Manaus (AM) e Goiânia (GO)e Centros regionais
  • Uma piada falar isso de São Paulo!

  • Amigos,alguém explica ai a veracidade do item"b"."Após a segunda metade do século XX"?O correto não seria "durante a segunda metade do século XX"?Afinal é a partir da década de 70 que o país passa a ter predomínio de população urbana sobre a rural.Ajuda!

  • Gabarito: letra D

  • Não entendi essa letra A. Como assim que as aglomerações urbanas encontram-se, atualmente, em países subdesenvolvidos? O Estados Unidos é um país subdesenvolvido? kkkkkkk


ID
242638
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O planejamento territorial das áreas metropolitanas tem sido um
recente objeto de preocupação dos governos. A respeito desse
assunto, julgue o item a seguir.

Nos processos de planejamento territorial a dimensão social é priorizada em detrimento das demais.

Alternativas
Comentários
  •  É PRIORIZADO A LUTA  DE DESIGUALDADES SOCIAIS É ATUALMENTE O TEMA DE MAIOR PREUCUPAÇÃO DO GOVERNO
  • E desigualdade social  não está dentro das dimensões sociais?
  • O CONCEITO DE PLANEJAMENTO TERRITORIAL
    As atividades humanas, sociais e econômicas, se realizam sobre um espaço geográfico determinado. A
    planificação territorial tem como objetivo primordial a ordenação do território afetado por tais atividades,
    buscando que o crescimento e o desenvolvimento seja sustentável.

    RESPOSATA ERRADA.
  • O planejamento territorial pode priorizar o crescimento econômico e/ou valorização imobiliária em detrimento da dimensão social.

  • 1º lugar o capital

    Depois, o resto....


ID
689179
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2008
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Analise as proposições que seguem:

I - O Espaço Geográfico é um produto da sociedade, cuja apropriação está associada ao poder de compra dos indivíduos.

II - Na produção do Espaço no modelo capitalista industrial, tudo é transformado em mercadoria, até mesmo a natureza e os seres humanos.

III - No sistema capitalista, os bens naturais transformam-se em artigos de luxo: ar puro, áreas verdes, água limpa, belas paisagens, que têm seu valor de compra relacionado às leis do mercado. Quanto mais escassos forem, mais seleto será o grupo de acesso aos mesmos.

IV - O Espaço urbano de uma grande cidade é, hoje, a soma de várias outras cidades, que apresentam realidades diversas e sem articulação entre si.

Estão corretas:

Alternativas

ID
1550248
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em relação às redes urbanas e à organização interna das cidades, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F,as falsas.

( ) A tendência de desconcentração populacional e da formação de novas territorialidades urbanas não metropolitanas, no interior do Brasil, tem produzido redes urbanas menos densas e articuladas e pouco complexas.
( ) As médias cidades podem exercer papel ativo frente ao processo de concentração urbana, equilibrando os processos de polarização e freando o excessivo crescimento das aglomerações urbanas.
( ) As megacidades dos países subdesenvolvidos, por concentrarem elevada população residente, possuem maior vulnerabilidade socioambiental, indicando a necessidade de políticas públicas integradoras e complementares no aporte de recursos.
( ) A insegurança e o medo da violência urbana criam novos códigos arquitetônicos de segregação espacial a cargo do mercado imobiliário, como é o caso dos condomínios fechados e dos sshoppings center.

A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

Alternativas
Comentários
  • E. F V V V


ID
1847458
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2012
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre a urbanização mundial no final do século XX e início do século XXI, leia as afirmativas abaixo:

I – o Canadá e o Brasil, em função da grande extensão territorial, possuem baixos níveis de urbanização;

II – a maior parte dos países do continente africano apresenta níveis de urbanização abaixo de 60%;

III – por apresentar um número elevado de grandes cidades, a maioria dos países do sul e do sudeste asiático apresenta níveis de urbanização também elevados, acima de 80%;

IV – a maioria dos países sul-americanos possui níveis de urbanização acima de 50%.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

  • Vale lembrar que a taxa de urbanização diz respeito à quantidade de pessoas morando nas áreas urbanas em relação ao total da população de um país, e não a área urbana em relação a área total do país. Assim a I esta errada.

    A Índia e o Paquistão são uns dos pais países mais urbanizados do sul asiático e não possuem mais do que 40% da população vivendo em áreas urbanas. Então a III também está errada

  • ''Hoje, o predomínio rural praticamente se circunscreve à Ásia Meridional e à África subsaariana''

    ''Na África e na Ásia, os níveis de urbanização são mais baixos''

    Fonte:Demétrio Magnoli

  • I – o Canadá e o Brasil, em função da grande extensão territorial, possuem baixos níveis de urbanização;

    Errada, o Brasil é um dos países mais urbanizados

    II – a maior parte dos países do continente africano apresenta níveis de urbanização abaixo de 60%;

    Correta, o Continente africano é um dos menos urbanizados com a maior parte da sua população no campo

    III – por apresentar um número elevado de grandes cidades, a maioria dos países do sul e do sudeste asiático apresenta níveis de urbanização também elevados, acima de 80%;

    Errada, o continente asiático não apresenta elevados níveis de urbanização como o Carlos falou ''Na África e na Ásia, os níveis de urbanização são mais baixos''

    IV – a maioria dos países sul-americanos possui níveis de urbanização acima de 50%.

    Correta, principalmente os países Br, Arg, Chile, Urug, Col,Par, Venezuela são um dos mais urbanizados

  • Os países da américa Latina, como o Brasil, tiveram uma urbanização rápida e não planejada, sendo característica desse continente uma alta taxa de urbanização.


ID
2217514
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Ao longo do século XX, a urbanização mundial alcançou grande complexidade. Neste início de século XXI, a integração econômica e cultural, a velocidade das telecomunicações e a enorme importância da informação tornaram as grandes cidades em centros multifuncionais. A cidade de São Paulo, por exemplo, pode ser classificada como

Alternativas
Comentários
  • b-

    Cidade pequena- até 50.000 habitantes.
    Cidade média-pequena, de 50.000 a 100.000 habitantes.
    Cidade média, de 100.000 a 300.000 habitantes.
    Cidade média-grande, de 300.000 a 500.000 habitantes.
    Cidade grande, com mais de 500.000 habitantes.

  • Acabei matando a questão, por quê São Paulo é a maior metrópole do Brasil. Sendo a maior metrópole possui o maior fluxo de pessoas, capitais serviço e informações.

  • Diante da complexidade e grande influência da capital paulista, dentre as classificações possíveis e válidas para a cidade de São Paulo estão:

    - Cidade-global;

    - Megacidade; e

    - Metrópole nacional.

    Resposta: B

  • Mas SP não é metrópole global? Nunca marcaria a alternativa B

  • Diante da complexidade e grande influência da capital paulista, dentre as classificações possíveis e válidas para a cidade de São Paulo estão:

    - Cidade-global;

    - Megacidade; e

    - Metrópole nacional.

    Resposta: B

  • "o conjunto de duas ou mais metrópoles interligadas física e funcionalmente é denominado

    megalópole (Matheus Signori" (Equipe Leandro Signori), Leandro Signori)

    Q874094 Denominam-se megacidades as áreas urbanas com população superior a dez milhões de habitantes.


ID
2378935
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia a seguinte notícia.

Várias metrópoles e regiões do nordeste da China registravam nesta segunda-feira (9) picos alarmantes de poluição atmosférica, com uma densidade de partículas nocivas que em alguns lugares era 50 vezes superior ao nível máximo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

m Shenyang e Changchun, respectivas capitais das províncias de Liaoning e Jilin, uma espessa neblina poluente de cor acinzentada dificultava a visão, mergulhando cidades inteiras na escuridão quase total, segundo imagens difundidas pelas TVs locais.

(G1, 9 de novembro de 2015. Nova onda de poluição extrema atinge nordeste da China. (http://g1.globo.com/natureza/noticia/2015/11/ nova-onda-de-poluicao-extrema-atinge-nordeste-da-china.html. Adaptado)

O problema relatado está relacionado com:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO : C

  • Toda cidade quando é desenvolvida muito rapido em pouco espaço de tempo ou seja urbanização acelerada, (digo desenvolvida no sentido de criada) sem planejamento gera problemas, sociais, ambientais, espaciais e econômicos.

  • A questão trata basicamente sobre a poluição do ar, que é um problema mais presente nos grandes centros urbanos, principalmente daqueles com grande número de veículos e com bastante atividade industrial.

    Ou seja, é um problema ambiental que se mostra ainda mais presente onde não há planejamento ambiental adequado e que passa por processo intenso de urbanização.

    Resposta: C


ID
2663755
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Veneza, emergindo obscuramente ao longo do início da Idade Média das águas às quais devia sua imunidade a ataques, era nominalmente submetida ao Império Bizantino, mas, na prática, era uma cidade-estado independente na altura do século X. Veneza era única na cristandade por ser uma comunidade comercial: “Essa gente não lavra, semeia ou colhe uvas”, como um surpreso observador do século XI constatou. Comerciantes venezianos puderam negociar termos favoráveis para comerciar com Constantinopla, mas também se relacionaram com mercadores do islã.

FLETCHER, R. A cruz e o crescente: cristianismo e islã, de Maomé à Reforma. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004.

A expansão das atividades de trocas na Baixa Idade Média, dinamizadas por centros como Veneza, reflete o(a)

Alternativas
Comentários
  • As atividades de troca estão associadas com o comércio local. As cidades tinham importância a medida que suas trocas comerciais atingiram mercados cada vez mais distantes em suas trocas. A localização e papel dessas cidades comerciais eram de extrema importância ao desenvolvimento regional.



    https://descomplica.com.br/gabarito-enem/questoes/2014-segunda-aplicacao/primeiro-dia/veneza-emergindo-obscuramente-ao-longo-inicio-da-idade-media-das-aguas/

  • Por curiosidade: em Veneza foram onde surgiram os primeiros forisburgos, que nada mais eram que grandes enclaves nos quais ocorreram as primeiras trocas comerciais entre os que viriam a ser futuramente os burgueses

  • Gênova e Veneza são cidades históricas que eram caracterizadas pela circulação do comercio,arte patrocinadas pelos mercenários tais como as obras de Da Vinci,ciência,culturas e saberes.

  • A expansão das atividades de trocas na Baixa Idade Média, dinamizadas por centros como Veneza, reflete o(a): importância das cidades comerciais. Eu achei essa resposta tão subjetiva para o padrão do ENEM que eu fiquei bem atento, procurei alguma outra alternativa que se enquadrasse e não tinha. Parece que falta alguma coisa! A importância das cidades comerciais para ... a retomada do desenvolvimento urbano, da ascensão da burguesia.

  • Veneza estava para a Idade Média, como a Suíça estava para a 2ª Guerra Mundial, claro, guardada suas devidas proporções.

    Era uma cidade neutra, usada para gerar riquezas e trocar produtos.

    Ninguém ousava atacá-la e ela mesmo era construída como forma de se autodefender. Alguma semelhança?


ID
2698231
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

À Geografia está posto o desafio de pensar a cidade em sua perspectiva espacial, isto é, a necessidade da produção de um conhecimento que dê conta da construção de uma teoria da prática sócio-espacial urbana para desvendar a realidade urbana em sua totalidade e as possibilidades que se desenham no horizonte e para a vida cotidiana na cidade. Significa pensar o processo de reprodução do espaço urbano em suas várias dimensões.

               Ana Fani. A produção do espaço urbano, São Paulo, 2011, p. 67

Considerando que o texto precedente tem caráter unicamente motivador, julgue o item a seguir a respeito dos processos de urbanização e metropolização.


A intensificação da urbanização, ocorrida em alguns países da Europa a partir da Revolução Industrial do século XVIII, produziu maior densidade de espaço no espaço urbano.

Alternativas
Comentários
  • Densidade de espaço no espaço? 

    Malditos examinadores que colocam textos mal feitos e fazem juízo de valor

  • DENSIDADE (substantivo feminino): Característica ou particularidade daquilo que é denso; compacto; A quantidade de pessoas situadas num certo espaço: alta densidade demográfica.


    Com o aumento da industrialização e necessidade de mão de obra, a Revolução Industrial influenciou as pessoas a saírem dos campos e irem para os centros urbanos. O conglomerado populacional acaba tornando as cidades mais densas, com maior fluxo de pessoas num determinado espaço.

    Por isso a questão está CERTA.

  • "A intensificação da urbanização, ..., produziu maior densidade de espaço no espaço urbano."


    Não seria maior densidade populacional no espaço urbano?


    Acredito que a redação tenha prejudicado o julgamento do item.


    Enfim, não adianta brigar com a banca.


    A luta continua!

  • Questão redundante e meio obvia mas que na hora da prova derruba meio mundo... 

  • Alguém sabe o conceito geográfico de "densidade de espaço"?
  • Gente, achei esse "densidade de espaço" estranho. Maior densidade de "pessoas", ou demográfica, não seriam termos mais adequados?

  • Mas densidade de espaço, dá-se a entender mais espaço, poderia ser densidade do espaço, aí sim entenderia como aumento da densidade populacional no espaço urbano. Enfim pegadinhas infelizes.

  • maior densidade de espaço no espaço;da vontade até de chorar...
  • DENSIDADE DEMOGRÁFICA: relação da população absoluta sobre a área

    BR: Densidade D baixa

    QUESTÃO: Densidade D alta

    A lógica da questão deve ser essa


ID
3620137
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Novo Progresso - PA
Ano
2012
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em estudos recentes no âmbito das relações homem-meio e no que tange aos conceitos geográficos, um dos temas em evidência é a caracterização dos deslugares ou não lugares, definidos como espaços

Alternativas
Comentários
  • "[...] um não-lugar é um lugar em que não se vive, no qual o indivíduo permanece anônimo e solitário" .Possuem o mesmo valor em qualquer lugar no mundo - mercados, shoppings, metrôs.


ID
3807616
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Sobre o crescimento urbano na Europa, é CORRETO afirmar: 

Alternativas

ID
4064437
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Assinale com V ou com F as proposições conforme sejam respectivamente Verdadeiras ou Falsas no tocante à relação campo/cidade.


( ) O campo precedeu as cidades e era mais importante que elas, no passado, por fornecer-lhes o excedente agrícola e concentrar a maior parte das riquezas e da população.

( ) A urbanização de hoje é mais acelerada em países da África e da Ásia, onde ainda há um predomínio da população rural.

( ) A urbanização que se iniciou e foi muito intensa nos países desenvolvidos que se industrializavam é mais acelerada, hoje, nas nações subdesenvolvidas.

( ) A urbanização dos países subdesenvolvidos, apesar dos problemas apresentados, reflete a modernização dessas sociedades com a mecanização do campo, maior oferta de emprego urbano e a possibilidade de progresso social.


A seqüência correta das assertivas é

Alternativas

ID
5039836
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
UPE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A urbanização contemporânea revela com clareza que a cidade como a conhecemos, circunscrita a um ponto, tende, em algumas áreas, a se amalgamar com outras e constituir regiões urbanas de grande coesão, deixando como imagem do passado a cidade como aglomeração concentrada. Talvez evoluamos para um mundo sem cidades a exemplo da que herdamos do passado e vivamos em grandes aglomerações dispersas. Isso não significa que não haverá mais cidades com aglomerações concentradas, significa apenas que a tendência é a de que, no futuro, multipliquem-se as grandes concentrações urbanas construídas por movimentos de dispersão.

(LENCIONI, S. Urbanização difusa e a constituição de megarregiões. In: Observatório das Metrópoles. N. 22. Ano 6. 2015.)


Com base na abordagem do texto e nos seus conhecimentos sobre o tema, assinale a afirmativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • megalópe- rio sao paulo

  • O termo megalópole costuma ser confundido com o conceito de megacidade. No entanto, essas expressões designam questões totalmente distintas, haja vista que a segunda faz referência a uma cidade com mais de 10 milhões de habitantes.

    No Brasil, existe uma megalópole envolvendo uma grande área que vai da Grande São Paulo a Grande Rio de Janeiro, perpassando pelas regiões da Baixada Santista e do Vale do Paraíba. Trata-se de uma área densamente urbanizada e industrializada que, apesar de envolver apenas 0,5% do território nacional, concentra 23% da população e boa parte das riquezas produzidas pelo país.

    Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-megalopole.htm

  • O gabarito B pode conter um engano, pois afirma que megalópole é onde " se concentram as principais atividades econômicas e as grandes corporações mundiais". Mas não necessariamente, visto que o conceito de megalópole é a conurbação de duas metrópoles. Já a letra C não apresenta nenhum erro, pois cidades globais não têm nada a ver com demografia, mas sim com quesito de poder e influência global, como descrito na alternativa. Letra C correta

  • A Geografia urbana deve ser estudada com bastante atenção tanto no que se refere aos seus processos específicos como ao que se refere a sua relação com outras áreas como a Geografia econômica, da população, e a geopolítica entre as mais comuns. Sobre a Geografia Urbana buscamos a alternativa correta.

    A) A megalópole BosWash foi identificada na década de 60 do século XX. 

    B) O meio técnico-científico-informacional permite o transporte e as comunicações em alta eficiência o que permite o crescimento das metrópoles que passam a projetar sua capacidade de influência por todo o globo. A concentração de espaços de decisão e influência como sedes de organizações estatais e privadas, centros de pesquisa e educação tornam estas megalópoles cada vez mais importantes que outros espaços acentuando a tendência ao crescimento urbano de áreas combinadas que formam grandes extensões urbanas que superam os limites das cidades iniciais. 

    C) Não há como cidades globais serem espaços de baixa densidade populacional e todas as cidades citadas são megacidades e possuem grande densidade ou concentração populacional.

    D) O critério de influências econômicas restritas ao país de origem relaciona-se a hierarquia urbana global que caracteriza as cidades como metrópoles globais a partir de sua área de influência. Para ser considerada como megacidade basta ter concentração populacional superior a 10 milhões de habitantes. 
    E) O grande crescimento de megalópoles na China leva a redução da velocidade de concentração populacional na capital Pequim o que impede a projeção de crescimento para a maior do mundo. 
    GABARITO DO PROFESSOR: B





  • A CORRETA EH a BBBBBBB.