SóProvas



Questões de Versificação - Metrificação


ID
2265154
Banca
IF Sertão - PE
Órgão
IF Sertão - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Utilize o texto a seguir para responder a questão.

Ainda bem (Marisa Monte e Arnaldo Antunes)

Ainda bem Que

agora encontrei você

Eu realmente não sei

O que eu fiz pra merecer você.

Porque ninguém

Dava nada por mim

Quem dava, eu não tava a fim

Até desacreditei de mim.

O meu coração já estava acostumado

Com a solidão

Quem diria que ao meu lado

Você iria ficar

Você veio pra ficar

 Você que me faz feliz

Você que me faz cantar assim.

O meu coração já estava aposentado

Sem nenhuma ilusão

Tinha sido maltratado

Tudo se transformou

Agora você chegou

Você que me faz feliz

Você que me faz cantar assim. 

Marque a alternativa errada sobre as palavras da canção acima:

Alternativas
Comentários
  • A letra d) está ERRADA, pois nem todos os versos terminam em oxítonas, a saber as paroxítonas: acostuMAdo, LAdo, aposenTAdo e maltraTAdo.

  • Letra E) está errada, visto que "já" é monossílaba tônico...

  • Questão deveria ter sido anulada. :(

  • Gab:( E ) Todas as palavras acentuadas na letra da canção são oxítonas.

    Gabarito equivocado, pois.

    vo-  = Oxítona 

    nin-guém = Oxítona

    A- = Oxítona

     =Monossílabo

  • Assim que vi a palavra "já", já marquei a opção (E).
    Esse gabarito é "Mandrake".

  • Pessoal,com o novo acordo ortográfico em validação os monossílabos tônicos comoJÁ.PÁ,PÉ,passaram a entegrar a regra das oxítonas.

     

  • A errada é a letra C!

     

  • "Já" não é oxítona, para isso deve haver ao menos duas sílabas. "já" é monossílabo tônico em "a".


ID
3566464
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Câmara de Itaguara - MG
Ano
2018
Disciplina
Literatura
Assuntos

Quanto à versificação, atribua (V) para verdadeiro ou (F) para falso aos itens e assinale a alternativa correta:  


( ) Em poemas, as palavras podem ser utilizadas em sentido figurado, também chamado sentido conotativo. 

(  ) Metro é a extensão da linha poética, o número sílabas do verso. 

(  ) Versificação é a arte de fazer versos. 

(  ) Verso é o nome da linha do poema. Assim, cada linha constitui um verso. 

(  ) Ritmo é a música do verso. Para que um verso tenha ritmo, usam-se sílabas fracas, com intervalos regulares. A sequência rigorosa dessas sílabas é que dá ao verso música, harmonia e beleza. 

( ) Rima é a identidade ou semelhança de sons, a partir da vogal tônica, entre duas ou mais palavras. 

Alternativas
Comentários
  • Mesma questão com gabarito trocado.

    ( ) Em poemas, as palavras podem ser utilizadas em sentido figurado, também chamado sentido conotativo. 

    ( ) Metro é a extensão da linha poética, o número sílabas do verso. 

    ( ) Versificação é a arte de fazer versos. 

    ( ) Verso é o nome da linha do poema. Assim, cada linha constitui um verso. 

    ( ) Ritmo é a música do verso. Para que um verso tenha ritmo, usam-se sílabas fracas, com intervalos regulares. A sequência rigorosa dessas sílabas é que dá ao verso música, harmonia e beleza. 

    ( ) Rima é a identidade ou semelhança de sons, a partir da vogal tônica, entre duas ou mais palavras.

    todos os itens corretos. N entendi rs


ID
4019968
Banca
UEPA
Órgão
UEPA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia atentamente o poema abaixo, de Herbert Emanuel, e responda o que se pede.

Da Impossibilidade

um pouco mais e eu me arrisco
a esta palavra felina, arisca
mas a mão trêmula de medo
como um gato escaldado em segredo

hesita em escrever neste branco véu
ou página-noiva a pedir-me provas
de que realmente a mereço
com um gesto de afeto ou apreço

e assim eu me fico:
se continuo ou se risco
se admito o fracasso

ou se me lanço onde não chego
pois sonhar é possível
diz o otimismo mais cego

(Nada ou quase uma arte, 2. ed., Editora Spia Vídeos e Produções, Macapá: 2009, p.1)

Quanto aos elementos estruturais e linguísticos do poema, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
4039762
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o Mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.

Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem, se algum houve, as saudades.

O tempo cobre o chão de verde manto.
Que já coberto foi de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.

E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de amor espanto,
Que não se muda já como soía*.
(*) Soía: costumava


(Soneto, Luís Vaz de Camões. In: Literatura Comentada)


Com base no poema acima e nas características da poesia lírica de Camões, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
4053238
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia o poema e assinale o que for correto.

Pastores, que levais ao monte o gado,
Vede lá como andais por essa serra;
Que para dar contágio a toda terra,
Basta ver-se o meu rosto magoado:

Eu ando (vós me vedes) tão pesado;
E a pastora infiel, que me faz guerra,
É a mesma, que em seu semblante encerra
A causa de um martírio tão cansado.

Se a quereis conhecer, vinde comigo,
Vereis a formosura, que eu adoro;
Mas não; tanto não sou vosso inimigo:

Deixai, não a vejais; eu vo-lo imploro;
Que se seguir quiserdes, o que eu sigo,
Chorareis, ó pastores, o que eu choro.

(COSTA, Cláudio Manuel. Poemas escolhidos)

Trata-se de um soneto, tipo de composição poética com quatro estrofes, sendo as primeiras com quatro versos e as duas últimas com três versos. É composto por versos decassílabos com rimas ABBA, nas duas primeiras estrofes, e CDC e DCD, nas duas últimas. Na poesia, a metrificação, o ritmo, as rimas, entre outros recursos, buscam realçar a musicalidade poética.

Alternativas

ID
4057966
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Marque a alternativa correta.

Alternativas

ID
4060480
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia a estrofe e responda à questão


Estranho mimo, aquele vaso! Vi-o

Casualmente, uma vez, de um perfumado

Contador sobre o marmor luzidio

Entre um leque e o começo de um bordado. 

A estrofe acima pertence a um soneto que descreve um objeto de arte – um vaso chinês. A atitude do poeta é impessoal, a linguagem e as rimas são ricas, bem trabalhadas, a métrica é perfeita. Pode-se afirmar que pertence à estética

Alternativas

ID
4060483
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia a estrofe e responda à questão


Estranho mimo, aquele vaso! Vi-o

Casualmente, uma vez, de um perfumado

Contador sobre o marmor luzidio

Entre um leque e o começo de um bordado. 

Em relação aos aspectos formais do segundo verso do quarteto, Casualmente, uma vez, de um perfumado, assinale a afirmativa correta.

Alternativas

ID
4066522
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Vejam-se as seguintes expressões e/ou ditos extraídos d’As velhas, de Lourdes Ramalho: igual cantiga de perua – de pior a pior; quem se abaixa demais... aparece; o futuro a Deus pertence; pernas pra que te quero; duro com duro não dá bom muro; todo penso é torto; o pouco com Deus é muito, o muito sem Deus é nada; falou do mau – prepare o pau; cobrir o sol com a peneira.

Sobre a ocorrência desses ditos ou expressões, podemos afirmar:


I - Os ditos e expressões acima demonstram uma pobreza vocabular por parte da dramaturga porque, longe de sair do esquema de apropriação vocabular regional ou local e de se valer de uma dinâmica de maior projeção linguístico-cultural, repete, através dos ditos e expressões, ideias já cimentadas no cancioneiro popular.

II - A apropriação, pela dramaturga, de ditos e expressões do cotidiano popular dá um maior movimento e leveza às falas das personagens, de modo a criar, no leitor (ou no expectador), uma identificação não só com a variante linguística do homem comum, mas, e sobretudo, com a dinâmica do falar popular, através das imagens recorrentes e atualizadas nas expressões citadas.

III - A recorrência, na peça, de expressões/ditos populares ratifica o papel regional ou local da representação literária, embora os conflitos internos das personagens e a dinâmica sociocultural em que elas estão inseridas apontem para questões humanas universais.


Está(ão) correta(s):

Alternativas

ID
4136725
Banca
ULBRA
Órgão
ULBRA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia o fragmento de um dos poemas de cordel, da obra Vida e obra de Gonzagão, de Cacá Lopes, e o poema Asa Brancade Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira e responda à questão . 



TEXTO 1 


Foi voando nas asas da Asa Branca

Que Gonzaga escreveu a sua história.


Dos acordes de um grande brasileiro,

Um intérprete da alma de seu povo,

Sai um canto que sempre será novo,

Amoroso, sincero, alvissareiro.

Entre os hinos do seu cancioneiro,

O que fala duma ave migratória

Conferiu a Luiz eterna glória

Para além desta vida que se estanca. 



http://marcohaurelio.blogspot.com.br/2012/06/o-maiscompleto-cordel-sobre-o-rei-do_11.html. 




TEXTO 2  


Quando olhei a terra ardendo

Qual fogueira de São João

Eu perguntei a Deus do Céu, ai

Por que tamanha judiação


Que braseiro que fornalha

Nenhum pé de plantação

Por falta d’água perdi meu gado

Morreu de sede meu alazão


Inté mesmo a asa branca

Bateu asas do sertão

Então eu disse, adeus Rosinha

Guarda contigo meu coração


Hoje longe muitas léguas

Nessa triste solidão

Espero a chuva cair de novo

Pra mim voltar pro meu sertão


Quando o verde dos teus olhos

Se espalhar na plantação

Eu te asseguro não chore, não, viu

Que eu voltarei, viu, meu coração 



Assinale a alternativa correta.


I – A literatura canônica, representada pelo cordel, tem maior abrangência do que a literatura escrita, porque todas as pessoas, mesmo não alfabetizadas, têm acesso a ela.

II – As rimas e aliterações são recursos que auxiliam a memorização.

III – O mote do texto 1 é a glosa presente no texto 2.

IV – Cordel são os poemas narrativos compostos por homens do povo, que contam fatos ou lendas relacionados com a comunidade em que vivem.


Está (ão) correta (s):

Alternativas

ID
5322691
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Quanto à versificação, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso e marque a alternativa correta.


( ) Verso é cada linha do poema, é uma unidade rítmica.

( ) Metro é a medida do verso, é a quantidade de sílabas poéticas.

( ) Encadeamento é o termo sintático de um verso anterior que continua no verso seguinte.

( ) Rima é a semelhança de sons que ocorre, principalmente, no final dos versos.

( ) Rimas pobres: ocorrem com palavras de classes gramaticais diferentes.

( ) Rimas agudas, ou masculinas: rimam-se as palavras paroxítonas.

Alternativas
Comentários
  • RIMAS POBRES: CLASSES IGUAIS

    RIMAS RICAS: CLASSES DIFERENTES

  • Rimas agudas, ou masculinas: rimam-se as palavras oxítonas.

    Rimas graves, ou femininas: rimam-se as palavras paroxítonas.


ID
5326990
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Em versificação, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
5328034
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Quanto à versificação, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso e marque a alternativa correta.

( ) Verso é cada linha do poema, é uma unidade rítmica.
( ) Metro é a medida do verso, é a quantidade de sílabas poéticas.
( ) Encadeamento é o termo sintático de um verso anterior que continua no verso seguinte.
( ) Rima é a semelhança de sons que ocorre, principalmente, no final dos versos.
( ) Rimas pobres: ocorrem com palavras de classes gramaticais diferentes.
( ) Rimas agudas, ou masculinas: rimam-se as palavras paroxítonas.

Alternativas
Comentários
  • (V) Verso é cada linha do poema, é uma unidade rítmica.

    (V) Metro é a medida do verso, é a quantidade de sílabas poéticas.

    (V) Encadeamento é o termo sintático de um verso anterior que continua no verso seguinte.

    (V) Rima é a semelhança de sons que ocorre, principalmente, no final dos versos.

    (F) Rimas pobres: ocorrem com palavras de classes gramaticais diferentes. - Ocorre com palavras da mesma classe gramatical.

    (F) Rimas agudas, ou masculinas: rimam-se as palavras paroxítonas.  - Ocorre entre palavras oxítonas. céu/chapéu; cantor/pintor; coração/animação.


ID
5331934
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Quanto à versificação, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso e marque a alternativa correta.

( ) Verso é cada linha do poema, é uma unidade rítmica.
( ) Metro é a medida do verso, é a quantidade de sílabas poéticas.
( ) Encadeamento é o termo sintático de um verso anterior que continua no verso seguinte.
( ) Rima é a semelhança de sons que ocorre, principalmente, no final dos versos.
( ) Rimas pobres: ocorrem com palavras de classes gramaticais diferentes.
( ) Rimas agudas, ou masculinas: rimam-se as palavras paroxítonas.

Alternativas

ID
5333014
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Quanto à versificação, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso e marque a alternativa correta.


( ) Verso é cada linha do poema, é uma unidade rítmica.
( ) Metro é a medida do verso, é a quantidade de sílabas poéticas.
( ) Encadeamento é o termo sintático de um verso anterior que continua no verso seguinte.
( ) Rima é a semelhança de sons que ocorre, principalmente, no final dos versos.
( ) Rimas pobres: ocorrem com palavras de classes gramaticais diferentes.
( ) Rimas agudas, ou masculinas: rimam-se as palavras paroxítonas.

Alternativas

ID
5334484
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Quanto à versificação, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso e marque a alternativa correta.

( ) Verso é cada linha do poema, é uma unidade rítmica.
( ) Metro é a medida do verso, é a quantidade de sílabas poéticas.
( ) Encadeamento é o termo sintático de um verso anterior que continua no verso seguinte.
( ) Rima é a semelhança de sons que ocorre, principalmente, no final dos versos.
( ) Rimas pobres: ocorrem com palavras de classes gramaticais diferentes.
( ) Rimas agudas, ou masculinas: rimam-se as palavras paroxítonas.

Alternativas

ID
5336905
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Em versificação, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Versificação são as técnicas usadas na hora de se compor um texto em versos. A questão pede que se descubra qual alternativa descreve erroneamente o tipo de conceito de versificação que apresenta. Dessa forma, temos que analisar cada opção.

    Alternativa A – Incorreta: Essa alternativa descreve verdadeiramente o que é uma rima pobre. Rimas pobres é um esquema no qual palavras de uma mesma classe gramatical rimam entre versos, ou são utilizadas palavras do vocabulário cotidiano.

    Alternativa B – Incorreta: Descreve o que são rimas preciosas de forma certa. Rimas preciosas são difíceis de serem compostas por serem artificiais e de classes gramaticais diferentes, mas que conserve o mesmo som fonético, muitas das vezes envolvendo ênclises, nas quais o pronome oblíquo é adicionado depois dos verbos (“resume-a”).

    Alternativa C – Incorreta: Rimas emparelhadas, como descreve a opção, são rimas nas quais o fonema similar se repete imediatamente no próximo verso. Comumente exemplificadas como AA/BB, as rimas emparelhadas são o oposto das rimas alternadas (ABAB). Logo, a opção descreve o conceito corretamente não pode ser a reposta da questão.

    Alternativa D – Correta: Descrevendo incorretamente o conceito de versos livres na primeira parte da alternativa (“Versos livres são aqueles que têm medida padronizada, são metrificados. Os versos livres, também chamados de versos irregulares, ou heterométricos, são aqueles que seguem um padrão de métrica definido.”), essa opção é a resposta da questão. Versos livres são justamente caracterizados por não se basearem em uma métrica pré-definida. A segunda parte da alternativa está correta (“Ou seja, não obedecem às formas fixas, estando, portanto, em oposição aos versos regulares ou isométricos, os quais possuem a mesma medida.”), mas contradiz a primeira parte que é errada.

    Gabarito: Alternativa D


ID
5337325
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Em versificação, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
5337679
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Quanto à versificação, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso e marque a alternativa correta.

( ) Verso é cada linha do poema, é uma unidade rítmica.
( ) Metro é a medida do verso, é a quantidade de sílabas poéticas.
( ) Encadeamento é o termo sintático de um verso anterior que continua no verso seguinte.
( ) Rima é a semelhança de sons que ocorre, principalmente, no final dos versos.
( ) Rimas pobres: ocorrem com palavras de classes gramaticais diferentes.
( ) Rimas agudas, ou masculinas: rimam-se as palavras paroxítonas.

Alternativas
Comentários
  • Rimas agudas/masculinas - entre palavras OXÍTONAS

    Rimas pobres- mesma classe gramatical ou com palavras corriqueiras


ID
5341858
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Em versificação, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa errada: Letra D

    Versos livres são aqueles que não têm medida padronizada, ou seja, não tem metrificação.


ID
5393092
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia o soneto do poeta Luís Vaz de Camões (1525?-1580) para responder à questão.

Sete anos de pastor Jacob servia
Labão, pai de Raquel, serrana bela;
mas não servia ao pai, servia a ela,
e a ela só por prêmio pretendia.

Os dias, na esperança de um só dia,
passava, contentando-se com vê-la;
porém o pai, usando de cautela,
em lugar de Raquel lhe dava Lia.

Vendo o triste pastor que com enganos
lhe fora assi negada a sua pastora,
como se a não tivera merecida,

começa de servir outros sete anos,
dizendo: “Mais servira, se não fora
para tão longo amor tão curta a vida”.

(Luís Vaz de Camões. Sonetos, 2001.)

Do ponto de vista formal, o tipo de verso e o esquema de rimas que caracterizam este soneto camoniano são, respectivamente,

Alternativas

ID
5638336
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2021
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

                                  “Escreve! Molha a pena, o leve estilo enrista!

                                   Pinta um canto de céu, uma nuvem de gaze

                                   Solta, brilhante ao sol; e que a alma se te vaze

                                   Na cópia dessa luz que nos deslumbra a

                                   vista.”



Esses versos pertencem à 2ª estrofe de um soneto. Analisando seus aspectos formais, conclui-se que o poema:

Alternativas