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Questões de Versificação - Ritmo e Estrofes


ID
646270
Banca
VUNESP
Órgão
UNIFESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Instrução: Leia o texto para responder às questões de números 18 e 19.

 Crescia naturalmente
Fazendo estripulia,
Malino e muito arguto,
Gostava de zombaria.
A cabeça duma escrava
Quase arrebentei um dia.
E tudo isso porque
Um doce me havia negado,
De cinza no tacho cheio
Inda joguei um punhado,
Daí porque a alcunha
De “Menino Endiabrado”.
Prudêncio era um menino
Da casa, que agora falo.
Botava suas mãos no chão
Pra poder depois montá-lo:
Com um chicote na mão
Fazia dele um cavalo.
(Varneci Nascimento. Memórias póstumas de Brás Cubas em cordel.)

Considere as seguintes afirmações:

I. Os versos do poema possuem sete sílabas poéticas.

II. O poema é composto por três sextilhas.

III. As três estrofes obedecem ao esquema de rimas ABCBDB.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia me auxiiar, uma vez que na minha concepção o verso sétimo apresenta apenas 5 sílabas poéticas=


    e / tu / do / isso/ por/ que (como conta apenas até a sílaba tônica da ultima palavra do verso teremos apenas 5 sílabas poética)

    logo a alternativa CORRETA SERIA LETRA B

  • Bom dia! Na verdade sua escansão tem um erro.

    O certo seria: E/ tu/ do is/ so/ por/ que

    Em geral, as vogais, que aparecem perto uma da outra, se juntam. Por isso, o " do is- ".

    E a última sílaba tônica é o "que", a mais forte da palavra.


ID
1341760
Banca
CONSULPAM
Órgão
SURG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia o texto e responda a questão.

Até nas flores se vê
O destino e a sorte
Umas enfeitam a vida
Outras enfeitam a morte

Marque a opção verdadeira:

Alternativas
Comentários
  • Letra A 

    O texto é um poema de quatro versos.

  • Verso é cada uma das linhas que constituem uma estrofe num poema.

    Estrofe - É o conjunto de versos.


ID
1535977
Banca
Quadrix
Órgão
CRP 18ª Região MT
Ano
2012
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

            A rua dos cataventos

Da vez primeira em que me assassinaram,
Perdi um jeito de sorrir que eu tinha.
Depois, a cada vez que me mataram,
Foram levando qualquer coisa minha.

Hoje, dos meu cadáveres eu sou
O mais desnudo, o que não tem mais nada.
Arde um toco de Vela amarelada,
Como único bem que me ficou.

Vinde! Corvos, chacais, ladrões de estrada!
Pois dessa mão avaramente adunca
Não haverão de arracar a luz sagrada!

Aves da noite! Asas do horror! Voejai!
Que a luz trêmula e triste como um ai,
A luz de um morto não se apaga nunca!

                                                Mário Quintana

Mário Quintana foi um jornalista, tradutor e importante poeta brasileiro. A respeito do poema acima, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • estrofe: cada conjunto de linhas (versos).

    verso: cada linha do poema

    Esse poema possui 4 estrofes ; sendo 2 de 4 versos e 2 de 3 versos, por isso é classificado como um soneto.


ID
1763044
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia um trecho do “Manifesto do Surrealismo", publicado por André Breton em 1924.

      Surrealismo: Automatismo psíquico por meio do qual alguém se propõe a exprimir o funcionamento real do pensamento. Ditado do pensamento, na ausência de controle exercido pela razão, fora de qualquer preocupação estética ou moral.

      O Surrealismo assenta-se na crença da realidade superior de certas formas de associação, negligenciadas até aqui, na onipotência do sonho, no jogo desinteressado do pensamento.

(Apud Gilberto Mendonça Teles. Vanguarda europeia e Modernismo brasileiro, 1992. Adaptado.)

Tendo em vista as considerações de André Breton, assinale a alternativa cujos versos revelam influência do Surrealismo.

Alternativas
Comentários
  • chutei na alternativa mais malucona (surreal), não estudei mas acertei.

  • movimento literário e artístico, lançado em 1924 pelo escritor francês André Breton 1896-1966, que se caracterizava pela expressão espontânea e automática do pensamento (ditada apenas pelo inconsciente) e, deliberadamente incoerente, proclamava a prevalência absoluta do sonho, do inconsciente, do instinto e do desejo e pregava a renovação de todos os valores, inclusive os morais, políticos, científicos e filosóficos

  • a única alternativa que fala de sonhos ,pensamentos e ou pesadelos é a A . Surrealismo é exprimir o funcionamento real do sonhom a loucura o surreal

  • O mar soprava sinos

    os sinos secavam as flores

    as flores eram cabeças de santos.

    Minha memória cheia de palavras

    meus pensamentos procurando fantasmas (expressão pensamento)

    meus pesadelos atrasados de muitas noites.

    (João Cabral de Melo Neto, “Noturno", em Pedra do sono.)

  • O pensamento de Lawrence é correto . O surrealismo foi uma das vanguardas que tinha por função romper com a tradição clássica. Suas características são : Poesia onírica, textos sem razão, escrever o que vem na mente, poesia paradoxal...

    LETRA A

    APMBB


ID
1906366
Banca
IOBV
Órgão
Prefeitura de Chapecó - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Quanto aos versos, o soneto é um poema de forma fixa, somando 14 ao todo. De que forma era feita a distribuição das estrofes no soneto clássico, predominante no Brasil?

Alternativas
Comentários
  • Gab  . A 

     

    " O soneto é um poema de "forme fixe". Tem quatro estrofes, sendo que as duas primeiras se constituem de quatro versos ( 2 quartetos ) , cada uma, , e as duas últimas de três versos, cada uma, os tercetos ( 2 tercetos ). "

     

    FONTE : Wikipédia

  • Oi pessoas!

    É denominado soneto o gênero lírico de origem italiana. Seu nome deriva do termo franco-provençal "sonet", diminutivo de "suono" (som, melodia), que por sua vez, tem origem na palavra latina "sonus". Sua criação é geralmente atribuída a Francesco Petrarca, humanista do século XIV, mas hoje já se sabe que tal forma é pelo menos um século mais antiga, já praticada por Giacomo de Lentino (1210 - 1260). Embora controversa, a teoria mais aceita atualmente é que de Lentino tenha elaborado uma forma estilizada baseando-se na poesia popular de sua terra, a Sicília. O soneto é composto por dois quartetos e dois tercetos, ou seja, quatro estrofes (conjuntos de versos), sendo que as duas primeiras devem conter quatro versos e as duas últimas três, num total de catorze versos. No soneto dito petrarquiano ou regular, as rimas estão organizadas  em abba abba cdc (cde) dcd (cde), mas já no período do Renascimento, diversas variações estavam em prática.

    Fonte: http://www.infoescola.com/literatura/soneto/

  • 4 4 3 3

    Nada melhor do que um exemplo:

     

    Soneto de Fidelidade

    Vinicius de Moraes


    De tudo ao meu amor serei atento
    Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
    Que mesmo em face do maior encanto
    Dele se encante mais meu pensamento.

    Quero vivê-lo em cada vão momento
    E em seu louvor hei de espalhar meu canto
    E rir meu riso e derramar meu pranto
    Ao seu pesar ou seu contentamento

    E assim, quando mais tarde me procure
    Quem sabe a morte, angústia de quem vive
    Quem sabe a solidão, fim de quem ama

    Eu possa me dizer do amor (que tive):
    Que não seja imortal, posto que é chama
    Mas que seja infinito enquanto dure.

  • Pra essa questão, meu mais sincero foda-se!


ID
1920499
Banca
CONPASS
Órgão
Prefeitura de Serra Negra do Norte - RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

                              Saudades

               Tenho saudades de muitas coisas

               do meu tempo de menininha:

               sentar no colo do meu pai,

               ninar boneca sem receios,

               chorar de medo da morte da mãe,

               sonhar com festa e bolo de aniversário,

               cantar com os anjos na igreja,

               ouvir as mágicas histórias de vovó,

               brincar de pique, de corda e peteca,

               acreditar em cegonhas, fadas e bruxas

               e sobretudo no Papai Noel.

               Será que quando for velhinha,

               e já estiver caducando,

               vou viver tudo de novo?

                              (Cantigas de adolescer. São Paulo, 1992. p. 9.) 

Considerando o poema “Saudades”, todas as afirmações seguintes são verdadeiras, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E.

  • Quem tem saudade, tem saudade de algo ou de alguma coisa, logo percebesse que é marcada por uma preposição com isso classificamos como O.I !!


ID
1939549
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Em poesia, para determinar a medida de um verso, divide-se o verso em sílabas poéticas. Esse procedimento tem o nome de

Alternativas
Comentários
  • redondilha é o nome dada aos versos de cinco sílabas (redondilha menor) ou sete (redondilha maior).

    dístico é quando em uma estrofe se tem 2 versos.

    escanção é a divisão do verso em sílabas

    métrica é o recurso utilizado para se medir um verso através da contagem das sílabas poéticas.

    quintilha é quando em uma estrofe se tem 5 versos


  • fiquei confuso. Quem aí pode me explicar melhor a diferença de *escanção* para *métrica*?
  • Escansão é o processo de dividir.

    "Métrica" seria uma denominação para substituir a palavra "medida" que utilizamos em outros processos, então em vez de citar a medida desse verso, falamos a Métrica desse verso.


ID
1960966
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
CASAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Dado o poema abaixo, 

“Imagino Irene entrando no céu:

– Licença, meu branco!

E São Pedro bonachão:

– Entra, Irene. Você não precisa pedir licença.”

                               BANDEIRA, M. Antologia Poética. José Olympio: Rio de Janeiro, 1978. 


Quanto ao poema, é correto afirmar que há  

Alternativas
Comentários
  • Texto Narrativo: O tempo verbal predominante é o passado. Elementos presentes nesse tipo de texto: narrador, enrendo, personagem, tempo/espaço, clímax. 

  • a) ausência de elementos que suscitem o diálogo.  

    não. é exatamente um diálogo.

    b) estrutura poética com traços de texto narrativo.  

    sim. há uma sucessão de fatos: Irene entra no céu, São Pedro a recebe.

    c) construção poética sustentada em traços linguísticos rebuscados.  

    não. simples.

    d) estrutura semântica dissociada de elementos coloquiais e cotidianos.

    não. licença, meu branco. 

    e) estrutura gramatical caracterizada pelas inversões sintáticas.  

    não. irene entra no céu. (sujeito, verbo e complemento); Você não precisa pedir licença.” (sujeito, verbo e complemento


ID
1985164
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Mãos dadas

Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho meus companheiros.
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considero a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.
Não serei o cantor de uma mulher, de uma história,
não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela,
não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida,
não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins.
O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes,
a vida presente.
(Carlos Drummond de Andrade. Obra completa.)

Para o desenvolvimento formal do poema, contribui, de modo especial,

Alternativas
Comentários
  • Ocorre a repetição do ''Não".

    GABARITO: LETRA D


ID
2002618
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Creci - 1° Região (RJ)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Pouco

sempre é pouco quando não é demais

(Fonte: http://www.arnaldoantunes.com.br/new/sec_discografia_sel.php?id=49. Acesso em 23/03/106.) 

No campo das ideias do único verso desse pequeno poema, o poeta estabelece uma relação

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

     

    sempre é pouco quando não é demais => sempre é pouco (SE, CASO) não é demais  

    Se, caso= conjunção condicional.


ID
2012635
Banca
Exército
Órgão
IME
Ano
2010
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

                                                           Texto IV

                                         JOAQUIM DE SOUSA ANDRADE

      O poeta e engenheiro Joaquim de Sousa Andrade nasceu em Alcântara, Maranhão, em 1833. De família abonada, viajou muito desde jovem, percorrendo inúmeros países europeus. Formou-se em Engenharia de Minas e em Letras pela Sorbonne. Em 1884, lançou a versão definitiva de seu O Guesa, obra radical e renovadora. Morreu abandonado e com fama de louco.

      Considerado em sua época um escritor extravagante, Sousândrade, como preferia ser identificado, acaba reabilitado pela vanguarda paulistana (os concretistas) como um caso de "antecipação genial" da livre expressão modernista. Criador de uma linguagem dominada pela elipse, por orações reduzidas e fusões vocabulares, foge do discurso derramado dos românticos. Cosmopolita, o escritor deixou quadros curiosos como a descrição do Inferno de Wall Street, no qual vê o capitalismo como doença.

      Sua obra mais perturbadora é O Guesa, poema em treze cantos, dos quais quatro ficaram inacabados. A base do poema é a lenda indígena do Guesa Errante. O personagem Guesa é uma criança roubada aos pais pelo deus do Sol e educado no templo da divindade até os 10 anos, sendo sacrificado aos 15 anos.

      Na condição de poeta maldito, Sousândrade identifica seu destino pessoal com o do jovem índio. Porém, no plano histórico-social, o poeta vê no drama de Guesa o mesmo dos povos aborígenes da América, condenando as formas de opressão dos colonialistas e defendendo uma república utópica.

      O Guesa (fragmento)

O sol ao pôr-do-sol (triste soslaio!)...o arroio

Em pedras estendido, em seus soluços

Desmaia o céu d'estrelas arenoso

E o lago anila seus lençóis d'espelho...

Era a Ilha do Sol, sempre florida

Ferrete-azul, o céu, brando o ar pureza

E as vias-lácteas sendas odorantes

Alvas, tão alvas!... Sonoros mares, a onda

d'esmeralda

Pelo areal rolando luminosa...

As velas todas-chamas aclaram todo o ar.


GONZAGA, S. Literatura Brasileira. Disp. em: <http://www.educaterra.terra.com.br> (Texto adaptado). Acesso em: 14 jun. 2010.

Qual dos versos abaixo destacado ilustra com propriedade a afirmação da crítica de que a linguagem do engenheiro e poeta Sousa Andrade é “dominada pela elipse e pelas fusões vocabulares”?

Alternativas
Comentários
  • Creio que o gabarito correto seria letra C

    a) Incorreta.

    Não há elipse alguma neste verso; em “d’espelho” ocorre

    contração e não fusão vocabular;

    b) Incorreta.

    Não há elipse nem fusão vocabular. Os termos estão em

    ordem direta e constituem uma frase completa;

    c) Correta.

    O termo “ferrete-azul” serve de exemplo do processo (de

    fusão vocabular) mencionado pelos críticos. Além disso, os termos

    que compõem o verso demandam acréscimos (de termos omitidos)

    para que o sentido se estabeleça;

    d) Incorreta.

    Pois, apesar da inversão da ordem dos termos, não há

    elipse. Em ordem direta verificamos que a frase está completa:

    Rolando luminosa pelo areal;

    e) Incorreta.

    Pois, embora se verifique a fusão vocabular ‘todas-

    chamas’; não ocorre elipse.


ID
2014006
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Texto 1

1     No Brasil de hoje, talvez no mundo, parece haver um duplo fenômeno de proliferação dos poetas e de diminuição da circulação da poesia (por exemplo, no debate público e no mercado). Uma das possíveis explicações para isso é a resistência que a poesia tem de se tornar um produto mercantil, ou seja, de se tornar objeto da cultura de massas. Ao mesmo tempo, numa sociedade de consumo e laica, parece não haver mais uma função social para o poeta, substituído por outros personagens. A poesia, compreendida como a arte de criar poemas, se tornou anacrônica?

2     Parece-me que a poesia escrita sempre será – pelo menos em tempo previsível – coisa para poucas pessoas. É que ela exige muito do seu leitor. Para ser plenamente apreciado, cada poema deve ser lido lentamente, em voz baixa ou alta, ou ainda “aural”, como diz o poeta Jacques Roubaud. Alguns de seus trechos, ou ele inteiro, devem ser relidos, às vezes mais de uma vez. Há muitas coisas a serem descobertas num poema, e tudo nele é sugestivo: os sentidos, as alusões, a sonoridade, o ritmo, as relações paronomásicas, as aliterações, as rimas, os assíndetos, as associações icônicas etc. Todos os componentes de um poema escrito podem (e devem) ser levados em conta. Muitos deles são inter-relacionados. Tudo isso deve ser comparado a outros poemas que o leitor conheça. E, de preferência, o leitor deve ser familiarizado com os poemas canônicos. (...) O leitor deve convocar e deixar que interajam uns com os outros, até onde não puder mais, todos os recursos de que dispõe: razão, intelecto, experiência, cultura, emoção, sensibilidade, sensualidade, intuição, senso de humor, etc.

3     Sem isso tudo, a leitura do poema não compensa: é uma chatice. Um quadro pode ser olhado en passant; um romance, lido à maneira dinâmica; uma música, ouvida distraidamente; um filme, uma peça de teatro, um ballet, idem. Um poema, não. Nada mais entediante do que a leitura desatenta de um poema. Quanto melhor ele for, mais faculdades nossas, e em mais alto grau, são por ele solicitadas e atualizadas. É por isso que muita gente tem preguiça de ler um poema, e muita gente jamais o faz. Os que o fazem, porém, sabem que é precisamente a exigência do poema – a interação e a atualização das nossas faculdades – que constitui a recompensa (incomparável) que ele oferece ao seu leitor. Mas os bons poemas são raridades. A função do poeta é fazer essas raridades. Felizmente, elas são anacrônicas, porque nos fazem experimentar uma temporalidade inteiramente diferente da temporalidade utilitária em que passamos a maior parte das nossas vidas.

(CÍCERO, Antônio. In: antoniocicero. Hogspot.com.br/ 2008_09_01archive.html (adaptado de uma entrevista).

A proposição em que se nota a inexistência de indicador modal – isto é, de marca linguística destinada a sinalizar a modalidade sob a qual o conteúdo proposicional deve ser interpretado – é:

Alternativas
Comentários
  • Os indicadores modais, “também chamados modalizadores em sentido estrito, são igualmente importantes na construção do sentido do discurso e na sinalização do modo como aquilo que se diz é dito.” (Koch, 2003, p. 50)

     

    A modalização da linguagem permite-nos perceber aquilo que é dito sem que o locutor tenha sempre plena consciência de seu dizer. Enfim, é a marca lingüístico-semântica do locutor no enunciado. Koch (2003) mostra que a modalidade se constrói (se lexicaliza) por meios lingüísticos tais como:

     

    a) expressões cristalizadas do tipo “é + adjetivo” (é necessário; é possível; é certo; é obrigatório; é óbvio etc.);

    b) advérbios ou locuções adverbiais (talvez, provavelmente, possivelmente, certamente etc.);

    c) verbos auxiliares modais (poder, dever, querer etc.);

    d) auxiliar modal + infinitivo (ter de + infinitivo; precisar/necessitar + infinitivo; dever+ infinitivo etc.);

    e) orações modalizadoras (tenho a certeza de que; não há dúvida de que; há possibilidade de; todos sabem que etc.).

     

    Além desses indicadores, a modalidade também se expressa por meio dos indicadores atitudinais, que expõem, de certo modo, a emoção do locutor no ato da fala. São eles:

     

    a) advérbios e expressões de valor adverbial caracterizando enunciados (felizmente; infelizmente; é com prazer; pesarosamente; francamente; orgulhosamente etc.);

    b) adjetivos ou expressões adjetivas que demonstram a atitude subjetiva do locutor numa avaliação de fatos (excelente; extremamente);

    c) advérbios ou expressões modalizadoras que delimitam o domínio discursivo ou o modo como o assunto é apresentado pelo locutor (politicamente; geograficamente; historicamente; sociologicamente; resumidamente; concisamente etc.)

     

    ( http://www.filologia.org.br/xicnlf/8/a_noticia_interpretada_os_indicadores.pdf )

     

     a) “Uma das possíveis explicações para isso é a resistência que a poesia tem de se tornar  (?) um produto mercantil” (§ 1).

     

     b) “Ao mesmo tempo, numa sociedade de consumo e laica, parece não haver mais uma função social para o poeta” (§ 1).

     

     c) “Alguns de seus trechos, ou ele inteiro, devem ser relidos, às vezes mais de uma vez” (§ 2).

     

     d) “Sem isso tudo, a leitura do poema não compensa: é uma chatice” (§ 3). [Correta. Não teria indicador modal.]

     

     e) “Um quadro pode ser olhado en passant; um romance, lido à maneira dinâmica” (§ 3). 

  • modalização é um fenômeno discursivo em que um sujeito falante se coloca como fonte de referências pessoais, temporais, espaciais, e, ao mesmo tempo, toma uma atitude em relação ao que diz ou ao seu co-enunciador. Ela pode ser evidenciada nas manifestações escritas e orais da linguagem, nos mais variados contextos.

    Exemplos de modalização:

    * Vai chover amanhã.
    - Acho que vai chover amanhã.


    * Ele tem 50 anos de profissão.
    - Ele tem uns 50 anos de profissão.


    * A experiência vai dar certo.
    - A experiência tem de dar certo

     

    Fonte: http://www.dicionarioinformal.com.br/modaliza%C3%A7%C3%A3o/

  • Se você souber que os indicadores modais, no caso dessa questão, são os verbos auxiliares+ infinitivos que indicam circunstâncias (modos) fica fácil demais a questão. Agora, sem esse entendimento, até o enunciado fica complicado de entender.

    Eu acertei a questão e você também consegue: seja forte e avante!

     

    Abraços.

  • “Um quadro pode ser olhado en passant; um
    romance, lido à maneira dinâmica” (§ 3). No gabarito oficial marca a letra e


ID
2014018
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Texto 1

1     No Brasil de hoje, talvez no mundo, parece haver um duplo fenômeno de proliferação dos poetas e de diminuição da circulação da poesia (por exemplo, no debate público e no mercado). Uma das possíveis explicações para isso é a resistência que a poesia tem de se tornar um produto mercantil, ou seja, de se tornar objeto da cultura de massas. Ao mesmo tempo, numa sociedade de consumo e laica, parece não haver mais uma função social para o poeta, substituído por outros personagens. A poesia, compreendida como a arte de criar poemas, se tornou anacrônica?

2     Parece-me que a poesia escrita sempre será – pelo menos em tempo previsível – coisa para poucas pessoas. É que ela exige muito do seu leitor. Para ser plenamente apreciado, cada poema deve ser lido lentamente, em voz baixa ou alta, ou ainda “aural”, como diz o poeta Jacques Roubaud. Alguns de seus trechos, ou ele inteiro, devem ser relidos, às vezes mais de uma vez. Há muitas coisas a serem descobertas num poema, e tudo nele é sugestivo: os sentidos, as alusões, a sonoridade, o ritmo, as relações paronomásicas, as aliterações, as rimas, os assíndetos, as associações icônicas etc. Todos os componentes de um poema escrito podem (e devem) ser levados em conta. Muitos deles são inter-relacionados. Tudo isso deve ser comparado a outros poemas que o leitor conheça. E, de preferência, o leitor deve ser familiarizado com os poemas canônicos. (...) O leitor deve convocar e deixar que interajam uns com os outros, até onde não puder mais, todos os recursos de que dispõe: razão, intelecto, experiência, cultura, emoção, sensibilidade, sensualidade, intuição, senso de humor, etc.

3     Sem isso tudo, a leitura do poema não compensa: é uma chatice. Um quadro pode ser olhado en passant; um romance, lido à maneira dinâmica; uma música, ouvida distraidamente; um filme, uma peça de teatro, um ballet, idem. Um poema, não. Nada mais entediante do que a leitura desatenta de um poema. Quanto melhor ele for, mais faculdades nossas, e em mais alto grau, são por ele solicitadas e atualizadas. É por isso que muita gente tem preguiça de ler um poema, e muita gente jamais o faz. Os que o fazem, porém, sabem que é precisamente a exigência do poema – a interação e a atualização das nossas faculdades – que constitui a recompensa (incomparável) que ele oferece ao seu leitor. Mas os bons poemas são raridades. A função do poeta é fazer essas raridades. Felizmente, elas são anacrônicas, porque nos fazem experimentar uma temporalidade inteiramente diferente da temporalidade utilitária em que passamos a maior parte das nossas vidas.

(CÍCERO, Antônio. In: antoniocicero. Hogspot.com.br/ 2008_09_01archive.html (adaptado de uma entrevista).

Em vários poemas de Ou isto ou aquilo, Cecília Meireles obtém efeitos muito “sugestivos” extraídos de “relações paronomásicas” (§ 2) – o que se observa, por exemplo, nos seguintes versos:

Alternativas
Comentários
  • relações paronomásicas pode ser entendido como uma figura de linguagem que utiliza palavras de diferentes significados, mas que possuem semelhanças no som; agnominação.

  • paronomásia (ou paranomásia) é uma figura de linguagemcaracterizada pela utilização de palavras parônimas, ou seja, palavras com significados diferentes que se escrevem e se pronunciam de forma parecida.

    Exemplos de palavras parônimas: acidente e incidente; aferir e auferir; cumprimento e comprimento; descrição e discrição; eminente e iminente; fluvial e pluvial;  fragrante e flagrante; geminada e germinada; precedente e procedente; tráfego e tráfico.

    fonte: http://www.normaculta.com.br/paronomasia/

  • Poxa, custa ajudar quem não é assinante, o que custa por o gabarito ???

     

     

    Resposta B


ID
2014054
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Texto 3

                     Banzo

                                 Raimundo Correia

Visões que n‟alma o céu do exílio incuba,

Mortais visões! Fuzila o azul infando...

Coleia, basilisco de ouro, ondeando

O Níger... Bramem leões de fulva juba...


Uivam chacais... Ressoa a fera tuba

Dos cafres, pelas grotas retumbando,

E a estralada das árvores, que um bando

De paquidermes colossais derruba...


Como o guaraz nas rubras penas dorme,

Dorme em ninhos de sangue o sol oculto...

Fuma o saibro africano incandescente...


Vai co‟a sombra crescendo o vulto enorme

Do baobá... E cresce n‟alma o vulto

De uma tristeza, imensa, imensamente...


(In: RAMOS, Péricles Eugênio da Silva. Panorama da poesia brasileira. Rio, Civilização Brasileira, 1959, v. III, p. 90-1.) 

O verso que apresenta a mesma distribuição de ictos ou acentos tônicos de: “essa total explicação da vida”, do poema “A máquina do mundo”, de Carlos Drummond de Andrade, é:

Alternativas
Comentários
  • É só acompanhar as terminações tônicas:

    Da viDA: deruBA (mesmos ICTO na sonoridade e mesma terminação tônica)

    ExplicaÇÃO: coloSSAIS (mesma terminação tônica)

    ToTAL: PaquiderMES: (mesma terminação tônica)

    ESSA: DE (monossílabas)

    Estou ficando orgulhosa de mim acertando questão bacanas assim...UHHH VITÓRIA!

     

     

     

     

  • Ok Karina, esse pode ser o raciocínio! Mas toTAL e paquiderMES, como você coloca, não possuem a mesma terminação tônica. O correto seria toTAL e paquiDERme, a primeira é oxítona e a segunda é paroxítona. Além disso, desde quando ESSA é monossílabo, não sendo se quer uma oxítona? E como a questão fala na mesma distribuição de acentos tônicos, se fosse eu, entraria com recurso para anular! Visto que nenhuma das alternativas atendem ao enunciado. Contudo meus parabéns, porque seu raciocínio nos leva a questão menos errada, mas cuidado com parte do argumento, porque pode confundir outros alunos que bebem na fonte dos comentários dos colegas no QC.

  • "Essa toTAL explicaÇÃO da VIda" = verso decassílabo sáfico (acentuação na 4ª, 8ª e 10ª sílabas poéticas).

    O único decassílabo sáfico das alternativas é "De paquIDERmes coloSSAIS deRRUba", alternativa C.

    Veja em:

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Verso_decass%C3%ADlabo#Classifica%C3%A7%C3%A3o_r%C3%ADtmica


ID
2014057
Banca
COSEAC
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Texto 3

                     Banzo

                                 Raimundo Correia

Visões que n‟alma o céu do exílio incuba,

Mortais visões! Fuzila o azul infando...

Coleia, basilisco de ouro, ondeando

O Níger... Bramem leões de fulva juba...


Uivam chacais... Ressoa a fera tuba

Dos cafres, pelas grotas retumbando,

E a estralada das árvores, que um bando

De paquidermes colossais derruba...


Como o guaraz nas rubras penas dorme,

Dorme em ninhos de sangue o sol oculto...

Fuma o saibro africano incandescente...


Vai co‟a sombra crescendo o vulto enorme

Do baobá... E cresce n‟alma o vulto

De uma tristeza, imensa, imensamente...


(In: RAMOS, Péricles Eugênio da Silva. Panorama da poesia brasileira. Rio, Civilização Brasileira, 1959, v. III, p. 90-1.) 

Dentre os recursos formais a seguir, o poeta evita recorrer apenas ao que se lê em:

Alternativas
Comentários
  • Rimas pobres

    Consideram-se assim em virtude da escolha de palavras pertencentes à mesma classe gramatical.A poesia do texto da questão é parnasiana,sabemos que esse movimento literário é conhecido pela escrita formalmente perfeita.

     

    veja um exemplo de rima pobre.

    De repente do riso fez-se o pranto

    Silencioso e branco como a bruma

    E das bocas unidas fez-se a espuma

    E das mãos espalmadas fez-se o espanto

     

     GABARITO C


ID
2066950
Banca
Quadrix
Órgão
CRP 9ª Região (GO e TO)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

A questão é baseada no trecho de letra de canção abaixo.

Papo de Psicólogo (Pedro Mariano)

Não é papo de psicólogo,

Eu só quero entender,

Se um grande amor termina a gente se preocupa em saber por que

O que que deu errado, onde que desandou, pra onde foi a alma e a alegria daquele amor

(...)

Deita, pensa no amanhã

Pensa, se deita em meu divã

Mas não é papo de psicólogo,

Eu só quero entender,

Se um grande amor termina a gente se preocupa em saber porque

(...)

(Disponível em http://www.vogaiume.com.br/)

Sobre os versos como um todo e partes deles, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Está correta a letra D.

  • Também acho que está correto a Letra D.

  • Psicólogo é proparoxítona


ID
2234737
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Taquarituba - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Verso é o nome que se dá a cada uma das linhas que constituem um poema. Ele apresenta quatro elementos principais: metro, ritmo, melodia e rima:

I - Metro: é o nome que se dá à extensão da linha poética. Pela contagem de sílabas de um verso, podemos estabelecer seu padrão métrico e suas unidades rítmicas.

II - Ritmo: é a sequência de notas (no caso da poesia, de sons) que, apresentando organização rítmica com sentido musical, se relacionam reciprocamente, de modo a formar um todo harmônico, uma linha melódica.

III - Melodia: é a sucessão de tempos fortes e fracos que se alternam com intervalos regulares. No verso, a melodia é formada pela sucessão de unidades rítmicas resultantes da alternância entre sílabas acentuadas (fortes) e não-acentuadas (fracas); ou entre sílabas construídas por vogais longas e breves.

IV - Rima: é a igualdade ou semelhança de sons na terminação das palavras: asa, casa; asa, cada. Na rima asa, casa há paridade completa de sons a partir da vogal tônica; na rima asa, cada a paridade é só das vogais. As rimas do primeiro tipo se chamam consoantes; as do segundo, toantes.

Está CORRETO o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • melodia

    substantivo feminino

    1.

    mús sequência de notas ou sons que se relacionam reciprocamente de modo a formar um todo harmônico; linha melódica.

    2.

    mús qualquer composição destinada ao canto, cujo ritmo e sentido musical resultem de uma sucessão de notas ou sons simples, formando um todo estético.

    3.

    mús registro de órgão pertencente ao jogo dos flautados de oito pés.

    4.

    arranjo de sons musicais agradáveis aos ouvidos e fáceis de serem memorizados.

    "enquanto trabalha, assovia uma bela m."

    5.

    fig. tudo que é agradável de se ouvir.

  • ritmo

    substantivo masculino

    1.

    sucessão de tempos fortes e fracos que se alternam com intervalos regulares.

    mús ocorrência de uma duração sonora em uma série de intervalos regulares.

    mús padrão rítmico que define um gênero; balanço.

    "r. de uma valsa"

    lit ret efeito causado pela repetição ordenada de elementos prosódicos, esp. de entoação, pausas, quantidade de sílabas, aliteração e acento tônico.

    2.

    movimento regular e periódico no curso de qualquer processo; cadência.

    "r. das ondas"

    3.

    sequência harmônica de um fenômeno, uma atividade, uma obra etc., no espaço e/ou no tempo.

    "o r. de um filme"

    4.

    sucessão de situações ou atividades que constituem um conjunto fluente e homogêneo no tempo, ainda que não se processem com regularidade.

    "r. frenético da vida moderna"

  • Gabarito C

  • A banca inverteu as definições de Ritmo e Melodia e manteve correta as demais, conforme podemos ver no site "educação uol / disciiplinas / português / versificação".


ID
2927263
Banca
IBADE
Órgão
SEE-AC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Texto VI


                       ELOGIOS E BAJULAÇÕES


Elogios sinceros resistem a vendavais

Bajulações não resistem a uma brisa.

Quem tem paz sobrevive aos chacais.

O amor alimenta o poeta, a poetisa.


Elogio sincero é como sal em alimento,

Bajulação é como sujeira em ferida aberta

Ou não ter bálsamo após ferimento,

Ou como enfrentar o frio sem coberta.


Bajulações não resistem a uma brisa

Mesmo que se ouça a mais linda poetisa

Ou que se apoie em forte viga.


Elogios sinceros resistem aos vendavais

Por todos os lados a verdade impera

A falsidade não se pendura em varais.

DUARTE, Valdeci. Disponível em: <https://pagina20.net/ elogios- e-bajulacoes/>. Acesso em: 13 dez. 2018 (adaptado).

Do ponto de vista formal, pode-se dizer que o poema acima é:

Alternativas
Comentários
  • 2 quadras + 2 tercetos = soneto

  • Existem alguns poemas que apresentam regras fixas quanto ao número de versos, à combinação das rimas e à organização das estrofes. Entre eles, está o soneto, poema que é encontrado desde muito tempo em diversas literaturas e, claro, também é encontrado na literatura portuguesa e na literatura brasileira.

    Quanto à classificação, eles podem ser de dois tipos: soneto italiano e soneto inglês.

    ⇒ Soneto italiano

    É caracterizado pela presença de quatorze versos que, normalmente, possuem dez sílabas poéticas, ou seja, versos decassílabos ou alexandrinos. Esses versos são organizados em duas quadras e dois tercetos.

    Soneto inglês

    também possui quatorze versos, mas diferencia-se por apresentar três quadras e um dístico final


ID
3566464
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Câmara de Itaguara - MG
Ano
2018
Disciplina
Literatura
Assuntos

Quanto à versificação, atribua (V) para verdadeiro ou (F) para falso aos itens e assinale a alternativa correta:  


( ) Em poemas, as palavras podem ser utilizadas em sentido figurado, também chamado sentido conotativo. 

(  ) Metro é a extensão da linha poética, o número sílabas do verso. 

(  ) Versificação é a arte de fazer versos. 

(  ) Verso é o nome da linha do poema. Assim, cada linha constitui um verso. 

(  ) Ritmo é a música do verso. Para que um verso tenha ritmo, usam-se sílabas fracas, com intervalos regulares. A sequência rigorosa dessas sílabas é que dá ao verso música, harmonia e beleza. 

( ) Rima é a identidade ou semelhança de sons, a partir da vogal tônica, entre duas ou mais palavras. 

Alternativas
Comentários
  • Mesma questão com gabarito trocado.

    ( ) Em poemas, as palavras podem ser utilizadas em sentido figurado, também chamado sentido conotativo. 

    ( ) Metro é a extensão da linha poética, o número sílabas do verso. 

    ( ) Versificação é a arte de fazer versos. 

    ( ) Verso é o nome da linha do poema. Assim, cada linha constitui um verso. 

    ( ) Ritmo é a música do verso. Para que um verso tenha ritmo, usam-se sílabas fracas, com intervalos regulares. A sequência rigorosa dessas sílabas é que dá ao verso música, harmonia e beleza. 

    ( ) Rima é a identidade ou semelhança de sons, a partir da vogal tônica, entre duas ou mais palavras.

    todos os itens corretos. N entendi rs


ID
3755431
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Câmara de Itaguara - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia atentamente o texto a seguir para responder a próxima questão:

A T...
Álvares de Azevedo

No amor basta uma noite para fazer de um homem um Deus.
(PROPÉRCIO).

Amoroso palor meu rosto inunda,
Mórbida languidez me banha os olhos,
Ardem sem sono as pálpebras doridas,
Convulsivo tremor meu corpo vibra:
Quanto sofro por ti! Nas longas noites
Adoeço de amor e de desejos
E nos meus sonhos desmaiando passa
A imagem voluptuosa da ventura...
Eu sinto-a de paixão encher a brisa,
Embalsamar a noite e o céu sem nuvens,
E ela mesma suave descorando
Os alvacentos véus soltar do colo,
Cheirosas flores desparzir sorrindo
Da mágica cintura.
Sinto na fronte pétalas de flores,
Sinto-as nos lábios e de amor suspiro...
Mas flores e perfumes embriagam,
E no fogo da febre, e em meu delírio
Embebem na minh’alma enamorada
Delicioso veneno.

Estrela de mistério! Em tua fronte
Os céus revela e mostra-me na terra,
Como um anjo que dorme, a tua imagem
E teus encantos, onde amor estende
Nessa morena tez a cor de rosa.
Meu amor, minha vida, eu sofro tanto!
O fogo de teus olhos me fascina,
O langor de teus olhos me enlanguece,
Cada suspiro que te abala o seio
Vem no meu peito enlouquecer minh’alma!

Ah! vem, pálida virgem, se tens pena
De quem morre por ti, e morre amando,
Dá vida em teu alento à minha vida,
Une nos lábios meus minh’alma à tua!
Eu quero ao pé de ti sentir o mundo
Na tu’alma infantil, na tua fronte
Beijar a luz de Deus; nos teus suspiros
Sentir as virações do paraíso;
E a teus pés, de joelhos, crer ainda
Que não mente o amor que um anjo inspira,
Que eu posso na tu’alma ser ditoso,
Beijar-te nos cabelos soluçando
E no teu seio ser feliz morrendo!

De acordo com a letra da poesia, atribua (V) para verdadeiro ou (F) para falso aos itens e assinale a alternativa correta:

( ) Escandindo os seis primeiros versos do poema de Álvares de Azevedo, segunda geração romântica da poesia brasileira, verifica-se que eles são decassílabos.
( ) As estrofes não têm regularidade quanto ao número de versos: a primeira tem vinte versos, a segunda dez, e a última treze versos.
( ) Não há esquema de rimas no poema, os versos são brancos.
( ) No início do poema, o eu lírico descreve seu estado físico, ele tem o rosto pálido, os olhos lânguidos e sente o corpo tremer.
( ) O eu lírico não está apaixonado, ele mente para conseguir uma mulher maliciosa e impura.
( ) A sensualidade da mulher, expressa em alguns versos do poema, sugere um amor platônico, espiritual e imaterial.

Alternativas
Comentários
  • Faz o fácil vai por eliminação, não invente moda!!

  • Acho um absurdo essas bancas cobrarem esse tipo de questão nada a ver com o cargo. Questões muito específicas. Banca fulera faz isso. Cobrar obra por obra? Ridículo.


ID
3755467
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Câmara de Itaguara - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Quanto à versificação, atribua (V) para verdadeiro ou (F) para falso aos itens e assinale a alternativa correta:
( ) Em poemas, as palavras podem ser utilizadas em sentido figurado, também chamado sentido conotativo.
( ) Metro é a extensão da linha poética, o número sílabas do verso.
( ) Versificação é a arte de fazer versos.
( ) Verso é o nome da linha do poema. Assim, cada linha constitui um verso.
( ) Ritmo é a música do verso. Para que um verso tenha ritmo, usam-se sílabas fracas, com intervalos regulares. A sequência rigorosa dessas sílabas é que dá ao verso música, harmonia e beleza.
( ) Rima é a identidade ou semelhança de sons, a partir da vogal tônica, entre duas ou mais palavras.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    ➥ Todos itens plenamente corretos, questão boa para aprender mais um pouco. 

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
4060483
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia a estrofe e responda à questão


Estranho mimo, aquele vaso! Vi-o

Casualmente, uma vez, de um perfumado

Contador sobre o marmor luzidio

Entre um leque e o começo de um bordado. 

Em relação aos aspectos formais do segundo verso do quarteto, Casualmente, uma vez, de um perfumado, assinale a afirmativa correta.

Alternativas

ID
5074675
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Chiador - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Olhos nos olhos. (Chico Buarque).


Quando você me deixou, meu bem

Me disse pra ser feliz e passar bem

Quis morrer de ciúme, quase enlouqueci

Mas depois, como era de costume, obedeci 


Quando você me quiser rever

Já vai me encontrar refeita, pode crer

Olhos nos olhos, quero ver o que você faz

Ao sentir que sem você eu passo bem demais


E que venho até remoçando

Me pego cantando

Sem mais nem porquê

E tantas águas rolaram

Quantos homens me amaram


Bem mais e melhor que você.

Quando talvez precisar de mim

Cê sabe que a casa é sempre sua, venha sim

Olhos nos olhos, quero ver o que você diz

Quero ver como suporta me ver tão feliz.


Quanto à versificação, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso e marque a alternativa correta.

( ) Ritmo é a cadência de sons produzida pela sucessão de sons fortes (sílabas tônicas) e sons fracos (sílabas átonas).
( ) Estrofe é cada conjunto de versos.
( ) Rimas ricas: ocorrem geralmente com palavras de mesma classe gramatical.
( ) Rimas graves, ou femininas: rimam-se as palavras oxítonas, ou monossílabos tônicos.
( ) Rimas esdrúxulas: rimam-se as palavras proparoxítonas.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A

  • Rimas Ricas são formadas por classes gramaticais diferentes.

    Rimas Graves (ou femininas) são formadas por palavras paroxítonas.

    sabendo essas duas já dava para acertar a questão: alternativa A


ID
5088202
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de Frecheirinha - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Camelôs

Abençoado seja o camelô dos brinquedos de tostão:
O que vende balõezinhos de cor
O macaquinho que trepa no coqueiro
O cachorrinho que bate com o rabo
Os homenzinhos que jogam boxe
A perereca verde que de repente dá um pulo, que engraçada!
E as canetas-tinteiro que jamais escreverão coisa alguma!
Alegria das calçadas. Uns falam pelos cotovelos:
– “O cavalheiro chega em casa e diz: Meu Filho, vai buscar um
pedaço de banana para eu acender o charuto.
Naturalmente o menino pensará: Papai está malu...”
Outros, coitados, têm a língua atada.

Todos porém sabem mexer nos cordéis com tino ingênuo de
demiurgos de inutilidade.
E ensinam no tumulto das ruas os mitos heroicos da meninice ...
E dão aos homens que passam preocupados ou tristes uma lição de infância.

                                                                                Manuel Bandeira

Com base no texto e em seus conhecimentos adquiridos, responda às questões propostas.

Sobre o Trovadorismo é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Assertiva A  INCORRETA

    os poemas devem ser recitados sem acompanhamento musical.

  • As características do trovadorismo têm ligação com a lírica grega, que aconteceu períodos antes. Do legado que foi herdado, estão presentes o CANTO, o ACOMPANHAMENTO MUSICAL, a idealização amorosa, dentre outros.

    Lembrem do famoso Dandelion (Jaskier) do The Witcher kkkk.

    Gabarito: A

    POLÍCIA CIVIL!

  • GAB A.

    RUMO A PFF

  • GABARITO - A

    Eles deviam sim ser recitados com o acompanhamento musical, só lembrar que era cantigas.


ID
5141290
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Chupinguaia - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Em se tratando de versificação, assinale a alternativa correta, quanto aos itens:

I- O poema é um gênero textual estruturado em versos, cada linha corresponde a um verso. Ao conjunto de versos, damos o nome de estrofes.
II- Há poemas de apenas uma estrofe, em que os versos aparecem agrupados, sem espaço entre eles.
III- O poema pode, ou não, ter rimas. A rima ocorre quando, no fim, ou no meio dos versos de um poema, há palavras que terminem com sons iguais, ou semelhantes. As rimas podem ocorrer em versos diferentes, ou dentro de um mesmo verso.
IV- As palavras, ou expressões utilizadas nos poemas, podem ter vários significados e também serem empregadas em linguagem figurada, sendo necessário, a interpretação daquilo que querem expressar.
V- O ritmo de um poema é criado pela alternância entre sílabas fortes e fracas nos versos, gerando uma impressão agradável e musical, a que chamamos cadência. Quando os versos apresentam um ritmo constante, que se repete, dizemos que o poema apresenta uma cadência irregular. Quando os períodos rítmicos não apresentam igualdade silábica, a versificação é livre ou regular.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C

  • Letra C