SóProvas



Questões de Lei nº 8.080 de 1990 - Lei Orgânica da Saúde


ID
1552192
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo - MG
Ano
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em relação às ações do agente comunitário de saúde (ACS) diante dos problemas nutricionais, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(     ) Estimular a participação comunitária para ações que visem a melhoria dos hábitos alimentares.
(     ) Orientar para o uso em pequenas quantidades de óleo vegetal quando cozinhar (canola, girassol, milho, algodão e soja), sem exagerar nas quantidades.  
(     ) A quantidade de sal utilizada deve ser de, no mínimo, duas colheres de chá rasa por pessoa, distribuídas em todas as refeições do dia.
(     ) O sal usado na ração de animais, principalmente na zona rural, pode ser utilizado para consumo humano, substituindo o sal iodado.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Estimular a participação comunitária para ações que visem a melhoria dos hábitos alimentares (Verdadeira )

    Orientar para o uso em pequenas quantidades de óleo vegetal quando cozinhar (canola, girassol, milho, algodão e soja), sem exagerar nas quantidades. (Verdadeira )

    A quantidade de sal utilizada deve ser de, no mínimo, duas colheres de chá rasa por pessoa, distribuídas em todas as refeições do dia ( Falsa) O sal de cozinha não pode ultrapassar 5g ao dia .

    O sal usado na ração de animais, principalmente na zona rural, pode ser utilizado para consumo humano, substituindo o sal iodado ( Falsa) .


ID
2234119
Banca
FUNCAB
Órgão
Prefeitura de Anápolis - GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Acerca dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, analise as afirmativas a seguir.

I. Um dos princípios dispostos na lei orgânica da saúde prevê a utilização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, a alocação de recursos e a orientação programática.

II. Os serviços públicos devem ser organizados de modo a evitar duplicidade de meios para fins idênticos.

III. O atendimento integral deve priorizar os serviços assistenciais, sem prejudicar as atividades preventivas.


Está(ão) correta(s) somente a(s) afirmativa(s):

Alternativas
Comentários
  • Diretrizes constitucionais do SUS:

    ·        Descentralização, com direção única em cada esfera de governo (federal, estadual, distrital e municipal);

    ·        Atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais, e;

    ·        Participação da comunidade.


  • corretas

    I. Um dos princípios dispostos na lei orgânica da saúde prevê a utilização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, a alocação de recursos e a orientação programática.

    II. Os serviços públicos devem ser organizados de modo a evitar duplicidade de meios para fins idênticos.

  • Lei 8080

    CAPÍTULO II

    Dos Princípios e Diretrizes

    VII - utilização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, a alocação de recursos e a orientação programática;

    XIII - organização dos serviços públicos de modo a evitar duplicidade de meios para fins idênticos.

  • III. O atendimento integral deve priorizar os serviços assistenciais, sem prejudicar as atividades preventivas.

    Está invertida.

    Raiva quando se lê rápido e não presta atenção.


ID
2323360
Banca
PROMUN
Órgão
Prefeitura de Campos do Jordão - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Leia com atenção as opções apresentadas abaixo, e assinale a única que se refere corretamente à constituição do Sistema Único de Saúde - SUS.

Alternativas
Comentários
  • Caput do artigo 4º da lei 8080 : O conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público. 

  • GAB.: LETRA E

    A) Entre as áreas de atuação do SUS, tem-se: executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, excluídas as ações que se referem à área de saúde do trabalhador. Incluindo a saúde do trabalhador.

    B) Para o SUS, os princípios de descentralização, regionalização e hierarquização são chamados de ideológicos. São chamados ORGANIZACIONAIS.

    C) O SUS constitui um processo social único que se materializa por meio de ações de promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros de baixa renda e/ou sem vínculo empregatício. Ações de Promoção, Proteção, Prevenção; direito de todos e dever do Estado.

    D) O SUS abrange desde o simples atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito, apenas à população comprovadamente carente do país. A saúde é um direito de todos!

    E) O conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público. CORRETA

  • Questão muito boa, se não se atentar ao que se pede pode ser prejudicado.


ID
2770534
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Considerando a Portaria nº 825, de 25 de abril de 2016, que redefine a atenção domiciliar no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e atualiza as equipes habilitadas, complete a afirmativa abaixo:
A equipe multiprofissional de apoio terá composição mínima de _______ profissionais de nível superior, cuja soma das cargas horárias semanais de seus componentes será de, no mínimo, _______ horas de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Art. 18. A EMAP terá composição mínima de 3 (três) profissionais de nível superior, escolhidos entre as ocupações listadas a seguir, cuja soma das CHS de seus componentes será de, no mínimo, 90 (noventa) horas de trabalho:

    Portaria nº 825, de 25 de abril de 2016

  • Art. 18. A EMAP terá composição mínima de 3 (três) profissionais de nível superior, escolhidos entre as ocupações listadas a seguir, cuja soma das CHS de seus componentes será de, no mínimo, 90 (noventa) horas de trabalho.

    I - assistente social;

    II - fisioterapeuta;

    III - fonoaudiólogo;

    IV - nutricionista;

    V - odontólogo;

    VI - psicólogo;

    VII - farmacêutico; ou

    VIII - terapeuta ocupacional.

    Parágrafo único. Nenhum profissional componente da EMAP poderá ter CHS inferior a 20 (vinte) horas de trabalho. 


ID
2770537
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Atenção Domiciliar é uma modalidade de atenção à saúde integrada às Rede de Atenção à Saúde e caracterizada por um conjunto de ações de prevenção e tratamento de doenças, reabilitação, paliação e promoção à saúde, prestadas em domicílio. Quanto as diretrizes da atenção domiciliar são feitas as seguintes afirmações:

I. ser estruturada de acordo com os princípios de ampliação e equidade do acesso, acolhimento, humanização e integralidade da assistência, na perspectiva da RAS.
II. estar incorporada ao sistema de regulação, articulando-se com os outros pontos de atenção à saúde.
III. adotar linhas de cuidado por meio de práticas clínicas cuidadoras baseadas nas necessidades da gestão, reduzindo a fragmentação da assistência e valorizando o trabalho em equipes multiprofissionais e interdisciplinares.
IV. estimular a participação ativa dos profissionais de saúde envolvidos, do usuário, da família e do(s) cuidador(es).

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Art. 4º A AD seguirá as seguintes diretrizes:

    I - ser estruturada de acordo com os princípios de ampliação e equidade do acesso, acolhimento, humanização e integralidade da assistência, na perspectiva da RAS;

    II - estar incorporada ao sistema de regulação, articulando-se com os outros pontos de atenção à saúde;

    III - adotar linhas de cuidado por meio de práticas clínicas cuidadoras baseadas nas necessidades do usuário, reduzindo a fragmentação da assistência e valorizando o trabalho em equipes multiprofissionais e interdisciplinares; 

    IV - estimular a participação ativa dos profissionais de saúde envolvidos, do usuário, da família e do(s) cuidador(es). 

    PORTARIA Nº 825, DE 25 DE ABRIL DE 2016

  • Art. 5º A Atenção Domiciliar seguirá as seguintes diretrizes:

    I - ser estruturada de acordo com os princípios de ampliação do acesso, acolhimento, equidade, humanização e integralidade da assistência; CERTA

    II - estar incorporada ao sistema de regulação, articulando-se com os outros pontos de atenção à saúde e com serviços de retaguarda; CERTA

    III - estar inserida nas linhas de cuidado por meio de práticas clínicas cuidadoras baseadas nas necessidades do usuário e não da gestão, reduzindo a fragmentação da assistência; ERRADA

    IV - estimular a participação ativa dos profissionais de saúde envolvidos, do usuário, da família e do cuidador.CERTA


ID
2770540
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Como se dá a organização de modalidade de cuidado da atenção domiciliar:

Alternativas
Comentários
  • Modalidade AD1 – Atenção Básica

    Destina-se a pacientes que possuam problemas de saúde controlados/compensados e com dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde; e/ou pacientes que necessitem de cuidados de menor intensidade, incluídos os de recuperação nutricional, de menor frequência de visitas, com menor necessidade de recursos de saúde e dentro da capacidade de atendimento de todos os tipos de equipes que compõem a atenção básica.

    Modalidade AD2 e AD3 – Melhor em Casa (SAD)

    Destina-se, na modalidade AD2, a usuários que possuam problemas de saúde e dificuldade ou impossibilidade física de locomoção até uma unidade de saúde e que necessitem de maior frequência de cuidado, recursos de saúde e acompanhamento contínuo, podendo ser oriundos de diferentes serviços da rede de atenção, com necessidade de frequência e intensidade de cuidados maior que a capacidade da rede básica. A modalidade AD3 destina-se aos usuários semelhantes aos da AD2, mas que façam uso de equipamentos específicos. São pacientes de maior complexidade que dificilmente terão alta dos cuidados domiciliares.

  • A Atenção Domiciliar (AD) é organizada em 3 (três) MODALIDADES:

    I -   tipo 1 (AD1);

    II -  tipo 2 (AD2); 

    III - tipo 3 (AD3).

  • Isso é uma portaria, não faz parte da lei 8080

  • PORTARIA N°825

    Da indicação e das modalidades de Atenção Domiciliar

    Art. 5º A AD é indicada para pessoas que, estando em estabilidade clínica, necessitam de atenção à saúde em situação de restrição ao leito ou ao lar de maneira temporária ou definitiva ou em grau de vulnerabilidade na qual a atenção domiciliar é considerada a oferta mais oportuna para tratamento, paliação, reabilitação e prevenção de agravos, tendo em vista a ampliação de autonomia do usuário, família e cuidador.

    Art. 6º A AD será organizada em três modalidades:

    I - Atenção Domiciliar 1 (AD 1);

    II - Atenção Domiciliar 2 (AD 2); e

    III - Atenção Domiciliar 3 (AD 3).

    § 1º A determinação da modalidade está atrelada às necessidades de cuidado peculiares a cada caso, em relação à periodicidade indicada das visitas, à intensidade do cuidado multiprofissional e ao uso de equipamentos.

    § 2º A divisão em modalidades é importante para a compreensão do perfil de atendimento prevalente, e, consequentemente, para adequado planejamento e gestão dos recursos humanos, materiais necessários, e fluxos intra e intersetoriais.


ID
2770543
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB) é constituído por uma equipe multiprofissional e interdisciplinar composta por categorias de profissionais da saúde, complementar às equipes que atuam na Atenção Básica. Compete especificamente à equipe que compõe o Nasf-AB:

I. realizar ações de prevenção e promoção da saúde.
II. contribuir para a integralidade do cuidado aos usuários do SUS.
III. participar do planejamento conjunto com as equipes que atuam na Atenção Básica.
IV. alimentar e garantir a qualidade do registro das atividades nos sistemas de informação da Atenção Básica.

Alternativas
Comentários
  • Por que a IV está errada?

  • Muito provavelmente porque não é uma atividade de caráter específico da Nasf-AB, ou seja, também compete à equipe da atenção básica.

  • Compete especificamente à Equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf- AB):

    a. Participar do planejamento conjunto com as equipes que atuam na Atenção Básica à que estão vinculadas;
    b. Contribuir para a integralidade do cuidado aos usuários do SUS principalmente por intermédio da ampliação da clínica, auxiliando no aumento da capacidade de análise e de intervenção sobre problemas e necessidades de saúde, tanto em termos clínicos quanto sanitários;
    c. Realizar discussão de casos, atendimento individual, compartilhado, interconsulta, construção conjunta de projetos terapêuticos, educação permanente, intervenções no território e na saúde de grupos populacionais de todos os ciclos de vida, e da coletividade, ações intersetoriais, ações de prevenção e promoção da saúde, discussão do processo de trabalho das equipes dentre outros, no território.

  • Não entendi o porque da IV estar errada...

  • A quarta alternativa esta errada pq cabe ao SISVAN

  • Toda vez q a questao falar de sistemas em relacao a atencao basica , isso e competencia do SISVAN

  • Alimentar e garantir a qualidade do registro das atividades nos SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA é competência do SIAB.

  • Marquei A - Errei a IV- por conta da palavra "especificamente"

  • 4.1 Atribuições Comuns a todos os membros das Equipes que atuam na Atenção Básica:

    XV. Alimentar e garantir a qualidade do registro das atividades nos sistemas de informação da Atenção Básica, conforme normativa vigente;

    Fonte: Portaria 2436/17

  • Eu não entendi nada sobre as explicações, mas eu já tinha certeza q a letra era a correta .
  • Ao Sisvan deverão ser incorporados o acompanhamento nutricional e o de saúde das populações assistidas pelos programas de transferência de renda no sentido de potencializar os esforços desenvolvidos pelas equipes de saúde, qualificando a informação e a atenção nutricional dispensada a essas famílias


ID
2770546
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A definição das categorias profissionais que irão compor o Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NasfAB) é autonomia:

Alternativas
Comentários
  •  

    A composição de cada um dos NASF será definida pelos gestores municipais, seguindo os critérios de prioridade
    identificados a partir dos dados epidemiológicos e das necessidades locais e das equipes de saúde que serão apoiadas.

     

    PORTARIA Nº 2.488, DE 21 DE OUTUBRO DE 2011
    Aprova a Política Nacional de Atenção Básica,
    estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a
    organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde
    da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários
    de Saúde (PACS).

  • QUESTÃO :

    Definir categorias profissionais que irão compor o NÚCLEO AMPLIADO DE SAÚDE DA FAMÍLIA e Atenção Básica (NasfAB) = ATENÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO é AUTONOMIA :

    GESTOR MUNICIPAL .

  • A questão está mal formulada, primeiro que não tem nada haver com a Lei 8080/90 e sim a portaria 2488/11, o gestor escolhe os membros das categorias, mas ele não define quais categorias irão compor o NASF-AB.

  • A PNAB que está em vigor atualmente é a Portaria n° 2436/2017. E a questão é de 2018. na atual portaria diz: "A definição das categorias profissionais é de autonomia do gestor local, devendo ser escolhida de acordo com as necessidades do territórios"


ID
2770549
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

As ações de Vigilância em Saúde estão inseridas nas atribuições:

Alternativas
Comentários
  • c) de todos os profissionais da Atenção Básica.

  • “Art. 200. Ao Sistema Único de Saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei:

    ... II. Executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica, bem como as de saúde do trabalhador; ... (Constituição de 1988)

    sendo assim, todos os profissionais de saúde da atenção básica, deverão executar vigilância em saúde.

  • QUESTÃO :

    Vigiar a Saúde : atribuições :

    De todos os profissionais da Atenção Básica .

    GABARITO : C ) .

  • Artigo 2º da Portaria nº 2.436

    Art. 2º A Atenção Básica é o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada, realizada com equipe multiprofissional e dirigida à população em território definido, sobre as quais as equipes assumem responsabilidade sanitária.

    Faz parte do escopo de atuação de TODOS os profissionais da Atenção Básica

  • c) de todos os profissionais da Atenção Básica.


ID
3003934
Banca
IADES
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em relação aos princípios estabelecidos no Sistema Único de Saúde (SUS), assinale a alternativa que estabelece uma relação coerente entre o princípio e o respectivo conceito.

Alternativas
Comentários
  • [A] O princípio da universalização se refere à necessidade de maior participação no sistema, em que devem ser criados conselhos comunitários que vivem a formular estratégias de controle para a avaliação da execução das políticas de saúde.

    R: Princípio da participação da comunidade

    [B] O princípio da descentralização se refere à necessidade de menor hierarquização do sistema; os serviços devem ser organizados em níveis crescentes de complexidade, planejados com base em dados epidemiológicos, e com definição e conhecimento da população a ser atendida.

    R: Maior hierarquização e não menor

    [C] O princípio da participação popular considera as pessoas como um todo, atendendo a todas as respectivas necessidades. Para isso, é importante a integração de ações, incluindo a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o tratamento e a reabilitação.

    R: Princípio da integralidade

    [D] O princípio da regionalização se refere à necessidade de maior acesso ao sistema, sendo que o acesso às ações e aos serviços deve ser garantido a todas as pessoas, independentemente de sexo, raça, ocupação ou outras características sociais ou pessoais.

    R: Princípio da universalidade

    Correta: E

  • GABARITO: LETRA E

    equidade é um dos outros princípios assegurados pelo sistema em que as ações e serviços devem ser oferecidos aos cidadãos, independente do nível de complexidade que cada caso requeira, independente da região em que o individuo detenha sua residência.


ID
3003937
Banca
IADES
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Quanto aos objetivos e atribuições do Sistema Único Saúde (SUS), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 6º Estão incluídas ainda no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS):

    I - a execução de ações:

    a) de vigilância sanitária;

    b) de vigilância epidemiológica;

    c) de saúde do trabalhador; e

    d) de assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica;

    II - a participação na formulação da política e na execução de ações de saneamento básico;

    III - a ordenação da formação de recursos humanos na área de saúde;

    IV - a vigilância nutricional e a orientação alimentar;

  • A- Formular políticas públicas de recuperação do meio ambiente e monitorar a execução das ações de saneamento básico.

  • Essa questão deveria ser anulada, o SUS nunca formulou políticas públicas para recuperação do meio ambiente, não está na lei, somente a parte da participação na formulação da política e na execução de ações de saneamento básico

  • O SUS não formula as políticas de meio ambiente nem a de saneamento básico. Apenas participa.

  • Eu acho que essa questão deveria ser a alternativa incorreta.

    Nada a ver essa resposta.

  • CAPÍTULO I

    Dos Objetivos e Atribuições

    Art. 6º Estão incluídas ainda no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS):

    I - a execução de ações:

    a) de vigilância sanitária;

    b) de vigilância epidemiológica;

    c) de saúde do trabalhador; e

    d) de assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica;

    II - a participação na formulação da política e na execução de ações de saneamento básico;

    III - a ordenação da formação de recursos humanos na área de saúde;

    IV - a vigilância nutricional e a orientação alimentar;

    V - a colaboração na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho;

  • GABARITO: LETRA A

    CAPÍTULO I

    Dos Objetivos e Atribuições

    Art. 5º São objetivos do Sistema Único de Saúde SUS:

    II - a participação na formulação da política e na execução de ações de saneamento básico;

    LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.

  • é cada uma.

  • Estão incluídas ainda no campo de atuação do SUS:

    I - a) a execução de ações:

    a) de vigilância sanitária

    b) de vigilância epidemiológica

    c) de saúde do trabalhador

    d) de assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica

    II - a participação na formulação da política e na execução de ações de saneamento básico.

  • Questão mal feita, pois o SUS atua apenas participando da formulação da política e na execução de ações de saneamento básico, conforme disposto no art.200,IV da CF/88 e no art. 6, II, da lei 8080.

    Quando a questão coloca "recuperação do meio ambiente" parece algo muito específico, muito voltado para uma área específica de meio ambiente.


ID
3321628
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

De acordo com a Lei nº 8.080, de setembro de 1990, não compete à direção estadual do Sistema Único de Saúde (SUS)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Correção segundo a LOS (8080/90):

    ? prestar apoio técnico, excluindo o financeiro, aos municípios e executar supletivamente ações e serviços de saúde.

    ? Art. 17. À direção estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) compete: III - prestar apoio técnico e financeiro aos Municípios e executar supletivamente ações e serviços de saúde.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Li correndo " não compete" q raiva.


ID
4931437
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Joaquim Gomes - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. A vigilância nutricional está incluída no campo de atuação do SUS.
II. A lei 8.080/90 dispõe apenas sobre as condições para a proteção integral das crianças e dos adolescentes.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

  • LEI 8.080

    Art. 6º Estão incluídas ainda no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS):

    IV - a vigilância nutricional e a orientação alimentar;


ID
4945615
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Rio Largo - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Ao SUS é vetado executar as ações referentes à saúde do trabalhador.

II. As lipoproteínas são importantes transportadoras dos lipídios plasmáticos, principalmente os triglicerídeos e o colesterol. De acordo com a variação das lipoproteínas, pode-se avaliar o risco para doenças cardíacas coronarianas.

III. O SUS deve estabelecer mecanismos de incentivo à participação do setor privado no investimento em ciência e tecnologia.


Marque a alternativa CORRETA

Alternativas
Comentários
  • Lei 8080/1990: Art. 46. o Sistema Único de Saúde (SUS), estabelecerá mecanismos de incentivos à participação do setor privado no investimento em ciência e tecnologia e estimulará a transferência de tecnologia das universidades e institutos de pesquisa aos serviços de saúde nos Estados, Distrito Federal e Municípios, e às empresas nacionais.


ID
4945627
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Rio Largo - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. À direção municipal do SUS compete regular os direitos das pessoas com idade superior a 60 anos.
II. No intestino grosso, ondas peristálticas intermitentes e bem espaçadas movem o material fecal do ceco para o interior do colo ascendente, transverso e descendente.
III. Não compete às equipes da Unidade de Saúde da Família realizar o diagnóstico de saúde do território adscrito.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4945630
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Rio Largo - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. No Brasil, as ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único.
II. A Estratégia Saúde da Família busca prejudicar os processos de trabalho dos profissionais da atenção básica.
III. A exposição de proteínas a pH extremos ou temperaturas elevadas, mesmo por períodos curtos, faz com que a maioria delas apresentem modificações físicas em sua conformação tridimensional e em sua função fisiológica, processo conhecido como desnaturação. Desta forma, a perda da configuração espacial conserva sua função, mantendo inalteradas as funções da proteína.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Temperatura extrwma

ID
4945636
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Rio Largo - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. O alcoolismo não é um hábito que pode causar câncer.
II. A lei nº 8.080/90 impõe medidas para desassistir a saúde.
III. As proteínas são moléculas complexas compostas por aminoácidos, unidos por ligações peptídicas. Essas proteínas são envolvidas na formação e manutenção das células e dos tecidos do corpo e órgãos.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado;

    A lei 8080 impõe medidas para desassistir a saúde? Não!


ID
4945657
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Rio Largo - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. As vitaminas são substâncias orgânicas necessárias em pequenas quantidades para crescimento e manutenção da vida. Segundo sua solubilidade, classificam-se em lipossolúveis (vitaminas do complexo B, ácido fólico e vitamina C) e hidrossolúveis (vitaminas A, D, E, e K).
II. Para impedir que o bolo alimentar passe ao intestino delgado prematuramente, o estômago é dotado de uma poderosa válvula muscular, um esfíncter chamado Piloro (orifício de saída do estômago – óstio pilórico). Pouco antes da válvula pilórica é possível encontrar uma porção denominada antro-pilórica.
III. À direção municipal do SUS é vedado planejar as ações de saúde e gerir os serviços públicos de saúde.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I - Está errado porquê as vitaminas hidrossolúveis são as vitaminas do complexo B, ácido fólico e vitamina C e as lipossolúveis são as vitaminas A, D, E e K e não o contrário como foi colocado na questão;

    II - Está certa;

    III - Está errado porquê não é vedado à direção municipal planejar as ações de saúde e gerir os serviços públicos de saúde. Essa é uma das atribuições da direção municipal.

  • LEI 8.080

    Art. 18. À direção municipal do Sistema de Saúde (SUS) compete:

    I - planejar, organizar, controlar e avaliar as ações e os serviços de saúde e gerir e executar os serviços públicos de saúde;


ID
4945681
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Rio Largo - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Os minerais são compostos químicos inorgânicos necessários em pequenas quantidades para crescimento, conservação e reprodução do ser humano, sendo os mais conhecidos: cálcio, ferro, magnésio, zinco, iodo.
II. O estado nutricional e o consumo alimentar interagem estreitamente de maneira multifatorial e sinérgica com os outros fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis.
III. O acesso universal, igualitário e ordenado às ações e serviços de saúde se inicia pelas portas de entrada do SUS e se completa na rede regionalizada e hierarquizada.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4998277
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Colônia Leopoldina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. Cadastrar as famílias em sua área de abrangência não é dever da equipe da Unidade de Saúde da Família.

II. O consumo de água deve ser estimulado entre as pessoas idosas.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Passível de discussão: na verdade, a responsabilidade em si do cadastramento de famílias dentro da área de abrangência é do agente de saúde, não da Unidade em si. Mas se interpretar do ponto de vista ampliado, pode ser considerada uma alternativa verdadeira sim. Achei que cabe da interpretação de cada um.


ID
4998310
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Colônia Leopoldina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. A lei nº 8.080, de 1990, impõe medidas para prejudicar a saúde no Brasil.
II. À luz da lei nº 8.080/90, a saúde é um direito que assiste apenas ao cidadão com renda superior a 3 salários mínimos.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • As duas afirmativas são falsas.

  • Questão de mãe

  • Nossa, questões absurdamente falsas hahaha... A LOS 8080/90 só vem a somar com a saúde porque promove saúde a todos e todas, independente de qualquer exclusão, dentre elas a financeira.


ID
5086375
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia D`Oeste - RO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

As Comissões Intergestoras do Sistema Único de Saúde são formadas por entidades representativas da União, dos Estados e dos Municipios. A Comissão Intergestora Tripartite (CIT) é composta por:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Representante da União, CONASS e CONASEMS

    CONASS Conselho Nacional de Secretários de Saúde

    CONASEMS Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde 


ID
5166634
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Iporã do Oeste - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:

“Como forma de exercício __________________, devem ser criados canais de participação popular na gestão do Sistema Único de Saúde em todas as esferas”

Alternativas
Comentários
  • controle social pressupõe a efetiva participação da sociedade, não só na fiscalização da aplicação dos recursos públicos como também na formulação e no acompanhamento da implementação de políticas.


ID
5175892
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Anchieta - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

“É a exigência de que, quando um indivíduo busca o atendimento ou quando surge um problema de impacto coletivo sobre a saúde, o serviço correspondente esteja capacitado para enfrentá-lo e resolvê-lo até o nível da sua competência”. Esta afirmação se refere a qual princípio do Sistema Único de Saúde?

Alternativas
Comentários
  • PRINCÍPIOS DO SUS

    Universalidade

    A Saúde é reconhecida como um direito fundamental do ser humano, cabendo ao Estado garantir as condições indispensáveis ao seu pleno exercício e o acesso a atenção e assistência à saúde em todos os níveis de complexidade.

    Eqüidade

    É um princípio de justiça social porque busca diminuir desigualdades. Isto significa tratar desigualmente os desiguais, investindo mais onde a carência é maior.

    Integralidade

    Significa a garantia do fornecimento de um conjunto articulado e contínuo de ações e serviços preventivos, curativos e coletivos, exigidos em cada caso para todos os níveis de complexidade de assistência. Engloba ações de promoção, proteção e recuperação da saúde.

    Descentralização e comando único

    Um único gestor responde por toda a rede assistencial na sua área de abrangência, conduzindo a negociação com os prestadores e assumindo o comando das políticas de saúde.

    Resolutividade

    É a capacidade de dar uma solução aos problemas do usuário do serviço de saúde de forma adequada, no local mais próximo de sua residência ou encaminhando-o aonde suas necessidades possam ser atendidas conforme o nível de complexidade.

    Regionalização e hierarquização

    A regionalização é a aplicação do princípio da territorialidade, com foco na busca de uma lógica sistêmica, evitando a atomização dos sistemas locais de saúde. A hierarquização é expressão desta lógica, buscando entre outros objetivos, a economia de escala.

    Participação popular

    Como forma de garantir a efetividade das políticas públicas de saúde e como via de exercício do controle social, é preciso criar canais de participação popular na gestão do SUS, em todas as esferas, municipal, estadual e federal.

    Brasil.  Lei 8080 de 19 de setembro de 1990


ID
5180866
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Iporã do Oeste - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em relação aos Distritos Sanitários (DS), analise as informações a seguir e atribua Verdadeiro (V) ou Falso (F):


( ) - O DS pode ser compreendido como estratégia de construção do Sistema Único de Saúde no Estado;

( ) - O processo de sua construção/implantação deve ser visto como um processo social;

( ) - São elementos substantivos que devem ser trabalhados no seu processo de construção: território, problemas, práticas sanitárias e processo de trabalho;

( ) - O gasto excessivo com transporte de doentes pode ser categorizado como problema terminal para sua aplicação.


Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta:

Alternativas

ID
5184508
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Barra Bonita - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

“Conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade de assistência”. Esta afirmação se refere a qual princípio do Sistema Único de Saúde?

Alternativas

ID
5186302
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Bom Jesus do Sul - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Acerca das atribuições do SUS previstas constitucionalmente, analise as assertivas a seguir.


I – É atribuição do SUS controlar e fiscalizar procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde.

II - É atribuição do SUS executar as ações de vigilância sanitária e epidemiológica.

III – É atribuição do SUS a defesa e a valorização do patrimônio cultural brasileiro.


Com base nisso, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
5186305
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Bom Jesus do Sul - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

De acordo com o site uol.com.br, a cidade de Boa vista em Roraima editou uma lei que “limita o atendimento de estrangeiros na rede pública de saúde”. Ainda, de acordo com a reportagem, a legislação estabelece
“o limite máximo de 50% dos serviços públicos de saúde disponibilizados a estrangeiros”.
(https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2020/02/16/ lei-saude-venezuelanos-justica.htm)

Com base nisso, ante os princípios e diretrizes do SUS estabelecidos na lei 8080/1990, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A referida lei contraria o princípio da universalidade de acesso aos serviços de saúde.

  • "Os serviços públicos de saúde são gratuitos no Brasil, e mesmo o estrangeiro, caso apresente algum problema, pode procurar atendimento na rede de atenção às urgências do Sistema Único de Saúde, mais conhecido como SUS. Mas em que situações?

    A saúde é um direito de todo o cidadão, e um dos princípios do SUS. Por isso, na teoria, estando em território nacional, independente se você é estudante, turista ou refugiado, terá acesso ao sistema. Contudo, ainda hoje não há clareza sobre a oferta de tratamentos no SUS para estrangeiros.

    Direito A Acesso Ao Sus Para Estrangeiros

    Conforme prevê o Estatuto do Estrangeiro promulgado pela Lei nº 6.815, de 19 de agosto de 1980, o estrangeiro residente no Brasil tem os mesmos direitos reconhecidos aos brasileiros nos termos da Constituição e das leis.

    Questões similares foram determinadas pelo Decreto nº. 18.956/29 que oficializou as convenções de Direito Internacional aprovadas pela Sexta Conferência Internacional Americana da qual o Brasil fez parte. Em seu artigo n° 5 fica clara a concessão de garantias individuais a estrangeiros domiciliados ou de passagem enquanto esses estiverem em território nacional.

    A Constituição Federal Brasileira criou o Sistema Único de Saúde para fazer cumprir o dever do Estado de ofertar a toda a população acesso à saúde, já que esse é tido como um direito social.

    O SUS logo tornou-se um dos mais ambiciosos programas sociais do mundo, justamente pelo seu princípio de universalidade."

    Fonte: Smallworldfs


ID
5206375
Banca
Aprender - SC
Órgão
Prefeitura de Tangará - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Modelo de atenção que prevaleceu no Brasil e desenvolveu-se a partir das iniciativas desencadeadas com a intervenção do Estado sobre as condições de vida e saúde da população, em uma lógica extremamente diferente da procura individual por cuidados médicos, buscando atender às necessidades de saúde da população a partir de campanhas), adoção de programas especiais e ações de vigilância :

Alternativas
Comentários
  • Modelo Sanitarista: se baseia em campanhas de saúde, programas especiais e vigilência, como exemplo: campanhas de vacinação, controle de epidemias, erradicações de endemias. Remete à ideia de saúde centrada no biomédico, incorporando ações de vigilância sanitária e epiedemiológica.

    Modelo Médico Assistencial: centrado na demanda espontânea, baseado em serviços e ações especializados e na clínica. O objetivo é a doença e o seu agente, complementado pelos médicos, as tecnologias e as formas de organização dos serviços (redes) de saúde, destacando os hospitais. Fortalecido através do INAMPS.


ID
5241877
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Guaraciaba - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Historicamente, quem tinha direito à saúde no Brasil eram apenas os trabalhadores segurados do INPS e, depois, do INAMPS. Por meio de qual princípio, a implantação do Sistema Único de Saúde mudou este cenário?

Alternativas
Comentários
  • O princípio da UNIVERSALIDADE considera a saúde como um “direito de todos e dever do Estado” se colocando como um direito fundamental de todo e qualquer cidadão.

    Lei 8080 de 1990 - Lei orgânica da saúde

  • Resposta: universalidade.

    Saúde para todos os contribuintes do SUS, ou seja, todo cidadão brasileiro, sem distinções.


ID
5271706
Banca
AMAUC
Órgão
Prefeitura de Ipumirim - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Criada para regular em todo o território nacional as ações e serviços de saúde, executados isolada ou conjuntamente, em caráter permanente, eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito público ou privado, a Lei 8.080 de 19 de setembro de 1990, dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes. Assinale a alternativa que não corresponde aos princípios e diretrizes desta Lei:

Alternativas

ID
5288215
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Com base na Lei nº 8.080/1990 - SUS, são princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS):


I. Igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie.

II. Integração em nível executivo das ações de saúde, meio ambiente e saneamento básico.

III. Organização dos serviços públicos de modo a evitar duplicidade de meios para fins idênticos.


Estão CORRETOS:

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra D


ID
5288233
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Considerando-se a Atenção Básica, analisar a sentença abaixo:


É proibida qualquer exclusão baseada em idade, gênero, etnia, crença, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero, estado de saúde, condição socioeconômica, escolaridade, limitação física, intelectual, funcional e outras (1ª parte). A Atenção Básica será ofertada integralmente e gratuitamente a todas as pessoas, de acordo com suas necessidades e demandas do território, considerando os determinantes e condicionantes de saúde (2ª parte).


A sentença está:

Alternativas

ID
5391229
Banca
EDUCA
Órgão
Prefeitura de Patos - PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Com base no Art. 5º da Lei 8.080/1990, que trata dos objetivos do Sistema Único de Saúde SUS, analise os itens abaixo e enumere a SEGUNDA COLUNA de acordo com a PRIMEIRA COLUNA.
( 1 ) Saúde do Trabalhador.
( 2 ) Vigilância Sanitária.
( 3 ) Vigilância Epidemiológica.

( ) Um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.
( ) Um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.
( ) Um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.

A sequência CORRETA que completa a segunda coluna é:

Alternativas
Comentários
  • vigilancia santinária - relacionada com a eliminação, diminuição e prevenção de risco à saúde

    vigilancia epidemiológica - relacionada com os fatores determinantes e condicionantes da saúde, além de prevenir e controlar doenças ou agravos.

    saúde do trabalhador - promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, visando a recuperação e reabilitação da saúde do trabalhador

    a fundamentação da lei 8080/90 (LOS), no artigo 6°, parágrafos 1°, 2° e 3°.


ID
5391232
Banca
EDUCA
Órgão
Prefeitura de Patos - PB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

De acordo com o Art. 18, da Lei 8.080/1990, à direção municipal do Sistema de Saúde compete, entre outros.
Assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Lei 8080/1990: Art. 17. À direção estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) compete:

    II - acompanhar, controlar e avaliar as redes hierarquizadas do Sistema Único de Saúde (SUS);

  • Termos que indicam a competência dos Municípios em relação ao SUS

    Planejar, participar do planejar, executar, participar da execução, dar execução, formar consórcios, colaborar com União e Estado, normatizar complementarmente no seu âmbito de atuação

    Termos que indicam a competência dos Estados

    Coordenar, complementar, suplementar, colaborar com a União, descentralizar para os Municípios, apoio técnico para os municípios, participar da formulação, acompanhar redes hierarquizadas, participar do controle

    Termos que indicam a direção nacional do SUS

    A direção nacional, que está no nível acima dos estados e dos municípios, vai dá o ponta pé inicial. Logo, ela vai formular politicas, definir sistemas, participar da definição, estabelecer normas e critérios, formular e elaborar normas, normatizar o sistema nacional de sangue, elaborar planejmento estratégico nacional, onde aparecer tudo junto os termos "estadual e municipal" ou "Estado, DF e Município" é pq se trata do ambito nacional. Se aparecer só "municipio", é pq é ambito estadual


ID
5466778
Banca
IBGP
Órgão
Prefeitura de Dores do Indaiá - MG
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Estão incluídas no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS), EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • hahaha

  • Gabarito: letra D

    O SUS pode trabalhar em consonância com ONGs e entidades privadas, porém irá financiar o que é de acordo com a ação e serviço de saúde previsto para aquela associação. Ou seja, não haverá a possibilidade de arrecadação para doação de dinheiro a essas Organizações Não Governamentais (como o próprio nome já diz).

    O SUS visa manter transparência e integralidade sob seus gastos e estes são feitos irredutivelmente no valor estipulado e nada mais.

    O restante das alternativas estão corretas. O SUS irá agir nas vigilâncias nutricional, epidemiológica e sanitária, orientação nutricional e fiscalização de alimentos, medicamentos e tudo relacionado a saúde e que venha entrar em contato com seus usuários.