- ID
- 81973
- Banca
- FCC
- Órgão
- TRE-AM
- Ano
- 2010
- Provas
- Disciplina
- Odontologia
- Assuntos
No planejamento de uma prótese adesiva indireta, a presença de algumas condições contra-indica este tratamento, como
No planejamento de uma prótese adesiva indireta, a presença de algumas condições contra-indica este tratamento, como
Acerca de procedimentos clínicos integrados em diversas disciplinas
odontológicas, julgue o item a seguir.
O planejamento de prótese fixa não deve ser realizado em função das características periodontais dos dentes pilares.
Acerca da terapêutica restauradora da cárie dental, julgue os itens
subsecutivos.
Quando realizadas em dentes com coroas clínicas parcial ou totalmente destruídas, as cavidades protéticas não deixam de ser também terapêuticas, pois reconstroem o dente e funcionam como retentores ou apoio das próteses.
Em preparos de condutos para pino, uma quantidade de guta-percha deve ficar no ápice da raiz para evitar infiltrações, deve ser considerada uma quantidade mínima de:
Em relação às técnicas de confecção de próteses fixas temporárias, podemos considerar como vantagens da técnica direta:
I – Tempo de ajuste clínico muito reduzido.
II – São de fácil confecção.
III – São elaboradas em um tempo clínico relativamente rápido.
É correto afirmar que :
O sistema de In- Ceram Spinell quando da confecção da infra- estrutura, utiliza o óxido de magnésio, que apresenta muitas propriedades ópticas, porém está contra indicada em :
Qual o principal parâmetro clínico a ser considerado na avaliação do espaço protético?
O biselamento das cúspides funcionais é parte integrante da redução oclusal, obtendo durabilidade estrutural à restauração. Caso não sejam executadas, podemos ter complicações, tais como:
I. Pode ocorrer perfuração da coroa fundida.
II. Criação de sobrecontorno e problemas de oclusão.
III. Destruição desnecessária da estrutura dental, para obtenção do espaço ideal.
Podemos afirmar que :
Quanto aos princípios do preparo dos dentes, podemos considerar:
I. A característica essencial da retenção é a presença de duas superfícies horizontais opostas.
II. Eixo de inserção é uma linha imaginária ao longo da qual a restauração será colocada no preparo ou dela retirada.
III. Retenção e resistência são qualidades que não se relacionam, atuam de forma independente.
Podemos afirmar que :
Os dentes de resina acrílica apresentam vantagens em relação aos de porcelana, podemos considerar como principal vantagem:
Em restaurações metalocerâmicas, para se obterem a resistência e a rigidez adequadas, uma infraestrutura metálica nobre deve ter espessura mínima de:
Qual das alternativas abaixo representa uma desvantagem de prótese fixa cimentada sobre implante em relação às próteses fixas parafusadas?
Sobre as próteses fixas parafusadas, é correto afirmar que
Em relação às determinantes da morfologia oclusal, de grande importância durante a confecção de uma prótese parcial fixa para substituição de dentes posteriores, analise as afirmativas abaixo.
I. Quanto maior (mais longo) o movimento de translação lateral do paciente, menores são as cúspides posteriores.
II. O momento do movimento de translação lateral depende da parede medial adjacente ao côndilo orbitante.
III. Quanto mais inferior (para baixo) o movimento de translação lateral do côndilo de rotação, mais baixas são as cúspides posteriores, e mais rasas as fóssulas.
Estão corretas as afirmativas
As regiões posteriores da boca, muitas vezes, necessitam da reposição de apenas um dente. Segundo Misch, em quase 80% das vezes, os dentes adjacentes são hígidos ou possuem pequenas restaurações. A escolha mais comum de tratamento para restaurar esta perda unitária posterior é a confecção de uma Prótese Parcial Fixa (PPF) de três elementos. Outra opção de tratamento seria a reposição do elemento perdido por um implante unitário. Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo.
A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) O tempo de vida médio estimado de uma PPF é de 90% de sobrevida em 10 anos.
( ) A cárie nos pilares é a causa mais comum de falha de uma PPF.
( ) 85% dos pilares de uma PPF precisam de tratamento endodôntico.
( ) A taxa de sucesso dos implantes unitários é maior do que 97% em 10 anos.
( ) A reposição com implantes leva a um menor risco de cárie, tratamentos endodônticos e problemas periodontais nos dentes adjacentes.
( ) Mesmo quando os dentes adjacentes à ausência dentária precisam de coroas totais, o implante é o tratamento escolhido, porque as coroas unitárias em dentes vizinhos a um implante têm complicações menores e maior longevidade, se comparadas a uma PPF de três elementos.
No preparo da bandeja clínica para a realização de um procedimento de cimentação provisória de uma prótese parcial fixa, deverá fazer parte do jogo de instrumental para exame clínico a espátula
Paciente adulto, 35 anos, compareceu ao consultório odontológico queixando-se de fratura de restauração antiga de amálgama na face oclusal do elemento 46. Durante a consulta, o paciente manifestou intenção de trocar a restauração de amálgama por uma restauração de resina composta. Para a troca da restauração, considerando-se o desgaste inerente às resinas compostas, o cirurgião dentista deverá estar atento para o fato de que:
Para resolução adequada de alguns casos clínicos é necessário, muitas vezes, a integração de conhecimentos de várias áreas da odontologia. Durante a realização de restaurações ou confecção de coroas protéticas, pode ser necessário a realização de cirurgias para o aumento de coroa clínica. Em relação aos procedimentos que podem ser utilizados para conseguir esse aumento, marque a alternativa correta.
Os núcleos intrarradiculares estão indicados em dentes nos quais a coroa clínica apresenta-se com grande destruição e que necessitam de reabilitação protética. O comprimento ideal de um pino intrarradicular que garanta retenção adequada ao núcleo deve ser de:
As facetas de porcelana substituem a porção visível do esmalte por uma cerâmica, que é aderida à superfície dental, oferecendo propriedades ópticas, mecânicas e biológicas que possuem estreita semelhança com as características do esmalte dental. As indicações dessa técnica restauradora incluem os dentes:
Sobre os preparos para coroas totais livres de metal (materiais cerâmicos), é correto afirmar que:
No processo de inclusão tradicional para fundição de ligas metálicas odontológicas destinadas à confecção de próteses metálicas extensas, a posição correta da barra reservatória (câmara de compensação) é:
O aparelho protético que transmite as forças mastigatórias para o tecido ósseo de suporte através da fibromucosa é a
O aparelho que registra a relação maxilomandibular e auxilia no estudo, planejamento e execução dos vários tipos de prótese é
O componente da prótese parcial fixa que une o pôntico ao retentor e que pode ser rígido ou semirrígido denomina-se
Os componentes de uma prótese fixa são:
Para um correto preparo para prótese fixa, a divergência ideal entre suas paredes internas é de
Em uma prótese fixa, deve-se ter uma espessura de metal necessária para resistir às forças oclusais. O biselamento da cúspide funcional é parte integrante do processo de redução oclusal. Assinale a alternativa correta que apresenta tais cúspides funcionais.
A Curva de Wilson existe para prevenir as interferências nos movimentos
Uma adequada prótese provisória fixa deve preencher os seguintes requisitos, EXCETO
Existe uma relação entre conicidade e retenção no preparo para receber coroas totais. Assinale a alternativa que apresenta corretamente esta relação.
Em um molar superior tratado endodonticamente, pode-se utilizar seus condutos radiculares para a instalação de núcleo com pino para reconstrução protética. Qual conduto radicular é o mais utilizado para esta finalidade?
Paciente com 49 anos de idade, sexo feminino, tem indicação para a remoção do núcleo metálico fundido do dente 23. Para a utilização do ultrassom como auxiliar na remoção deste núcleo intrarradicular,
De forma geral, as coroas metalo-cerâmicas apresentam vantagens em relação às coroas feitas totalmente em cerâmica. A vantagem que as coroas feitas em cerâmica apresentam em relação às metalo-cerâmicas é
Para a realização de restaurações ou próteses indiretas, são utilizados procedimentos de moldagem. Se os moldes obtidos não forem submetidos à desinfecção, pode ocorrer contaminação cruzada entre a equipe do consultório, o paciente e a equipe do laboratório. Vários métodos e desinfetantes são indicados para realizar a desinfecção dos moldes. Compostos clorados NÃO são bem indicados para a desinfecção de
Qual a espessura mínima das paredes dentinárias após o preparo, para não comprometerem a resistência do núcleo, em dentes tratados endodonticamente?
Entre outros fatores, o preparo de um dente depende
Entre outros quesitos para a composição estética de uma reabilitação protética de dentes superiores, devemos levar em consideração
O preparo para metalocerâmica em dentes anteriores, mais do que para os dentes posteriores, tem na estética um requisito fundamental.
A conformação cervical mais adequada em vestibular é
Para um núcleo associado a um pino pré- fabricado é fundamental que exista um mínimo de remanescente dental cervical de
Os núcleos dispensam a utilização de pinos intracoronários quando há, pelo menos,
A espessura do metal em uma infraestrutura de metalocerâmica é fator fundamental para a resistência e estética da restauração. Nesse sentido, a menor espessura favorece a estética, porém não deve ser tal que comprometa a resistência. A espessura mínima para ligas com alto conteúdo de ouro e níquel-cromo é, respectivamente,
As necessidades de rigidez estrutural em restaurações múltiplas seguem os princípios de vigas usados em engenharia. Assinale a característica correta.
Os determinantes horizontais da morfologia oclusal influenciam a direção das cristas e sulcos nas superfícies oclusais da seguinte forma:
Nos casos de perdas dentárias estéticas, conservar as margens gengivais festonadas cria a ilusão de que a restauração emerge como se suportada pela raiz. Na confecção de pôntico convexo (pôntico oval), qual a profundidade que o pôntico deve ser inserido dentro do tecido para se obter este resultado estético?
Para um preparo de coroa total de porcelana em um dente posterior, qual a redução oclusal mínima necessária para se obter uma aparência natural?
A luz natural possui comprimentos de onda mais adequados para facilitar a seleção da cor bem sucedida na confecção de uma coroa estética. Qual a faixa de horário recomendada para a tomada da cor no paciente?
A eletrodeposição, também chamada galvanização, é uma técnica utilizada na confecção de coroas, inlays e onlays, próteses parciais fixas, próteses sobre implantes e bases para próteses parciais removíveis. A definição que melhor explica a eletrodeposição é
Assinale a afirmativa INCORRETA sobre as restaurações provisórias (RP).
Uma reabilitação bucal que começou com planejamento, preparos, moldagem, confecção dos modelos, enceramento, fundição, aplicação da cerâmica e ajustes, finaliza com a cimentação. Qual é a variação de imprecisão aceitável em uma cimentação final?
Em relação à etapa de moldagem para a confecção de próteses fixas, é correto afirmar que
Nos casos de grande destruição coronária, nos
quais o remanescente coronário não é suficiente para
prover resistência estrutural ao material de
preenchimento, indica-se o uso de núcleos metálicos
fundidos.
Dos itens abaixo, marque o correto em relação
ao comprimento do pino (parte intraradicular).
Durante o delicado procedimento de seleção de cor para a confecção de prótese dental, qual das opções abaixo pode interferir na fidelidade do resultado?
O preparo de um dente com finalidade protética deve seguir princípios mecânicos fundamentais. Das alternativas abaixo, assinale a correta.
Quando se faz referência a dentes tratados endodonticamente, uma questão que deve ser observada é o fortalecimento do elemento dentário com o pino intrarradicular.
Quanto ao retentor intrarradicular, é correto afirmar:
A classificação de Kennedy distribui os casos de desdentados parciais em quatro grupos fundamentais e toma por base o relacionamento do espaço protético com os dentes remanescentes de acordo com a
Atenção: Para responder à questão, considere o quadro apresentado por G. Vest, em 1960, ordenando os dentes segundo a resistência de cada um. Para compor a tabela VEST tomou como elemento de comparação o incisivo central inferior, ao qual atribuiu o valor 1, por ser considerado o dente de menor resistência. Em decorrência, considerou os incisivos laterais inferiores duas vezes mais resistentes, os incisivos laterais superiores três vezes, os incisivos centrais superiores, pré-molares e terceiros molares quatro vezes, os caninos cinco vezes e os primeiros e segundos molares seis vezes mais resistentes, conforme está expresso no Quadro 1.
Quadro 1 − Valor da resistência dos dentes superiores e inferiores
Dente Superior Inferior
Incisivo central 4 1
Incisivo lateral 3 2
Canino 5 5
1° Pré-molar 4 4
2° Pré-molar 4 4
1° Molar 6 6
2° Molar 6 6
3° Molar 4 4
Nota: De acordo com o proposto por VEST, há indicação de uma prótese dental fixa
somente quando a resultante da soma dos valores da resistência dos dentes
pilares (R) for maior que a soma dos valores da força dos pônticos (F).
O valor da resultante de forças para uma prótese dental parcial fixa com os 4 incisivos superiores como pônticos e os caninos como pilares é
Atenção: Para responder à questão, considere o quadro apresentado por G. Vest, em 1960, ordenando os dentes segundo a resistência de cada um. Para compor a tabela VEST tomou como elemento de comparação o incisivo central inferior, ao qual atribuiu o valor 1, por ser considerado o dente de menor resistência. Em decorrência, considerou os incisivos laterais inferiores duas vezes mais resistentes, os incisivos laterais superiores três vezes, os incisivos centrais superiores, pré-molares e terceiros molares quatro vezes, os caninos cinco vezes e os primeiros e segundos molares seis vezes mais resistentes, conforme está expresso no Quadro 1.
Quadro 1 − Valor da resistência dos dentes superiores e inferiores
Dente Superior Inferior
Incisivo central 4 1
Incisivo lateral 3 2
Canino 5 5
1° Pré-molar 4 4
2° Pré-molar 4 4
1° Molar 6 6
2° Molar 6 6
3° Molar 4 4
Nota: De acordo com o proposto por VEST, há indicação de uma prótese dental fixa
somente quando a resultante da soma dos valores da resistência dos dentes
pilares (R) for maior que a soma dos valores da força dos pônticos (F).
O valor da resultante se acrescentarmos os primeiros pré-molares superiores esquerdo e direito como pilares dessa prótese dental parcial fixa é
Um bom cimento adesivo não é suficiente para fixar, apenas por adesão, uma prótese dental parcial fixa. Para este fim deve-se
considerar como fatores complementares para melhor fixação:
I. Quanto maior a área do preparo, maior será a retenção.
II. As movimentações da prótese no sentido vestíbulo lingual não serão controláveis caso não se tenha seguido os princípios
do polígono de Roy.
III. A angulação das paredes do preparo deve ser maior do que 6°.
IV. Os preparos não devem invadir o espaço biológico nem destruir as papilas gengivais.
V. A saúde do tecido gengival está diretamente relacionada com o término do preparo e a ocorrência de acúmulo do biofilme
nessa região.
Está correto o que consta APENAS em
Nos procedimentos envolvendo próteses em dentes tratados endodonticamente,
A razão primária da opção pelo uso de um pino é obter a retenção do núcleo que substitui a estrutura dentária coronal perdida. Por essa razão,
O planejamento correto da prótese fixa que atenda as necessidades do paciente determina o sucesso do trabalho. Considere:
I. Durante a anamnese, que se divide em exame clínico e exame físico, deve-se observar se há acúmulo de saliva e/ou
queilite angular que pode indicar perda da dimensão vertical.
II. A perda da estrutura do rebordo alveolar na região anterior poderá ser contornada pela realização de enxerto ósseo nas
partes afetadas ou alternativas não invasivas.
III. Durante o preparo e moldagem dos dentes anteriores, injúrias que possam causar recessão gengival são especialmente
danosas para pacientes com linha do sorriso alta.
IV. O sobrecontorno das superfícies axiais dos dentes de uma prótese fixa, em geral são ocasionados pelo desgaste
insuficiente do dente pilar.
V. Próteses confeccionadas em posição de máxima intercuspidação devem ser avaliadas em relação cêntrica para
possibilitar a localização e eliminação de contatos prematuros preexistentes.
Está correto o que consta APENAS em
Com relação às próteses dentais fixas,
Com relação às próteses dentais fixas, é INCORRETO afirmar que
Sobre a realização do bisel na cúspide funcional,
A opção pela prótese adesiva requer considerar que
Dentre os procedimentos e condições relacionadas com a recuperação funcional possibilitada por próteses dentais considere:
I. Interferências oclusais podem passar despercebidas durante o ajuste e cimentação das próteses fixas. Muitos pacientes
apresentam contatos nos movimentos de protrusão ou lateralidade que não foram identificados durante a sessão de
cimentação. A consulta de controle posterior possibilita identificar, avaliar e, se necessário, corrigir essas imperfeições.
II. As restaurações indiretas não estão indicadas nos casos de cavidades que apresentem uma largura maior do que 1/3 da
distância entre as cúspides.
III. O degrau oclusal tem como função criar espaço para o metal, para reforçar a margem oclusal da cúspide funcional,
devendo seu formato ser arredondado e feito nas faces vestibular e lingual.
IV. Uma das vantagens da restauração onlay é a redução da pressão hidráulica durante a cimentação.
V. As próteses de uso temporário podem ser diretas ou indiretas, confeccionadas para a utilização durante o período
compreendido entre o preparo coronário e a cimentação da prótese final e devem atender os princípios biológicos,
mecânicos e estéticos.
Está correto o que consta em
Em prótese fixa a moldagem deve permitir a obtenção de um modelo que seja o mais fiel possível a fim de se obter o máximo de precisão para a execução do procedimento desejado. Para esta finalidade,
Com relação às próteses fixas metalocerâmicas,
No processo de construção e instalação de próteses dentais fixas,
Procedimentos de seleção de cor e ajuste funcional e estético ao realizar cimentação provisória e definitiva de próteses dentais requerem a consideração de vários detalhes anatômicos e da peça protética. É INCORRETO afirmar:
A utilização de materiais resilientes para reembasamento de próteses totais tem como objetivos minimizar os efeitos que o envelhecimento produz nos tecidos da boca, aliviando a pressão sobre a mucosa, reduzindo o impacto oclusal, aumentando a estabilidade e retenção, entre outras indicações. Porém, entre outros fatores, esses materiais apresentam um curto período de vida útil devido, à problemas de
Uma oclusão dentária equilibrada consiste na coincidência da relação cêntrica com a máxima intercuspidação habitual e na presença de movimentos excursivos funcionais livres de interferências tanto nos movimentos de lateralidade quanto no de protrusão da mandíbula. Por esta razão,
Nas cimentações provisórias e definitivas em prótese dentária e dentística é INCORRETO afirmar:
Segundo Baratieri (2001), assinale a opção correta em relação ao tratamento de dentes tratados endodonticamente com a utilização de pinos.
Segundo Mezzomo et al. (2007), em relação aos pinos-núcleos metálicos fundidos, é correto afirmar que:
Segundo Mezzomo et al. (2006), uma das vantagens das próteses fixas temporárias confeccionadas pela técnica direta é apresentar
Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
Para que haja sucesso e longevidade nas restaurações feitas com uso de retentores intrarradiculares, como os
pinos de fibra de vidro, deve-se respeitar características como manutenção de, no mínimo, ___________________
de material obturador endodôntico e ___________________ estrutura coronária.
O pino intrarradicular é um material restaurador aderido ou cimentado na raiz de um dente estruturalmente comprometido, e tem a função de reter o núcleo de preenchimento e, consequentemente, a coroa dental. Com relação aos pinos intrarradiculares, marque a alternativa INCORRETA:
Assinale a alternativa correta. Uma restauração com ligeiro sobrecontorno localizado subgengivalmente
A extensão dos preparos cavitários exerce influência na resistência da estrutura dentária remanescente. A respeito desta resistência, segundo Mondelli, podemos afirmar que uma coroa intacta de um pré-molar superior pode resistir a uma compressão concentrada de carregamento de:
Os elastômeros são materiais de moldagem caracterizados como polímeros utilizados em temperatura acima da sua temperatura de transição vítrea. Existem essencialmente três tipos de elastômeros: polissulfetos, poliéteres e silicones. Sobre os polissulfetos, podemos afirmar que possuem as seguintes propriedades, segundo Conceição:
Para compreender e tirar melhor proveito das interações adesivas é fundamental assimilar alguns conceitos básicos. Assinale a alternativa correta, segundo Baratieri:
Segundo Busato, no preparo da superfície interna de restaurações indiretas, quais tipos de restaurações indiretas não utilizam como primer o silano:
Segundo Busato para a proteção do complexo dentino-pulpar em casos de cimentação ou restauração adesiva em dentes com cavidade profunda, a primeira opção para a proteção seria:
Segundo Mezzomo, os pinos pré-fabricados de fibra e de cerâmica possuem como indicação principal para cimentação:
O espaço biológico, região da união dento-gengival, que deve ser preservado em qualquer tratamento restaurador, compreende:
O perfil de emergência durante o tratamento restaurador deve ser utilizado:
Qual a denominação de coroa que consiste em um casquete metálico cimentado sobre o dente para corrigir a inclinação dentária:
Segundo Mezzomo, constituem vantagens das próteses fixas temporárias obtidas por meio da técnica direta, exceto:
Concernente ao comportamento mecânico das diferentes restaurações, é correto afirmar que: