A desinfecção é definida como um processo físico ou químico que elimina a maioria dos microorganismos patogênicos de objetos inanimados e superfícies, com exceção de esporos bacterianos. Este processo deve definir a potência de desinfecção, de acordo com o artigo a ser tratado. Block, 2001 classifica a desinfecção como sendo de baixo, médio e alto nível (v. glossário).
Hipoclorito de sódio 1% Imersão, durante 30 minutos. Superfícies com matéria orgânica, aplicar por 2 a 5 minutos e proceder à limpeza. Médio Bactericida, fungicida, viruscida e esporicida. Ação rápida, indicado para superfícies e artigos não metálicos e materiais termossensíveis. Instável, corrosivo, inativado na presença de matéria orgânica.
Ácido Peracético 0,001 a 0,2% Imersão, durante 10 minutos. Alto Bactericida, fungicida, viruscida e esporicida. Não forma resíduos tó- xicos, efetivo na presença de matéria orgânica, rápida ação em baixa temperatura. Instável quando diluído. Corrosivo para alguns tipos de metais, ação que pode ser reduzida pela modificação do pH.