SóProvas



Questões de NBR 12693 - Sistemas de Proteção por Extintores de Incêndio


ID
1147084
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo a NBR 12693/1993 – Sistema de proteção por extintores de incêndio, a natureza do fogo, em função do material combustível, está compreendida em quatro classes. Assinale a alternativa correta, que corresponde à classe de fogo ao material combustível correspondente.

Alternativas
Comentários
  • Texto da norma:

    4.1 Classificação

    4.1.1 Dos fogos

    A natureza do fogo, em função do material combustível,

    está compreendida numa das quatro classes:

    a) fogo classe A: fogo envolvendo materiais combustíveis sólidos, tais como madeiras, tecidos, papéis, borrachas, plásticos termoestáveis e outras fibras orgânicas, que queimam em superfície e profundidade, deixando resíduos;

    b) fogo classe B: fogo envolvendo líquidos e/ou gases inflamáveis ou combustíveis, plásticos e graxas que se liquefazem por ação do calor e queimam somente em superfície;

    c) fogo classe C: fogo envolvendo equipamentos e instalações elétricas energizados;

    d) fogo classe D: fogo em metais combustíveis, tais como magnésio, titânio, zircônio, sódio, potássio e lítio.


ID
1147090
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo a NBR 12693/1993 – Sistema de proteção por extintores de incêndio, o sistema de proteção contra incêndio por extintores, portáteis e/ou sobre rodas, deve ser projetado considerando-se: a classe de risco a ser protegida e a respectiva área de proteção, a natureza do fogo a ser extinto, o agente extintor a ser utilizado, a capacidade extintora do extintor e a distância máxima a ser percorrida. Considerando a seleção do agente extintor, segundo a classificação do fogo, como adequado, não recomendado e proibido, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Fogo Classe A
    Agentes extintores ADEQUADOS: Água, espumas, pó A/B/C e hidrocarbonetos halogenados;
    Agentes extintores NÃO RECOMENDADOS: Gás carbônico e pó B/C;
    Agentes extintores PROIBIDOS: Nenhum.

    Fogo Classe B
    Agentes extintores ADEQUADOS: Todos, exceto água;
    Agentes extintores PROIBIDOS: Água.

    Fogo Classe C

    Agentes extintores ADEQUADOS: Gás carbônico, pós (B/C e A/B/C) e hidrocarbonetos halogenados;

    Agentes extintores PROIBIDOS: Água e espumas.


    Fogo Classe D: Deve ser verificada a compatibilidade entre o metal combustível e o agente extintor.


  • https://www.apsei.org.pt/media/temas/TabelaExtintores2.png

  • para classe B - pode usar o gás carbônico, mas não é o mais recomendado.

  • Já vi em algumas questões que o CO2 pode ser utilizado em incêndios tipo A (em seu início)


ID
1363687
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A NBR 12693:2013 (Sistemas de proteção por extintor de incêndio) apresenta a definição de termos relacionados a essa área de atuação.

O termo definido com propriedade é o seguinte:

Alternativas
Comentários
  • Informações da ABNT NBR 12693:2010. Questão passível de anulação, pois a nova NBR 12693:2013, as informações não estão descrita expressamente.

    3.1 Capacidade extintora Medida do poder de extinção de fogo de um extintor, obtida em ensaio prático normalizado.

    3.3 Carga de incêndio específica Valor da carga de incêndio dividido pela área de piso do espaço considerado, expresso em megajoules por metro quadrado (Mj/m2).

    3.5 Classe B - Fogo em combustíveis sólidos que liquefazem por ação do calor, como graxas, substâncias líquidas que evaporam e gases inflamáveis, que queimam somente em superfície, podendo ou não deixar resíduos.

    3.8 Extintor portátil - Extintor de incêndio que pode ser transportado manualmente, sendo que sua massa total não pode ultrapassar 20kg.

    3.12 Risco alto - Edificações e áreas de risco com carga de incêndio específica acima de 1200 MJ/m2 e líquidos combustíveis com volume maior que 18L


  • GABARITO: LETRA A

    Segundo ABNT NBR 12693/2013

     

     

    LETRA A - correta

    Classe B: fogos em combustíveis sólidos que se liquefazem por ação do calor, tais como graxas, substâncias líquidas que evaporam e gases inflamáveis, que queimam somente em superfície, podendo ou não deixar resíduos.

    3.5 Classe B - Fogo em combustíveis sólidos que liquefazem por ação do calor, como graxas, substâncias líquidas que evaporam e gases inflamáveis, que queimam somente em superfície, podendo ou não deixar resíduos.

     

    LETRA B - errada

    Capacidade extintora: a medida do poder de extinção de fogo, utilizando-se 75% da carga do extintor, obtida em ensaio de laboratório.

    3.1 Capacidade extintora Medida do poder de extinção de fogo de um extintor, obtida em ensaio prático normalizado.

     

    LETRA C - errada

    Carga de incêndio específica: o valor da carga de incêndio dividida pela metragem cúbica do ambiente considerado, expresso em MJ/m2 .

    3.3 Carga de incêndio específica Valor da carga de incêndio dividido pela área de piso do espaço considerado, expresso em megajoules por metro quadrado (Mj/m2).

     

    LETRA D - errada

    Extintor portátil: extintor de incêndio que pode ser transportado manualmente, sendo que sua massa total não pode ultrapassar 18 kg.

    3.8 Extintor portátil - Extintor de incêndio que pode ser transportado manualmente, sendo que sua massa total não pode ultrapassar 20kg.

     

    LETRA E - errada

    Risco alto: edificações e áreas de risco com carga de incêndio específica acima de 1.800 MJ/m2 e líquidos combustíveis com volume superior a 200 litros.

    3.12 Risco alto - Edificações e áreas de risco com carga de incêndio específica acima de 1200 MJ/m2


ID
2031748
Banca
IBFC
Órgão
COMLURB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a norma ABNT-NBR 12693 (norma regulamentadora que diz respeito aos sistemas de proteção por extintores de incêndio), em função do material combustível a natureza do fogo é compreendida em diferentes classes, sendo que o fogo considerado fogo classe B é o:

Alternativas
Comentários
  • Questão passiva de anulação, plástico está inserido no incêndio de classe A, pois deixa resíduo.

     

    Classe A
         Assim identificado o fogo em materiais sólidos comuns, como madeira, papel, tecido e borracha. Deixa como resíduos cinzas e brasas. O método mais comum para extinguí-lo costumava ser o resfriamento por água. Novas tecnologias utilizam o pó ABC para o combate de incêndio classe A.

     

    Classe B
          Ocorre quando a queima acontece em líquidos inflamáveis, graxas e gases combustíveis. Não deixa resíduos. Para extinguí-lo, você pode abafar, quebrar a reação em cadeia ou ainda promover o resfriamento.

     

    Classe C
           É a classe de incêndio em equipamentos elétricos energizados. A extinção deve ser feita por agente extintor que não conduza eletricidade. É importante lembrar que a maioria dos incêndios classe C, uma vez eliminado o risco de choques elétricos, torna-se um incêndio classe A.

     

    Classe D
            É a classe de incêndio em que o combustível são metais pirofóricos, como magnésio, selênio, antimônio, lítio, potássio, alumínio fragmentado, zinco, titânio, sódio, urânio e zircônio. Queima em altas temperaturas. Para apagá-lo, você necessita de pós especiais, que separam o incêndio do ar atmosférico pelo abafamento.

     

    Classe K
             Classificação do fogo em óleo e gordura em cozinhas. Os agentes extintores da classe K controlam rapidamente o fogo, formando uma camada protetora na superfície em chamas. Possuem efeito de resfriamento por vapor d'água e de inertização resultante da formação do vapor. Extinguem o fogo interrompendo a reação química de combustão.

    http://www.wlextintores.com.br/index.php/dicas/7-classes-de-incendios

  • Questão DESATUALIZADA. Classe B pode ou não deixar resíduos. É só olhar na norma 12693 de 2013.


ID
2220667
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A ABNT NBR 12693:2013 estabelece os requisitos exigíveis para projeto, seleção e instalação de extintores de incêndio portáteis e sobre rodas, em edificações e áreas de risco, para combate a princípio de incêndio, e a ABNT 13860:1997 estabelece o glossário de termos relacionados à segurança contra incêndios.

Para fins dessas normas da ABNT, é considerado extintor sobre rodas aquele que é montado sobre rodas, operado e transportado por um único operador, e cuja massa total não pode exceder a

Alternativas
Comentários
  • 3.9 Extintor sobre rodas

    Extintor de incêndio, montado sobre rodas, cuja massa total não pode ultrapassar 250kg,

    operando e transportado por um único operador

  • Portátil - Máximo 20 Kg

    Sobre rodas - Máximo 250 Kg

  • Mamão com açúcar!

  • Leonardo, evita esses tipos de comentários: fácil demais, mamão com açucar... essa jornada é tão difícil para chegar a aprovação, as vezes a pessoa nem esta muito confiante, erra uma questão dessa e se abala com esse comentário pensando que é incapaz... vamos levar energia para esse povo, isso que precisamos, o sonho é o mesmo... Já vi uns 4 post seu desse nível... Tu é bom, não precisa disso e acredito que não faça na maldade, mas já conversei com muitas pessoas nesse qc e sei como é, bora juntos ao pote de ouro!


ID
2271394
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O círculo interno dos discos de sinalização de extintores de incêndio, na cor branca, indica extintor de:

Alternativas
Comentários
  • essas cores irão variar de acordo com as NT Estaduais. (maioria é padronizada, parecidas)


ID
2721046
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em instalações públicas, projetos de prevenção e combate a incêndio são requeridos para a segurança dos servidores e também dos usuários dos serviços públicos. O responsável técnico por uma edificação deve conhecer as normas, os equipamentos e as técnicas de detecção e combate a incêndio previstas, além de avaliar continuamente se as edificações estão adequadamente protegidas. Considerando o exposto, responda a questão.

Em relação ao projeto de sprinklers, hidrantes e extintores, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • k = Q/raiz(P)   ----> l/min / raiz(bar)

  • NBR 13714

    B.1.12 Não é recomendada a instalação de bombas de incêndio com pressões superiores a 1 MPa.


    NBR 10897

    3.22 fator K - fator que relaciona a vazão do chuveiro automático com a pressão dinâmica nele atuante; serve para definir a capacidade de vazão do chuveiro automático

  • os chuveiros irá depender dos detectores, e existem diversos modelos e configurações

  • Excelente comentário, Luiz Sato.

    Obrigado!

  • Gabarito: D


ID
2866138
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Julgue o item que se segue, a respeito de aspectos relacionados ao combate ao incêndio.


Agente extintor é a substância utilizada para a extinção de fogo, ao passo que carga de extintor é a quantidade de agente extintor, medida em litro ou quilograma, contida no extintor de incêndio.

Alternativas
Comentários
  • agentes extintor: Pó químico, espuma mecânica, água pulverizada, balde de areia, limalha de ferro...

    Carga de extintor: 25kgf para extintores portáteis...


ID
2870887
Banca
FUMARC
Órgão
COPASA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Sobre extintores de incêndio, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Fiquei super confusa agora com a resposta da questão (alternativa B).

    Classes de incêndio (A, B, C, D) e Agentes:

    A Madeira, tecido, papel --> Água; Espuma; Pó Químico

    B Líquidos Inflamáveis --> Espuma; Pó Químico; CO2

    C Elétrico Energizado --> Pó Químico e CO2

    D Materiais Pirofóricos --> Pó Químico

    Tanto a alternativa A, quanto a alternativa B estariam corretas. Porque a Classe B admite Pó Químico e CO2.

    Alguém para me ajudar nessa questão?

    Obrigada e bons estudos.

  • Indiquei para comentário do QC.

  • Lena,

    A NBR 12693 recomenda que para fogo classe B envolvendo gases inflamáveis, utilizem-se somente extintores com carga de pó.

    Além disso, a NBR também cita que para líquidos e gases inflamáveis pressurizados, devem-se utilizar extintores com carga de pó.

    Então, acredito que a banca baseou-se na NBR 12693 para concluir que o pó químico é o mais indicado para o incêncio de classe B.

  • Lena,

    Os dois tipos de extintor são indicados, mas nesse caso o mais indicado é o de pó químico, talvez seja por isso que é o exigido para o uso em automóveis, já que o combustível mais difícil de se apagar é o alcool/gasolina/diesel.

    Outro tipo de agente extintor muito eficiente também para a classe B é a areia.

    .

  • Lena,

    Os dois tipos de extintor são indicados, mas nesse caso o mais indicado é o de pó químico, talvez seja por isso que é o exigido para o uso em automóveis, já que o combustível mais difícil de se apagar é o alcool/gasolina/diesel.

    Outro tipo de agente extintor muito eficiente também para a classe B é a areia.

    .

  • mais indicado para tipo C - CO2

    mais indicado para tipo B - pó químico.

    porém não são os únicos para combater os dois tipos, tendo em vista que pode usar para combater o tipo C água pulverizada e para o tipo B água pulverizada sob a forma de neblina.

    fonte: fiocruz

  • De acordo com a norma só é proibido, na classe B, utilizar água, o resto é permitido


ID
2901136
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Uma empresa necessita instalar uma série de extintores portáteis, cujo método de extinção é o abafamento. Os extintores serão utilizados para extinguirem focos de incêndios classe B e C. Quais tipos de extintores deverão ser selecionados a partir da necessidade da empresa?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ---> C)

    Extintor de Gás Carbônico (CO2) – Classes B e C - bicarbonato de sódio - Processo de extinção do fogo se dá por abafamento apaga somente na superfície eliminando o oxigênio que alimenta o fogo.

    Extintor de Pó Químico Seco (PQSP) – Classes B e C - O Processo de extinção do fogo se dá por abafamento, apaga somente na superfície eliminando o oxigênio que alimenta o fogo.

  • a letra b só tá errada porque restriguiu o método de abafamento, porque a espuma também é um agente extintor da classe de incêndio B.

    Abafamento/resfriamento: espuma

    Abafamento: pó químico e CO2

    Resfriamento: água

    http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/lab_virtual/fogo.html

  • Da pra achar a questão sabendo que incêndio classe C , sao elétricos e nao pode ser usado espuma quimica nem agua para apagar esse tipo de fogo.
  • Não se utiliza mais o extintor de espuma química ( devido à possibilidade de explosão pela obstrução do bico de saída ), esse foi substituído pelo extintor de espuma mecânica ( água + Líquido Gerador de Espuma - LGE ).

     

     

  • acredito que o erro da letra B é citar espuma química.


ID
2907103
Banca
IBADE
Órgão
CAERN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A ABNT NBR 12693: 2013 (Sistemas de proteção por extintores de incêndio) considera como um extintor portátil de incêndio todo aquele que pode ser transportado manualmente, sendo que sua massa total não pode ultrapassar a:

Alternativas
Comentários
  • NBR 12693:2013

    3.6 Extintor de incêndio

    Aparelho de acionamento manual, constituído de recipiente e acessórios contendo o agente extintor destinado a combater princípios de incêndio.

    3.7 Extintor portátil

    Extintor que possui massa total até 245 N (25 kgf).

    3.8 Extintor sobre rodas

    Extintor que possui massa total superior a 245 N (25 kgf), montado sobre rodas.

  • Letra A

    ABNT NBR 12693: 2013

    Extintor portátil – até 20kg

    Extintor sobre rodas até 250kg

    Não sei onde o Renan tirou isso mas na minha NBR continua 20Kg

  • kkkk 25Kg na NBR 13693:93. a partir da versão de 2010 já houve a reformulação para 20Kg. Cuidado ao estudar por NBRs free, pois muitas já estão desatualizadas.
  • NBR = 20 KG

    AS NT ESTADUAIS COSTUMAM COLOCAR = 25KG

    A NR 23 FAZ ASSOCIAÇÃO AS NT ESTADUAIS, LOGO CASO NÃO DEIXE CLARO QUE É NBR, O VALOR SERÁ DE 25KG.

    (VALE LEMBRAR QUE AS NT VARIAM DE ESTADO PARA ESTADO, ENTÃO É BOM CONFIRMAR O VALOR)


ID
2911582
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Na ocorrência de incêndios envolvendo duas situações distintas: a primeira onde há materiais elétricos energizados e a segunda onde se encontra armazenado carbureto de cálcio, podem ser utilizados como meio de combate ao fogo, respectivamente, extintores de:

Alternativas
Comentários
  • Classe A - incêndios em materiais sólidos combustíveis, que queimam em profundidade e extensão, deixando resíduos, como: papel, tecido, algodão, borracha e a madeira, entre outros. Para combater esse tipo de fogo, o agente extintor mais adequado é a água. Para isso, deve-se fazer uso dos extintores de incêndio portáteis carregados com água.

    Classe B - (materiais em líquidos inflamáveis). Nestes casos o incêndio pode ser combatido com extintores de pó químico seco BC ou ABC, extintores de gás carbônico (CO2) e ainda com extintores de espuma mecânica, caso o incêndio não seja tridimensional (ex: liquido sob pressão, gás, derramamento em gravidade, etc).

    Classe C - incêndios em equipamentos elétricos energizados. Tanto o extintor de pó químico seco a base de bicarbonato de sódio ou potássio, (BC) ou fosfato monoamonico (ABC), quanto o extintor de CO2 são adequados para combater este tipo de incêndio.

    Classe D - (potássio, o magnésio, o titânio, o lítio e o sódio, entre outros) Para estes riscos devem ser utilizados extintores especiais carregados com pó químico classe D adequado para cada tipo de metal.

    LETRA E

  • Carbureto de cálcio? Tá de sacanagem...

  • Tem material elétrico não se pode utilizar nem Espuma nem Água. Só com essas informações matava a questão!

  • Dica: pressurizada é diferente de pulverizada

  • Cabureto de cálcio é um sal iônico alcalino, não pode ser utilizado água nem espuma em combustões que envolvam tal espécie, pois a água é reativa!

  • Fiquei entre a D e a E

    E acabei errando ...


ID
2940796
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a Norma ABNT NBR 12693:2013, a capacidade extintora de um extintor portátil, contendo carga de dióxido de carbono (CO2) para que se constitua uma “unidade extintora”, é no mínimo de:

Alternativas
Comentários
  • Capacidade extintora: medida do poder de extinção de fogo de um extintor de incêndio, obtida em ensaio prático normalizado, ou seja, é quantidade de fogo que um extintor de incêndio extingue.

    Unidade extintora: extintor que atende à capacidade extintora mínima prevista nesta Norma, em função do risco e da natureza do fogo, ou seja, o tipo de extintor que será fixado em um determinado local, depende de em qual material que queremos utilizar este extintor.

  • RESPOSTA: D

    A capacidade extintora mínima de cada tipo de extintor portátil, para que se constitua uma “unidade extintora”, deve ser: 

    * carga d’água: extintor com capacidade extintora de no mínimo 2-A; 

    * carga de espuma mecânica: extintor com capacidade extintora de no mínimo 2-A:10-B; 

    * carga de dióxido de carbono (CO2): extintor com capacidade extintora de no mínimo 5-B:C; 

    * carga de pó BC: extintor com capacidade extintora de no mínimo 20-B:C; 

    * carga de pó ABC: extintor com capacidade extintora de no mínimo 2-A:20-B:C; 

    * carga de halogenado: extintor com capacidade extintora de no mínimo 5-B:C.

    Fonte: revistaadnormas

        A PROTEÇÃO POR EXTINTORES DE INCÊNDIO EM EDIFICAÇÕES

    POR em  •


ID
3073372
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

João, técnico de segurança do trabalho de um laboratório de pesquisa, está fazendo atividade de verificação dos locais adequados para a instalação de extintores de incêndio. Em locais fechados, como salas elétricas, compartimentos de geradores, salas de máquinas, entre outros, a recomendação do local apropriado para a instalação dos extintores, segundo a norma da ABNT NBR 12693:2013, é:

Alternativas
Comentários
  • Cabe ressaltar que segundo a NBR 12693:2010, quando instalados em locais sujeitos a vandalismo podem ficar trancados a chave no lado interno desde que permita rápido acesso em caso de emergência.

  • ABNT NBR 12693 - 2021

    5.3.2 Os extintores devem estar em locais facilmente acessíveis e prontamente disponíveis em uma ocorrência de incêndio. Preferencialmente, devem estar localizados nos caminhos normais de passagem, incluindo saídas das áreas, não podendo ser instalados em escadas. 

  • Nos riscos constituídos por armazéns ou depósitos em que não haja processos de trabalho (locais fechados, como salas elétricas, compartimentos de geradores, salas de máquinas), a não ser operações de carga e descarga, é permitida a colocação dos extintores em grupos e próximos às portas de entrada e/ou saída.

    NBR 12693


ID
3073375
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Segundo a norma ABNT NBR 12693:2013 - Sistemas de proteção por extintor de incêndio, analise as afirmativas a seguir:


I - No combate a fogos envolvendo líquidos e gases inflamáveis pressurizados, devem ser utilizados extintores com carga de pó.

II - Extintor de incêndio sobre rodas, montado sobre rodas, cuja massa total não pode ultrapassar 300 kg, operado e transportado por um único operador.

III - O extintor tipo espuma mecânica pode ser utilizado no fogo tipo C.

IV - A distância máxima a ser percorrida é de 15 metros numa instalação que armazena graxas, classificada como de risco médio, com capacidade mínima instalada de 40B.


Marque a alternativa que apresenta somente as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • NBR 12962:2016 - Extintores de Incêndio - Inspeção e Manutenção

    Portátil - Máximo 20 Kg

    Sobre rodas - Máximo 250 Kg


ID
3307663
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A seleção de extintores para uma dada situação deve ser determinada pela característica e tamanho do fogo, tipo de construção e sua ocupação, risco a ser protegido e as condições de temperatura do ambiente, entre outros fatores. De acordo com a ABNT NBR 12693/2010 quanto à seleção por “risco”, analise as afirmativas a seguir.


I. Os extintores devem ser selecionados para fogo da classe específica do risco a ser protegido.

II. Para a proteção de fogo classe A devem ser selecionados extintores com grau de capacidade extintora A adequado.

III. Para a proteção de fogo classe B devem ser selecionados extintores com grau de capacidade extintora B adequado.

IV. Para a proteção de fogo classes A, B, C e D, envolvendo gases inflamáveis, devem ser selecionados somente extintores com carga de pó.

V. Para a proteção de fogo classe C devem ser selecionados extintores que atendam aos ensaios de condutividade, termodinâmica e estanqueidade.

VI. Os extintores de incêndio sobre rodas devem ser instalados para a proteção de áreas de alto risco onde seja necessária uma alta vazão de agente extintor, maior tempo de descarga e alcance de jato e maior quantidade de agente extintor, tais como: postos de abastecimento de combustíveis ou inflamáveis, heliportos, subestação elétrica e outros locais onde houver manipulação e/ou armazenamento de explosivos, inflamáveis ou combustíveis cujos reservatórios não estejam enterrados.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • V. Para a proteção de fogo classe C devem ser selecionados extintores que atendam aos ensaios de condutividade, termodinâmica e estanqueidade ( Ensaio termodinâmico? isso não faz sentido algum) - Errado

    IV. Para a proteção de fogo classes A, B, C e D, envolvendo gases inflamáveis, devem ser selecionados somente extintores com carga de pó. (Para gases, pode ser utilizado o extintor de CO2, o que ja torna a assertiva incorreta).


ID
3350845
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Leopoldina - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a NBR 12.693/1993, o sistema de proteção contra incêndio por extintores, portáteis e/ou sobre rodas, deve ser projetado considerando-se determinados aspectos.
De acordo com o exposto, m
arque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.

( )A classe de risco a ser protegida e a respectiva área.
( )O grau de risco e o volume do agente extintor.
( )A distância mínima a ser percorrida.
( )A natureza do fogo a ser extinto.
( )O agente extintor a ser utilizado.
( )A capacidade e a natureza do fogo em relação ao agente.
( )A capacidade extintora do extintor.
( )
A distância máxima a ser percorrida.
( )
A qualidade de extinção do agente em relação ao sinistro.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • O sistema de proteção contra incêndio por extintores, portáteis e/ou sobre rodas, deve ser projetado considerando-se:

    a) a classe de risco a ser protegida e respectiva área;

    b) a natureza do fogo a ser extinto;

    c) o agente extintor a ser utilizado;

    d) a capacidade extintora do extintor;

    e) a distância máxima a ser percorrida

  • NBR 12.693/1993

    5. Condições Específicas

    5.1 projeto do sistema

    Conforme apresentado pela colega Thaysa Oliveira

    http://pcpreventivo.com.br/img/normas/nbr12693-sistemasdeproteoporextintoresdenopw-120613141221-phpapp01.pdf


ID
3748405
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Candói - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com NBR 12693, analisar os itens abaixo:

I. Os extintores devem ser mantidos com sua carga completa e em condições de operação e instalados nos locais designados.
II. Os extintores devem estar em locais facilmente acessíveis e prontamente disponíveis numa ocorrência de incêndio. Obrigatoriamente, devem estar localizados nos caminhos normais de passagem, incluindo saídas das áreas, devendo ser instalados em escadas.
III. Os abrigos de extintores não podem estar fechados a chave e devem ter uma superfície transparente que possibilite a visualização do extintor no seu interior, exceto quando instalados em locais sujeitos ao vandalismo, desde que existam meios que permitam o rápido acesso ao equipamento em situação de emergência.

Está(ão) CORRETO(S):

Alternativas
Comentários
  • No caso, só é necessário a residência no Brasil por mais de 15 anos (tempo mínimo), e não a partir de 30 anos!

  • Extintores NÃO devem ser instalados em escadas !


ID
3933343
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Pinto Bandeira - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Para fins de proteção contra incêndio por extintores de que trata a NBR 12693 (enquanto não houver norma brasileira para o assunto), são considerados os riscos isolados constantes na Tarifa de Seguro Incêndio do Brasil (T.S.I.B). Sobre os riscos, assinalar a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • B) Classe D - risco imenso, classe de ocupação de 20 a 50.

  • Fui pela lógica: Não existe a classe D!!