Sobre as tecnologias Internet são feitas duas afirmativas. I - Um parser XML pode utilizar um _________ para validar um documento XML. _______ , por sua vez, é uma interface baseada em eventos que pode ser utilizada para escrever aplicações para ler dados contidos em um documento XML. II - Arquivos ________ podem ser utilizados para transformar arquivos XML em HTML.
Para que as afirmativas acima sejam verdadeiras, as lacunas devem ser preenchidas, respectivamente, com:
No que se refere às tecnologias usadas na Internet, julgue os
seguintes itens.
Um documento HTML é armazenado em um arquivo ASCII e a estrutura do documento é descrita com seqüências de caracteres chamadas tags. O estilo de um documento pode ser definido com tags HTML ou com a linguagem Cascading Style Sheets. O código que define o estilo de um documento HTML tem de ser armazenado no mesmo arquivo no qual está o documento.
As tabelas são elementos muito utilizados na elaboração de páginas HTML. Listas de produtos e respectivos preços são exemplos de informações formatadas e apresentadas através de tabelas na Internet. As tags HTML utilizadas para criar, respectivamente, linhas e colunas em uma tabela são:
Ao ler e processar arquivos XML, é interessante considerar o desempenho em duas dimensões: tempo e memória. Examine, a seguir, as afirmativas sobre os padrões de consumo de memória, tanto no SAX quanto no DOM.
I - O consumo de memória do SAX é uma constante, independente do tamanho do documento XML. II - O consumo de memória de uma implementação DOM depende do tamanho do documento XML. III - SAX sempre consome mais memória do que DOM.
Um grande órgão público mantém, na Internet, seu próprio site, composto por HTML estático (sem consulta a banco de dados), que é alimentado por meio de uma equipe pertencente ao quadro interno de funcionários da TI. Os gestores desse órgão, que pedem descentralização desse processo, se queixam, principalmente, de dois problemas:
. demora da TI para executar as solicitações de publicação que lhe são enviadas; . inexistência de controle sobre quem pode atualizar qual conteúdo do site.
Nesse caso, o que a TI pode fazer para aumentar a satisfação dos gestores?
I. A conversão de documentos, a partir de PDF, PostScript, RTF, para linguagens de marcação do W3C sempre resulta em documentos acessíveis, validando, dessa forma, a verificação da sua acessibilidade e facilidade de utilização, logo após o processo de conversão.
II. Assegurar que todas as páginas possam ser utilizadas mesmo que os programas interpretáveis, os applets ou outros objetos programados tenham sido desativados ou não sejam suportados
III. Assegurar a acessibilidade do conteúdo dinâmico ou fornecer apresentação ou páginas alternativas. Por exemplo, em HTML utilizar NOFRAMES no final de cada conjunto de frames.
IV. Não criar páginas de atualização automática periódica, até que os agentes do usuário possibilitem parar essa atualização. Por exemplo, em HTML, não provocar a atualização automática das páginas por meio da inclusão de "HTTP-EQUIV= refresh", até que os agentes do usuário dêem aos usuários a possibilidade de desativarem essa funcionalidade.
É uma tag HTML que conta com os atributos href e name para possibilitar o estabelecimento de hiperligações (link), para outro trecho de um documento, para outra página de Internet ou mesmo um endereço de e-mail:
As tabelas são compostas de linhas, dentro das quais são colocadas células que são responsáveis pelo controle do conteúdo envolvido pela tabela. A tag TH é responsável por
Tag que deve ser utilizada entre a tag HEAD e /HEAD e que serve para definir os atributos identificadores do seu site como "author", "copyright" e "keywords". Essa é a tag
Analise as seguintes afirmações a respeito do esquema conceitual XML:
I. Um elemento qualquer é definido por um nome e um valor. II. Um documento XML é definido por um nome e um elemento. III. Um atributo é definido por um nome de tipo, caracteres de dados e elementos associados.
Julgue os itens seguintes a respeito das tecnologias de bancos de dados e aplicações web.
Na linguagem XML, todo atributo é parte de um elemento, todo elemento é raiz ou filho de uma raiz, a construção de uma árvore pode empregar o modelo DOM, uma transformação pode ser direcionada por um documento XSLT, e quando se deseja consumir pouca memória no processamento de XML pode-se empregar um parser do tipo SAX.
Acerca do desenvolvimento de aplicações web e XML, julgue os itens seguintes.
Considerando que para o uso da tecnologia Hibernate na linguagem Java são empregados, usualmente, dois tipos de arquivos: (i) configuração e (ii) mapeamento, sendo a lista a seguir uma sequência de elementos XML utilizados na tecnologia Hibernate: (a) hibernate-mapping (b) class; (c) generator; (d) property; (e) session-factory; e (f) mapping, então, uma associação adequada entre os elementos e o tipo de arquivo Hibernate, no qual eles usualmente são empregados, é a seguinte: {(a, ii), (b, ii), (c, i), (d, ii), (d, i), (e, i), (f, i)}.
A interface padronizada que permite a comunicação de servidores Web com scripts e programas de back end que aceitam entradas (p. ex. formulários) e geram páginas HTML, é
Analise as afirmativas a seguir, sobre CSS (Cascading Style Sheets).
I - Uma folha de estilo CSS é um documento XML, em conformidade com o esquema XML xsd:css mantido pelo consórcio W3C, o que constitui uma barreira inicial de adoção para organizações onde o layout e a programação visual dos sites e portais são mantidas por profissionais de criação ao invés de desenvolvedores.
II - O uso de folhas de estilo CSS externas, em alternativa à marcação com atributos nos tags HTML e XHTML, proporciona uma redução significativa da exigência de banda, melhorando a experiência do usuário e demandando menos recursos dos servidores do site.
III - É possível especificar folhas de estilos diferentes para diferentes mídias em que a página será utilizada, o que permite, por exemplo, que uma mesma página se apresente de forma diferente quando visualizada no browser e impressa.
IV - O termo "Cascading", que, em Português, pode ser traduzido como "Em Cascata", reflete o fato de que, durante a aplicação de estilos a um documento, os tags que satisfazem a mais de um seletor receberão apenas os atributos de estilo do seletor especificado por último, ignorando todos os atributos de seletores anteriores.
Na interface Web, ele é um arquivo independente do arquivo HTML no qual são declaradas propriedades e valores de estilização para os elementos do HTML, cabendolhe, dessa forma, a tarefa de estilização e ao HTML, exclusivamente, a marcação e estruturação do conteúdo do documento. Trata-se de:
Com relação a linguagens de programa, julgue os itens que se seguem.
O XML foi projetado para transportar e armazenar dados, enquanto o HTML foi projetado para mostrar dados com foco na sua aparência. Os tags predefinidos do XML são similares aos do HTML, mas com aplicações diferentes.
A tag </form> da HTML pode conter dois atributos que determinarão para onde será mandada a entrada do formulário. Considere:
I. Action é um atributo que indica a localização do script que processará os dados do formulário. II. Method é um atributo que define como os dados são enviados do formulário para o programa que irá processá-los. III. Existem dois valores possíveis para o atributo action: get e post.
Acerca de arquiteturas de aplicações cliente-servidor e para a Internet, julgue os próximos itens.
Na plataforma J2EE, uma aplicação web para a Internet pode ser composta por servlets, Java Server Pages (JSP) e páginas HTML. Nessas aplicações, a apresentação dos dados pode ser separada da lógica do negócio, adotando-se o estilo de arquitetura model view controller (MVC). Nesse caso, pode-se usar servlets operando como controladoras que recebem as solicitações dos usuários e providenciam o processamento das mesmas. Em uma mesma aplicação, entretanto, só pode existir um servlet operando como controladora.
I. é uma solução tecnológica que permite a atualização dinâmica de dados em uma página web, sem que esta precise ser inteiramente recarregada. Em outras palavras, baseia-se em scripts localizados no programa-cliente que solicitam dados ao servidor, sem que seja necessário atualizar a página inteira.
II. é um arquivo independente do arquivo HTML, no qual são declaradas propriedades e valores de estilização para os elementos do HTML, cabendo-lhe, dessa forma, a tarefa de estilização e ao HTML, exclusivamente, a marcação e estruturação do conteúdo do documento.
III. constitui-se da solução mais apropriada para a mudança de cabeçalhos do tipo < h1 >< font color="#00FF00" > Título font>< /h1 >, existentes nas centenas de páginas de um site.
Os itens I, II e III acima referem-se, respectivamente, a
A Web 2.0 é uma recente tendência de uso da Web como plataforma, envolvendo redes sociais e ferramentas com maior grau de interação e colaboração, porém não faz uso de novas linguagens de programação, mas sim de novo modo de utilização das já existentes. Quanto à temática de linguagens para a Web, julgue os itens de 93 a 102.
A variável superglobal $_REQUEST é um array associativo que possibilita o envio de dados presentes em formulários HTML pelo método POST do protocolo HTTP.
A Web 2.0 é uma recente tendência de uso da Web como plataforma, envolvendo redes sociais e ferramentas com maior grau de interação e colaboração, porém não faz uso de novas linguagens de programação, mas sim de novo modo de utilização das já existentes. Quanto à temática de linguagens para a Web, julgue os itens de 93 a 102.
A dynamic HTML é a sucessora da linguagem HTML e fornece um conjunto de novas tags que permitem a construção de páginas web mais dinâmicas.
A Web 2.0 é uma recente tendência de uso da Web como plataforma, envolvendo redes sociais e ferramentas com maior grau de interação e colaboração, porém não faz uso de novas linguagens de programação, mas sim de novo modo de utilização das já existentes. Quanto à temática de linguagens para a Web, julgue os itens de 93 a 102.
São benefícios das ferramentas CMS em relação ao desenvolvimento tradicional de websites em HTML: redução de custos com codificação, baixa curva de aprendizado e ambiente colaborativo.
Com relação às tecnologias relacionadas a XML(eXtensible Markup Language), leia os trechos a seguir. O ______ é um processador XSLT em código aberto produzido pela organização Apache. Ele pode ser utilizado para transformar um documento XML em HTML ou outro XML. _______ é uma linguagem de expressão utilizada para navegar por meio de elementos e atributos de um documento XML. _______ é uma linguagem baseada no formato XML para definição de regras de validação em documentos XML. Esta linguagem é uma alternativa ao DTD, cuja sintaxe não é baseada no formato XML. Assinale a alternativa que preencha corretamente, de cima para baixo, as lacunas acima:
Web standards são padrões para a construção de sites determinados pelo W3C. Nesse contexto, considere:
I. O HTML deve ser usado como padrão de linguagem de marcação e conter tags otimizadas que integrem as fases de programação e design.
II. O HTML deve ser usado com a finalidade para a qual foi criado, ou seja, o documento HTML só deve ter conteúdo e não apresentação visual.
III. A apresentação visual deve ser toda formatada através de CSS, permitindo, dessa forma, que as fases de design e programação ocorram em paralelo, reduzindo o tempo de produção.
IV. HTML estruturado da maneira recomendada pelo W3C traz como um dos benefícios, a indexação em mecanismos de busca inteligentes, melhor realizada.
I. É um conjunto de implementações que permitem que software em execução em sistemas operacionais diferentes, rodando em diferentes ambientes, possam fazer chamadas de procedimento na Internet.
II. Uma mensagem XML-RPC é uma solicitação SMTP. O corpo da mensagem está em XML. Um procedimento é executado no servidor e o valor de retorno é formatado em HTML.
III. É chamada de procedimento remoto usando FTP como transporte e HTML como codificação. XML-RPC foi projetado para ser tão simples quanto possível, permitindo que estruturas complexas de dados sejam transmitidas, processadas e devolvidas.
IV. É um protocolo complexo, definido com muitas linhas de códigos em oposição com a maioria dos sistemas de RPC (Remote Procedure Calling), onde os documentos de padrões tem frequentemente poucas páginas e não exige apoio de softwares para serem usados.
Sobre desenvolvimento de aplicações web considere:
I. Quando uma página HTML é analisada sintaticamente por um navegador web, qualquer formatação que tenha sido feita a mão ? isto é, quaisquer espaços extras, tabulações, mudança de linha etc. ? não será ignorada.
II. Os navegadores web são regulamentados e padronizados pela World Wide Web Consortium (W3C) e por esse motivo todas as versões suportam o mesmo conjunto de recursos tags HTML.
III. A declaração DOCTYPE é uma tag HTML que informa ao navegador web a versão da linguagem de marcação que a página foi escrita.
IV. A Document Type Definition (DTD) especifica as regras para a linguagem de marcação, para que os navegadores possam processar o conteúdo corretamente.
GET e POST são alguns dos principais métodos que determinam o que o servidor deve fazer com o URL fornecido no momento da requisição de um recurso. Relacionado a esses métodos, considere:
I. Dados enviados em uma requisição utilizando o método GET ficam visíveis na linha de endereço do navegador.
II. Se não for especificado um método, o POST é adotado como padrão.
III. O método GET é geralmente utilizado para enviar grandes quantidades de dados por meio de um formulário.
IV. O método POST não exibe os dados enviados na linha de endereço do navegador.
O atributo target é utilizado em links de páginas HTML para indicar em que janela o documento linkado será aberto. Os principais valores possíveis para o atributo target são
Um analista precisa definir um mecanismo que permita validar a estrutura de documentos XML recebidos em uma interface B2B. O mecanismo deverá, por exemplo, permitir a definição de quais tags podem ser utilizadas no documento XML. Qual dos mecanismos abaixo ele poderia utilizar para fazer esta validação?
I A principal diferença entre o XML e o HTML encontra-se no fato de o primeiro ser uma metalinguagem que define os dados a serem apresentados, ao passo que o segundo é o formato no qual esses dados serão apresentados na web. II O HTML e o XML derivam de um mesmo padrão, o SGML. III No XML, as tags que indicam o início e o fim possuem o mesmo nome, e a tag de fim é representada pelo caracter " % ".
Na linguagem ASP, um arquivo ASP normalmente contém tags em HTML, mas também possui scripts de servidor delimitados por um símbolo (caracter). Esse símbolo (caracter) é conhecido como:
As tabelas são compostas de linhas, dentro das quais são colocadas células que são responsáveis pelo controle do conteúdo envolvido pela tabela. A tag TH em HTML é responsável por