SóProvas



Prova PaqTcPB - 2012 - UEPB - Técnico em Informática - Programador


ID
759049
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

São requisitos necessários a existência do ato administrativo:

Alternativas
Comentários
  • Certo.
    Objetivamente, temos que ato administrativo é toda manifestação de vontade da Administração, subjacente à lei e na estrita finalidade de cumpri-la. 
    Pela Lei n°4.717/65 - lei de ação popular; busca anular ações ilegais dos administradores -, e que informa a matéria, são elementos de validade dos atos administrativos: sujeito (competente), finalidade, forma, objeto e motivo. Quanto aos pressupostos de existência, o que insta saber, consubstanciam unicamente objeto e finalidade!

  • Processo Mnemônico, para validade do ato administrativo:
    Co-Fi-For-Mo-Ob... ou COFIFORMOB
    Competência, Finalidade, Forma, Motivo e Objeto.
    Avante!
  • Excelentíssimos, vão me desculpando o excesso de espaço utilizado mas, considerando a incomplitude dos comentários, resolvi procurar e assim encontrei:
    Celso Antonio Bandeira de Mello realizou classificação própria dos requisitos dos atos administrativos que influenciou grandemente a doutrina nacional. De forma mais precisa que a adotada na Lei 4.717/65, ele considera a existência de elementos e pressupostos, de existência e de validade, dos atos administrativos. É considerada a existência de apenas dois elementos:
    a) conteúdo: tudo aquilo que o ato modifica na ordem jurídica; e
    b) forma: meio de exteriorização do ato.
    Nesse sentido, não há ato administrativo sem conteúdo nem forma. Os pressupostos, por sua vez, não fazem parte do ato administrativo, mas são indispensáveis a ele. Dividem-se em pressupostos de existência e de validade. Os pressupostos de existência são
    a) objeto: aquilo sobre o qual o ato dispõe; e
    b) pertinência à função administrativa, que é a atividade típica do Poder Executivo e atípica dos outros Poderes consistente na execução de ofício da lei.

  • Os pressupostos de validade são classificados em:
    a) pressuposto subjetivo (sujeito): o produtor do ato, além de ter competência para a sua realização, não deve estar afastado do cargo (por suspensão, férias, licença, etc.) nem impedido (por exemplo, por parentesco com o interessado no processo administrativo);
    b) pressupostos objetivos: motivo (fato que autoriza ou exige a prática do ato) – difere de móvel, que é a intenção do agente que praticou o ato – e requisitos procedimentais (são os atos que devem preceder determinado ato). Por exemplo, a nomeação do servidor é requisito para a sua posse;
    c) pressuposto teleológico (finalidade): bem jurídico visado pelo ato;
    d) pressuposto lógico (causa): vínculo entre o motivo e o conteúdo do ato. Assim, os efeitos jurídicos do ato devem ser adequados à resolução da situação de fato que lhe deram causa. Nesse ponto, devem ser levados em consideração dois princípios importantíssimos: razoabilidade e proporcionalidade;
    e) pressuposto formalístico (formalização): modo específico de apresentação da forma.
    Ora sim, bons estudos! =)
  • FF.COM
  • alternativa A- CUIDADO AS palavras requisitos e atributos
  • Elementos ou Requisitos:

    C O M F F
  • Pois é, mas só lembrando que o enunciado da questão traz um erro: ela cita os requisitos necessários à existência do ato.

    No entanto, COMPETÊNCIA, FINALIDADE, FORMA, MOTIVO e OBJETO são requisitos de VALIDADE do ato - quer dizer,  são as condições indispensáveis que provam se o ato está de acordo com a Lei ou ordenamento jurídico.
  • Os requisitos do ato são: 

    COM FIOFO MO


    COMPETÊNCIA
    FINALIDADE
    OBJETO
    FORMA 
    MOTIVO

    Essa frase pode ser estranha, mas é fácil de lembrar.
  •  SEM O FAUSTÃO MORRERIA FELIZ.
  • FF.COM

  • GABARITO ITEM A

     

     

    ELEMENTOS OU REQUISITOS DO ATO

     

    BIZU: ''CO FI FO MO OB''

     

    COMPETÊNCIA

    FINALIDADE

    FORMA

    MOTIVO

    OBJETO

  • FIFOCOM

  • A questão exigiu conhecimento acerca dos requisitos do ato administrativo.

    A- Correta. Esses são os elementos ou requisitos do ato administrativo, representados pelo mnemônico Com/Fi/For/M/Ob:

    Competência

    Finalidade

    Forma

    Motivo

    Objeto

    B- Incorreta. Objeto, competência e finalidade são requisitos do ato administrativo, mas vontade não.

    C- Incorreta. Finalidade, competência e objeto são requisitos do ato administrativo, mas a legalidade é um princípio da administração pública.

    D- Incorreta. Competência e objeto são requisitos do ato administrativo, mas vontade não. Já a legalidade é um princípio da administração pública.

    E- Incorreta. Competência, finalidade, objeto e motivo são requisitos do ato administrativo, mas vontade não.


ID
759058
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A declaração de invalidade de um ato administrativo ilegítimo ou ilegal feita pela própria administração ou pelo Poder Judiciário, chama-se:

Alternativas
Comentários
  •  "podemos conceituá-la como sendo a forma de desfazimento do ato administrativo em virtude da existência de vício de legalidade.O pressuposto da invalidação é exatamente a presença do vício de legalidade.(...) o ato administrativo precisa observar seus requisitos de validade para que possa produzir normalmente os seus efeitos. Sem eles, o ato não poderá ter a eficácia desejada pelo administrador. Por isso é que para se processar a invalidação do ato é imprescindível que esteja ausente um desses requisitos. A presença destes torna o ato válido e idôneo à produção de efeitos, não havendo a necessidade do desfazimento. (...) Inquinado o ato de vício de legalidade, pode ele ser invalidado pelo Judiciário ou pela própria Administração. "Fonte: José dos Santos Carvalho Filho.
  • ANULAÇÃO  ---> ADMINISTRAÇÃO, JUDICIÁRIO ---> EFEITOS EX TUNC ---> POR ILEGALIDADE
    REVOGAÇÃO --> ADMINISTRAÇÃO                       ---> EFEITOS EX NUNC ---> POR DISCRICIONARIEDADE, OPORTUNIDADE
  • Sendo assim, qual a diferença entre anulação e invalidação?
  • INVALIDAÇÃO É O GÊNERO QUE COMPREENDE: ANULAÇÃO; REVOGAÇÃO; CASSAÇÃO. Enquanto a invalidação é o gênero a anulação é a espécie.

    Acredito que seja essa a diferença!
  • Já vi vários autores colocar invalidação como sinônimo de Anulação. E agora?

  • Extinção é gênero e invalidação é espécie. Acredito que a questão deveria ser anulada, pois há um entendimento de que invalidação e anulação são termos congêneres utilizados no direito administrativo.

  • Letra (D).
    ----------

     

    a) Revogação.
            Ocorre quando um ato legítimo já não mais atende ao interesse público. Ocorre uma análise de conveniência e oportunidade, o órgão que produziu o ato é o responsável pela sua revogação.

     

    b) Invalidação.
            Quem usa o termo é Hely Lopes Meirelles, "a alteração da finalidade da norma explícita ou implícita na lei ou no ordenamento jurídico “caracteriza desvio de poder”, que acarreta a invalidação do ato, por faltar elemento em sua formação, ou seja, “o fim público desejado pelo legislador”."
            Esse posicionamento é muito discutido e, sinceramente, não deveria estar numa prova de nível fundamental.

     

    c) Suspensão.
      
         Essa questão realmente é de nível fundamental? Encontrei uma resposta aceitável num artigo jurídico:
            "Embora possa a Administração executar seus atos sem precisar ter o aval do Poder Judiciário, nada impede que o terceiro que se sentir prejudicado possa pleitear via administrativamente ou judicial, a suspensão do ato ainda não executado."

     

    d) Anulação. [GABARITO]
            Vale lembrar que tanto o órgão que produziu o ato quanto o judiciário podem anulá-lo. Ocorre efeito retroativos (ex-tunc).

     

    e) Supressão.
            Supressão é mero sinônimo de extinção.

     

    ----------

    At.te, CW.

    CYONIL BORGES & ADRIEL SÁ. Direito Administrativo Facilitado. Editora Método-Gen, 2015.

    https://jus.com.br/artigos/33146/atos-administrativos

    http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=1791

  • o Art. 53 da Lei 9.784/99 estabelece que: "A Administração deve anular seu próprios atos, quando eivados de vicio de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência e oportunidade". 

    Logo, Gab. D


ID
759067
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público, são estáveis após:

Alternativas
Comentários
  •  C.F. "Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. 

  • Complementando o comentário do colega:
    A Constituição coloca que:
    § 4º Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade
    A lei 8112/90 em seu artigo 20.Art. 20. Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores: (vide EMC nº 19).

    I - assiduidade;

    II - disciplina;

    III - capacidade de iniciativa;

    IV - produtividade;

    V- responsabilidade.

    § 1o 4 (quatro) meses antes de findo o período do estágio probatório, será submetida à homologação da autoridade competente a avaliação do desempenho do servidor, realizada por comissão constituída para essa finalidade, de acordo com o que dispuser a lei ou o regulamento da respectiva carreira ou cargo, sem prejuízo da continuidade de apuração dos fatores enumerados nos incisos I a V do caput deste artigo



     

  • Questão que exige atenção em relação a data da prova, pois...nesta data valia como 36 meses e atualmente 24 meses, vide comentário do colega.

  • Sempre que a questão não mencionar nenhuma Lei, será 3 anos para estágio probatório e para estabilidade. Se fosse por exemplo: Segundo a lei 8112/90 seriam 2 anos.

  • De acordo com A Constituição Federal: 

     

    Art. 41. São estáveis após TRÊS ANOS de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998);

     

    Mas, a questão fala de acordo com a Lei 8.112 de 1990, desta forma deveria ser: 

     

    Art. 21.  O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar 2 (DOIS) anos de efetivo exercício.

     

    Desta forma, ao meu vê a resto certa seria Letra B.

  • CF/88. Art. 41. [Estabilidade do Servidor Público]. São estáveis após 3 (três) anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

     

    Atenção: O caput deste artigo soma – se ao seu § 4º: Como condição para a aquisição da estabilidadeÉ OBRIGATÓRIA a AVALIAÇÃO ESPECIAL DE DESEMPENHO por comissão instituída para essa finalidade. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

     

    “(...) a EC 19/1998, que alterou o art. 41 da CF, elevou para 3 (três) anos o prazo para a aquisição da estabilidade no serviço público e, por interpretação lógicao prazo do Estágio Probatório.” (STA 263-AgR, rel. min. Gilmar Mendes, julgamento em 4-2-2010, Plenário, DJE de 26-2-2010.)

     

    O Art. 21 da Lei 8.112/90 apresenta um "VIDE" ao final do seu dispositivo:  O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar 2 (dois) anos de efetivo exercício.                     (prazo 3 anos - vide EMC nº 19)

     

    [EMC nº 19, Art. 6º]. O art. 41 da Constituição Federal passa a vigorar com a seguinte redação: "Art. 41. São estáveis após 3 (três) anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.  Portanto, a Lei 8.112/90 não tem mais aplicabilidade, neste particular, porquanto prevalece o disposto na Constituição. A regra do art. 21 permanece apenas em caráter formal, mas sem eficácia.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca da estabilidade dos servidores públicos. Vejamos:

    Art. 41, CF. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

    Portanto, a estabilidade do servidor público é conquistada através de:

    - Aprovação em concurso público;

    - Nomeação para cargo de provimento efetivo;

    - Execução das funções pelo prazo de três anos, e

    - Acompanhamento de avaliação de desemprenho.

    Dito isso:

    A. ERRADO. Um ano de efetivo exercício do cargo.

    B. ERRADO. Dois anos de efetivo exercício do cargo.

    C. CERTO. Três anos de efetivo exercício do cargo.

    Conforme art. 41, CF.

    D. ERRADO. Cinco anos de efetivo exercício do cargo.

    E. ERRADO. Oito anos de efetivo exercício do cargo.

    GABARITO: ALTERNATIVA C.


ID
759073
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Racismo = inafiançável e imprescritível.
  • item errado

    Artigo 5 da CF

    XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei;
  •       Alguém esclarece o erro da letra E?? Seria no tocante a quem responde??

          Grato
  • Além da alternativa D as demais estão certas ^^
  • Não há erros na letra E, já que a questão pede a incorreta.
  • A) correta. Não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal.É o chamado Princípio da legalidade (reserva legal + anterioridade). É o que dispõe o art.1ºCP.
    B) correta. A lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu. A lei penal em regra não pode retroagir, entretanto, é permitido que a lei penal mais benéfica para réu atinja fatos anteriores à sua vigência. (art. 5º, XL CF a lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu). A lei penal que favoreça o réu aplica-se a fatos anteriores, mesmo que decididos em sentença penal condenatória transitada em julgado. art. 2ºCP: "A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado". Lembre-se que as leis processuais penais são aplicadas de imediato e não seguem essa regra.
    C) correta. A lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais. É o que dispõe o art.5º XLI CF. Esse inciso transcende a órbita criminal e, como fundamento constitucional dos deveres estatais de proteção, se propaga objetivamente por todos os ramos do direito, dada a multiplicidade de situações passíveis de atrair sua incidência. Apesar de estar implícito em qualquer ordenamento
    jurídico que consagre direitos fundamentais, a regra do inciso XLI do art. 5º da CF mereceria posição de destaque nos estudos sobre o direito constitucional brasileiro. Esse inciso é um gigante adormecido dentro do texto magno, por ser tão pouco utilizado na defesa dos direitos fundamentais, e que possam dignificá-lo com a grandeza jurídica a que faz jus. Exemplo de aplicação inovadora do inciso art. 5º XLI CF: TST seguiu uma direção menos conservadora e entendeu que as empresas não têm o direito de demitir os funcionários portadores do HIV.
  • continuação...

    D) incorreta. A prática do racismo constitui crime inafiançável com prescrição vintenária, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei. Art. 5º da CF
    XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei.

    E) correta. A lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem. É o que dispõe o art.5º XLIII CF.  Vamos arrumar a disposição do artigo para facilitar a memorização:

    1.  Crimes Inafiançáveis:
    a) Racismo;
    b) Tortura;
    c) Tráfico Ilícito de Entorpecentes e drogas afins;
    d) Terrorismo;
    e) Crimes Hediondos;
    f) Ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático.

    2. Crimes Imprescritíveis:
    a) Racismo;
    b) Ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático;

    3. Crimes Insuscetíveis de Graça ou Anistia:
    a) Tortura;
    b) Tráfico Ilícito de Entorpecentes e drogas afins;
    c) Terrorismo;
    d) Crimes Hediondos;

  • Letra D!

    O erro esta ao dizer prescrição vintenária, entende-se prescrição dos últimos 20 anos. Ai esta o erro!

    Veja art. 5º, XLII:

    XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei;

  • gab D

    art 5

    XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei;

  • Crime de Racismo: imprescritível.

     

     

  • RACISMO:  - INAFIANÇÁVEL

                        - IMPRESCRITÍVEL

                        - RECLUSÃO

  • LETRA D


    Não vi alguém comentando, portanto vou deixar o famoso bizú:


    Os crimes constantes dos incisos XLII, XLIII e XLIV do art. 5º da CF são: racismo, a tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos e a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático.


    Existem três institutos para se aplicar a eles: a inafiançabilidade, a imprescritibilidade e insuscetibilidade de graça ou anistia.


    Aqui são os bizú, de acordo com o texto constitucional:


    todos são inafiançáveis 3TH não têm Graça: Terrorismo, Tortura, Tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins e Hediondos R AÇÃO são imprescritíveis: Racismo e AÇÃO de grupos armados civis ou militares contra a ordem constitucional e o Estado Democrático
  • Vintenária: 20 anos

    Errado pois o crime é imprescritível

  • IncorretaA prática do racismo constitui crime inafiançável com prescrição vintenária, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei...

    GB D

    PMGOO

  • Que louco

  • Questão exige do candidato conhecimento sobre os Direitos Constitucionais Penais e Garantias Constitucionais do Processo, preconizados na Constituição Federal de 1988 (CF 88).

    DICA: quando a questão exigir que se assinale a alternativa incorreta, após a leitura do enunciado, circule a palavra incorreta.

    Passemos a analise das afirmativas:

    A) CORRETA.

    Não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal (art. 5º, XXXIX, CF/88). 

    Alternativa correta. Reproduz os exatos termos do diploma constitucional.

    B) CORRETA.

    A lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu (art. 5º, XL, CF/88). 

    Alternativa correta. Reproduz os exatos termos do diploma constitucional.

    C) CORRETA.

    A lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais (art. 5º, XLI, CF/88). 

    Alternativa correta. Reproduz os exatos termos do diploma constitucional.

    D) INCORRETA.

    A prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei (art. 5º, XLII, CF/88). 

    Alternativa errada. O diploma constitucional determinou como imprescritível a prática do racismo.

    E) CORRETA.

    A lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem (art. 5º, XLIII, CF/88).  

    Alternativa correta. Reproduz os exatos termos do diploma constitucional.

    ESQUEMATIZANDO:

    CRIMES:

    IMPRESCRITÍVEIS >>> Racismo e Ação de Grupos Armados.

    INSUSCETÍVEIS DE GRAÇA E ANISTIA >>> Tráfico, Terrorismo, Tortura e Hediondos. 

    INAFIANÇÁVEIS >>> Todos.

    Fonte: CF 88.

    Gabarito da questão: D.

  • PRINCIPIO DA LEGALIDADE

    Não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal.

    IRRETROATIVIDADE DA LEI PENAL

    A lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu.

    A lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais.

    A prática do racismo constitui crime inafiançável com prescrição vintenária, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei.

    OBSERVAÇÃO

    O crime de racismo é imprescritível.

    A lei considerará crimes inafiançáveis e insuscetíveis de graça ou anistia a prática da tortura, o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem.

  • Assertiva D  INCORRETA:

    A prática do racismo constitui crime inafiançável com prescrição vintenária, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei.

  • D) A prática do racismo constitui crime inafiançável com prescrição vintenária, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei.

    Art. 5º da CF

    XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível , sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei.

  • Pra não embromar tanto e se mais OBJETIVO:

    art. 5, XLII - a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei;

  • Tabelinha para memorizar:

    Inafiançáveis: Racismo, A.G.A e 3TH

    Imprescritíveis: Racismo e A.G.A

    Insuscetíveis: 3TH

    A.G.A = Ação de grupos armados..

    3TH = Tortura, Tráfico, Terrorismo e Hediondos.

    Em frente, 2021 será o ano da vitória.

  • Racismo constitui crime INAFIANÇÁVEL E IMPRESCRITÍVEL.

    JÁ OS 3TH ( TORTURA, TRÁFICO E TERRORISMO E OS HEDIONDOS ), são INSUSCETÍVEIS DE GRAÇA OU ANISTIA E INAFIANÇÁVEL.

  • Racismo é crime imprescindível e inafiançável, além de ter pena de reclusão.

  • GABARITO: D

    D) INCORRETA - A prática do racismo constitui crime inafiançável com prescrição vintenária, sujeito à pena de reclusão, nos termos da lei.

    O RACISMO É CRIII

    C - CRIME

    R - RECLUSÃO

    I - INAFIANÇÁVEL

    I - IMPRESCRITÍVEL

    I - INCONDICIONADA

  • O que raios é vintenária?


ID
759082
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com a Constituição Federal, da República Federativa do Brasil:
“Compete privativamente à Câmara dos Deputados”

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa verdadeira:

Alternativas
Comentários
  • Art. 51. Compete privativamente à Câmara dos Deputados:
    I - autorizar, por dois terços de seus membros, a instauração de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da República e os Ministros de Estado;

  • a) Autorizar, por dois terços de seus membros, a instauração de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da República e os Ministros de Estado.

    b) Aprovar previamente, por voto secreto, após arguição pública, a escolha do Procurador-Geral da República. Senado c) aprovar previamente, por voto secreto, após arguição em sessão secreta, a escolha dos chefes de missão diplomática de caráter permanente. Senado d) Suspender a execução, no todo ou em parte, de lei declarada inconstitucional por decisão definitiva do Supremo Tribunal Federal.Senado e) Autorizar operações externas de natureza financeira, de interesse da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios.Senado
  • Só há 5 competências privativas da Câmara dos Deputados. Vale a pena decorá-las:
    Art. 51, CF. Compete privativamente à Câmara dos Deputados:
    I - autorizar, por 2/3 de seus membros, a instauração de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da República e os Ministros de Estado;
    II - proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de 60 dias após a abertura da sessão legislativa;
    III - elaborar seu regimento interno;
    IV - dispor sobre sua organização, funcionamento, polícia, criação, transformação ou extinção dos cargos, empregos e funções de seus serviços, e a iniciativa de lei para fixação da respectiva remuneração, observados os parâmetros estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias;
    V - eleger membros do Conselho da República, nos termos do art. 89, VII.

  • ATENÇÃO, PESSOAL!
    Percebam que as competências da Câmara dos Deputados no art. 51, inc. III, IV e 5 são EXATAMENTE IGUAIS às competências do Senado Federal no art. 52, XII, XIII e XIV (só precisa decorar uma vez!). Vejamos:

    Art. 51, CF. Compete privativamente à :Câmara dos Deputados:
    [...]
    III - 
    elaborar seu regimento interno;
    IV - dispor sobre sua organização, funcionamento, polícia, criação, transformação ou extinção dos cargos, empregos e funções de seus serviços, e a iniciativa de lei para fixação da respectiva remuneração, observados os parâmetros estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias;
    V - eleger membros do Conselho da República, nos termos do art. 89, VII.
    Art. 52, CF. Compete privativamente ao Senado Federal:
    [...]
    XII - 
    elaborar seu regimento interno;
    XIII - dispor sobre sua organização, funcionamento, polícia, criação, transformação ou extinção dos cargos, empregos e funções de seus serviços, e a iniciativa de lei para fixação da respectiva remuneração, observados os parâmetros estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias;
    XIV - eleger membros do Conselho da República, nos termos do art. 89, VII.
  • Pessoal, alguém fez esse concurso ?
    Essa questão caiu mesmo para Técnico em Enfermagem ?
  • A) Correta

    as demais competências do Senado Federal
  • Art. 51, inciso I (CF)  - Letra A

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre a Câmara dos Deputados.

    Análise das alternativas:

    Alternativa A – Correta! É o que dispõe o art. 51 da CRFB/88: “Compete privativamente à Câmara dos Deputados: I - autorizar, por dois terços de seus membros, a instauração de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da República e os Ministros de Estado; (...)”.

    Alternativa B – Incorreta. Trata-se de competência do Senado Federal. Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal: (...) III - aprovar previamente, por voto secreto, após argüição pública, a escolha de: (...) e) Procurador-Geral da República; (...)”.

    Alternativa C - Incorreta. Trata-se de competência do Senado Federal. Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal: (...) IV - aprovar previamente, por voto secreto, após argüição em sessão secreta, a escolha dos chefes de missão diplomática de caráter permanente; (...)”.

    Alternativa D - Incorreta. Trata-se de competência do Senado Federal. Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal: (...) X - suspender a execução, no todo ou em parte, de lei declarada inconstitucional por decisão definitiva do Supremo Tribunal Federal; (...)”.

    Alternativa E - Incorreta. Trata-se de competência do Senado Federal. Art. 52. Compete privativamente ao Senado Federal: (...)V - autorizar operações externas de natureza financeira, de interesse da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios; (...)”.

    Gabarito:

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa A.

  • CANAL CANTIOLEGIS NO YOUTUBE TEM VÁRIAS PARTES DA CF CANTADA! VÍDEOS ATUALIZADOS! CONHECI HÁ POUCO TEMPO E ESTOU ADORANDO!


ID
759091
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os princípios abaixo estão contemplados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação 5692/96, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;

    III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;

    IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância;

    V - coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

    VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;

    VII - valorização do profissional da educação escolar;

    VIII - gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino;

    IX - garantia de padrão de qualidade;

    X - valorização da experiência extra-escolar;

    XI - vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

  • Gente essa questão é muito simples. Podemos fazer a seguinte analogia se o Estado é Laico, então porque priorizar o ensino religioso???? Com isso dá para matar a charada!
  • Conforme o artigo  33 da LDB o ensino religioso será de matrícula facultativa. Portanto, não é prioridade como princípio.
    Vejamos: Art. 33. O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo
  • A Lei 5692/96? De que Lei estamos falando mesmo? Se for a (.394/96 ok!

  • Conforme o artigo  33 da LDB o ensino religioso será de matrícula facultativa

  • A lei 5.692 é de 1971 . A lei em vigor é a lei 9.394 de 1996.
    De acordo com o artigo 33 da lei 9.394/96: O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo. (Redação dada pela Lei nº 9.475, de 22.7.1997) 
  • Hoje em dia entrou mais um inciso que foi incluído pela Lei nº 12.796, de 2013

     

    Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;

    III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;

    IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância;

    V - coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

    VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;

    VII - valorização do profissional da educação escolar;

    VIII - gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino;

    IX - garantia de padrão de qualidade;

    X - valorização da experiência extra-escolar;

    XI - vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

    XII - consideração com a diversidade étnico-racial.  (Incluído pela Lei nº 12.796, de 2013)

  • a banca errou o número da lei... AFFF


ID
759097
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Analise as proposições abaixo referentes à direitos garantidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (5692/96):


I - Atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino.

II - Atendimento gratuito em creches e pré-escolas às crianças de zero a seis anos de idade.

III - Oferta de educação escolar regular para jovens e adultos, com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades.

Está(ão) correta(s):

Alternativas
Comentários
  • Art. 4º O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:

    I - ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria;

    II - progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio;

    II - universalização do ensino médio gratuito; (Redação dada pela Lei nº 12.061, de 2009)

    III - atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino;

    IV - atendimento gratuito em creches e pré-escolas às crianças de zero a seis anos de idade;

    V - acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um;

    VI - oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando;

    VII - oferta de educação escolar regular para jovens e adultos, com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que forem trabalhadores as condições de acesso e permanência na escola;

    VIII - atendimento ao educando, no ensino fundamental público, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde;

    IX - padrões mínimos de qualidade de ensino, definidos como a variedade e quantidade mínimas, por aluno, de insumos indispensáveis ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.

    X – vaga na escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental mais próxima de sua residência a toda criança a partir do dia em que completar 4 (quatro) anos de idade.(Incluído pela Lei nº 11.700, de 2008).

  • Art. 4º O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:
    III - atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino;
    IV - atendimento gratuito em creches e pré-escolas às crianças de zero a seis anos de idade;
    VII - oferta de educação escolar regular para jovens e adultos, com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que forem trabalhadores as condições de acesso e permanência na escola;
    Letra A.
    Bons estudos!
  • I - Conforme art. 4 da LDB o atendimento especializado para alunos com necessidaddes especiais será feito preferencilmente em rede regular de ensino;

    II - Conforme o art. 29 da LDB:

    EDUCAÇÃO INFANTIL - DE 1 A 6 ANOS.

    • Creche - crianças de 0 a 4 anos;e
    • Pré escola - crianças de 5 e 6 ano;

    III - O ensino conhecido por EJA deve adptar se e eatender as necessidades e disponibilidades daqueles que não tiverão acesso a continuidade de estudos no ensinofundamental  e médio na idade própia.

  • Acredito que se esta questão teria facilmente seu gabarito alterado ou anulado (caso a CF/88 não estivesse em Edital), se é que não foi. Visto que segundo a Constituição Federal de 1988 reduziu a Educação Infantil para até 5 anos.
  • Questão desatualizada, pois segundo a lei 9394 (artigo 4°) a educação infantil vai até os 5 anos de idade e a CF 88 vai pela mesma linha de raciocínio.
  • Questão de gabarito desatualizado. Pois segundo a LDB atualizada:

    Art. 30. A educação infantil será oferecida em:

    I - creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade;

    II - pré-escolas, para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)

  • questão desatualizada mas vale para medir o conhecimento:

    I) correta, segundo art.4º LDB 9394/96 com alterações Lei nº 12.796, de 2013 III - atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino;

    II) errada, art. 4º II, educação infantil gratuita às crianças de até 5 (cinco) anos de idade; Lei nº 12.796, de 2013)

    III) correta, art.4º VII - oferta de educação escolar regular para jovens e adultos, com características e modalidades

    adequadas às suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que forem trabalhadores as condições

    de acesso e permanência na escola;

    atualmente agosto/2019 o gabarito deveria ser letra b) apenas I) e III) estão corretas


ID
759106
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em relação à obrigatoriedade do ensino no Brasil, é correto afirmar que o ensino fundamental é obrigatório e gratuito na escola pública, com duração de:

Alternativas
Comentários
  • acho que falta mais questões sobre a LDB neste site
  • Lei 9.394/1996:

    Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: (Redação dada pela Lei nº 11.274, de 2006) (...)

  • A EC 59/2009 alterou o tempo de obrigatoriedade de 9 anos para 14!

  • Pela questão tratar do ensino fundamental obrigatório a resposta é 9 anos, porem se o enunciado da questão tivesse o termo "educação básica obrigatória"  seria 14 anos.


ID
759115
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As alternativas abaixo referem-se a metas e objetivos previstos no Plano Nacional de Educação, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • O ensino de língua estrangeira, segundo a LDB, deve iniciar-se apenas a partir do sexto ano do ensino fundamental.
  • Apartir do 5º ano é que o estudo de língua estrangeira é obrigatóriamente introduzido na educação básica.
  • Questão C

    Língua estrangeira: a partir do 6 ANO do ensino fundamental.
    Bons estudos !!
  • Questão "pegadinha".

  • § 5º Na parte diversificada do currículo será incluído, obrigatoriamente, a partir da quinta série, o ensino de pelo menos uma língua estrangeira moderna, cuja escolha ficará a cargo da comunidade escolar, dentro das possibilidades da instituição.

    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm


  • art. 26°  parágrafo 5° Na parte diversificada do currículo será incluído, obrigatoriamente, a partir da quinta série, o ensino de pelo menos uma língua estrangeira moderna, cuja escolha ficará a cargo da comunidade escolar, dentro das possibilidades da instituição.

    Mas lembrar que este texto é de 1996, com a reforma em 2006 para 9 anos de estudo, a quinta série fica equivalendo ao sexto ano do ensino fundamental.

    Espero ter ajudado.

  • para os dias de hoje essa questão já está ultrapassada. O ensino médio hoje já é universal. 

  • LDB. Art. 26.  OS CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO devem ter BASE NACIONAL COMUM, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, POR UMA PARTE DIVERSIFICADA, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.           (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)

     

    § 5o  No currículo do ENSINO FUNDAMENTAL, a partir do 6ª (sexto) ano, será ofertada a LÍNGUA INGLESA.            (Redação dada pela Lei nº 13.415, de 2017)

  • § 5o  No currículo do ENSINO FUNDAMENTAL, a partir do 6ª (sexto) ano, será ofertada a LÍNGUA INGLESA.            (Redação dada pela Lei nº 13.415, de 2017)


ID
759130
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em relação à estrutura curricular da educação básica no Brasil, proposta pela LDB 9.394/96 , bem como pelo Plano Nacional de Educação, as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Art. 33. O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo. 
    Letra D.
    Bons estudos!
  • Responder esta questão é simples se considerarmos que o Brasil não é um país teocrático (como os países do Islã, por exemplo).

    Bons estudos a todos !

  • O ensino religioso é obrigatório SIM, o erro da questão não é esse, sim " em todos os níveis da educação básica no Brasil.". O correto seria "Escolas públicas de Ensino Fundamental".

  • LDB 9394/96 - Art. 33. O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo. (Redação dada pela Lei nº 9.475, de 22.7.1997)

  • Onde na LDB fala da letra C ?? Achei estranho falar sobre CONSUMO, pesquisei na lei e não encontrei falando sobre os temas transversais e da obrigatoriedade em todo território brasileiro.

  • Procede Sávio, eu acertei sobre a obrigatoriedade do ensino religioso, mas confesso que procurei sobre o assunto da letra "c" e não achei nada. Se alguém souber onde se encontra esse assunto ou então realmente foi mal formulada essa questão.


  • GABARITO D; O ensino religioso é matéria obrigatória, porém, de matricula facultativa nas escolas públicas de ensino fundamental. ART. 33 (caput)

    Agora olhando a questão C encontrei o seguinte são temas TRANSVERSAIS os conteúdos relativos aos direitos humanos e à prevenção de todas as formas de violência contra a criança e o adolescente (ART. 26 - PARAGRAFO 9); Quantos aos demais não são temas transversais e sim princípios que já estão presentes no conteúdo obrigatório em todo processo do educando na educação básica.

    Salientando também quanto aos princípios da proteção e defesa civil e a educação ambiental será aplicada de forma INTEGRADA aos conteúdos obrigatórios (ART. 26 PARAGRAFO 7);



  • LDB 9394/96 - Art. 33. O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo.

    A questão erra ao falar que é obrigatório em todos os níveis. O ensino religioso é OBRIGATÓRIO para as escolas públicas de ensino fundamental, ou seja, elas são obrigadas a oferecer, porém, sua MATRÍCULA é FACULTATIVA!
  • Ensino religioso é facultativo.


ID
759139
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre a estrutura e organização do ensino médio, prevista na LDB 9.394/96 analise as proposições abaixo:

I - O ensino médio é etapa final da educação básica e possui duração mínima de três anos.

II - O ensino de pelo menos duas línguas estrangeiras modernas é exigido, de forma obrigatória, no ensino médio.

III - Filosofia e a Sociologia são disciplinas obrigatórias em todas as séries do ensino médio.

Está(ão) correta(s):

Alternativas
Comentários
  • Gente vamos analisar a questão:

    No item 1 está correto pois é tratado no Art. 35.

    No item 2 está errado

    Olha só como afirma o item:

    II - O ensino de pelo menos duas línguas estrangeiras modernas é exigido, de forma obrigatória, no ensino médio.

    Olha só como trata o III do art. 36

    III - será incluída uma língua estrangeira moderna, como disciplina obrigatória, escolhida pela comunidade escolar, e uma segunda, em caráter optativo, dentro das disponibilidades da instituição.


    No item 3 está correto, pois trata o IV do art. 36

    Referência

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm

    Bons estudos

  • I - O ensino médio é etapa final da educação básica e possui duração mínima de três anos. (Certo)
    Art. 35. O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades...
    II - O ensino de pelo menos duas línguas estrangeiras modernas é exigido, de forma obrigatória, no ensino médio. (Errado)
    Art. 36 - III - será incluída uma língua estrangeira moderna, como disciplina obrigatória, escolhida pela comunidade escolar, e uma segunda, em caráter optativo, dentro das disponibilidades da instituição.
    III - Filosofia e a Sociologia são disciplinas obrigatórias em todas as séries do ensino médio. (Certo)
    Art. 36 - IV – serão incluídas a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias em todas as séries do ensino médio.
    Letra B!
  • Item II - Errada. Art. 36. O currículo do ensino médio observará o disposto na Seção I deste Capítulo e as seguintes diretrizes:
    III - será incluída uma língua estrangeira moderna, como disciplina obrigatória, escolhida pela comunidade escolar, e uma segunda, em caráter optativo, dentro das disponibilidades da instituição.
  • O item II está errado, pois de acordo com a LDB no artigo 36, inciso III, apenas uma língua estrangeira possui caráter obrigatório. O oferecimento de uma segunda língua é optativo. A resposta correta dessa questão é a letra B. O item I está condiz com aquilo que está presente no artigo 35. O item III, por sua vez, confere com o inciso IV do artigo 36.
     
  • Questão mal elaborada, pois se o candidato sabe que a assertiva II está errada, resolve a questão.

  • QUESTÃO DESATUALIZADA:

     

    I) CORRETO! Apenas o teor da afirmativa "I" permanece atual:

    Art. 35 - O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos (...).

     

    II) ERRADO, tanto com a redação antigo como com a atual, que é a seguinda:

    Art. 36, § 8º - Os currículos de ENSINO MÉDIO incluirão, obrigatoriamente, o estudo da LÍNGUA INGLESA e poderão ofertar outras línguas estrangeiras, em caráter optativo, preferencialmente o espanhol, de acordo com a disponibilidade de oferta, locais e horários definidos pelos sistemas de ensino.   (Incluído pela Medida Provisória nº 746, de 2016)

     

    III) ATUALMENTE ERRADO! 

    IV – serão incluídas a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias em todas as séries do ensino médio.           (Incluído pela Lei nº 11.684, de 2008) (texto alterado pela Medida Provisória nº 746, de 2016)

    IV - ciências humanas   (Redação dada pela Medida Provisória nº 746, de 2016).


ID
759148
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as proposições abaixo referentes à gestão democrática das escolas no Brasil:

I - Um dos princípios de gestão democrática da educação básica, previstos na LDB 9.394/96, é a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola.

II - A LDB 9.394/96 assegura o direito de participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

III - De acordo com a LDB 9.394/96, todos os diretores de escolas da educação básica devem ser indicados pelo secretário da educação do município ou do estado.

Está(ão) correta(s):

Alternativas
Comentários
  • Conforme LDB:
    Itens I e II:
    Art. 14. Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:

         I - participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;
         II - participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

    Item III: A LBD não trata dessa questão.
     

  • GABARITO: c) Apenas I e II.

  • Ex: Colégio Militar..


ID
759154
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre as obrigações dos estabelecimentos de ensino, previstas na LDB 9.394/96, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de:

    I - elaborar e executar sua proposta pedagógica;

    II - administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros;

    III - assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas;

    IV - velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente;

    V - prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento;

    VI - articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola;

    VII - informar os pais e responsáveis sobre a freqüência e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica.

    VII - informar pai e mãe, conviventes ou não com seus filhos, e, se for o caso, os responsáveis legais, sobre a frequência e rendimento dos alunos, bem como sobre a execução da proposta pedagógica da escola; (Redação dada pela Lei nº 12.013, de 2009)

    VIII – notificar ao Conselho Tutelar do Município, ao juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministério Público a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de cinqüenta por cento do percentual permitido em lei.(Incluído pela Lei nº 10.287, de 2001)

  • Gabarito Letra C é o item incorreto.
    Conforme LDB: Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de:
    I - elaborar e executar sua proposta pedagógica;
    LETRA  A
    II - administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros; LETRA C
    III - assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas;LETRA D
    IV - velar pelo cumprimento do plano de trabalho de cada docente;
    V - prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento;
    LETRA B
    VI - articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola; LETRA E
    VII - informar pai e mãe, conviventes ou não com seus filhos, e, se for o caso, os responsáveis legais, sobre a frequência e rendimento dos alunos, bem como sobre a execução da proposta pedagógica da escola; (Redação dada pela Lei nº 12.013, de 2009)
    VIII – notificar ao Conselho Tutelar do Município, ao juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministério Público a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de cinqüenta por cento do percentual permitido em lei.(Incluído pela Lei nº 10.287, de 2001)
  • Uma observação a respeito do item "B". Quem deve prover MEIOS para a recuperação dos alunos é o estabelecimento de ensino (LDB, art. 12, V); mas quem tem a incumbência de estabelecer ESTRATÉGIAS de recuperação são os docentes (LDB, art. 13, IV).  Meios = escolas;  Estratégias = professores. Não confunda isso jamais!


ID
759163
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre as competências dos Estados e Municípios em relação à Educação, prevista na LDB 9.394/96, analise as proposições abaixo:

I - Cabe aos Municípios oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental.

II - Aos Estados é conferida a responsabilidade de assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio a todos que o demandarem.

III - O Distrito Federal deve assumir as competências referentes aos Estados e aos Municípios.

Está(ão) corretas:

Alternativas
Comentários
  • I - Cabe aos Municípios oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental. (Certo)
    Art. 11 - V - oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental, permitida a atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência e com recursos acima dos percentuais mínimos vinculados pela Constituição Federal à manutenção e desenvolvimento do ensino.
    II - Aos Estados é conferida a responsabilidade de assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio a todos que o demandarem. (Certo)
    Art. 10 - VI - assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio a todos que o demandarem.
    III - O Distrito Federal deve assumir as competências referentes aos Estados e aos Municípios. (Certo)
    Art. 10Parágrafo único. Ao Distrito Federal aplicar-se-ão as competências referentes aos Estados e aos Municípios.
    Letra B!

ID
759292
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em relação à política de valorização do profissional de educação no Brasil, analise as proposições abaixo:

I - A formação profissional inicial de professores ainda é um desafio a ser alcançado em algumas regiões do Brasil.

II - Há uma política de formação continuada de professores assegurada pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB.

III - A formação sistemática do professorado indígena não é assegurada pela legislação educacional brasileira.

Está(ão) correta(s):

Alternativas
Comentários
  • a formação dos professores é sim assegurada pela legislação por mais que a mesma não seja assegurada na prática. portanto a III, questao estar errada.
  • Do professorado como um todo, talvez, mas a questão está especificando o professorado INDÍGENA! Não há essa discriminação em lugar algum.
  • AS CORRETAS SÃO A I E A II, PORTANTO GABARITO LETRA "E".


ID
759295
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Os compiladores Java que, ao invés de interpretar bytecodes, os compilam em tempo de execução, são conhecidos como:

Alternativas
Comentários
  • JIT é o acrônimo para compilador just-in-time, que é um tradutor que converte, em tempo de execução, instruções de um formato para outro, por exemplo, de bytecode para código de máquina.

    Esta técnica é normalmente utilizada para incrementar o desempenho de programas "executados" - na verdade, interpretados - em máquinas virtuais.

ID
759298
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Sobre o gerador de analisador léxico, LEX, julgue as questões a seguir.


I - Permite especificar um analisador léxico definindo expressões regulares para descrever padrões para os tokens.

II - A função responsável por colocar os lexemas encontrados na tabela de símbolos se chama installLexem().

III - lexlval é uma variável global que pode ser usada pelo analisador sintático ou por outro componente posterior do compilador.

IV - O programa de entrada do LEX é compilado em um programa C, que sempre se chama lex.yy.c

Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • installID() é a função para instalar o lexema.

    yylval é a variável global.


ID
759301
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

São exemplos de geradores de analisadores sintáticos:

Alternativas

ID
759304
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

São exemplos de linguagens que implementam o paradigma de programação funcional:

Alternativas

ID
759307
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No paradigma de programação orientada a aspectos, _____ é o código a ser executado em um join point que foi selecionado por um pointcut. Ele pode ser executado antes, depois ou em volta de um join point. A palavra que melhor preenche a lacuna é:

Alternativas
Comentários
  • os join points são pontos bem definidos ao longo da execução do programa. Incluem: execução de métodos, criação de objetos e lançamento de exceções. Notar que esses join points são dinâmicos, e portanto, só podem ser descobertos em tempo de execução. Por esta razão, os pointcuts e advices do AspectJ são conhecidos como um modelo de join points dinâmico.

    [http://pt.wikipedia.org/wiki/Programa%C3%A7%C3%A3o_orientada_a_aspecto#Modelos_de_join_point]


ID
759310
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No paradigma de programação lógico, um programa consiste basicamente de um conjunto de:

Alternativas

ID
759313
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

São conceitos chaves do paradigma Orientado a Objetos:

Alternativas
Comentários
  • polimorfismo de inclusao = override (sobrescrita)
    = o metodo da classe-filha possui a mesma assinatura do metodo da classe-pai.
    =mesmo nome, valor de retorno e argumentos.

ID
759316
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Sobre CSS, julgue os itens abaixo:

I - A sintaxe genérica de uma regra CSS tem a forma propriedade {: valor;}

II - Um comentário em CSS começa com o "/*", e termina com " */"

III - A propriedade CSS que controla a cor do texto é font-style

IV - A propriedade letter-spacing define o espaçamento entre letras

Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • A sintaxe genérica de uma regra CSS tem a forma propriedade {: valor;} - Errada
    o correto seria = {propriedade:valor;}

    left: auto;  position: relative; }

    II - Um comentário em CSS começa com o "/*", e termina com " */"  - Certo

    III - A propriedade CSS que controla a cor do texto é font-style - Errado - "Color" - Sets the color of text

    IV - A propriedade letter-spacing define o espaçamento entre letras  - Certo


    http://www.w3schools.com/css/css_text.asp

  • Questão de primário :)

  • I - A sintaxe genérica de uma regra CSS tem a forma propriedade {: valor;} errado - a regra css é seletor {propriedade: valor:}

    II - Um comentário em CSS começa com o "/*", e termina com " */" correto

    III - A propriedade CSS que controla a cor do texto é font-style - errado é color:#xxxxxx / para background, é background-color:#xxxxxx

    IV - A propriedade letter-spacing define o espaçamento entre letras correto


ID
759319
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

_________ é um recurso SQL que permite testar se uma subconsulta tem alguma tupla em seus resultados. A palavra que melhor preenche a lacuna é:

Alternativas
Comentários
  • Correta letra D)

    Segundo [1]: "A SQL inclui um recurso para testar se uma consulta possui alguma tupla no resultado. A construção exists reotrna o valor true se a subconsulta de argumento não é vazia."

    [1] Silberschatz, Sistemas de Bancos de Dados, 5 edição,página 63.

ID
759322
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A consulta SQL abaixo indica o número de produtos de cada loja.

select nome-loja, count (tipo-produto)
from produto
group by nome-loja

Se desejarmos eliminar as duplicações dos produtos, ou seja, cada tipo de produto contará apenas uma vez por loja, antes da função de agregação ser computada, devemos substituir a primeira linha por:

Alternativas
Comentários
  • Correta letra C.
    De acordo com [1]:
    "Nos casos em que queremos forçar a eliminação de duplicatas, inserimos a palavra-chave distinct após select."
    [1] Silberschatz, Sistemas de Bancos de Dados, tradução da 5 edição, página 55.
  • 1) SQL COUNT(*) Syntax
    A COUNT(*) função retorna o número de registros em uma tabela.

    Exemplo: SELECT COUNT(*) FROM table_name;

    2) SQL COUNT(DISTINCT column_name) Syntax
    A COUNT(DISTINCT column_name) funcão retorna o número, sem repetição, de valores de uma coluna especifica.

    Exemplo: SELECT COUNT(DISTINCT column_name) FROM table_name;


ID
759325
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No MySQL, a função extractValue() extrai um valor de um string XML. Ela recebe dois argumentos. O segundo argumento usa uma expressão na notação:

Alternativas
Comentários

ID
759328
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

As tags XML que delimitam um código Javascript são:

Alternativas
Comentários
  • Um código JavaScript pode ser inserido em um documento HTML de duas formas: colocando o código JavaScript como filho de um elemento com a tag script (linha 6) ou utilizando o atributo src (linha 5) de um elemento com a tag script no qual devemos passar o caminho relativo ou absoluto para um arquivo que contenha o código JavaScript.  
     epya.png
    (Fonte: Apostila K19 - Desenvolvimento Web com HTML, CSS e Javascript)

    Gabarito letra "A".

ID
759331
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

As regras que definem como um documento XML é formado, as quais ajudam a validar os dados quando uma aplicação que os recebe não possui internamente uma descrição do dado que está recebendo, são especificadas por:

Alternativas
Comentários
  • DTD é utilizado tanto na forma interna quanto na forma externa. Na forma interna, as declarações DTD são colocadas explicitamente no arquivo XML e na externa ele é "chamado por meio da sintaxe.
  • DTD - Document Type Definition


ID
759334
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O erro que ocorre quando tentamos armazenar mais bits do que uma capacidade estabelecida para uma variável é conhecido como:

Alternativas
Comentários
  • A condição de overflow ocorre quando o valor atribuído a uma variável é maior que o maior valor que o tipo desta variável consegue representar. Por exemplo, se houvesse um tipo decimal, que somente consegue representar os valores de 0 a 9, no caso de tentarmos atribuir o resultado da operação 5+5 a uma variável deste tipo, o resultado seria um overflow. Um underflow acontece nos casos em que o valor que se tenta atribuir é menor que o menor valor que o tipo é capaz de representar.
    As conversões de tipos numéricos acontecem quando um valor é atribuído a uma variável de um tipo diferente. Por exemplo, se atribuirmos o valor 10.0 (que é do tipo double) a uma variável do tipo int, ou se for atribuído um valor do tipo long a uma variável do tipo int.
    Todas esta situações podem resultar em falhas ou vulnerabilidades na execução da aplicação, caso haja alguma suposição (mesmo que implícita) sobre a magnitude ou sinal dos valores usados. Nos casos de conversões de tipos, o compilador irá acusar apenas se as conversões implícitas tiverem risco de perda de informação. No caso das conversões explícitas (casts), não há esta verificação pelo compilador e o programador deve tomar as precauções necessárias. Todas as atribuições devem ser verificadas quanto à possibilidade de gerar overflow, underflow ou perdas quando da conversão de tipos.

    Referência:


    http://java.sapao.net/Home/verificar-condi%C3%A7%C3%B5es-de-%E2%80%9Coverflow%E2%80%9D-%E2%80%9Cunderflow%E2%80%9D-e-convers%C3%B5es-de-tipos-num%C3%A9ricos


ID
759337
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Considere que A e B são variáveis booleanas e que A’ e B’ representam a negação destas variáveis. Analise as seguintes expressões booleanas.

I - A + A = 1

II - (A + B).(A + B’) = A

III - A.A’ = 0 IV - A.(A + B) = A

Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • I.Errado, se A = 0, resultado = 0

    II. (A + B).(A + B’) = A  =>distributiva
    A(B + B') => Elementos Complementares
    A
    III - A.A’ = 0 => Elementos Complementares

    IV.
    A.(A+B) => distributiva 
    (A.A+A.B) => idempotente na primeira
    (A + AB) => Se A = 1 e B = 0 ou 1, resultado = 1, Se A = 0 e B = 0 ou 1, resultado 0 = > Propriedades Absorventes
    http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%B3gica_booleana
  • A + A  = A

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
759340
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

As seguintes características sobre registradores estão corretas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Se desligar a CPU os dados em armazenados no registradores são apagados.
  • Memórias voláteis: RAM, CACHE E REGISTRADORES.

    Resposta: Letra E


ID
759343
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No comando de atribuição em Python valor = raw_input(“Digite um valor: ”), qual o tipo da variável valor?

Alternativas
Comentários
  • raw_input
    Lê uma string do teclado e a retorna! 
  • Lê uma String e você pode comparar com inteiros. Por exemplo:

    x = int(raw_input("Favor digitar um inteiro: ")) 

    Favor digitar um inteiro: 42 

    if x < 0: 

        x = 0 

        print 'Negativo alterado para zero'

    elif x == 0: 

        print 'Zero' 

    elif x == 1:

        print 'Unidade' 

    else: 

        print 'Mais'

    Saída: Mais

    Fonte: http://turing.com.br/pydoc/2.7/tutorial/

  • A função raw_input serve para lermos valores digitados pelo usuário no prompt do Python. É uma função da versão 2 do Python. No Python 3, ela foi substituída pela input. Mas o funcionamento é o mesmo. Ela pega o valor digitado pelo usuário e armazena o valor no formato de string.

    Resposta: A

  • o tipo é uma string.

    RESPOSTA: Letra a) str

  • ALTERNATIVA: A

    Todo "input" retorna um string!

    ex.:

    >>> x = input("digite sua idade: ")

    digite sua idade: 30 ---- esse 30 é um string!!

    Caso deseje que um "input" seja um "integer por exemplo, faz-se necessário colocar ele na frente, veja o exemplo abaixo:

    >>>x=int(input("digite sua idade: "))

    digite sua idade: 30

    30 ----- esse 30 agora é um integer pois antes do "input" foi dado o comando para ele se "transformar" num integer.

    Fácil é Desistir!!!

  • A função raw_input serve para lermos valores digitados pelo usuário no prompt do Python. É uma função da versão 2 do Python. No Python 3, ela foi substituída pela input. Mas o funcionamento é o mesmo. Ela pega o valor digitado pelo usuário e armazena o valor no formato de string.

    Resposta: A

  • A função raw_input serve para lermos valores digitados pelo usuário no prompt do Python.

    É uma função da versão 2 do Python.

    No Python 3, ela foi substituída pela input.

    Mas o funcionamento é o mesmo.

    Ela pega o valor digitado pelo usuário e armazena o valor no formato de string.


ID
759349
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Em Java, um bloco de código é:

Alternativas
Comentários
  • Blocos de Códigos
     

    Bloco de código é tudo que esta entre { }, o escopo (vida) de uma variável é até acabar o bloco, isto é, a variável definida dentro de uma { não poderá ser acessada, no fim do bloco }.

    Para controlar o fluxo do programa usamos blocos com;
    - if
    - switch
    - for
    - while
    - do (break,continue, label)

  • Só por curiosidade: Python poderia ser incluído no item E.

ID
759352
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Em linguagem de programação, um identificador é o nome que utilizamos para representar variáveis, classes, objetos. etc. Em Java, qual dos itens abaixo não é um identificador válido?

Alternativas
Comentários
  • Frank, true é um valor literal booleano. Correto, mas, na verdade, a explicação correta é dizer que não podemos usar palavras-chave ou palavras reservadas da linguagem Java para nomeação de variáveis, classes e métodos.
    No endereço abaixo, temos a lista dessas palavras:
    http://docs.oracle.com/javase/tutorial/java/nutsandbolts/_keywords.html 

    []s
  • eu tava com preguiça de escrever mas era o que eu queria dizer rsrs

    true = boleano = palavra reservada

    Logo não poderia usar :)
  • As regras de nomenclatura dos identificadores em java são muito parecidas com as de outras linguagens como delphi, c, c++ etc.

    Antes de listarmos as regras é preciso saber que o java utiliza a codificação Unicode para os arquivos de código fonte.

    As regras são as seguintes:

    1) Os identificadores DEVEM começar com uma letra, um cifrão ($) ou com um underscore (_)
    2) Após o primeiro caractere pode ser usado qualquer outro caractere do conjunto Unicode.
    3) NÃO se pode usar uma palavra reservada como identificador.
    4) Em java, os identificadores são case sensitive. Então você pode definir gato e Gato como duas coisas diferentes;

ID
759355
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Busca ou pesquisa binária é um algoritmo de busca em vetores ordenados. Sobre o algoritmo de busca binária é correto afirmar:

I - No pior caso tem complexidade O(log n).

II - No melhor caso tem complexidade O(log n).

III - No caso médio tem complexidade O(1).

IV - No melhor caso tem complexidade O(n).

Está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • pesquisa ou busca binária (em inglês binary search algorithm ou binary chop) é um algoritmo de busca em vetores que segue o paradigma de divisão e conquista. Ela parte do pressuposto de que o vetor está ordenado e realiza sucessivas divisões do espaço de busca comparando o elemento buscado (chave) com o elemento no meio do vetor. Se o elemento do meio do vetor for a chave, a busca termina com sucesso. Caso contrário, se o elemento do meio vier antes do elemento buscado, então a busca continua na metade posterior do vetor. E finalmente, se o elemento do meio vier depois da chave, a busca continua na metade anterior do vetor.

    caso médio: {O}(\log n)
    melhor caso: {O}(1)
    pior caso: {O}(\log n)

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Pesquisa_bin%C3%A1ria
  • O pior caso não seria O(n)?

  • complexidade caso médio : O(log n)

    complexidade melhor caso : O(1)

    complexidade de pior caso : O(log n)

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
759358
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados

As seguintes afirmações sobre árvores estão corretas, com EXCEÇÃO de:

Alternativas
Comentários
  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
759361
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

__________ é um algoritmo que mapeia um conjunto grande de dados, chamado de chaves, em um conjunto menor de dados. O termo que melhor completa a frase é:

Alternativas
Comentários
  • Um hash (ou escrutínio) é uma sequência de bits geradas por um algoritmo de dispersão, em geral representada em base hexadecimal, que permite a visualização em letras e números (0 a 9 e A a F), representando um nibble cada. O conceito teórico diz que "hash é a transformação de uma grande quantidade de informações em uma pequena quantidade de informações".

    Essa sequência busca identificar um arquivo ou informação unicamente. Por exemplo, uma mensagem de correio eletrônico, uma senha, uma chave criptográfica ou mesmo um arquivo. É um método para transformar dados de tal forma que o resultado seja (quase) exclusivo. Além disso, funções usadas em criptografia garantem que não é possível a partir de um valor de hash retornar à informação original.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Hash

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
1491124
Banca
PaqTcPB
Órgão
UEPB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A decisão certa

Tomar uma decisão envolve uma disputa com 3 participantes- dois deles (instinto e experiência) cuidam de seu presente, o outro (razão) pensa no seu futuro. Por isso, diante de uma encruzilhada, o melhor é tentar organizar essa briga. Antes de decidir se quer mesmo encarar uma mudança radical na carreira, talvez você resolva usar a razão. Ou não - talvez você esteja cansado da profissão que escolheu e prefira tentar um caminho novo. Tanto faz: em qualquer decisão, o importante é pensar se aquele problema merece uma consideração mais racional ou emotiva. E só aí começar a julgar as informações e os argumentos. Assim, o cérebro começa a movimentar as engrenagens sabendo qual delas interessa mais. E evita erros.

Sim, porque até ser racional pode trazer arrependimentos. A razão compara tudo para encontrar a solução mais lógica, certo? Imagine um rapaz de olho nas garotas em um bar cheio de morenas. Só duas loiras, parecidas entre si, estão por lá. São grandes as chances de o rapaz se interessar por uma das loiras, porque é mais fácil para o cérebro compará-las do que comparar dezenas de morenas. A loira menos atraente só serviu de isca: chamou a atenção do cérebro, louco por comparações, e fez o rapaz concluir que a melhor alternativa do bar era aquela loira mais bonita. Sem que o rapaz tivesse reparado nas morenas, talvez mais interessantes. Nessa hora, o instinto poderia ter ajudado mais. Afinal, escolher um par no bar pode mudar sua noite, mas não necessariamente seu futuro. E por que não confiar na experiência, que poderia disparar dopamina ao ver uma das morenas? [...]

Um estudo com jovens mostrou que a excitação sexual pode vencer a razão em alguns casos. Jovens excitados ficam 136% mais dispostos a se envolver em atividades sexuais que eles próprios consideram estranhas ou imorais. [...] “Até a mais brilhante e racional das pessoas, no calor da paixão, parece completamente divorciada da pessoa que ela pensou que fosse”, diz Dan Ariely, professor de economia comportamental no MIT, EUA. A solução é usar a razão antes desse ataque das emoções, como abandonar o bar quando a raiva começar a subir ou espalhar camisinhas pela casa antes de ir para a balada (o que deixa a alternativa racional bem visível). O mesmo vale para problemas mais corriqueiros - se quer aguentar a dieta, evite avistar doces quando tiver fome.

Saber qual ferramenta você prefere usar para cada dilema ajuda o cérebro a se focar nas consequências esperadas com a decisão. Assim, a chance de arrependimento pode diminuir. De qualquer forma, nem sempre uma decisão certa é 100% racional ou 100% emocional, e sim uma combinação de razão, instinto e experiência. Ainda que a voz de uma delas fale mais alto, todas vão contribuir para as suas decisões. O importante é entender que podemos usar o melhor de todas essas alternativas. A boa notícia é que o sistema de recompensas vai anotar tudo se você se arrepender de alguma escolha. E lançar um alerta da próxima vez que você tentar cometer uma burrada.

(Alexandre de Santi, SUPERINTERESSANTE, setembro de 2011, p. 66-67, adaptado.)

Assinale a alternativa que explica o sentido de “Sim, porque até ser racional pode trazer arrependimentos” (2º §):

Alternativas
Comentários
  • Como posso classificar esse tipo de assunto na Língua Portuguesa ? Coesão e coerência ?