SóProvas



Prova UFBA - 2014 - Unilab - Analista de Tecnologia da Informação


ID
2748523
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

[...] o Estado realiza a função administrativa por meio de órgãos, agentes e pessoas jurídicas, adotando duas formas básicas de organização e atuação administrativas: centralização e descentralização. (JUND, 2006, p. 49).


A análise do texto e os conhecimentos sobre a função administrativa do Estado permitem afirmar:

Quando o Estado centraliza, pressupõe a existência de duas pessoas jurídicas distintas: o Estado e a entidade que executará o serviço, por ter recebido essa atribuição.

Alternativas
Comentários
  • Quando o Estado centraliza, pressupõe a existência de duas pessoas jurídicas distintas: o Estado e a entidade que executará o serviço, por ter recebido essa atribuição.(descentraliza) 

     

    GABARITO E

  • Gabarito: errado

     

    Ao estabelece a existência de outra pessoa jurídica, que irá executar o serviço, ocorre a descentralização.

  • PJ ------ descentralização--->>> PJ (quando passa as atividade para outra PJ)

    PJ <<<--- centralização ---------- PJ (quando volta as atividades para 1 PJ)

  • Quando o Estado centraliza, pressupõe a existência de duas pessoas jurídicas distintas: o Estado e a entidade que executará o serviço, por ter recebido essa atribuição.


    Errado.


    O certo seria descentraliza

  • Quando o Estado centraliza, pressupõe a existência de duas pessoas jurídicas distintas: o Estado e a entidade que executará o serviço, por ter recebido essa atribuição.


    Errado.


    O certo seria descentraliza

  • Quando ele descentraliza ele transfere a execução da atividade ficando com a titularidade. é o que JK fez quando era presidente, manteve a tomada de decisões centrada na cúpula estratégica do governo mas transferiu a execução das atividades para as entidades da administração indireta.


ID
2748526
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

[...] o Estado realiza a função administrativa por meio de órgãos, agentes e pessoas jurídicas, adotando duas formas básicas de organização e atuação administrativas: centralização e descentralização. (JUND, 2006, p. 49).


A análise do texto e os conhecimentos sobre a função administrativa do Estado permitem afirmar:

Uma das características dos órgãos da Administração Direta é a ausência de patrimônio próprio, uma vez que não dispõem de aptidão para ter bens.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito foi dado como certo

     

    Para a doutrina, a Administração Direta ou centralizada consiste no conjunto de órgãos públicos que compõem a estrutura dos Entes Federativos. É composta pelas pessoas políticas, assim consideradas as manifestações instituídas pela Constituição Federal, reconhecidas como elementos formais indispensáveis à constituição de uma Federação e dotadas de personalidade jurídica de direito público e competências legislativas e administrativas, ainda que não sejam titulares necessariamente de função jurisdicional. Portanto, são elas: a União, os Estados, os Municípios e o Distrito Federal, cada qual com sua estrutura administrativa e seus órgãos[18].
    Portanto, é importante grifar que os entes que compõem a Administração Direta, por serem pessoas jurídicas de direito público, estão sujeitos às prerrogativas e obrigações inerentes a esse regime, o que é extensível às suas estruturas internas, isto é, aos seus órgãos.
    Considerando esse regime público, vale lembrar algumas consequências de sua aplicação. As pessoas da Administração Direta estão subordinadas aos procedimentos financeiros públicos, como regras de contabilidade pública e aos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar n. 101/2000). Submetem-se também às exigências de concurso público (art. 37, II, da CF) e do dever de licitar (art. 37, XXI, da CF). O seu quadro de pessoal é composto por servidores públicos, com todos os deveres e garantias inerentes ao grupo. Os seus atos administrativos gozam dos atributos de presunção de legitimidade, de autoexecutoriedade e de coercibilidade, e, da mesma forma que seus contratos, seguem o regime administrativo, contando com as cláusulas exorbitantes.
    As pessoas da Administração Direta gozam de privilégios tributários, tal como a imunidade recíproca para os impostos (conforme art. 150, VI, “a”, da CF), além das prerrogativas processuais, considerando o seu tratamento de Fazenda Pública. Seus bens estão protegidos pelo regime público, sendo alienáveis de forma condicionada, impenhoráveis, imprescritíveis e não podem ser objeto de oneração. Por fim, o pagamento de seus débitos judiciais está sujeito ao regime de precatório previsto no art. 100 da CF.

     

    MARINELA (2015)

  • Atenção ao comando, fala em ÓRGÃO da administração pública.

    .................................................................................................................

    Características dos Órgãos Públicos

    Não possuem Personalidade Jurídica;

    São parte da Administração Pública;

    Resultam da desconcentração das atribuições do Estado;

    Não possuem patrimônio próprio;

    Não possuem capacidade postulatória (regra geral), mas podem iniciar o processo se estiverem defendendo prerrogativas próprias (exceção);

    Obs.: Existem dois órgãos que podem ingressar em juízo se estiverem defendendo prerrogativas próprias, quais são os independentes e os autônomos.

    Gabarito 'certo'

  • Aqui espera-se que o aluno julgue a afirmação como certa ou errada e para resolvê-la exigia-se do aluno conhecimento acerca dos órgãos públicos.

    Inicialmente, importante entendermos que a Administração Pública é composta por dois tipos diferentes de estruturas: a direta e a indireta:

    Decreto Lei 200/1967. Art. 4° A Administração Federal compreende:

    I - A Administração Direta, que se constitui dos serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos Ministérios.

    II - A Administração Indireta, que compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de personalidade jurídica própria:

    a) Autarquias;

    b) Empresas Públicas;

    c) Sociedades de Economia Mista.

    d) fundações públicas. 

    Assim, precisamos também entender os fenômenos da desconcentração e da descentralização. Quando se fala da descentralização, há uma repartição externa de funções, determinada pessoa jurídica irá repassar, por lei, contrato ou ato administrativo, a execução de determinado serviço para outra pessoa.

    Quando se fala da desconcentração, por sua vez, entende-se que há uma repartição interna de funções, assim, temos uma única pessoa jurídica que distribui suas diversas atribuições entre diversos órgãos.

    Pergunta-se, qual a diferença entre pessoas e órgãos?

    As pessoas, ou entidades, possuem personalidade jurídica, e, portanto, são titulares de direitos e obrigações. Já os órgãos, por sua vez, são entes despersonalizadas, não possuindo personalidade jurídica, logo, não podendo ser sujeitos de direitos e obrigações. Vejamos o que a lei do processo administrativo federal afirma:

    Art. 1o § 2o Para os fins desta Lei, consideram-se:

    I - órgão - a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta;

    II - entidade - a unidade de atuação dotada de personalidade jurídica;

    Assim, temos como exemplo de pessoa jurídica a União, e como órgão, o Ministério das Relações Exteriores. Assim, o Ministério das Relações Exteriores é uma pessoa diferente da União? Evidente que não. Trata-se, na verdade, de um órgão da União. Assim, tudo que for realizado pelo Ministro das Relações Exteriores será considerado como realizado pela própria União, pois é ela a detentora da personalidade e titular de direitos e obrigações.

    Visto isso, analisemos agora a assertiva da questão:

    Uma das características dos órgãos da Administração Direta é a ausência de patrimônio próprio, uma vez que não dispõe de aptidão para ter bens.

    Tal afirmativa, conforme já explicado, encontra-se correta. Órgãos não possuem personalidade jurídica, logo não são sujeitos de direitos e obrigações, portanto, por exemplo, a sede do Ministério Público, suas mesas, cadeiras, computadores, fazem parte do seu patrimônio? Não. Fazem parte do patrimônio da União, ela sim pessoa jurídica de direito público, capaz de possuir bens.

    GABARITO: CERTO.

    Campos, Ana Cláudia. Direito Administrativo Facilidade. São Paulo: Método; Rio de Janeiro: Forense, 2019.


ID
2748529
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sabendo-se que a Lei n° 8112/1990 prevê, por ocasião da morte do servidor público, pensões para seus beneficiários, podendo ser vitalícias ou temporárias, pode-se afirmar que o irmão órfão do funcionário que comprovar dependência econômica do servidor público receberá uma pensão vitalícia.

Alternativas
Comentários
  • Art. 185.  Os benefícios do Plano de Seguridade Social do servidor compreendem:

    d) tenha deficiência intelectual ou mental, nos termos do regulamento;        (Incluído pela Lei nº 13.135, de 2015)

    V - a mãe e o pai que comprovem dependência econômica do servidor; e         (Incluído pela Lei nº 13.135, de 2015)

    VI - o irmão de qualquer condição que comprove dependência econômica do servidor e atenda a um dos requisitos previstos no inciso IV.        (Incluído pela Lei nº 13.135, de 2015)

  • Obrigada Vanessa IPD, deus te abençoe pela contribuição.

  • Art. 217. São beneficiários das pensões:

    VI - o irmão de qualquer condição que comprove dependência econômica do servidor e atenda a um dos requisitos previstos no inciso IV.

    Requisitos do inciso IV: a) seja menor de 21 (vinte e um) anos; (Incluído pela Lei nº 13.135, de 2015)

    Art. 222. Acarreta perda da qualidade de beneficiário: IV - o implemento da idade de 21 (vinte e um) anos, pelo filho ou irmão;

    Portanto, o irmão não receberá pensão vitalícia.

     

  • Requisitos do inciso IV, além de ser menor de 21 anos, tem as opções do irmão ser inválido, ou ter deficiência intelectual ou mental. Qualquer um dos três pré-requisitos dão o irmão o direito de receber a pensão.

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 217. São beneficiários das pensões:

    VI - o irmão de qualquer condição que comprove dependência econômica do servidor e atenda a um dos requisitos previstos no inciso IV.

    IV - o filho de qualquer condição que atenda a um dos seguintes requisitos:

    a) seja menor de 21 (vinte e um) anos

    b) seja inválido;

    c) tenha deficiência grave; ou

    d) tenha deficiência intelectual ou mental;     

    Art. 222. Acarreta perda da qualidade de beneficiário: IV - o implemento da idade de 21 (vinte e um) anos, pelo filho ou irmão

  • Para resolver esta questão, exigia-se do aluno algum conhecimento do conteúdo da Lei n.º 8.112/1990, que assim afirma:

    Art. 217. São beneficiários das pensões:

    IV - o filho de qualquer condição que atenda a um dos seguintes requisitos:                  

    a) seja menor de 21 (vinte e um) anos;                      

    b) seja inválido;               

    c) tenha deficiência grave; ou    

    d) tenha deficiência intelectual ou mental;                 

    VI - o irmão de qualquer condição que comprove dependência econômica do servidor e atenda a um dos requisitos previstos no inciso IV.

    Art. 222. Acarreta perda da qualidade de beneficiário:

    III - a cessação da invalidez, em se tratando de beneficiário inválido, ou o afastamento da deficiência, em se tratando de beneficiário com deficiência, respeitados os períodos mínimos decorrentes da aplicação das alíneas a e b do inciso VII do caput deste artigo; 

    IV - o implemento da idade de 21 (vinte e um) anos, pelo filho ou irmão.

    Ou seja, analisando os artigos supracitados, observa-se que, de fato, o irmão pode ser beneficiário de pensão, desde que comprove dependência econômica do servidor e atenda a um dos requisitos previstos no inciso IV, art. 217, da mesma lei.

    No entanto, equivocada a afirmação de que o irmão órfão do funcionário que comprove dependência econômica do servidor receberá uma pensão vitalícia. Pois, conforme a própria lei, haverá a perda da qualidade de beneficiário quando o irmão (ou filho) atingir a idade de 21 anos. Além disso, caso haja a cessação da invalidez ou o afastamento da deficiência, respeitadas as exigências legais, igualmente haverá o fim do recebimento da pensão.

    Portanto, afirmativa errada.

    Gabarito: ERRADO.

  • gaba ERRADO

    não pode ter nenhum beneficiado.

    vai até os 21 anos.

    pertencelemos!


ID
2748532
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Para melhor gerenciar os resultados, o processo de gestão de uma organização deve ser dinâmico e proativo, permitindo se antecipar às mudanças que ocorrem no ambiente. Para ter esta característica, é necessário um modelo de gestão que vise, simultaneamente, um resultado econômico positivo para a organização e a criação de valor aos usuários dos serviços prestados. Assim, a sua base de atuação deve ser calcada em um processo de gestão estratégica, ou seja, baseado em estratégias que visam criar para a organização a possibilidade de maximização do seu resultado econômico no longo prazo. (MAUSS; SOUZA, 2008, p. 71).


A análise do texto e os conhecimentos sobre gestão organizacional permitem afirmar:

Um processo de gestão estratégica implica o uso eficiente dos recursos públicos no atendimento das necessidades da sociedade, de forma que, em longo prazo, os objetivos traçados sejam alcançados.

Alternativas
Comentários
  • O examinador estava com sono ou simplesmente não recebeu o salário ou bonificação em dia! 

  • Também achei a questão estranha. Apesar de o item em si que deve ser analisado para marcar o gabarito esteja correto, não vi qualquer conexão com o enunciado.


ID
2748535
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Para melhor gerenciar os resultados, o processo de gestão de uma organização deve ser dinâmico e proativo, permitindo se antecipar às mudanças que ocorrem no ambiente. Para ter esta característica, é necessário um modelo de gestão que vise, simultaneamente, um resultado econômico positivo para a organização e a criação de valor aos usuários dos serviços prestados. Assim, a sua base de atuação deve ser calcada em um processo de gestão estratégica, ou seja, baseado em estratégias que visam criar para a organização a possibilidade de maximização do seu resultado econômico no longo prazo. (MAUSS; SOUZA, 2008, p. 71).


A análise do texto e os conhecimentos sobre gestão organizacional permitem afirmar:

O instrumento de planejamento, criado pela Constituição Federal de 1988, que reflete os objetivos estratégicos do organismo público, é a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO.

Alternativas
Comentários
  • PPA - Estratégico

    LDO - Tático

    LOA - Operacional

  • PPA - PLANEJA

    LDO - ORIENTA

    LOA - EXECUTA

  • Na verdade o PPA desde 2013 é reconhecido em 3 âmbitos : estratégico , tático e operacional . O erro da questão foi afirmar que a LDO trata dos objetivos , quando na verdade ela estabelece Metas e prioridades da administração pública .



    Temos aquele velho método de memorização do PPA :


    Diretrizes

    Objetivos

    Metas


    o comentário dos colegas estão equivocados , mas valem pra acrescentar .

  • PPA- Estratégico, LDO-Tático e LOA-Operacional.


ID
2748538
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Para melhor gerenciar os resultados, o processo de gestão de uma organização deve ser dinâmico e proativo, permitindo se antecipar às mudanças que ocorrem no ambiente. Para ter esta característica, é necessário um modelo de gestão que vise, simultaneamente, um resultado econômico positivo para a organização e a criação de valor aos usuários dos serviços prestados. Assim, a sua base de atuação deve ser calcada em um processo de gestão estratégica, ou seja, baseado em estratégias que visam criar para a organização a possibilidade de maximização do seu resultado econômico no longo prazo. (MAUSS; SOUZA, 2008, p. 71).


A análise do texto e os conhecimentos sobre gestão organizacional permitem afirmar:

A maximização do resultado econômico a que se refere o texto é conseguida mediante a remuneração mais elevada, a ser cobrada do contribuinte pelo uso dos serviços públicos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado

     

    O Estado não foi criado para dar lucro econômico.

  • Errado

    questão mais interpretativa do que gestão de processos

  • ele quis pegar a palavra valor do texto, e coloca-la em outro sentido... $$$

  • Até porque , maximizar seria fazer mais com menos , e não mais com mais.


ID
2748541
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Foi divulgado, recentemente, na mídia televisa, que o prefeito de um determinado município efetuou um processo de licitação para aquisição de material escolar, visando a sua distribuição com os alunos no início do ano letivo. A empresa vencedora não entregou o material e o executivo providenciou a aquisição dos itens necessários, sem licitação, porque ficou caracterizado como medida emergencial, em decorrência do começo das aulas e da falta do material adequado para as atividades dos estudantes. A reportagem anunciou que o material foi adquirido por valores três vezes mais caros que o preço cobrado por livrarias da cidade e que fora fornecido pela mesma empresa que venceu a licitação e não entregou o material.


Sobre essa situação, é correto afirmar:

O caso retratado pode ser caracterizado como típico de inexigibilidade do processo licitatório, argumento utilizado pelo referido gestor público.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

     

    5.1. Inexigibilidade
    A contratação direta, em caso de inexigibilidade de licitação, resulta da inviabilidade de competição, o que decorre da ausência dos pressupostos que justificam a sua realização.
    5.1.1. Pressupostos para a realização da licitação
    Para a realização da licitação, exige-se a presença de três pressupostos:
    a) Pressuposto lógico
    Este pressuposto exige a pluralidade de objetos e de ofertantes, pois, caso contrário, a competição não terá qualquer sentido e a licitação será inviável. Ocorrerá essa hipótese quando o objeto ou o serviço for singular e, ainda, quando se tratar de produtor ou fornecedor exclusivo.
    b) Pressuposto jurídico
    A licitação tem que ser um meio apto para a Administração perseguir o interesse público. Caso o procedimento coloque em risco esse interesse, ele será inviável, já que a licitação não pode prejudicar o que deve proteger. Ela não é um fim em si mesma, mas um meio, um instrumento para a proteção do interesse coletivo, não devendo jamais prejudicá-lo.
    Verifica-se a hipótese de inexigibilidade no caso das empresas públicas e sociedades de economia mista que estão obrigadas a licitar. De acordo com o já explicado no Capítulo 3 deste estudo, essas empresas estatais podem ser constituídas para a prestação de serviços públicos e para a exploração da atividade econômica. Tratando-se de prestação de serviços públicos, elas perseguem o interesse coletivo. O mesmo ocorre quando exploram a atividade econômica, tendo em vista que o texto constitucional estabelece, em seu art. 173, que o Estado não intervirá na atividade econômica, exceto no caso dessas empresas, quando necessária aos imperativos da segurança nacional ou a relevante interesse coletivo, caracterizando, sem dúvida alguma, proteção do interesse público. 

     

    MARINELA (2015)

  • emergência é dispensabilidade de licitação

  • No caso da questão também não contribuiria para o erro (além de ser caso de DISPENSABILIDADE) o caso de ter sido a mesma empresa de antes? Penso que atentaria também contra a princípio da moralidade.

    ".....fora fornecido pela mesma empresa que venceu a licitação e não entregou o material"

  • Nessa situação a licitação é DISPENSÀVEL

  • Nesta questão espera-se que o aluno julgue a afirmação como certa ou errada e para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca do conteúdo da Lei 8.666/1993.

    Observa-se que apesar de a regra geral que disciplina as contratações públicas possuir como premissa a exigência da realização de licitação para a obtenção de bens e para a execução de serviços e obras, há, na própria Lei de Licitações exceções.

    Na licitação dispensável, rol taxativo presente no art. 24 da Lei 8.666/93, há para o administrador uma faculdade, que poderá realizar o processo licitatório ou não, dependendo das particularidades do caso concreto (ato discricionário).

    A licitação dispensada, rol taxativo presente no art. 17 da Lei 8.666/93, por sua vez, está relacionada às alienações de bens públicos tanto móveis quanto imóveis, não cabendo ao administrador nenhum tipo de juízo de valor, pois há na lei uma imposição (ato vinculado) da contratação direta.

    Por fim, a inexigibilidade de licitação, rol exemplificativo presente no art. 25 da Lei 8.666/93, faz referência aos casos em que o administrador também não tem a faculdade para licitar, porém, aqui o motivo é a ausência de competição em relação ao objeto a ser contratado, condição indispensável para um procedimento licitatório. Tornando, assim, a licitação impossível.

    Agora, vejamos:

    Art. 24. É dispensável a licitação:

    XI - na contratação de remanescente de obra, serviço ou fornecimento, em consequência de rescisão contratual, desde que atendida a ordem de classificação da licitação anterior e aceitas as mesmas condições oferecidas pelo licitante vencedor, inclusive quanto ao preço, devidamente corrigido.

    Portanto, observa-se que seria caso de licitação dispensável, e não exigibilidade de licitação, pois não há que se falar em ausência de competição, a licitação não é impossível, tanto que, de fato, ela anteriormente ocorreu. No entanto, conforme descrito no enunciado da questão, o caso encontra-se eivado de ilegalidades, uma vez que o material foi adquirido por valores três vezes mais caros que o preço cobrado por livrarias da cidade e fornecido pela mesma empresa que venceu a licitação e não entregou o material.

    Gabarito: ERRADO.

  • GABARITO: ERRADO.


ID
2748544
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Foi divulgado, recentemente, na mídia televisa, que o prefeito de um determinado município efetuou um processo de licitação para aquisição de material escolar, visando a sua distribuição com os alunos no início do ano letivo. A empresa vencedora não entregou o material e o executivo providenciou a aquisição dos itens necessários, sem licitação, porque ficou caracterizado como medida emergencial, em decorrência do começo das aulas e da falta do material adequado para as atividades dos estudantes. A reportagem anunciou que o material foi adquirido por valores três vezes mais caros que o preço cobrado por livrarias da cidade e que fora fornecido pela mesma empresa que venceu a licitação e não entregou o material.


Sobre essa situação, é correto afirmar:

O fato descrito merece a abertura de uma ação do Ministério Público, uma vez que, o atendimento ao interesse público deve prevalecer.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

        Art. 14. Qualquer pessoa poderá representar à autoridade administrativa competente para que seja instaurada investigação destinada a apurar a prática de ato de improbidade.

            § 1º A representação, que será escrita ou reduzida a termo e assinada, conterá a qualificação do representante, as informações sobre o fato e sua autoria e a indicação das provas de que tenha conhecimento.

            § 2º A autoridade administrativa rejeitará a representação, em despacho fundamentado, se esta não contiver as formalidades estabelecidas no § 1º deste artigo. A rejeição não impede a representação ao Ministério Público, nos termos do art. 22 desta lei.

            § 3º Atendidos os requisitos da representação, a autoridade determinará a imediata apuração dos fatos que, em se tratando de servidores federais, será processada na forma prevista nos arts. 148 a 182 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 e, em se tratando de servidor militar, de acordo com os respectivos regulamentos disciplinares.

            Art. 15. A comissão processante dará conhecimento ao Ministério Público e ao Tribunal ou Conselho de Contas da existência de procedimento administrativo para apurar a prática de ato de improbidade.

            Parágrafo único. O Ministério Público ou Tribunal ou Conselho de Contas poderá, a requerimento, designar representante para acompanhar o procedimento administrativo.

            Art. 16. Havendo fundados indícios de responsabilidade, a comissão representará ao Ministério Público ou à procuradoria do órgão para que requeira ao juízo competente a decretação do seqüestro dos bens do agente ou terceiro que tenha enriquecido ilicitamente ou causado dano ao patrimônio público.

            § 1º O pedido de seqüestro será processado de acordo com o disposto nos arts. 822 e 825 do Código de Processo Civil.

            § 2° Quando for o caso, o pedido incluirá a investigação, o exame e o bloqueio de bens, contas bancárias e aplicações financeiras mantidas pelo indiciado no exterior, nos termos da lei e dos tratados internacionais.

            Art. 17. A ação principal, que terá o rito ordinário, será proposta pelo Ministério Público ou pela pessoa jurídica interessada, dentro de trinta dias da efetivação da medida cautelar.


ID
2748547
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Artigo 74: Os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno... (CONSTITUIÇÃO, 1988).


Tal controle pressupõe a existência de um único órgão de controle a que denominamos CONTROLADORIA ou ÓRGÃO CENTRAL DE CONTROLE INTERNO – nos moldes existentes em outros países [...] (SILVA, 2008, p. 213).


Uma das atribuições da Controladoria é servir de instrumento de auxílio a um processo decisório, por meio de documentos e relatórios.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Certo

    Pensei que a controladoria apenas controlava! Bora estudar mais.

  • Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de: I - avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União; II - comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado; III - exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da União; IV - apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional. § 1º Os responsáveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela darão ciência ao Tribunal de Contas da União, sob pena de responsabilidade solidária. § 2º Qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato é parte legítima para, na forma da lei, denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o Tribunal de Contas da União.

ID
2748550
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

As inovações introduzidas pela Constituição brasileira de 1988 refletiram no aumento do grau de autonomia fiscal dos estados e municípios e na descentralização dos recursos tributários disponíveis.

Alternativas
Comentários
  • O art. 18, da Atual Constituição, inseriu o Município na organização político-administrativa da Federação, de modo que ele e Distrito Federal formam a terceira esfera de autonomia, alterando o dualismo no federalismo brasileiro. Traz o art. 29 um enorme acréscimo de institucionalização, uma vez que determina seja o Município regido por lei orgânica dotada de rigidez, por ser votada em dois turnos num quórum qualificado de dois terço dos membros da Câmara Municipal. Já o art. 30 discrimina as matérias de competência municipal com reconhecida relevância, desconhecida dos textos constitucionais antecedentes.

     

     O PODER DO MUNICÍPIO, UM PODER PRÉ-ESTATAL NA CONSTITUIÇÃO DE 1988

    O poder municipal tomou relevância na Constituição de 1988, que fez dele uma peça constitutiva do próprio sistema nacional de comunhão política do ordenamento, o que cercou o referido poder de proteção adequada em face dos legisladores, mormente os estaduais.

     

     

    GABARITO C

  • Segundo Paludo, a Constituição de 1988 proporcionou a descentralização para Estados e Municípios de parcela de recursos tributários e da responsabilidade pela execução de serviços públicos (repartição de competências);

    Entendemos que realmente a CF de 1988 tornou a máquina pública mais burocrática, rígida e centralizada, contudo, também tivemos avanços no texto constitucional, tornando o poder político mais decentralizado, com transferência de competência para Estados e Municípios.

  • CERTO

    Federalismo de 3º grau

    Prevalece a orientação de que o Brasil adota uma Federação de 3º grau, com autonomia nas três esferas de governo – federal, estadual e municipal. 


ID
2748553
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Por ser uma instituição de integração internacional, a Unilab é prescindida de autonomia didático‑científica, para garantir a uniformidade dos programas disponibilizados à comunidade.

Alternativas
Comentários
  • ESTATUTO DA UNILAB

    Art. 1º - UNILAB - Instituição autárquica pública federal - Ensino superior - Vinculada ao MEC

    Art. 2º - UNILAB possui autonomia: didático-científica; administrativa; de gestão orçamentária, financeira e patrimonial e disciplinar.

    Errado: prescindida

  • prescindir = não precisar de, dispensar.


ID
2748556
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Art. 3° : A Unilab tem como missão produzir e disseminar o saber universal, de modo a contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico do Brasil e dos países de língua portuguesa, por meio da formação de cidadãos com sólido conhecimento filosófico, científico, cultural e técnico, compromissada com a superação das desigualdades sociais. (ESTATUTO da Unilab).


Na Unilab, a produção e a disseminação do saber universal serão atingidos mediante a geração de conhecimentos, integrados no ensino, na pesquisa e na extensão e pela promoção do intercâmbio cultural, científico e educacional entre os países conveniados.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Art. 9º A Unilab, comunidade de servidores docentes, técnico-administrativos em educação e discentes, tem por finalidade a geração, transmissão e aplicação de conhecimentos integrados no ensino, na pesquisa e na extensão, bem como a promoção do intercâmbio cultural, científico e educacional, visando ao desenvolvimento regional, nacional e internacional com justiça social.

    Art. 10 A Unilab elege como princípios de atuação:
    I - produção e disseminação do saber universal, de modo a contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico do Brasil e dos países da CPLP, por meio do conhecimento filosófico, científico, artístico, cultural e tecnológico, bem como a formação de cidadãos compromissados com a superação das desigualdades sociais.


ID
2748559
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com o objetivo de analisar e avaliar o desempenho e o projeto da Universidade e assessorar essa instituição na definição de políticas e estratégias, a Unilab contará com um Comitê Consultivo Internacional.

Alternativas
Comentários
  • PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL VERSÃO PRELIMINAR (http://pdi.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2013/08/CAP_1.pdf)

    No plano internacional, a Unilab com o objetivo de analisar e avaliar o desempenho e os projetos da Universidade, assessorar a Instituição na definição de políticas de longo e médio prazo, de estratégias institucionais, relativas a essas políticas, contará com o Comitê Consultivo Internacional...


ID
2748562
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Os representantes estudantis, nos diversos colegiados, serão escolhidos, mediante indicação da Direção das unidades acadêmicas, entre os mais participativos e com melhor coeficiente de aproveitamento nas disciplinas.

Alternativas
Comentários
  • Se serão representantes estudantis, os representados (estudantes) devem escolher e não a direção.

  • Gabarito: Errado

  • ERRADO - São escolhidos por meio de votação dos estudantes.

ID
2748565
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Para intensificar relações transformadoras entre a Universidade e a sociedade, a Unilab desenvolverá atividades de extensão, que poderão alcançar o âmbito de toda a coletividade ou dirigir-se a pessoas e instituições públicas ou privadas.

Alternativas
Comentários
  • Vale a pena lembrar da semana acadêmica, em que a Universidade realiza atividades de extensão com acesso livre a toda comunidade.

    Item correto


ID
2752510
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Dadas quaisquer proposições p e q, a proposição composta (p ∧ q) ∨ (∼p ∧ ∼q) é uma tautologia.

Alternativas
Comentários
  • (p ∧ q) ∨ (∼p ∧ ∼q) 

        v     e       f =  v

        f      e      f =   f

        f      e      f =   f

        f      e      v =  v

    não é uma tautologia é uma contigência ( tem valores verdadeiros e falsos ).

     

     

     

  • P-----Q -------- (P ^ Q) ------- (~P ^ ~Q) -------- -(P ^ Q) v ( ~P ^ ~Q)

    V---- V------------ V-------------------- F------------------------ V

    V---- F------------ F-------------------- F------------------------ F

    F---- V------------ F-------------------- F------------------------ F

    F---- F------------ F-------------------- V------------------------ V


    Conclusão : Para que seja uma Tautologia é necessário que TODOS os valores sejam verdadeiros. logo o item está errado!


ID
2752513
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Sendo p, q e r proposições quaisquer, na tabela-verdade da proposição composta (p ∧ q) ∨ (∼p ∧ r) ∨ (∼q ∧ ∼r) existem exatamente três linhas nas quais p é falsa, e essa proposição composta é verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão foi ANULADA pela banca!

  • Sem lógica nenhuma. Ainda bem que foi anulada.

  • A redação da questão está péssima. Pelo que entendi ela queria saber se da tabela verdade, 3 das linhas que contém a proposição p falsa daria a composta verdadeira. Montando a tabela verdade você consegue ver que somente 3 das linhas em que p é falsa a composta é verdadeira.

  • se são 3 proposições simples, a Logica é que teria que ter 4 valores p V e 4 valores para F em cada proposição.


ID
2752516
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A expressão simbólica (∀x ∈ R) (∀n ∈ N) [(x ≥ 0) ∧ (n ≠ 0) ⇒ (∃y ∈ R) (yn = x)], em que R e N denotam os conjuntos dos números reais e dos números naturais, respectivamente, representa a proposição “para todo número real não negativo x e todo número natural não nulo n existe um número real y, tal que yn = x”.

Alternativas
Comentários
  • Se você ler a proposição dada no exercício, dará justamente a frase “para todo número real não negativo x e todo número natural não nulo n existe um número real y, tal que yn = x”.


    ∀ => para todo

    ∃ => existe pelo menos um número


ID
2752519
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

C só iria à festa se R fosse, mas R só iria se M também fosse. M só iria se T a levasse, e T só iria levá-la se D não fosse à festa. Assumindo que essas premissas sejam verdadeiras e sabendo que M foi à festa, é correto concluir que C também foi à festa, mas D não.

Alternativas
Comentários
  • pelos meus cálculos, não seria possível concluir isso

  • V) C -> R

    v

    V) R-> M

    V) M->T

    V) T->¬D

    Se M é V, R pode ser V ou F que não interfere.

    Se R pode ser V ou F não podemos afirmar nada sobre C ter ido ou não, fim de questão

  • C só iria se R fosse, que só iria se M fosse. M foi, mas não necessariamente R foi, por isso, C pode ou não ter ido


ID
2752522
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma empresa de entregas só aceita trabalhar com caixas retangulares que satisfaçam as seguintes condições:

• se a largura for menor do que 50cm, a altura deve ser menor do que 20cm.
• se o comprimento for maior do que 50cm, a largura deve ser menor do que 40cm.
• se a altura for menor do que 25cm, o comprimento deve ser menor do que 30cm.

Desse modo, é correto concluir que essa empresa só aceita trabalhar com caixas retangulares de, no máximo, meio metro de comprimento.

Alternativas

ID
2752525
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Sobre os candidatos a uma vaga de emprego, sabe-se que:

• 10% deles falam inglês e espanhol;
• 32 candidatos não falam nem inglês nem espanhol;
• O número dos candidatos que falam inglês é o dobro do número dos que falam espanhol.

Assim, pode-se deduzir corretamente que há 160 candidatos, dos quais 96 falam inglês e 48 falam espanhol.

Alternativas
Comentários
  • informações

    • 10% deles falam inglês e espanhol; 

    • 32 candidatos não falam nem inglês nem espanhol; 

    • O número dos candidatos que falam inglês é o dobro do número dos que falam espanhol. 



    1ª passo: retirar os 32 candidatos que não falam nem inglês nem espanhol;


    160-32=128


    2ª passo: retirar os 10% deles falam inglês e espanhol;


    10% de 128 = 12,8


    3ª passo: achar o número dos candidatos que falam inglês é o dobro do número dos que falam espanhol. 


    O enunciado afirma que 96 falam inglês e 48 falam espanhol.


    4ª passo: somar todos os valores


    96 + 48 + 32 + 12,8 = 188,8


    Logo deduzimos que afirmação da questão não é verdadeira.

  • informações

    • 10% deles falam inglês e espanhol; 

    • 32 candidatos não falam nem inglês nem espanhol; 

    • O número dos candidatos que falam inglês é o dobro do número dos que falam espanhol. 



    1ª passo: retirar os 32 candidatos que não falam nem inglês nem espanhol;


    160-32=128


    2ª passo: retirar os 10% deles falam inglês e espanhol;


    10% de 128 = 12,8


    3ª passo: achar o número dos candidatos que falam inglês é o dobro do número dos que falam espanhol. 


    O enunciado afirma que 96 falam inglês e 48 falam espanhol.


    4ª passo: somar todos os valores


    96 + 48 + 32 + 12,8 = 188,8


    Logo deduzimos que afirmação da questão não é verdadeira.

  • informações

    • 10% deles falam inglês e espanhol; 

    • 32 candidatos não falam nem inglês nem espanhol; 

    • O número dos candidatos que falam inglês é o dobro do número dos que falam espanhol. 



    1ª passo: retirar os 32 candidatos que não falam nem inglês nem espanhol;


    160-32=128


    2ª passo: retirar os 10% deles falam inglês e espanhol;


    10% de 128 = 12,8


    3ª passo: achar o número dos candidatos que falam inglês é o dobro do número dos que falam espanhol. 


    O enunciado afirma que 96 falam inglês e 48 falam espanhol.


    4ª passo: somar todos os valores


    96 + 48 + 32 + 12,8 = 188,8


    Logo deduzimos que afirmação da questão não é verdadeira.


ID
2752531
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um fiscal da prefeitura trabalha por amostragem: de um grupo de 20 empresas, serão sorteadas 5 para uma fiscalização no local. Se, nesse grupo, há duas empresas em situação irregular, é correto afirmar que a probabilidade de ambas serem sorteadas é quatro vezes menor do que a probabilidade de apenas uma delas ser sorteada.

Alternativas

ID
2752534
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Quatro amigos, que estavam organizando uma festa, discutiram sobre quantas pessoas achavam que haveria nela, dizendo o seguinte:

J: “Haverá, no máximo, 19 pessoas.”
F: “Haverá, pelo menos, 25 pessoas.”
L: “F está errado, pois haverá mais do que 16 pessoas.”
H: “J está errado, a menos que só haja casais.”

Após a festa, perceberam que apenas um deles tinha dado a opinião errada. Logo é correto deduzir que o número de pessoas na festa foi um múltiplo de 3.

Alternativas
Comentários
  • X é o número de pessoas que atenderá a festa.

    J diz que X ≤ 19 e F diz que X ≥ 25. Como não existe um número X que seja ao mesmo tempo menor ou igual a 19 e maior ou igual a 25, segue que ora J, ora F está dando uma opinião errada.

    Segue também que L e H estão opinando corretamente.

    Finalmente, L afirma categoricamente que F está errado, enquanto que H condiciona a afirmação de J. Ou seja, de acordo com as afirmações de L e H, F está errado e só vieram casais na festa.

    J diz que X ≤ 19

    L diz que X > 16

    H diz que X é um número par.

    Conclui-se que X = 18.

     

    Como 18 é divisível por 3, está CERTA a questão.

     

    Gab: CERTO.

    http://rlm101.blogspot.com.br

     

  • Questão desatualizada. Não há mais possibilidade de aglomeração.


ID
2752537
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Sabendo-se que tanto o primeiro quanto o último dia de certo mês, em um dado ano, caíram em domingos, é correto afirmar que tal ano começou em uma quinta-feira.

Alternativas
Comentários
  • Para um mês começar e terminar no mesmo dia da semana, é necessário que a quantidade de dias desse mês seja um múltiplo de sete acrescido por um. Exemplo, 8 dias, 15 dias, 22 dias, 29 dias ou 36 dias.

    O único mês que tem 29 dias é fevereiro no anos bissextos. Se dia 1 de fevereiro foi um domingo, então 31 de janeiro foi sábado, 30/01 foi sexta, 29/01 foi quinta-feira e, 4 semanas anteror, dia 1º de janeiro foi quinta-feira também.

     

    Respota: CERTA;


ID
2752540
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A proposição ∼[(p ∨ ∼q) ∨ ∼(p ∧ q)] é uma contradição, quaisquer que sejam as proposições p e q.

Alternativas
Comentários
  • ~[(p ∨ ∼q) ∨ ∼(p ∧ q)]

    ≡ ~[(p ∨ ∼q) ∨ (~p v ~q)]

    ≡ ~[(p ∨ ∼q ∨ ∼p v ~q)]

    ≡ ~[(p ∨ ∼p ∨ ~q v ~q)]

    ≡ ~[(V ∨ ~q)]

    ≡ ~[(V)]

    ≡ F

     

    Gabarito: Certo

    http://rlm101.blogspt.com.br

  • Acabei de descobrir nessa questão que: ~P ^ ~Q é diferente de ~(P ^ Q)...putz vei...agora sei pq errei várias questões e fiquei perdido

  • ∼[(p ∨ ∼q) ∨ ∼(p ∧ q)] =

    ∼[(p ∨ ∼q) ∨ ~p V ~q)] =

    [(~P ^ q) ^ p ^ q)] =


    P Q ~P     ~P^Q   P^Q      [(~P^Q)^ (P^Q)]

    V V F             F         V                    F

    V F F              F         F                    F

    F V V             V         F                    F

    F F V              F         F                    F

  • Contradição é uma proposição cujo valor lógico é sempre falso

    portanto se conseguirmos forçar um resultado verdadeiro para a proposição ~[(~P^Q)^ (P^Q)]

    não será uma contradição

    P Q ~P     ~P^Q   P^Q      [(~P^Q)^ (P^Q)]

    V V F           F         V                    F

    V F F           F         F                    F

    F V V          V         F                    F

    F F V           F         F                    F

    Lembrando que:

    Tautologia

    Tautologia é uma proposição cujo valor lógico é sempre verdadeiro.

    Contingência 

    Quando uma proposição cujo valor lógico pode ser verdadeiro ou falso, a chamamos de contingência ou proposição contingente ou proposição indeterminada.


ID
2752543
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Se a afirmação “P e R usam Windows ou Linux” é falsa, isso significa que P e R não usam Windows nem Linux.

Alternativas
Comentários
  • P e R Usam .... NEGANDO: ~P ou ~R

  • abreviações e símbolos:

    u. = usam/usa

    W = Windows

    L = Linux

    e = ^

    ou = v

    __________

    Proposição dada pela banca:

    (P ^ R u. W v L ) = P e R usam Windows ou Linux. Pois bem, muitas pessoas, acertadamente, têm dúvidas de como devem encarar estruturas que usam os conectivos em sintagmas compostos, no caso dessa frase, sujeito composto (P e R) e objeto direto composto (Windows ou Linux). Não, não é Gramática, é apenas pra se enxergar que o que aparenta ser uma proposição simples é, na verdade, uma proposição COMPOSTA, e põe composta nisso!

    Imagine que, em vez de P ^ R, tivéssemos apenas P: "P usa W ou L" , perceba que o desdobramento disso é uma composta "P usa Windows OU P usa Linux"

    Portanto isto (P ^ R u. W v L ) também será uma proposição composta, a questão é: como desenvolvê-la, vamos a isso:

    (P ^ R u. W v L ) = (P u. W v L) ^ (R u. W v L)

    Ou seja, dizer que P e R usam Windows ou Linux é igual a dizer que P usa Windows ou Linux E R usa Windows ou Linux. Entendido? Perceba que o E que liga P e R na proposição compactada original passa a ser o conector da proposição composta depois que eu separo P e R. Porém ainda é possível desenvolver mais:

    eu tenho até agora que (P u. W v L) ^ (R u. W v L), isso equivale a:

    [(P u. W) v (P u. L)] ^ [(R u. W) v (R u. L)

    conclusão: (P ^ R u. W v L ) = {[(P u. W) v (P u. L)] ^ [(R u. W) v (R u. L)]}

    ou seja, s

    ou seja, “P e R usam Windows ou Linux” equivale a "P usa Windows OU P usa Linux E R usa Windows OU R usa Linux"

    ____________

    Agora vamos negar a proposição, pois a banca afirma que ela é falsa, portanto sua negação resultará obrigatoriamente numa estrutura Verdadeira. Pois bem, é muito mais intuitivo negar a proposição equivalente que eu gerei do que negar a proposição original dada pela banca , né? e por que isso? porque, embora grande, a proposição gerada tem a forma padrão de uma proposição composta. Então vamos negá-la lembrando do tal do Dmorgan: nega a primeira/substitui ^ por v ou vice-versa/nega a segunda.

    ¬{[(P u. W) v (P u. L)] ^ [(R u. W) v (R u. L)]} =

    ¬[(P u. W) v (P u. L)] v ¬[(R u. W) v (R u. L)] =

    ¬(P u. W) ^ ¬(P u. L) v ¬(R u. W) ^ ¬(R u. L)

    ou seja, a verdade disso tudo é que: P não usa Windows e P não usa Linux ou R não usa Windows e R não usa Linux.

    ______________

    a banca diz que a verdade é que (P e R não usam Windows nem Linux), ou seja, ¬(P u. W) ^ ¬(P u. L) ^ ¬(R u. W) ^ ¬(R u. L). ERRADO. A verdade , como já descobrimos, é ¬(P u. W) ^ ¬(P u. L) v ¬(R u. W) ^ ¬(R u. L).

    _________

    interessante que, se ela tivesse dito que P OU R não usam Windows nem Linux, aí sim estaria certo, porque ~(P u. W) ^ ~(P u. L) OU ~(R u. W) ^ ~(R u. L) é a verdade.

  • vou continuar aqui as explicações porque acho isso importante:

    "João e Maria têm Fazenda e Avião" perceba a quantidade de informações que eu extraio dessa frase.

    (J ^ M t. F ^ A) = (J t. F ^ A) ^ (M t. F ^ A) = [(J t. F) ^ (J t. A)] ^ [(M t. F) ^ (M t. A)]

    Galera, olha como isso é legal, na frase "João e Maria têm Fazenda e Avião" eu tenho as seguintes informações "João tem Fazenda e João tem Avião e Maria tem Fazenda e Maria tem avião." , ou seja, eu gerei uma proposição composta por 4 proposições simples. Incrível. Perceba que o conector dos núcleos do sujeito composto (nesse caso, o e de "João e Maria") SINTETIZA as informações do predicado que cabe aos 2 núcleos, respeita-se um princípio muito simples da linguagem: falar mais com menos, economia linguística.

    ______

    No exemplo anterior eu usei apenas o conectivo E, agora usarei apenas o conectivo OU:

    (J v M t. F v A) = (J t. F v A) v (M t. F v A) = [(J t. F) v (J t. A)] v [(M t. F) v (M t. A)]

    ou seja, "João ou Maria têm Fazenda ou Avião" é igual a "João tem Fazenda ou João tem Avião ou Maria tem Fazenda ou Maria tem Avião"

    _______

    Agora vamos usar os 2 conectivos na frase: "João e Maria têm Fazenda ou Avião", ou seja,

    (J ^ M t. F v A) = (J t. F v A) ^ (M t. F v A) = [(J t. F) v (J t. A)] ^ [(M t. F) v (M t. A)]

    discursivamente: "João tem Fazenda ou João tem Avião E Maria tem Fazenda ou Maria tem Avião"

    _______

    Agora, na última construção:

    "João ou Maria têm Fazenda e Avião"

    (J v M t. F ^ A) = (J t. F ^ A) v (M t. F ^ A) = [(J t. F) ^ (J t. A)] v [(M t. F) ^ (M t. A)]

    ou seja, dizer que "João ou Maria têm Fazenda e Avião" equivale a dizer que "João tem Fazenda e João tem avião ou Maria tem fazenda e Maria tem Avião"

    ____________

    ok, vimos a conjunção e a disjunção, mas e como ficaria a disjunção EXCLUSIVA?? kkk legal, né, vejamos:

    "Ou Maria ou João tem ou Fazenda ou Avião" (disjunção exclusiva apenas)

    "Ou Maria ou João tem Fazenda ou Avião" (disjunção exclusiva no primeiro e disjunção no segundo)

    "Ou Maria ou João tem Fazenda e Avião" (o mais simples de perceber, exclusiva no primeiro e conjunção no segundo).

    Venha, vou mexer com eles no próximo comentário.

  • "Ou Maria ou João tem ou Fazenda ou Avião" , a primeira coisa a se perceber aqui é a questão da concordância verbal - isso mesmo, a Gramática se pauta pela Lógica -, perceba que agora usamos o verbo TER na terceira pessoa do SINGULAR (forma verbal TEM, sem acento), e não mais na terceira no plural TÊM como fizemos na disjunção, e por que isso, Rafael? Porque estamos trabalhando agora com a disjunção EXCLUSIVA, ou seja, o operador da ação verbal agora será , obrigatoriamente, apenas 1 dos dois núcleos do sujeito, ou Maria ou João, portanto ou Maria tem ou João tem, como é impossível que ambos tenham na disjunção exclusiva, não é possível dizer "Ou João ou Maria têm", diferente de quando era apenas disjunção, pois lá havia a possibilidade de ambos terem ao mesmo tempo. Um exemplo bem simples: "Ou João ou Roberto se casará/casarão com Renata", qual das duas formas verbais é a correta? é óbvio que é o singular, pois, embora o sujeito seja composto, apenas 1 deles exercerá a ação expressa pelo verbo, ou seja, só 1 deles se casará com Maria. Assim estamos olhando para uma frase em disjunção exclusiva que poderia ser desenvolvida para: "Ou João se casará com Renata ou Roberto se casará com Renata" . Maravilha, estamos prontos pra seguir com nosso exemplo original:

    "Ou Maria ou João tem ou Fazenda ou Avião" = (M ⊻ J t. F ⊻ A) =

    Ou (Maria tem ou Fazenda ou Avião) ou (João tem ou fazenda ou Avião) = (M t. F A) (J t. F A) =

    só que eu ainda posso desenvolver ainda mais as estruturas entre parênteses, kkk, parece absurdo, mas é possível, perceba que o número "ou Fazenda ou Avião" pode ser desmembrado, façamos isso, prestem atenção à bizarrice que fica kkkk muito legal)

    Ou (Maria tem ou Fazenda ou Avião) ou (João tem ou fazenda ou Avião) = (M t. F A) (J t. F A) =

    Ou (ou Maria tem Fazenda ou Maria tem Avião) ou (ou João tem Fazenda ou João tem Avião) =

    [(M t. F) ⊻ (M t. A)] ⊻ [(J t. F) ⊻ (J t. A)]

    __________

    conclusão:

    (M ⊻ J t. F ⊻ A) = {[(M t. F) ⊻ (M t. A)] ⊻ [(J t. F) ⊻ (J t. A)]} , ou seja,

    "Ou Maria ou João tem ou Fazenda ou Avião" equivale a " Ou ou Maria tem Fazenda ou Maria tem Avião ou ou João tem Fazenda ou João tem Avião"

    claro, considerando que o símbolo da disjunção exclusiva ⊻ está sendo representado pelo duplo "ou", o "Ou...ou" , isso porque há casos em que, por força da semântica, 1 único OU terá de ser avaliado como exclusivo, por exemplo: "Palmeiras OU Flamengo GANHARÁ o Brasileirão", a semântica nos leva ao entendimento evidente de que apenas 1 dos clubes será campeão, portanto esse OU só pode ser exclusivo, embora figure sozinho.

  • Dizer "P e R usam W ou L" é o mesmo que dizer "P usa W ou L" e "R usa W ou L" (chamemos de P & R).

    A conjunção P & R é verdadeira se, e somente se, ambas as sentenças são verdadeiras - ou seja, se "P usa W ou L" é verdadeira e se "R usa W ou L" é verdadeira.

    Como o enunciado a sugere como falsa, então as possibilidades são as seguintes:

    (1) ~P & ~R ("P não usa W nem L" e "R não usa W nem L");

    (2) ~P & R ("P não usa W nem L" e "R usa W ou L");

    (3) P & ~R ("P usa W ou L" e "R não usa W nem L").

    Ou seja, pode ser que nenhum dos dois use W ou L (caso de 1), mas pode ser que um deles use (caso de 2 e 3) - e mesmo assim a proposição será falsa, já que se trata de uma conjunção.

    Logo, é errado dizer que P e R não usam Windows nem Linux ao se considerar a afirmação “P e R usam Windows ou Linux” como falsa, uma vez que na falsidade desta conjunção há a possibilidade de um dos dois usá-los.


ID
2752546
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

As proposições

• “Se o cliente não aprova o website, então o pagamento não é liberado.”
• “Se o pagamento é liberado, então o cliente aprova o website.”
• “O cliente aprova o website ou o pagamento não é liberado.”

não são todas logicamente equivalentes.

Alternativas
Comentários
  • "Se o cliente não aprova o website, então o pagamento não é liberado."

    1o caso: Inverte e nega - Se o cliente aprova o website, então o pagamento é liberado.

    2o caso: Nega a 1a, coloca OU e mantém a 2a - O cliente aprova o website ou o pagamento não é liberado.

    São todas equivalentes.

  • Equivalências

    p -> q : ~q -> ~p

    p -> q : ~p v q

  • Amigo, os regimes são ao contrário do que você escreveu. E no enfoque patrimonial é apropriação da Receita.


ID
2752549
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Se for verdadeira a afirmação “alguns softwares gratuitos são livres, mas nem todos, e existem softwares livres que não são gratuitos, porém todo software que não é livre é proprietário”, então também será verdade que “existe um software proprietário que é gratuito”.

Alternativas
Comentários
  • Não tem como desenhar aqui, eu resolvi fazendo diagrama, três circulos, 1 Software Gratuito, 2 Software livre e 3 Software proprietário. Vai fazendo marcações na ordem do enunciado..

  • pqp http://sketchtoy.com/69011570

  • Essa questão é Lei Seca no Linguagem de Informática.

ID
2752552
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Sendo N o conjunto dos números naturais, é verdadeira a proposição (∀n ∈ N) (∃m ∈ N) (n = m + 1).

Alternativas
Comentários
  • n=1 esta em N e m=0 nao.

  • Alguém anotou a placa!?

  • Tanto "n" quanto "m" pertencem ao conjuntos dos números naturais "N". Logo, devemos tentar forçar uma situação em que a sentença dada pela questão seja falsa "F":

    Se (n = 0), tem-se que (m = -1). Logo, (m = -1) não pertence aos naturais "N". Portanto, a sentença dada pela questão é falsa "F", já que pode existir um "n", tal que "m" não pertença aos naturais "N".

  • nunca nem vi

  • Por gentileza, alguém dê uma explicação didática pra isso!!

  • Antes de explicas, segue o conceitos:

    Quantificadores Símbolos

    • = existe pelo menos um
    • ∃! = Existe um ÚNICO
    • = todos "Para todo"

    Ainda:

    N (Naturais) = Zero + Números Positivos → {0,1,2,3,4...}

    Z (Interios) = N + negativos → {...-4,-3,-2,-1,0,1,2,3,4...}

    ----------------------------------------

    (∀n ∈ N) (∃m ∈ N) (n = m + 1)

    • Todo "n" é Natural
    • Existe pelo menos 1 "m" que é Natural

    Nesse caso, minha ideia foi criar uma situação aonde (n = m +1) não seria natural:

    • n = (-4) + 1 → n = -3 | logo, como pelo menos 1 "m" é natural, existem diversas possibilidades dessa soma dar um valor negativo, contrariando o conceito de "n", que é "Todo n é Natural"

    Gabarito ERRADO


ID
2752555
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

As proposições “Todos os computadores são Macs ou PCs” e “Todos os computadores são Macs ou todos os computadores são PCs” são logicamente equivalentes.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO


    Pois a proposição “Todos os computadores são Macs ou PCs” se trata de uma disjunção inclusiva, sendo assim, aceita-se ambos os tipos (Macs ou PC's) no rol de "todos os computadores".


    Diferente da segunda proposição “Todos os computadores são Macs ou todos os computadores são PCs”, que se trata de uma disjunção exclusiva, ou seja, a escolha de um resulta consequentemente na exclusão do outro.


    Sendo assim elas são DIFERENTES, isto é, NÃO SÃO EQUIVALENTES.

  • A primeira inclui...a segunda exclui...


ID
2752558
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A negação da proposição (∃f) (∀x) (f(x) > 0) é (∀f) (∃x) (f(x) ≤ 0).

Alternativas
Comentários
  • Que questão é essa? Isso é falta de amor no coração desse elaborador.

  • Está faltando bem mais do que amor na vida do elaborador. Misericórdia!

  • Vou tentar traduzir no portugues, se estiver errado algum me corneta aí. O que o cara escreveu foi:

    a negação da proposição "Existe uma função f, na qual, para todo x f(x) é maior que zero" é a proposição "dada uma função f, existe x para a qual f(x) é menor ou igual a zero".

    Correto!

  • vá de retro, Satanás!

  • Pulo feliz.

  • Isso chama-se retardadismo lógico...

  • Gab. CERTO.

    Eu errei. kkk

    Duvido alguém arriscar uma dessas na prova kkkkkk


ID
2752561
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

“O usuário clica o botão A ou o botão B.”
“Se o usuário clica o botão A e a opção X está habilitada, os dados são salvos.”
“Se o usuário clica o botão A e a opção X está desabilitada, a execução é interrompida.”
“Se o usuário clica o botão B, os dados são salvos, e a execução é interrompida.”

A partir dessas premissas, é válido concluir que, se a opção X está habilitada e a execução foi interrompida, então o usuário clicou o botão B.

Alternativas

ID
2752564
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

É válido o argumento “Se o computador A estiver na mesma rede que o computador B, e o computador B estiver conectado à impressora, então é possível imprimir a partir do computador A. O computador B não está conectado à impressora, logo, não é possível imprimir a partir do computador A.”

Alternativas
Comentários
  • Questão simples de Conectivos lógicos... Vejamos:

    Se o computador A estiver na mesma rede que o computador B = 01

    o computador B estiver conectado à impressora = 02

    é possível imprimir a partir do computador A

    A questão afirma: 01 ^ 02 -> 03

    A única forma dessa expressão ser falsa é se o 03 for falso e (01 ^ 02) for verdadeiro.

    Como ele afirma que o computador B não está conectado na impressora temos que: (01 ^ 02) é necessariamente falso.

    Dessa forma a expressão será sempre necessariamente verdadeira.


ID
2752567
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Uma empresa de software tem 32 programadores, que usam as linguagens de programação Java, C#, ou Python, sendo que:

• 4 usam as três linguagens;
• 18 usam apenas uma dessas linguagens;
• 3 usam apenas C# e Python;
• 4 usam apenas Python;
• 6 usam Java e C#;
• 19 usam Java.

Com base nessas informações, é correto concluir que 6 programadores usam apenas C#.

Alternativas
Comentários
  • Usam as 3 linguagens = 4

    Usam apenas C# e Python = 3

    Usam apenas Python = 4

    Se 6 usam Java e C# e 4 deles usam as três linguagens, conclui-se que apenas 2 usam C# e Pyton (= 6 - 4)

    Somando estes programadores temos: 4 + 3 + 4 + 2 = 13 (estes 13 não utilizam EXCLUSIVAMENTE C#

    Sabendo que o total de programadores que usam Java é 19, temos que os programadores que utilizam EXCLUSIVAMENTE Java = 19 - 4 - 2 = 13

    Por fim, somando-se os 13 que não utilizam exclusivamente  C# aos  13 que utilizam Java e/ou Java+Phthon temos que 26 não utilizam exclusivamente  C#

    Portanto, se do total de 32 programadores 26 não utilizam exclusivamente C#, temos que 32-26 = 6 programadores que utilizam apenas C#

    Naturalmente, com os gráficos fica mais fácil de visualizar...

     

     

  • Não compreendi o 18 usam apenas 01.


ID
2752570
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Se (A ∪ T) ∩ F = T ∩ F , em que A, F e T são os conjuntos de usuários com acesso, respectivamente, às redes Administrativa, Financeira e Técnica de uma empresa, então é correto concluir que nenhum usuário tem acesso tanto à rede Administrativa quanto à Financeira.

Alternativas
Comentários
  • Suponha que os usuários sejam: A, B, C e D.

    A = {A, B}

    T = {A, C}

    F = {A, C, D}

     

    (A ∪ T) = {A, B, C}

    (A ∪ T) ∩ F = {A, C} = T ∩ F

     

    O usuário A possui acesso tanto à rede Administrativa, quanto à Financeira.

    Há muitas configurações possíveis também, mas basta um exemplo para desmentir o enunciado. 

    Gabarito: Errado

     

    http://rlm101.blogspot.com.br


ID
2752573
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Pelo menos um seguidor de P no Twitter também é seguidor de J, e embora todos os seguidores de J sejam também seguidores de F, a recíproca não é verdadeira. Segue-se, necessariamente, que pelo menos um seguidor de F é seguidor de P, mas não todos.

Alternativas
Comentários
  • Errada, basta um contra-exemplo para provar.

    Suponha os conjuntos:

    P = {A, B}

    J = {A}

    F = {A, B}

     

    1) "Pelo menos um seguidor de P no Twitter também é seguidor de J" o seguidor "A" atende a essa premissa.

    2) "todos os seguidores de J sejam também seguidores de F", no exemplo todos os seguindores de J também seguem F

    3) "recíproca não é verdadeira" o seguidor B não segue J, portanto não são todos os seguidores de F que seguem J.

     

    Segue-se, necessariamente, que pelo menos um seguidor de F é seguidor de P (verdade), mas não todos (Falso).

     

    Gabarito: Errado

     

    http://rlm101.blogspot.com.br

  • Errei e continuo sem entender a questão. Pelo menos um seguidor de F é seguidor de P ( certo, pois o conjunto J está dentro de F e J e P têm pelo menos um seguidor em comum), mas não todos (aqui interpretei: pelo menos um seguidor de F é também de J, mas não todos os seguidores.


    O que há de errado nisso?

  • A questão é cuidadosa quanto a interpretação. Aqui não se utiliza a negação do todo, já que é verdadeira a recíroca de ninguém de F seguir J. Lembrem-se de que "ser verdadeiro" e sua respectiva negação têm sentidos opostos.

  • Não entendi po** nenhuma kkkkk

  • Veja, deve ser lida assim: todo J é F e sabemos q pelo menos 1 P é J. não podemos afirmar q todo F é J, portanto tb não posso afirmar q 1 F é J


ID
2752579
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Nove arquivos de 1,6GB cada um e quarenta arquivos de 0,45GB cada um devem ser gravados em DVDs. Se cada DVD tem capacidade para 4,7GB, e todo arquivo deve ser gravado por inteiro em um único DVD, então serão necessários no mínimo oito DVDs.

Alternativas
Comentários
  • Certo. A chave da questão está em "todo arquivo deve ser gravado por inteiro".


    4,7 GB cada DVD.

    9 de 1,6GB.

    40 de 0,45GB.


    1,6 *2 = 3,2 0,45*3=1,35 3,2 + 1,35= 4,55GB (o máximo que caberá em cada DVD é 2 de 1,6GB e 3 de 0,45 GB).


    então, se há 9 de 1,6GB será pelo menos 4 DVD's contendo 2 desse arquivo somados a 12 (3*4) de 0,45GB.

    sobra 1 de 1,6GB , o resto deve ser preenchido com o restante de 0,45 GB, (6*0,45=2,7).


    juntando tudo deu 5 DVD's com os 9 de 1,6GB + 18 de 0,45GB. Como existem 40 arquivos de 0,45GB ainda faltam 22 arquivos.


    o máximo que cabe no DVD são 10*0,45= 4,5GB, resultando em 3 DVD's, dois com 10 arquivos e 1 com 2 arquivos.


    somando a quantidade de DVD's temos: 5+3= 8.


ID
2752582
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Para analisar certa quantidade de dados, um algoritmo X gasta dois minutos para inicialização e, depois, mais cinco segundos para cada MB extra de dados. Outro algoritmo Y gasta quarenta e cinco segundos para inicializar, e, depois, o tempo gasto aumenta em 10% para cada MB extra de dados. Portanto qualquer que seja a quantidade de dados a serem analisados, o algoritmo Y sempre será mais rápido do que o algoritmo X.

Alternativas
Comentários
  • O tempo aumenta em 10% com relação a quê?


ID
2752585
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Pontos de Função apenas medem o tamanho funcional do software baseando-se em uma avaliação padronizada dos requisitos dos usuários e, diferentemente de Linhas de Código, não são dependentes da implementação física e das linguagens utilizadas no desenvolvimento do software.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    CARACA Questões idênticas: Q720215


ID
2752588
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O Software orientado a objetos (OO) é fundamentalmente diferente do software desenvolvido com o uso de métodos convencionais, e, em razão disso, métricas utilizadas para sistemas OO devem focalizar as características que distinguem o software OO do software convencional, como métricas orientadas a Classes.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Descrição ipsi literis de [Pressmann 97].

     

    https://www.passeidireto.com/arquivo/4612662/qualidade-de-software

     

     

  • A programação orientada a objetos tem sua dinâmica voltada a definições de classes que estabelecem atributos e comportamentos de objetos relacionados a elas. Na programação estruturada a codificação é voltada a procedimentos e funções definidas pelo usuário.


ID
2752591
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

PMBOK – Project Management Body of Knowledge, RUP – Rational Unified Process, NBR ISO/IEC 12207 - Processos de Ciclo de Vida de Software e CMMI - Modelos de Capacitação de Maturidade são exemplos de modelos utilizados para gerenciamento de projetos de software.

Alternativas
Comentários
  • Todas as tecnologias citadas acima podem ser utilizadas no Gerenciamento de projeto de software

     

    Certo

     

    Fonte: Livro Implantando a Governança de TI 4ª edição


ID
2752594
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O desenvolvimento de software orientado a aspectos é uma abordagem metodológica para definir, especificar, construir e projetar aspectos – mecanismos que transcendem subrotinas e herança para localizar a expressão de uma preocupação horizontalizada.

Alternativas
Comentários
  • Modelo Orientado a Aspectos

    Separação de Interesses.  Interesses Principais e interesses Ortogonais. Exemplo: Sistema de login. Aspectos são propriedade de um sistema que envolvem diversos componentes funcionais.  É uma abordagem que permite a separação das responsabilidades (requisitos) funcionais e não funcionais do sistema de uma forma natural e concisa.


ID
2752597
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Tomando como base o modelo relacional de dados, a modelagem de dados, na abordagem lógica, deve contemplar todas as formas normais; já o modelo físico de dados pode dispensar algumas formas normais com o objetivo de incrementar o desempenho nas operações de consulta a dados.

Alternativas

ID
2752600
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em bancos de dados relacionais, a execução simultânea de transações melhora o desempenho do sistema, mas pode não preservar a consistência dos dados, embora se tenha que uma solução para garantir a consistência do banco de dados é a execução serial de transações.

Alternativas
Comentários
  • Serialização


    Transação:

    cada transação, quando executada sozinha:

    -sempre termina

    -preserva consistência


    Sistema:

    garante que cada transação submetida ao sistema:

    -é terminada

    -executa sem interferência das outras transações



  • Creio que há um erro na questão. Ela afirma que a execução de transações de forma simultânea melhora a performance do banco.

    Logo em seguida na assertiva ela afirma: "embora se tenha que uma solução para garantir a consistência do banco de dados é a execução serial de transações."

    Ora, se é serial não é simultânea.

    Creio que o correto serial "embora se tenha que uma solução para garantir a consistência do banco de dados é a execução serializável de transações."

    Definições:

    Fonte:

    Quem discordar da minha análise, por favor, pode corrigir, deixando uma fonte confiável.

  • Daniel,

    A afirmação está correta. Em um sistema serial, somente uma transação executa por vez, sendo assim garante a CONSISTÊNCIA. Já em um sistema serializável, ocorre a intercalação das transações podendo ferir a consistência e ocorrer vários problemas, como leitura suja, atualização perdida, por exemplo. Por outro lado, melhora o desempenho já que várias transações são executadas ao mesmo tempo.

    .

    .

    At.te

    Foco na missão ❢


ID
2752603
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Um sistema de banco de dados distribuído consiste em uma coleção de sites, cada um mantendo um sistema de banco de dados local. Cada site é capaz de processar transações locais, mas não há a possibilidade de participar de transações que acessem dados em vários outros.

Alternativas
Comentários
  • Um sistema de banco de dados distribuído (BDD) consiste em um relação de nós, cada qual podendo participar na execução de transações que acessam dados em um ou mais nós. Em um sistema de banco de dados distribuído, o banco de dados é armazenadoem diversos computadores (nós). Os computadores, em um sistema distribuído, comunicam-se uns com os outros por intermédio de vários meios de comunicação, tais como: redes de alta velocidade, redes sem fio ou linhas telefônicas, eles não compartilham a memoria principal e o relógio.

     

     

    Errada

     

     

    https://www.devmedia.com.br/o-que-e-um-banco-de-dados-distribuido/24762


ID
2752606
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Ferramentas OLAP funcionam sobre dados multidimensionais, caracterizados por atributos de dimensão e medida. Devido à sua grande capacidade de cruzamento de dados, é possível utilizar essas ferramentas para dar suporte a decisões, ainda que as bases de dados possuam pouco volume de dados.

Alternativas
Comentários
  • O erro se encontra ao dizer que o OLAP fornece suporte a decisão com pouco volume de dados

  • Não erro nessa afirmação.

  • e por que não pode? defina "pouco volume de dados", subjetivo por natureza...pra mim questão extremamente polêmica


ID
2752609
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Os comandos commit e rollback são utilizados, respectivamente, para confirmar e desfazer instruções do tipo DML e DDL em um banco de dados.

Alternativas
Comentários
  •  Commit e Rollback  são DTL - Linguagens de Transações de Dados

     COMMIT – Envia todos os dados da transação permanentemente para o banco de dados.

    ROLLBACK – Desfaz as alterações feitas na transação realizada.

     

    Errada

    https://consultabd.wordpress.com/2013/06/21/dtl-linguagem-de-transacao-de-dados/

     

     

  • DDL não tem rollback


ID
2752615
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Se, na execução da procedure em PL/SQL apresentada a seguir, o terceiro parâmetro for nulo, apenas a tabela FUNC será manipulada.

create procedure proc_01 (p_matricula in number, p_perc in number, p_promocao in varchar2) as
declare
n_salario number;
begin
update func
set salario = salario * 1 + (p_rec / 100)
where matricula = p_matricula;
if p_promocao is not null then
select salario
into n_salario
from func
where matricula = p_matricula;
insert into historico values (p_matricula, sysdate, n_salario);
end if;
commit;
end;

Alternativas

ID
2752618
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

A execução apresentada do script deflagrará a execução da trigger trg_01, construída em PL/SQL, que é demonstrada a seguir.

update tabela_a
set coluna_a = ‘X’
where coluna_b = ‘Y’;

create trigger trg_01
before delete on tabela_a
begin
insert into tabela_b values (‘W’, ‘K’);
end;

Alternativas
Comentários
  • "before delete", o trigger só será ativado em caso da aplicação do comando "delete from table_a [CONDITION]"


ID
2752621
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um dos 13 (treze) diagramas definidos na versão 2.0 da linguagem UML (Unified Modeling Language) é o de Caso de Uso, e, nesse diagrama, um ator pode representar o papel que um ser humano ou um dispositivo de hardware desempenha no sistema, mas nunca outro sistema.

Alternativas
Comentários
  • A UML 2.0 contém 13 diagramas? 

     

    Marquei errada.

  • A UML 2.0 tem 14 diagramas.

  • Assertiva ERRADA.

    O erro está em dizer que os atores não podem ser outros sistemas. Atores podem seres humanos, máquinas ou outros sistemas.


ID
2752627
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na modelagem UML, o Diagrama de Sequência demonstra a associação entre os objetos e suas interações organizadas em uma sequência de tempo.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi o erro desta. alguém poderia me explicar?

  • Um diagrama de sequência não trata da associação entre objetos mas sim da troca de mensagens entre eles. Gabarito: E.

  • Caberia recurso.

  • não falou que trata das associações, falou que "demonstra" as associações, o que de fato ocorre com as chamadas de métodos ao longo do tempo, representadas no diagrama, discordo totalmente do gabarito


ID
2752630
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Aplicações desenvolvidas para ambiente WEB podem ter um fluxo de navegação entre páginas que seja complexo, mas o melhor diagrama UML para modelar esse fluxo é o de Sequência.

Alternativas
Comentários
  • Falou em fluxo, falou em DIAGRAMA DE ATIVIDADES

     

    Errada


ID
2752636
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Para a criação de objetos utilizando a linguagem Java, devem-se usar expressões contendo a palavra‑chave new.

Alternativas
Comentários
  • Exemplo de instanciação de objeto em Java

    [...]

    public static void main(String[] args) {

    TV objeto1 = new TV();     //objeto sendo instanciado

    TV objeto2;

    objeto2 = new TV();   //objeto sendo instanciado

    }

    [...]

     

    Certo

    http://www.tiexpert.net/programacao/java/new.php

     


ID
2752639
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Todo programa escrito em JavaScript – que não é uma linguagem orientada a objetos – pode alterar o conteúdo de uma página HTML que esteja sendo exibida em um browser.

Alternativas
Comentários
  • JavaScript é uma linguagem de programação orientada a objetos e, assim sendo, suas variáveis são dependentes dosobjetos. Nas linguagens de programação orientadas a objetos, os programadores criam seus próprios objetos e tipos de variáveis. Um objeto é um tipo especial de variável que contém propriedades e métodos.

     

    Errada

     

    https://www.devmedia.com.br/poo-trabalhando-com-classes...objetos...javascript/28434


ID
2752645
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

No Windows Server 2003, a validação do nome do usuário é suficiente para a autenticação no IIS.

Alternativas

ID
2752648
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Uma alternativa para conseguir melhorar o desempenho de alguns sistemas computacionais é a adoção de computação em aglomerados (cluster) e de computação em grades (grids), em que, geralmente, os aglomerados utilizam hardwares, sistemas operacionais e softwares heterogêneos, e as grades, hardwares similares e o mesmo sistema operacional.

Alternativas
Comentários
  • A questão só inverteu o conceito de Cluster (que é homogêneo) e Grid (que é heterogêneo)


ID
2752651
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Tendo o tempo como um parâmetro fundamental, os sistemas operacionais de tempo real são geralmente empregados quando ações devem ser tomadas em instantes determinados ou intervalos de tempo determinados, como o controle de máquinas em linhas de produção.

Alternativas
Comentários
  • (C)

    Um Sistema Operativo em Tempo Real é um sistema operacional/operativo destinado à execução de múltiplas tarefas onde o tempo de resposta a um evento é pré-definido; não importando, como é comum pensar-se, se a velocidade de resposta é elevada ou não.


ID
2752654
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em uma unidade de disco do Windows 2003/2008, que esteja formatada com o NTFS, é possível negar ao administrador do ambiente o acesso a arquivos e pastas, embora esse administrador possa utilizar o recurso de tomar posse (take ownership) para burlar esse bloqueio e se apropriar dos arquivos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo

    Desde o Windows Vista os usuários passaram a ter mais problemas com permissões ao lidar com arquivos e pastas. Em muitos casos qualquer mudança mínima exige a permissão do administrador da máquina, mesmo quando os arquivos utilizados são de nossa propriedade.

    A função Take Ownership (tornar-se dono) é uma das melhores maneiras de resolver o problema. Ela pode ser aplicada diretamente ao arquivo de sua preferência e dá total liberdade de utilização para o usuário. As dicas apresentadas neste artigo servem para Windows Vista e 7.

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • c-

    O NTFS permite a configuração de permissões de arquivos e\ou pastas, criptografia e compactação nativas, transparentes ao usuário.permite a atribuição de cotas de disco para cada conta de usuário do sistema.


ID
2752657
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um dos recursos de segurança presentes no Windows 2003/2008 é o identificador de segurança (Security Identifier – SID) único de cada usuário, que pode ser utilizado para dar permissões de acesso a recursos, e, devido à sua importância e seu custo computacional, é reutilizado automaticamente pelo sistema quando um SID, decorrente da exclusão do usuário que o utilizava, é liberado.

Alternativas

ID
2752660
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Tomando como base o modelo de referência OSI, a camada de Enlace de Dados é responsável pela divisão em quadros (frames) das informações a serem transmitidas pela camada Física, sendo ainda função dela o endereçamento físico dos equipamentos envolvidos na comunicação e a definição de melhores rotas até o destino.

Alternativas
Comentários
  • Modelo OSI nesse modelo a camada de baixo que serve a de cima

    7 - Aplicação

    6 - Apresentação

    5 - Sessão

    4 - Transporte

    3 - Rede

    2 - Enlace

    1 - Física

     

  • As melhores rotas até o destino é trabalho da camada de Redes.

  • Rede - Rota

  • Tomando como base o modelo de referência OSI, a camada de Enlace de Dados é responsável pela divisão em quadros (frames) das informações a serem transmitidas pela camada Física, sendo ainda função dela o endereçamento físico dos equipamentos envolvidos na comunicação (certo) e a definição de melhores rotas até o destino (errado).

    Definição da melhor rota é feita pela camada de rede.

  • Gab.: ERRADO!

    A questão ia tão bem até chegar ao final e informar que o enlace faz rota. Quem faz rota é a camada de REDE. Tal procedimento é também conhecido como roteamento.


ID
2752663
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Quando acessamos recursos baseados no modelo cliente/servidor, existe a separação dos papéis dos agentes envolvidos: o cliente solicita recursos a um servidor, e o servidor disponibiliza estes recursos ao cliente. Para que isso ocorra, é possível utilizar duas ou mais camadas no processo, como, um cliente requisita dados de um servidor de aplicação, que, por sua vez, requisita dados a um servidor de banco de dados antes de retornar a solicitação ao cliente.

Alternativas
Comentários
  • (C)

    O modelo cliente-servidor  é uma estrutura de aplicação distribuída que distribui as tarefas e cargas de trabalho entre os fornecedores de um recurso ou serviço, designados como servidores, e os requerentes dos serviços, designados como clientes.


ID
2752666
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Entre outros fatores, a definição do tipo de cabeamento a ser usado em cada parte de um projeto de rede depende dos equipamentos envolvidos, das distâncias existentes entre os nós da rede, das velocidades máximas requeridas e também dos tipos de interferência na transmissão a que ele pode estar exposto.

Alternativas
Comentários
  • Com certeza, imagine só uma rede sendo implementada com o cat6 e os equipamentos todos  defasados.


ID
2752669
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Quando se fecha um túnel VPN entre um cliente e um servidor utilizando o Protocolo de Segurança IP (IP Security Protocol - IPsec), todas as informações, a partir da camada de rede para cima, ficam criptografadas, protegendo, dessa forma, os dados trafegados pelas aplicações durante o caminho na rede, com exceção apenas das portas de origem e destino da camada de transporte, já que tal informação é necessária para a entrega dos pacotes para as aplicações correspondentes no destino.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

    Quem opera nas camadas superiores realizando essa criptografia seria SSL/TLS. Quando falamos em proteção IPsec, estamos na camada de Rede = 3 camada OSI ou 2 camada TCP/IP com 4

  • `Quando se fecha um túnel VPN entre um cliente e um servidor utilizando o Protocolo de Segurança IP (IP Security Protocol - IPsec), todas as informações, a partir da camada de rede para cima, ficam criptografadas, protegendo, dessa forma, os dados trafegados pelas aplicações durante o caminho na rede`

    Correto, quando é criptografado na camada de redes, tudo acima é considerado payload! Logo, as informações são criptografas sim.

    `com exceção apenas das portas de origem e destino da camada de transporte, já que tal informação é necessária para a entrega dos pacotes para as aplicações correspondentes no destino.`

    Errado, é necessario ter as portas e IP's de destino e origem, se não tivesse, não teria como saber para qual porta o cabeçalho está sendo enviado para ser descriptografado!


ID
2752672
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Entre as novas características do IPv6, está o fato de não ser mais possível que roteadores intermediários em uma comunicação fragmentem os pacotes, e, dessa forma, a comunicação deve respeitar a menor unidade máxima de transmissão (Maximum Transmission Unit - MTU) existente em todo o caminho.

Alternativas
Comentários
  • P: O que é Descoberta de MTU (ou PMTUD)

    PMTUD é um mecanismo utilizado na internet que diz ao seu computador o tamanho máximo dos pacotes que devem ser enviados a um destino específico. Como funciona: Sua máquina vai mandar um pacote possivelmente grande marcado com a flag "não fragmentar". Quando o pacote alcançar um roteador que não consegue enviar este pacote devido ao tamanho, ele vai responder dizendo "Este pacote é muito grande. Por favor tente usar este tamanho".

     

    P: Como isto está relacionado ao IPv6?

    Com IPv6, todos os pacotes são, por definição, marcados com "não fragmentar". A responsabilidade de enviar pacotes de tamanho correto não está nas mãos do roteador porque esta é uma operação demorada para um roteador executar. Ao invés disso, a capacidade de usar PMTUD é obrigatória na especificação do IPv6.

     

    http://test-ipv6.cz/faq_pmtud.html.pt_BR


ID
2752675
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Quando dois equipamentos conectados a um mesmo switch se comunicam, são criados, dinamicamente, registros temporários neste switch com os endereços MAC dos equipamentos conhecidos, o que permite que os quadros (frames) sejam transmitidos da porta-origem para a porta-destino, evitando tráfego desnecessário nas demais portas. Esse recurso também está disponível nos Hubs e Roteadores, o que não impede que possam ser implementados de forma diferente.

Alternativas
Comentários
  • "HUB MANDA PRA GERAL DA REDE"

  • HUB por pertencer a camada física não é capaz de ler o end MAC para determinar o destinatário dos frames, assim ele manda o frame para toda a rede.

  • Gab.: ERRADO!

    HUB é fofoqueiro, não envia no privado, envia logo no grupo.


ID
2752678
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O tamanho dos registradores internos de um processador de 64 bits é o dobro com relação a um processador de 32 bits, o que não garante que o primeiro processe, necessariamente, o dobro de dados por ciclo de clock com relação ao segundo.

Alternativas
Comentários
  • O processamento de UCP depende não só da capacidade de armazenamento dos seus registradores, mas também da frequência ao qual o mesmo opera.


ID
2752681
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Nos computadores atuais, componentes diferentes podem ter níveis diferentes de acesso ao processador, sendo separados por barramentos de comunicação distintos, em que são utilizados, por exemplo, um ou mais barramentos de alta velocidade, que conectam dispositivos que permitem altas taxas de comunicação com a CPU, como a memória principal, as placas gráficas, alguns controladores de discos mais rápidos e um ou mais barramentos para componentes que demandam comunicações mais lentas, como saídas de som, impressoras, modems, entre outros.

Alternativas
Comentários
  • (C)

    Tal fato é possível.

    Barramento é um conjunto de linhas de comunicação que permitem a interligação entre dispositivos, como a CPU, a memória e outros periféricos. São as linhas de transmissão que transmitem as informações entre o processador, memória e todos os demais periféricos do computador.


ID
2752684
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Entre outros componentes, além da unidade lógica e aritmética (ULA), da unidade de controle (UC), e dos registradores, os microprocessadores mais sofisticados têm uma unidade de ponto flutuante que permite a realização de cálculos mais complexos do que a ULA, podendo até substituir totalmente as funções de processamento geral dessa unidade.

Alternativas
Comentários
  • A unidade de ponto flutuante não realiza operações lógicas e portanto não pode substituir a ULA.


ID
2752687
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A unidade de gerenciamento de memória (Memory Management Unit - MMU), entre outras funções, gerencia a memória principal do computador, realiza a tradução de endereços de memória virtual em endereços de memória físicos e determina que blocos de memória vão estar no cache interno da CPU, para agilizar o processamento das informações.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado

    Unidade de Gerenciamento de Memória ou MMU (do inglês Memory Management Unit) é um dispositivo de hardware que traduz endereços virtuais em endereços físicos, é geralmente implementada como parte da Unidade Central de Processamento ou CPU (Central Processing Unit), mas pode também estar na forma de um circuito integrado separado. Um MMU é efetivo em gerenciamento de memória virtual, manipulação e proteção de memória, controle de cache e, em arquiteturas mais simples de computador, como em sistemas de 8 bits, bank switching.

    Em designs anteriores de microprocessadores, o gerenciamento de memória era feita por um circuito integrado separado como o do VLSI VI475 (1986), o Motorola 68851(1984) usado com a CPU do Motorola 68020 no Macintosh II, ou o Z8015 (1985)[1] usado com a família de processadores Zilog Z8000. Mais tarde microprocessadores como o do Motorola 68030 a o Zilog Z280 colocaram a MMU junta com a CPU um mesmo circuito integrado assim como fez a Intel 80286 e mais tarde os processadores x86.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Resumindo   o comentário...

    MMU NÃO GERENCIA A MEMORIA PRINCIPAL, e sim faz o gerenciamento da memória virtual.


ID
2752690
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Para garantir a entrega de uma mensagem a um único destinatário, é mais indicado utilizar o modelo de troca de mensagens publish/subscribe do JMS (Java Message Sevice), com o modo de entrega persistente e um assinante durável. Para a entrega de mensagens para vários destinatários, a melhor escolha é o modelo ponto a ponto do JMS, com um modo de entrega persistente.

Alternativas
Comentários
  • Pra mim está errada essa questão.

    publish/subscribe==topico

    ponto a ponto == fila



    tópico -> vários clientes escutando uma fila mensagem fica na fila até que todos os clientes leiam ou que expire(parecido com um RSS)

    Fila -> geralmente um cliente só, pode até ter mais de um cliente.Quando alguém lê a mensagem ela some da fila.

  • Gabarito está trocado... Ver questões Q720250, Q483447...

  • Notifiquei o erro ao qconcursos.

  • Desconsiderem essa questão, a alternativa está errada. Os conceitos foram invertidos.

  • para vários destinatários é melhor usar o TOPIC (publish and subscribe) e não fila

    2013

    modelo ponto a ponto de troca de mensagens estabelece que cada mensagem enviada para uma fila deve ser recebida por um único consumidor.

    certa

    gabarito: mais errada que o cara que disse q era só uma gripezinha


ID
2752693
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Uma prática adequada em soluções J2EE é implementar as regras de negócio em classes que rodam no servidor WEB.

Alternativas
Comentários
  • Servidor WEB não, e sim no servidor EJB


ID
2752696
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

A especificação EJB (Enterprise Java Beans) padroniza o tratamento de operações comuns em aplicações, como persistência, integridade transacional e controle de concorrência.

Alternativas

ID
2752699
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

A um gerente de TI foi solicitado que fizesse a definição de níveis de serviços (SLA) com relação aos serviços prestados pela TI a uma determinada organização, pois, considerando que o COBIT aborda a visão dos níveis de serviço com relação à estratégia do negócio e não trata de SLA, a decisão correta é utilizar o ITIL como referência.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. Há um processo que trata sobre SLA.

    COBIT 5 - APO 09 - Gerenciar os Acordos de Serviços


ID
2752702
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Embora estejam cada vez mais presentes na área de TI, as soluções de cloud computing não são tratadas pelo ITIL, que considera apenas serviços alocados dentro das organizações.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Por isso existe o processo Gerenciamento de Fornecedor, do livro Desenho de Serviço, que visa garantir que fornecedores alcancem as metas estabelecidas em contrato.