SóProvas



Prova CESGRANRIO - 2013 - IBGE - Tecnologista - Programação Visual


ID
1091293
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Considere o seguinte trecho de código em Javascript.

var studentGrade;
var firstNumber = 50;
var secondNumber = 90;
studentGrade = firstNumber*0.7 + secondNumber*0.3;
if (studentGrade>=90) document.writeln (“A”);
else if (studentGrade>=80) document.writeln (“B”);
    else if (studentGrade>=70) document.writeln (“C”);
        else if (studentGrade>=60) document.writeln(“D”);
            else document.writeln (“E”);

Após análise desse trecho, constata-se que será impresso o


Alternativas
Comentários
  • studentGrade=62 

    (studentGrade>=60) document.writeln(“D”);


     


ID
1091296
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Considere o seguinte trecho de código em Javascript.

var sum = 0;
for (var number = 2; number < 100; number +=2)
sum+=number;

Após análise do trecho, verifica-se que será armazenado na variável sum a soma de todos os números.

Alternativas
Comentários
  • < 100 = Por isso que não chega até 100 se fosse =< 100 chegaria.

  • a-

    var sum = 0;

    for (var number = 2; number < 100; number +=2)

    sum+=number;

    number inicializa com 2. incrementos em 2. sum+= number so recebe os valores ate 98. o proximo sendo 100, ele sai do for loop.


ID
1091299
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O elemento (tag) HTML responsável por dar ênfase a um texto apresentado em um navegador web é o:

Alternativas
Comentários
  • a-

    The <strong> tag is used to define text with strong importance. The content inside is typically displayed in bold.

    https://www.w3schools.com/tags/tag_strong.asp


ID
1091302
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Relaciona apenas tipos de mídia CSS o seguinte conjunto de palavras:

Alternativas
Comentários
  • all: Used for all media type devices

    aural: Used for speech and sound synthesizers

    braille: Used for braille tactile feedback devices

    embossed: Used for paged braille printers

    handheld: Used for small or handheld devices

    print: Used for printers

    projection: Used for projected presentations, like slides

    screen: Used for computer screens

    tty: Used for media using a fixed-pitch character grid, like teletypes and terminals

    tv: Used for television-type devices


  • A única alternativa que não têm span é a alternativa certa.


ID
1091308
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Pela sintaxe da linguagem Javascript a operação 17%5 resulta no valor

Alternativas
Comentários
  • O operador % refere-se ao resto da divisão. (5x3=15 / 17 - 15 da divisão inteira = 2)


ID
1091311
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A Web semântica tem sido apontada como a Internet do futuro, a ser baseada na mudança de paradigma da estrutura de representação de dados na World Wide Web. A Web semântica tem sido desenvolvida por meio de um esforço colaborativo liderado pelo W3C, com a participação de pesquisadores e de empresas de desenvolvimento de software de todo o mundo.

O objetivo da Web semântica é:

Alternativas
Comentários
  • c-

    A Web Semântica não está relacionada apenas ao formato do recurso, mas também à forma como ele será disponibilizado e interagirá com outros recursos na web, estabelecendo domínio de conhecimento com vocabulário comum e informação semântica a respeito de seu conteúdo e suas relações. A partir da Web Semântica, metadados e as ontologias permitem criação de informações estruturadas e inferência.


ID
1091314
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Apesar de as marcas tirarem seu significado da cultura em que se inserem e da qual se originam, elas também se tornam mediadoras de significados simbólicos e culturais, sendo que cada vez mais a popularidade de uma marca é passada ao consumidor.

Nessa dinâmica, fica implícita a afirmação de que certa marca, incluindo suas representações gráficas, como logotipos e símbolos, compreende significados de duas formas diferentes, que são:

Alternativas
Comentários
  • “Certa marca compreende significados de duas fontes: aqueles codificados e comunicados pelo dono da marca; e os significados captados, criados e atribuídos pelos consumidores num ambiente permanente de consumo.” (BATEY, 2008, p.16). 


ID
1091317
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A partir da década de 1930, a Livraria do Globo tornou-se referência na indústria editorial gaúcha. Iniciou a publicação de coleções com produção gráfica de alta qualidade. O conjunto das capas produzidas nessa época pode ser considerado, de acordo com pesquisador Chico Homem de Melo, um caso de design protoconstrutivo no Brasil.

Associe os nomes das principais coleções da Livraria do Globo às características visuais das capas, apresentadas a seguir.

I - Coleção Amarela
II - Livros infantis I
II - Clássicos da Literatura Universal

P - Ilustrações de capa e design tipográ?co em interação orgânica.
Q - Ilustrações de traço expressionista, faixa horizontal no pé da capa.
R - Exploração exclusiva de tipogra?a e elementos geométricos.
S - Exploração exclusiva de tipogra?a e faixa horizontal no pé da capa

Alternativas

ID
1091320
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Além do símbolo institucional e do logotipo, uma identidade visual também pode lançar mão de uma assinatura visual, que permite uma pluralidade de aplicações em áreas diversificadas.

Uma assinatura visual consiste em :

Alternativas

ID
1091323
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A identidade visual de uma empresa é sua personalidade gráfica, resultado do efeito interativo das características comuns de suas imagens presentes num conjunto de elementos padronizados.

Uma identidade visual básica compreende

Alternativas

ID
1091326
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O movimento Arts and Crafts nasceu entre 1860 e 1880. Resultado da crescente revolta de artistas e filósofos contra o utilitarismo em voga na Inglaterra, desvalorizava o trabalho do artesão, estando sempre ligado ao operariado, em prol da alta produção e do lucro rápido.

Considerando-se o alto teor filosófico dos artistas e profissionais envolvidos, o pensador cujo livro As Pedras de Veneza, publicado em 1853, inspirou esse movimento foi:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    Arts and Crafts é um movimento estético e social inglês, da segunda metade do século XIX, que defende o artesanato criativo como alternativa à mecanização e à produção em massa.

    Reunindo teóricos e artistas, o movimento busca revalorizar o trabalho manual e recupera a dimensão estética dos objetos produzidos industrialmente para uso cotidiano.

    A expressão "artes e ofícios" - incorporado em inglês ao vocabulário crítico - deriva da Sociedade para Exposições de Artes e Ofícios, fundada em 1888.

    As idéias do crítico de arte John Ruskin (1819 - 1900) e do medievalista Augustus W. Northmore Pugin (1812-1852) são fundamentais para a consolidação da base teórica do movimento.


ID
1091329
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O Instituto de Design de Ulm (1953 - 1968) é geralmente tido como a última escola de design da Alemanha de alguma relevância internacional, tendo sido considerado em sua origem como a Nova Bauhaus.

Sendo assim, graças às suas origens, pode-se atribuir ao Instituto de Design de Ulm a característica de ser :

Alternativas
Comentários
  • Pessoal, esta questão tem como GABARITO OFICIAL  a letra A. 

    http://www.cesgranrio.org.br/pdf/ibge0313/ibge0313_gabarito_tec.pdf

     


ID
1091332
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Na virada dos anos 50 para os 60, a revista Senhor tornou-se um determinante no design gráfico editorial brasileiro. Um de seus editores chegou ao extremo, para a época, de adotar uma atitude inusitada, a de deixar de usar na capa, em dois números comemorativos, qualquer tipo de figuração.

O autor dessas duas capas e o modo como foram apresentadas encontram-se, respectivamente, em:

Alternativas

ID
1091335
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A interação de polaridades extremas está no cerne de toda experiência visual, tanto na natureza, quanto no design. Essas duplas opostas são:

• As forças do conteúdo: a mensagem em si e o significado e aquelas relacionadas à forma - o design, o meio e a ordenação.

• A reciprocidade entre articulador e receptor.

Em ambos os casos, a mensagem é :

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode me explicar esta questão, por favor?


ID
1091338
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O mundo em que vivemos é dimensional, e a linha é nossa ferramenta primordial para representar o que nos cerca. A técnica desenvolvida no Renascimento para produzir efeitos visuais de profundidade e elementos tridimensionais em superfícies bidimensionais é a perspectiva. Apesar dessa técnica, a linha não criará por si só uma ilusão convincente da realidade.

Para tanto, a linha precisa :

Alternativas

ID
1091341
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A ergonomia cognitiva nas interfaces de programas de design gráfico tornou-se uma das principais contribuições do que se convencionou chamar de revolução digital. A facilitação do trabalho e a concepção do conceito de sistema amigável (user-friendly software) popularizaram tais programas a ponto de causarem uma reestruturação nos ambientes profissionais ligados às áreas gráficas.

Uma das características desses softwares encontra-se em:

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: letra "A" - abundância de ícones operacionais reforçados pela redundância presente nos menus, nas barras de ferramentas e nos atalhos de teclado. 


ID
1091344
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O contraste, dentro dos processos de articulação e identificação visuais, é uma força definidora para a construção de um todo coeso, estabelecendo diferenças que definem opostos, tais como claro e escuro, quente e frio ou brilhante e fosco.

Além disso, o contraste é

Alternativas
Comentários
  • Transcrição de CONTRASTE PROPORÇÃO

     

    CONTRASTE ESCALA
    Elementos visuais definem-se uns em relação aos outros;
    Um elemento é grande ou pequeno, pesado ou leve, claro ou escuro, quente ou frio, etc, sempre comparativamente a outro elemento;
    Estabelece medidas proporcionais de relações.
    CONTRASTE PROPORÇÃO
    É uma comparação entre dois ou mais elementos;
    Pode ser natural, ampliada ou reduzida;
    Chama atenção, intesifica.

     

    Fonte: https://prezi.com/wljeib5yhpg0/contraste-proporcao/

     


ID
1091347
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O instrumento tipográfico, seja um computador ou uma régua de composição, funciona como um tear. O tipógrafo procura tecer o texto de maneira homogênea; por isso, os bons tipos devem ser desenhados em uma textura vivaz e equalizada, pois descuidos com letras, linhas e palavras podem rasgar o tecido.

Há quatro fatores necessários para alcançar essa homogeneidade, que são a(o) .

Alternativas

ID
1091350
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

As identidades visuais não escapam do processo de descartabilidade típico da sociedade contemporânea. Por isso, ao se procurar identificar visualmente alguma empresa ou produto, deve-se ter uma visão abrangente, atenta ao que acontece ao redor, também pressentindo novas tendências.

Por essa razão, um bom projeto de identidade visual deve:

Alternativas

ID
1091353
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

De acordo com o teórico da pós-modernidade, Fredric Jameson, as décadas entre 1950 e 1970 seriam o momento da “sociedade da imagem”, na qual os indivíduos, já expostos ao bombardeio de até mil imagens por dia, viviam e consumiam cultura de maneiras novas e diferentes.

A pós-modernidade, assim, seria definida como:

Alternativas

ID
1091356
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A capacidade da informação visual é mais ampla do que aquelas transmitidas por outros sentidos. Nessa dinâmica, fica implícita a afirmação de que as marcas, incluindo suas representações gráficas, como logotipos e símbolos, têm maior potencial de pregnância. Essa valorização se acentua nas sociedades contemporâneas, que se encontram em processo de mudança de industrial para informacional.
Assim, se a atribuição de significado aos signos pode ser considerada a base da comunicação em geral e da linguagem em particular, constata-se que significação é aquilo que

Alternativas
Comentários
  • Não diz qual é a pergunta, ou a questão.

  • Wanessa, conferi na prova e falta parte do enunciado, que é:

    "[...]processo de mudança de industrial para informacional.

    Assim, se a atribuição de significado aos signos pode ser considerada a base da comunicação em geral e da linguagem em particular, constata-se que significação é aquilo que:"

  • Significação: Representação mental relacionada a uma forma linguística, um sinal, um conjunto de sinais, um fato, um gesto etc.; aquilo que um signo quer dizer; acepção, sentido, significado.


ID
1091359
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Sinal é um elemento designativo, mas sem carga emocional. Símbolo é uma representação acrescida de emoção. Em marcas bem sucedidas, sua representação (sinal) torna-se símbolo. Para melhor entendimento dessas questões, é necessário conhecer um pouco das teorias de brand-equity, que não tem tradução para o português.

Brand-equity é definido como a(o).

Alternativas
Comentários
  • Brand equity - é o valor agregado atribuído a produtos e serviços


    KOTLER

ID
1091362
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O aproveitamento do papel é uma das tarefas mais importantes para a produção de um impresso, uma vez que interfere diretamente no custeio do trabalho.

Para um correto planejamento dessa etapa da produção gráfica, é necessário que se desprezem as áreas de refile, uma vez que nelas.

Alternativas
Comentários
  • Tô achando o gabarito dessas questões do IBGE mto estranho.

  • Eu também. Para mim esta não seria a resposta correta.

  • Eu entraria com recurso! 


ID
1091365
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O fechamento de arquivos é uma das operações mais importantes para o correto processamento de trabalhos gráficos. No Brasil, o padrão PDF/X é cada vez mais utilizado devido à sua confiabilidade e à larga gama de aplicações. Relacione os tipos de arquivos PDF/X com a característica que é típica do seu subset.

I - PDF/X-1a
II - PDF/X-3
III - PDF/X-4

P - Suporta a inclusão de elementos dispos- tos em camadas diferentes, e as áreas de transparência não necessitam ser rasterizadas durante a geração do arquivo PostScript ou a exportação direta em PDF.

Q - Suporta a inclusão de elementos dispostos em camadas diferentes, mas as áreas de transparência necessitam ser rasterizadas durante a geração do arquivo PostScript ou a exportação direta em PDF.

R - Não permite o uso de gerenciamento de cores, mas o per?l de saída deve ser de?nido (apesar de ser de uso opcional pela grá?ca ou birô).

S - Permite o uso de gerenciamento de cores

As associações corretas são:

Alternativas

ID
1091368
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Segundo o Guia prático do novo padrão internacional de arquivos para uso gráfico, da Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG), o Formato de Documento Portátil (PDF - Portable Document Format) é uma evolução do formato PostScript, desenvolvido pela Adobe Systems Incorporated no início da década de 80 e, provavelmente, será o seu sucessor no fluxo de trabalho digital da indústria gráfica. Devido à grande versatilidade dos arquivos PDF, foram definidos padrões restritivos específicos para uso gráfico (do tipo PDF/X). No Brasil, recomenda-se o uso do padrão PDF/X1-a, com o objetivo de garantir o bom fluxo de trabalho.

O tipo de troca de informações que o padrão PDF propicia ao trabalho gráfico é conhecido como.

Alternativas
Comentários
  • O padrão PDF/X-1a prevê arquivos seguros e confiáveis, montados a partir de informações genéricas e universais, permitindo seu uso por todos os sistemas de fluxo de trabalho gráfico que suportam o formato PDF. O objetivo final é garantir um intercâmbio de arquivos no modo conhecido como "troca cega" (blind exchange): O criador do arquivo não precisa obter nenhuma informação sobre o sistema de trabalho do fornecedor destinatário (gráfica) e este também não necessita de informações adicionais sobre o processo de geração do arquivo PDF/X-1a.


ID
1091371
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A linguagem de ontologia deve ser utilizada no desenvolvimento da Web semântica. As ontologias requerem a explicitação lógico-formal de significados e palavras, que devem ser expressos por meio de construtos matemáticos, e podem variar em termos estruturais, dependendo do domínio do conhecimento em questão, embora alguns construtos ou elementos sejam utilizados independentemente do domínio.

Associe tais construtos a suas utilidades na estruturação de ontologias no contexto da Web semântica.

I – Classes
II – Relações
III – Funções
IV – Axiomas

P – Podem representar objetos ou tarefas, ações, estratégias, processos de raciocínio.

Q – Representam um tipo de interação entre classes de um domínio e de?nem-se formalmente como qualquer subconjunto de um produto de n conjuntos.

R – São casos especiais em que o enésimo elemento da relação é o único para os n-1 elementos precedentes.

S – São usados para modelar sentenças que sempre são verdadeiras.

T – São usados para representar elementos.

As associações corretas são:

Alternativas

ID
1091374
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O conceito de acessibilidade na web implica considerar

Alternativas

ID
1091377
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O objetivo principal da aplicação dos conceitos de Arquitetura da Informação em um website é o foco na(o).

Alternativas
Comentários
  • A arte e ciência de organização e rotulação em websites, intrinsicamente alinhado ao UX design.

ID
1091380
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

No processo de planejamento e desenvolvimento de produtos de comunicação visual para mídias eletrônicas, o objetivo geral do design de interação é desenvolver sistemas que provoquem experiências positivas por parte do usuário.

Dentre as abordagens mais conhecidas para o desenvolvimento de design interativo em mídias eletrônicas, encontra-se o conceito de interface expressiva que consiste essencialmente em :

Alternativas
Comentários
  • design de interação consiste em a definição de escopo de funcionalidades, a estrutura de navegação, a interface visual e os estilos de interação de um site, de um sistema WEB, de um aplicativo digital ou qualquer produto tecnológico.


ID
1091383
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Ao se planejarem e se desenvolverem produtos interativos para mídias eletrônicas, é necessário considerar alguns aspectos da interface que evitem que o usuário faça operações incorretas em uma determinada etapa de sua atividade.

A melhor estratégia para evitar esse tipo de problema e a justificativa para sua escolha são, respectivamente:

Alternativas

ID
1091386
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Os buscadores que se referem apenas a Mecanismos de Busca Vertical (Vertical Search Engines) são:

Alternativas
Comentários
  • A busca vertical permite um maior focalização nos conteúdos, voltados apenas para temas específicos. A intenção dessa modalidade de busca é a qualidade dos resultados, envolvendo imagens, vídeos, notícias, entre outras.

    A intenção da busca vertical é tentar diminuir o esforço do usuário no processo de busca, assim, não fornece apenas o resultado, mas sim, informações da própria página de resultados.

    /

    As buscas horizontais, no entanto, diferenciam-se ao fato que, não possui um resultado tão seletivo, assim, já muito conhecida pelos usuários da internet, acontece quando procuramos um termo ou uma palavra que possui mais de um sentido, por exemplo, “manga”. Nesse exemplo de pesquisa, não será realizada uma pesquisa específica, mas sim, muito ampla. Os resultados que aparecerão serão relativos ao termo procurado .Não sabe-se a que exatamente está se referindo, então surgirá tudo que é relativo a esta palavra.

    fonte: site oficina da net


ID
1091389
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O objetivo do design responsivo é :

Alternativas

ID
1091392
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Um programador visual, responsável pelo site de sua em-presa, precisa escolher uma ferramenta que forneça soluções de análise de resultados do site (web analytics), através de números significativos sobre visitação e navegação de seus usuários.

Nesse caso, o serviço que esse profissional deverá escolher é o:

Alternativas
Comentários
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Omniture

    Omniture é uma empresa norte-americana com sede em Orem, no estado de Utah que oferece ferramentas de análise de websites. A empresa também providencia serviços de otimização de site, otimização de palavras-chave, e testes multivariados automatizados.


ID
1091395
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

As linguagens que se referem APENAS às da Web semântica são:

Alternativas
Comentários
  • RDF - base da publicação e linkagem de dados. OWL - constrói vocabulários. SKOS - projeta sistemas de gestão do conhecimento. SPARQL - linguagem para consulta de banco RIF e OWL - tradução entre linguagens de regras de diferentes sistemas XML-Schema - define regras de validação em documentos XML RDF-schema - Define um vocabulário de modelagem de dados para dados RDF. RDF Schema é uma extensão do vocabulário básico do RDF.
  • d-

    O RDF (Resource Description Framework) representa metadados p/ troca de informação automatizada. Padrão para a descrição de metadados de recursos, o objetivo desta recomendação é fornecer uma estrutura genérica para a descrição formal de qualquer recurso na web