-
GABARITO: ERRADO
O erro da questão está em afirmar que súmulas, sinopses e análises fazem parte do press clipping. A sentença poderia ser corretamente reescrita da seguinte forma: "Entre os produtos da assessoria de imprensa, incluem-se os recortes, que fazem parte do press clipping, entregue aos gestores diariamente."
"Recortes - As notícias de interesse imediato, por sua relação direta ou indireta com os interesses dos assessorados, bem como aquelas que poderão ser consultadas posteriormente, são recortadas, selecionadas e destinadas, nas primeiras horas da manhã, aos escalões de decisão (press clipping)."
Livro: Assessoria de Imprensa: como fazer. Rivaldo Chínem. São Paulo: Summus, 2003.
-
Pelo que entendi, o erro está em que as súmulas, análises e sinopses não fazem parte do press clipping.
Assim como o press clipping, a súmula, a sinopse e a análise são produtos/serviços da Assessoria de Imprensa de acordo com o Manual de Assessoria de Imprensa (FENAJ - 4ª edição, 2007, páginas 13 e 14). Aliás, o termo press clipping não existe no manual e não achei em nenhum lugar. Segue trecho:
Clipping Impresso, Clipping Eletrônico e em Tempo Real (on-line) - Levantamento das matérias publicadas nos veículos de comunicação. Organizados a partir da leitura, acompanhamento e seleção das notícias que interessam ao assessorado.
Súmulas - Relação dos assuntos divulgados indexada por: veículo, título da matéria e página (quando impresso), programa e horário (TV ou rádio), endereço eletrônico (Internet).
Sinopse - Resumo das notícias veiculadas nos Jornais e Revistas de maior circulação. Também se faz resumo de publicações específicas da área de interesse do assessorado.
Análise - O assessor faz a sua leitura do material coletado, analisando o teor do que foi publicado.
Disponpivel em: http://fenaj.org.br/wp-content/uploads/2014/03/manual_de_assessoria_de_imprensa.pdf
-
Para Ferraretto, súmula, sinopse e análise são tipos/modalidades de clipping, e não partes do clipping. Há ainda o tipo/modalidade clássico de recorte.
-
Sobre o clipping ou Clipagem
Impressa, eletrônica e em tempo real (online): compilação de matérias publicadas em diferentes periódicos e sites que digam respeito ao assessorado ou possam atrair seu interesse.
Súmula: resumo das principais notícias de interesse do cliente veiculadas em rádio e televisão, incluindo ou não gravações.
Sinopse: resumo das principais notícias de interesse do cliente publicadas em jornais e revistas, incluindo ou não a transcrição de trechos.
Análise: interpretação crítica, por parte do assessor, das informações divulgadas, avaliando o teor do que foi dito e procurando revelar intenções e dados omitidos.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Teoria e Prática, Elisa Kopplin Ferrareto e Luiz Artur Ferraretto, p. 126/127