SóProvas



Questões de Orçamento nos Estudos Preliminares nem Edificações


ID
322975
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Em relação ao planejamento e ao orçamento de obras, julgue os itens subsequentes.

O método da estimativa preliminar de orçamentação é aquele que se destina a atender de forma rápida e com pouca precisão os custos de determinado empreendimento ou construção.

Alternativas
Comentários
  • ESTIMATIVA DE CUSTOS – Avaliação expedita com base em custos históricos e comparação com projetos similares. Pode-se adotar índices específicos conhecidos no mercado, como o CUB (NBR 12721/06). Utilizada nas etapas iniciais do empreendimento, para avaliar a viabilidade econômica da obra.
    ORÇAMENTO PRELIMINAR – Mais detalhado do que a estimativa de custos. Pressupõe o levantamento de quantidades e requer pesquisa de preços dos principais insumos e serviços. Seu grau de incerteza é menor. Levantamento expedito de algumas quantidades e inferência de outras. Ex: Taxa de aço / m3 de concreto.
    ORÇAMENTO ANALÍTICO OU DETALHADO – elaborado com composição de custos e extensa pesquisa de preços dos insumos. Procura chegar a um valor bem próximo do custo “real”, com uma reduzida margem de incerteza. Feito a partir de especificações detalhadas e composições de custo específicas.

    Fonte: apresentação do TCU

ID
323074
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes à manutenção de edificações públicas.

A vida útil de uma edificação é o tempo que decorre desde a data do término da construção até a data em que se verifica uma situação de depreciação e decadência das suas características essenciais, que tornam inviáveis os encargos de manutenção.

Alternativas
Comentários
  • Vida útil de um edificio - Período de tempo em que o edifício e seus sistemas se prestam às atividades para as quais foram projetados e construídos, com atendimento aos níveis de desempenho previstos nesta norma, considerando-se a periodicidade e a correta execução dos processos de manutenção especificados no respectivo manual de uso, operação e manutenção (a vida útil não pode ser confundida com o prazo de garantia legal ou contratual).



ID
558277
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

O controle é entendido com uma atividade gerencial de
acompanhamento da evolução do trabalho realizado em termos
físicos e financeiros. Em relação às atividades básicas que
compõem esse controle, tais como medição, apropriação, controle
de custos etc., julgue os itens seguintes.

A apropriação consiste no registro sistemático dos recursos financeiros aplicados diretamente na obra, incluindo os encargos fiscais correspondentes.

Alternativas
Comentários
  • Comentário do Colega Ozemir, na questão Q186089.

    O termo "apropriação" pode ser definido como a apuração dos serviços executados visando a obtenção e o conhecimento exato das quantidades material / mão-de-obra e dos tempos realmente empregados nos serviços executados, onde as informações colhidas na obra, servem de base para as composições de custo unitário de serviços, análise da produtividade, ajustes e elaboração do cronograma da obra e controle de gastos e prioridades da obra.

    Bons estudos.


ID
628228
Banca
FCC
Órgão
TCE-SE
Ano
2011
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

O documento que apresenta a previsão da quantidade de produção e de desembolsos ao longo do tempo de execução de uma obra é

Alternativas
Comentários
  • Com o cronograma físico financeiro de obras é possível visualizar os prazos de execuções das etapas do projeto e os seus respectivos desembolsos financeiros, permitindo ao gestor se preparar financeiramente para não ter surpresas no fluxo de caixa.  Durante a execução de uma obra, o Cronograma Físico Financeiro da obra, servirá como uma referência para o gestor acompanhar os custos e prazos planejados.


ID
839122
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Com relação a planejamento e orçamento de obra, julgue os próximos itens.

Em se tratando da avaliação de custos unitários de construção para incorporação imobiliária, define-se o custo unitário básico (CUB) como o resultado da divisão do custo global da construção pela área total do empreendimento.

Alternativas
Comentários
  • gabarito errado!!!

    Por exemplo, na área residencial é calculado um CUB específico de acordo com o número dormitórios da construção e a classe do imóvel.

  • O CUB representa o custo da construção por m² de cada um dos padrões de imóvel estabelecidos.

    É estimado pelo resultado da mediana de cada insumo representativo coletado junto às construtoras, multiplicada pelo peso que lhe é atribuído de acordo com o padrão calculado.


  • Na verdade essa definição assemelha-se mais a da definição de CUC (Custo Unitário de Construção).

    A NBR 12721/2006 - "Avaliação de custos unitários de construção para incorporação imobiliária e outras disposições para condomínios edilícios — Procedimento" define:

     

    " 6. Critérios para cálculos expeditos dos custos de construção

    6.3. Avaliação dos custos de construção

    6.3.3 Custo unitário de construção ou valor por metro quadrado de construção

     

    O valor estimado é obtido dividindo-se o custo global da construção, calculado do modo indicado em 6.3.2, pela área equivalente em área de custo padrão global, determinada nos quadros I e II do anexo A. "

     

    A definição de Custo Unitário Básico, segundo a mesma norma, é:

    3.9 custo unitário básico: Custo por metro quadrado de construção do projeto-padrão considerado, calculado de acordo com a metodologia estabelecida em 8.3, pelos Sindicatos da Indústria da Construção Civil, em atendimento ao disposto no artigo 54 da Lei nº 4.591/64 e que serve de base para a avaliação de parte dos custos de construção das edificações. "

  • Não é a área total, mas sim a área padronizada.

  • Gabarito E

    Custo Unitário Básico da Construção Civil
    Principal indicador do setor da construção, o Custo Unitário Básico (CUB) é calculado mensalmente pelos Sindicatos da Indústria da Construção Civil de todo o país. Determina o custo global da obra para fins de cumprimento do estabelecido na lei de incorporação de edificações habitacionais em condomínio, assegurando aos compradores em potencial um parâmetro comparativo à realidade dos custos. Atualmente, a variação percentual mensal do CUB tem servido como mecanismo de reajuste de preços em contratos de compra de apartamentos em construção e até mesmo como índice setorial. 

    Metodologia de cálculo do CUB/m2 ? Coleta de dados. Os salários e preços de materiais e mão-de-obra, despesa administrativas e equipamentos previstos na NBR-12.721:2006, são obtidos através do levantamento de informações junto a uma amostra de cerca de 40 empresas da construção. Agindo desta maneira, o universo da pesquisa se dá sob a ótica do comprador, eliminando uma série de distorções em relação ao fornecimento de dados. Como o indicador a ser calculado refere-se a custo e não a preço, é mais correta a pesquisa junto ao comprador, que no caso são as construtoras e não junto aos distribuidores ou vendedores. 


ID
839212
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Acerca do orçamento de obras, julgue o item subsequente.

Para a execução do orçamento detalhado de uma obra de arquitetura, é necessário que o levantamento de quantitativos seja realizado com base no anteprojeto de arquitetura.

Alternativas
Comentários
  • Em obras públicas o quantitativo deve ser levantado com base no projeto básico. Em outras obras, no projeto executivo.


ID
867712
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Para a concretagem de uma estrutura, foram necessários 15 m3 de concreto no traço 1:3:5, que consome 230 kg de cimento/m3 . Se o saco de 50 kg de cimento custa R$ 23,00, o valor gasto apenas com cimento nessa concretagem será de

Alternativas
Comentários
  • 230*15= 3450

    3450/50 = 69

    69*23 = 1587,00 $


ID
867733
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Na elaboração de orçamentos de obras, os custos são classificados como diretos ou indiretos. Assinale a alternativa que indica apenas custos indiretos.

Alternativas
Comentários
  • Letra e) 

    Os demais, apenas em um item consta custos indiretos: salário pessoal administrativo, assessoria tecnica para vendas e energia elétrica.

  • Produção = Direita Administração = Indireto

ID
881881
Banca
ESAF
Órgão
DNIT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

A produção de uma escavadeira cuja capacidade da caçamba em volume solto é de 0,76 m3 , tempo de ciclo mínimo de 30 segundos, coeficiente de rendimento da operação 0,80 e fator de empolamento do material igual a 0,70, será de aproximadamente:

Alternativas
Comentários
  • 0,76*0,8*0,7*120

    PS: 120 = 1h/30seg

  • Sempre há uma tremenda confusão a respeito do Fator de Empolamento, as vezes é expresso como Vsolto/Vcorte e outras como Vcorte/Vsolto. Mas, pra resolver isso basta pensar da seguinte forma: O volume de um solo solto é maior que o de um em corte, assim, se o fator de empolamento for maior que 1, entende-se que se trata de Vsolto/Vcorte, caso contrário Vcorte/Vsolto.  Entretanto, particularmente admito como correto Vsolto/Vcorte.

  • P = (3600*0,76*0,80*0,70)/30 = 51,072 m³/h

  • A banca confundiu Fator de empolamento com fator de contração ou fator de retração.


ID
1154440
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Um dos erros mais comuns no processo de elaboração do orçamento de uma construção civil está relacionado à definição do que sejam o custo direto e o custo indireto, levando a erros na composição de outros elementos, tais como o BDI (benefícios e despesas indiretas). No que concerne ao BDI, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa b. 

     

    a) ERRADA. O BDI é incorporado ao custo direto, e não o contrário. 

    c) ERRADA. A composição do BDI varia de obra pra obra e dentro de uma mesma obra em condições diferentes.

    d) ERRADA. A taxa de risco é determinado sobre os custos indiretos.

    e) ERRADA. Fazem parte das despesas diretas.

  •  Qual o significado do BDI?

    A sigla BDI é a simplificação de Benefício e Despesas Indiretas. Alguns autores também chamam de Bonificação e Despesas Indiretas. Disso podemos formular duas questões: Qual é o verdadeiro sentido do Benefício? O que são Custos Indiretos?

    Os precursores desse conceito contam que o termo lucro era visto com desconfiança, como se lucrar fosse um ato indecoroso e inventaram essa palavra para substituir lucro bruto, no qual estariam contidos não só o lucro líquido esperado como também todos os demais custos que não poderiam fazer parte dos custos diretos ou indiretos pela natureza dos gastos, como custos de representação, viagens de caráter comercial, propaganda, despesas com a participação em licitações e reservas de contingência para ocorrências imprevisíveis não seguradas. Custos Indiretos são aquelas despesas que não estão diretamente envolvidas com a produção da obra, como as despesas da administração central, custos financeiros, tributos, etc.

    Fonte:http://piniweb17.pini.com.br/construcao/noticias/entenda-a-metodologia-do-bdi-79528-1.aspx

  • Laís Moura, o BDI não faz parte dos custos indireto, nem diretos, ele engloba Despesas Indiretas ( despesas financeiras, rscos, seguro garantia, adm. central, impostos exeto sociais, trabalhistas e indenizatórios)

  • Muito obrigada pela ajuda!


ID
1195129
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

A Lei n.º 8.666/1993 estabelece normas gerais em relação a licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, entre outros. Nela, observa-se que as obras só podem ser licitadas quando: houver projeto básico aprovado pela autoridade competente e disponível para exame dos interessados em participar do processo licitatório; houver orçamento detalhado em planilhas que expressem a composição de todos os seus custos unitários; houver previsão de recursos orçamentários que assegurem o pagamento das obrigações decorrentes de obras ou serviços a serem executados no exercício financeiro em curso, de acordo com o respectivo cronograma; o produto dela esperado esteja contemplado nas metas estabelecidas no plano plurianual de que trata o art. 165 da Constituição Federal, quando for o caso.

Para elaborar o orçamento detalhado em planilhas, é necessário seguir uma série de passos. Nesse contexto, orçar uma obra é

Alternativas
Comentários
  • Elaborar o orçamento detalhado em planilhas:

    b) quantificar os insumos, a mão de obra e os equipamentos necessários à sua execução, seguido do levantamento de seus respectivos custos. 


ID
1220092
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Em uma obra foram realizados 500 m2 de piso por 2 pedreiros que trabalharam durante 40 horas. Utilizando-se essa mesma produtividade e dobrando-se a quantidade de pedreiros, para realizar 2.000 m2 do mesmo piso, a quantidade total de horas a ser consumida é

Alternativas
Comentários
  • Trata-se de uma regra de três composta onde temos 3 grandezas

    PISO (m²) PEDREIROS (unid) HORAS (h)

    500..................2...........................40

    2000............... 4........................... x


    Para analise considerar primeiramente a grandeza que desejamos saber o valor como parametro.

    Analisando, temos que a coluna horas com pedreiros são inversamente proporcionais, visto que se eu aumento a quantidade de pedreiros, a quantidade de horas vai diminuir

    Analisando a coluna horas com piso, temos que elas são diretamente proporcionais, visto que se eu aumento a metragem a ser executada eu aumentarei as horas trabalhadas.

    Isolamos a grandeza que desejamos saber para antes do sinal =, desta forma:

    40 = 500 x 1 > 40 = 500 x 4 > 40 = 5 x 4 > 40 = 1 > x = 80

    x......2000..2 ......x....2000..2......x....20...2.....x.....2

    ..................4


ID
1242304
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Tendo em vista os elementos Estudo preliminar, Anteprojeto, Projeto executivo e Especificações, considerados no orçamento de obras, assinale a alternativa em que esses elementos estão conceituados corretamente.

Alternativas
Comentários
  • Essa formatação estragou a questão

  • Xavier (2008), traz essa definição:

    gabarito letra C


ID
1242319
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Você foi solicitado a elaborar o levantamento quantitativo dos insumos que compõem o orçamento do concreto destinado à concretagem de uma viga cuja seção retangular é de 60 cm x 25 cm e comprimento de 5,00 m.

Os consumos adotados por m3 de concreto, são:

Cimento - 400 kg (sacos de 50 kg)
Areia - 0,60 m3
Brita - 0,80 m3

A quantidade de materiais (cimento, areia e brita) necessária para concretagem da viga proposta é, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    Cimento - 400 kg (sacos de 50 kg) 
    Areia - 0,60 m3                                         Total em m³ da Viga: 0,6m X 0,25m X 5m = 0,75 m³
    Brita - 0,80 m3  

    Areia

         1m³ ---------- 0,60m³

         0,75m³--------  X              X = 0,75 X 0,60/1 = 0,45m³

    Brita

        1m³ -----------0,80m³

         0,75m³--------- X             X = 0,75 X 0,80/1 = 0,60m³

    Cimento

       1m³ ------------ 8 sacos de cimento (400Kg/ 50Kg = 8)

       0,75m³------- X               X = 0,75 X 8/1 = 6 Sacos de cimento de 50Kg.

  • Renan Cardoso

    É claro que no concurso você não fará todas kk, só com o saco de cimento já responde a questão. O tempo no concurso é valioso.

  • Para 1m3 de concreto são necessários:

     

    350kg de cimento (7 sacos)

     

    0,5 m3 de areia

     

     0,75 m3 de brita

     

    cerca de 140 litros de água (consistência plástica)

    Vá para a prova com esses dados memorizados e evite muita conta. Mesmo quando o consumo for dado é possível eliminar alternativas.


ID
1242322
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Durante a preparação do orçamento de uma reforma, você ficou responsável pela elaboração do custo para preparação de 2 m3 de uma argamassa de revestimento. Sabe-se que para produção de um metro cúbico de argamassa mista de traço 1:2:8, virada na obra, foram utilizados os seguintes recursos:

cimento       - 4 sacos
cal               - 8 sacos
areia            - 1,5 m3
ajudante       - 8,00 horas
betoneira      - 0,50 horas

Sendo o preço do material no mercado igual à:

cimento       - R$ 20,00/saco
cal               - R$ 10,00/saco
areia            - R$ 50,00/m3
ajudante       - R$ 5,00/h
betoneira      - R$ 4,00/h

O custo total para produção de 2 m3 de argamassa é de

Alternativas
Comentários
  • Sendo o preço do material no mercado igual à:                             Produção de um metro cúbico de argamassa 
    cimento       - R$ 20,00/saco                                                                   cimento       - 4 sacos 
    cal               - R$ 10,00/saco                                                                   cal               - 8 sacos 
    areia            - R$ 50,00/m3                                                                      areia            - 1,5 m3 
    ajudante       - R$ 5,00/h                                                                          ajudante       - 8,00 horas 
    betoneira      - R$ 4,00/h                                                                          betoneira      - 0,50 horas 

    Total:

    Cimento = 4 X 20 =  80 R$

    Cal 10 X 8 =            80 R$

    Areia 50 X 1,5 =      75R$

    Ajudante 5 X8 =      40 R$

    Betoneira 4 X0,50 = 2 R$

    Total em R$:            277 para 1m³ 

    Custo para 2m³ =  R$277 X 2m³ = R$ 554,00


ID
1349110
Banca
VUNESP
Órgão
SP-URBANISMO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Deseja-se fazer o orçamento para a construção de um galpão de 10,0 x 12,0 metros, com pé direito de 3,0 metros, utilizando blocos cerâmicos de dimensões 14 x 19 x 29 cm. Considerando que será realizado apenas revestimento externo, de espessura 1 cm, que as juntas também são de 1 cm e desprezando-se os vãos, a quantidade necessária de blocos para que as paredes desse galpão fiquem com espessura final de 20 cm será, aproximadamente

Alternativas

ID
1407049
Banca
CEC
Órgão
Prefeitura de Piraquara - PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Assinale com (F) os enunciados falsos e com (V) os enunciados verdadeiros. Especificações e orçamento é:

I. ( )Umplanofinanceiroestratégicoequantitativo do custo de uma obra.

II. ( ) Uma planilha de composição de preços unitários de todo material de construção usado em uma obra.

III. ( )A quantidade específica dematérias e seus preçosexclusivamenteparaaquisiçãoe/oufinanciamento em bancos autorizados.

IV. ( ) A planilha que integra aspectos operacionais efinanceirosdemãodeobra,materiais,encargos sociais, salário dos empregados e horas trabalhadas.

V. ( )Umaplanilhafinanceirapararevercustoscontábeis da execução de uma obra.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas

ID
1499884
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Em relação aos orçamentos de obras de construção civil, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • E) Para funcionários horistas o Cálculo do pagamento dos Domingos e Feriados está incidindo no cálculo das Horas efetivamente trabalhada destes. E estão no Encargos Trabalhistas (Grupo B- Incidem os Encargos do Grupo A);

  • analisando cada alternativa

     

    A) está errada porque materiais, mão de obra e equipamentos são custos diretos;

     

    B) correto porque está conforme o D 7.983/13 que diz que os índices para obras e serviços de engenharia de edificações que forem realizados com recursos da administração pública federal deverá ser usado o sistema de referência SINAPI;

     

    C) O BDI é uma margem de segurança para os custos indiretos e o lucro do empreendimento, O BDI incide sobre os custos diretos;

     

    D) errada porque o CUB é usado para estimativa de custo que é o orçamento com menor precisão, que é simplesmente uma multiplicação da área total da edificação com o CUB (que é tabelado conforme o padrão da edificação, e demais requisitos) definido pela NBR 12.721.

    custo total = CUB x ÁREA........... A estimativa de custo pelo CUB chega a aapresentar um valor até 20% menor do que o preço real

     

    E) Como nosso colega Conrado disse os Domingos e feriados são sim considerados no seu pagamento diário os Domingos e feriados. Não é à toa que os engargos do horista é maior do que o mensalista, justamente por ele ganhar em dobro nos Domingos e feriados


ID
1513606
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRE-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

É  comum  o  uso  do  valor médio  do  consumo  de  formas  e  de  aço  para  o  cálculo  aproximado  de  quantidades  para   orçamento. O consumo de madeira (em m2) e de aço (em Kg), por m³ de concreto é, usualmente, próximo de:

Alternativas
Comentários
  • Cálculo do consumos de materiais em estrutura de concreto.

    Ferro10g de arame recozido / Kg de ferro estrutural80kg de ferro estrutural / m3 de concreto18 a 20kg de ferro estrutural / m2 construçãoMadeira 12 m2 de fôrma de madeira / m3 concreto2,5 m2 fôrma de madeira / m2 construção180g de pregos / m2 de forma de madeiraReaproveitamento Tábuas 60 %FôrmasCaibros 70 a 80 %

  • Exemplo de levantamento utilizado no orçamento preliminar (segundo livro do Aldo Mattos):

    • ARMAÇÃO: menor que 10 pavimentos = entre 83 e 88 kg por m³ de concreto
    • FORMA: entre 12 e 14 m² por m³ de concreto

    gabarito letra D


ID
1722757
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto abaixo.

Para obras, serviços e fornecimento de grande vulto envolvendo alta complexidade técnica e riscos financeiros consideráveis, o limite de garantia poderá ser ___________ para até _________ do valor do contrato.

Alternativas
Comentários
  • § 3o Para obras, serviços e fornecimentos de grande vulto envolvendo alta complexidade técnica e riscos financeiros consideráveis, demonstrados através de parecer tecnicamente aprovado pela autoridade competente, o limite de garantia previsto no parágrafo anterior poderá ser elevado para até dez por cento do valor do contrato.

     

    GABARITO A

  • Em 05/06/21 às 16:22, você respondeu a opção A. Você acertou!

    Em 13/03/21 às 07:59, você respondeu a opção B.

    #Foconamissão!


ID
1892155
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Na elaboração do orçamento de uma obra de implantação de uma edificação de pequeno porte verificou-se que para a implantação da estrutura e concreto armado seria necessária a implantação de formas. Para a quantificação deste material e posterior orçamento, sem considerar a necessidade de cimbramento, a unidade utilizada deve ser

Alternativas

ID
1892236
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Na elaboração de um orçamento de obra devem ser considerados dois tipos de custos, os diretos e indiretos. Os itens apresentados são considerados no cálculo dos custos diretos EXCETO

Alternativas
Comentários
  • BDI 

    IMPOSTOS; CUSTOS INDIRETOS; ADMINISTRAÇÃO CENTRAL; LUCRO; RISCOS; MARGEM DE INCERTEZA; CUSTOS FINANCEIROS; LUCRO!

     

    Vá e vença, que por vencido não os conheça!

  • B) faz parte dos custos indiretos empresariais.


ID
1991107
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Marque verdadeiro (V) ou falso (F) para os itens abaixo e assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta.

( ) A sigla CUB (em orçamentos) significa Custo Unitário Básico. ( ) A qualidade da construção nasce com os projetos e as especificações técnicas.

( ) Obtém-se total qualidade na construção, se a contratada que ganhar a concorrência for aquela que apresentar o menor preço de execução entre as propostas apresentadas ao contratante.

Alternativas

ID
2058691
Banca
Nosso Rumo
Órgão
Prefeitura de Mairinque - SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

No que tange à quantificação de materiais para um orçamento, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Questão mal formulada, pois devia-se pedir qual é a alternativa INCORRETA, uma vez que a alternativa dada como correta (letra B), na realidade, é a única que está errada. Questão elaborada com base no livro de Mattos (2006, Como Preparar Oçamentos de Obras), no qual podemos encontrar que todas as outras alternativas estão corretas.

  • questão mal formulada...

  • Questão mal formulada, todos os itens estão corretos exceto o item B. Deveria ter pedido para a assinalar o item incorreto.


ID
2205958
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Com relação a um projeto de engenharia, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • NBR 6492/94

    5.3.2.1 Planta de situação

    A planta de situação deve conter:

    a)simbologias de representação gráfica conforme as prescritas nesta Norma;

    b)curvas de nível existentes e projetadas, além de eventual sistema de coordenadas referenciais;

    c)indicação do norte;

    d)vias de acesso ao conjunto, arruamento e logra-douros adjacentes com os respectivos equipamentos urbanos;

    e)indicação das áreas a serem edificadas;

    f)denominação dos diversos edifícios ou blocos;

    g)construções existentes, demolições ou remoções futuras, áreas non a edificandi;

    h)escalas;

    i)notas gerais, desenhos de referência e carimbo.

  • Falou tudo menos a resposta kkkk mas resumiu bem


ID
2223202
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Elaborar um orçamento e controlar os custos são tarefas sérias, que podem resultar em lucro ou prejuízo para as empresas. O orçamento e o controle de custos são peças básicas no planejamento e a partir deles é possível fazer
I. a análise de viabilidade econômico-financeira do empreendimento.
II. o levantamento de materiais, de serviços e levantamento do número de operários para cada etapa de serviços.
III. o cronograma físico ou de execução da obra, bem como o cronograma financeiro e o acompanhamento sistemático da aplicação de mão de obra e materiais para cada etapa de serviço.
IV. o controle da execução da obra.
V. a análise de viabilidade financeiro-administrativa do empreendimento.
Completa(m) corretamente o enunciado apenas a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E

     

    Alternativa errada: V. a análise de viabilidade financeiro-administrativa do empreendimento.


ID
2286313
Banca
INSTITUTO MAIS
Órgão
Prefeitura de Santana de Parnaíba - SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Para o fechamento de uma fôrma, requer os seguintes materiais para cada m2


- 0,20 kg de pregos mistos (R$ 3,60/kg);

 - 2,50 m de tábua de pinho de 3ª 1x12" (R$ 7,80/m);

- 3,00 m de sarrafo de pinho de 2ª 1x4" (R$ 3,00/m). 

- em termos de mão de obra, são consumidas 2 h de servente (R$ 6,80/h) e 2 h de carpinteiro (R$ 14,00/h). 


Para estes insumos, o custo unitário da execução de fôrmas para fundações é de  

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C

     

    Pregos mistos: 0,2*3,6= 0,72

    Tábua de pinho de 3ª: 2,5*7,8= 19,5

    Sarrafo de pinho de 2ª: 3*3= 9

    Servente: 2*6,8= 13,6

    Carpinteiro: 2*14= 28

     

    Somando-se tudo: 70,82/m²


ID
2380858
Banca
ESPP
Órgão
MPE-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Orçamento é a estimativa dos custos totais das atividades necessárias para realizar objetivos. Sobre o tema, leia a sentenças e assinale a alternativa correta:

I. As despesas de execução de cada serviço são determinadas como o produto da quantidade de serviço efetivamente medido no projeto pelo respectivo custo unitário, acrescido do que se estimar necessário, a fim de compensar eventuais aumentos de custo no semestre subseqüente.

II. Os custos unitários dos serviços são invariavelmente calculados conforme a média dos preços contidos nos orçamentos dos anos anteriores, utilizando-se as composições de custo que, no entender do responsável pela construção, sejam as mais adequadas a cada caso.

III. O orçamento é um importante instrumento de controle das despesas.

Alternativas

ID
2380897
Banca
ESPP
Órgão
MPE-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

“Obra é um trabalho realizado pela indústria da construção de acordo com projetos, normas e técnicas próprias que resultam em construções.” Seu orçamento é uma estimativa dos custos de uma obra, e é o principal instrumento de planejamento e controle financeiro. Sobre o tema, leia as sentenças e assinale a alternativa correta:

I. Orçamento definitivo é o orçamento revisado aprovado para contratação.

II. Orçamento é o documento onde se registram as operações de cálculo de custo da construção, somando todas as despesas correspondentes à execução de todos os serviços previstos nas especificações técnicas e constantes da discriminação orçamentária apresentada.

III. Em qualquer revisão, genericamente, o montante do orçamento do custo da obra é a soma de duas parcelas: despesas já efetuadas e despesas a realizar.

Alternativas

ID
2393662
Banca
NC-UFPR
Órgão
COPEL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Durante a orçamentação de uma obra, um fornecedor entra em contato para avisar que o arquiteto esqueceu de indicar a altura do corrimão em uma escada de uso público do prédio administrativo da COPEL. Ciente das exigências da norma de acessibilidade, você indica que o(s) corrimão(s) deve(m) ter as seguintes características:

Alternativas
Comentários
  • 6.9.2.1 Os corrimãos devem ser instalados em rampas e escadas, em ambos os lados, a 0,92 m e a 0,70 m do piso, medidos da face superior até o ponto central do piso do degrau (no caso de escadas) ou do patamar (no caso de rampas), conforme Figura 76. Quando se tratar de degrau isolado, basta uma barra de apoio horizontal ou vertical, com comprimento mínimo de 0,30 m e com seu eixo posicionado a 0,75 m de altura do piso.

    NBR 9050-2015

  • NBR 9050

    acrescentando:

    Altura máxima da bacia com o assento sanitários 0,43 a 0,45 e com o assento de no máximo 0,46 m(criança 0,36 m). Acionamento da descarga a uma altura máx de 1,00 m.

    Lavatórios devem ter altura de 0,73 a 0,80.

    altura de corrimão 0,70 e 092 m.

    Maçanetas(tipo alavanca) das portas no mínimo entre 0,80 m e 1,10 m do chão;


ID
2393698
Banca
NC-UFPR
Órgão
COPEL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

A elaboração dos orçamentos para construção civil deve ser feita de forma clara e uniforme, de modo que todos os profissionais envolvidos – desde o projetista até o responsável pela aquisição de serviços e materiais – entendam as quantidades necessárias de cada insumo. Assinale a alternativa em que os serviços descritos e suas unidades de medição estão corretos.

Alternativas
Comentários
  • ARRASAMENTO DA CABEÇA DA ESTACA PRÉ-FABRICADA DE CONCRETO ARMADO.

    CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

    Arrasamento da cabeça da estaca (descabeçamento) pré-fabricada de concreto armado (...)

    CRITÉRIO DE MEDIÇÃO DE PROJETO

    Comprimento medido segundo documentação gráfica de Projeto, considerando uma altura de um metro em cada uma das estacas.

    .

    Alguém poderia me apresentar o erro da letra D?

  • Pra mim, a letra D tb está correta.

    Passível de recurso.

  • Acredito que o erro da D esteja na unidade da alvenaria de blocos cerâmicos, que geralmente é discriminada nos orçamentos em unidade de tijolos, e não em m2.

  • ARRASAMENTO MECÂNICO DE ESTACA DE CONCRETO ARMADO, DIÂMETROS DE 41 CM A 60 UN.

    SINAPI.


ID
2393701
Banca
NC-UFPR
Órgão
COPEL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Existem vários tipos de orçamentos para construção civil, e aquele a ser escolhido depende da finalidade da estimativa e da disponibilidade de dados. Nesse sentido, considere a descrição a seguir:

É um orçamento aproximado, adequado às verificações iniciais, como estudos de viabilidade ou consultas rápidas de clientes. Se os projetos não estão disponíveis, o custo da obra pode ser determinado por área ou volume construído. Os valores unitários são obtidos de obras anteriores ou de organismos que calculam indicadores como o CUB.

O documento descrito acima é o orçamento:

Alternativas
Comentários
  • "De acordo com González (2008), o orçamento paramétrico é um orçamento aproximado, adequado às verificações iniciais, como estudos de viabilidade ou consultas rápidas de clientes. Se os projetos não estão disponíveis, o custo da obra pode ser determinado por área ou volume construído. Os valores unitários são obtidos de obras anteriores ou de organismos que calculam indicadores. Por exemplo, o CUB (Custo Unitário Básico), definido pela NBR 12721 e calculado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil de cada estado é um indicador do custo unitário de construção."


ID
2498245
Banca
IBFC
Órgão
EMBASA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Sobre acompanhamento e controle de obra, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Um dos objetivos do controle da obra deve ser o acompanhamento diário dos serviços visando à produtividade e ao custo.

II. Um dos objetivos do controle da obra deve ser a apuração de prazos e custos reais, comparando-os com os previstos.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: C

     


ID
2498248
Banca
IBFC
Órgão
EMBASA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Em uma obra, as quantidades de materiais apropriadas nas planilhas de compras são comparadas com as previstas em orçamento. Resultam daí as análises de custos unitários, consumos e perdas.

II. Em uma obra, as quantidades de horas consumidas pela mão de obra apropriadas na planilha específica são comparadas com o orçamento, obtendo-se, assim, as análises dos custos unitários e os índices de produtividade da mão de obra.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: A

    I) materiais -> compras x orçamento -> análises de custos unitários (composição de custos) , consumos e perdas (insumos comprados e não utilizados e/ou não previstos no orçamento)

    II) mão de obra -> análises dos custos unitários (composição de custos) e os índices de produtividade da mão de obra (se foi conforme o previsto na orçamentação)

    Ambas corretas


ID
2525263
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Na elaboração de um orçamento de obra, o evento Levantamento de Quantitativo está relacionado à etapa

Alternativas
Comentários
  • não concordo com o gabarito.

    A composição dos custos está relacionado ao levantamento de preços de cada serviço, que consequentemente determina o preço de cada insumo.

    Por eliminação, eu marquei a letra c) pois entendi que precisamos intepretar o projeto para o obter o LEVANTAMENTE DE QUANTITATIVO.

    Bola pra frente....

     

  • Gab.: A

    Eu entendi da seguinte maneira...

    Para o orçamento de obras, qual a razão para se fazer um levantamento de quantitativos? --> Composição de custos

    Tem uma norma nova que fala a respeito disso, ainda não tive acesso, mas a quem interessar possa: NBR 16633

  • Esquematicamente, a orçamentação engloba três grandes etapas de trabalho:

    Estudo das Condicionantes (condições de contorno)

    Composição de custos

    Fechamento do orçamento

    Alternativa correta "a".

    Fonte: Como preparar orçamento de obras. Aldo Dórea Mattos.


ID
2525266
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

A evolução do processo construtivo e seu controle estabelece a necessidade de mensurar os itens monetários envolvidos na construção civil. Para que isso seja possível, é necessário que

Alternativas
Comentários
  • C


ID
2970109
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

A respeito da incidência dos encargos sociais nas composições de custo adotadas no Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADO

    Os encargos sociais adotados no SINAPI não consideram acréscimos de custos devidos ao trabalho noturno, cabendo ao orçamentista realizar os ajustes aplicáveis

    B) ERRADO

    Nas composições do SINAPI também não são previstos adicionais de periculosidade ou insalubridade, que deve ser avaliado pelo orçamentista e adicionado à referência, se for o caso. 

    C) ERRADO

    O modelo utilizado para apropriação dos Encargos Sociais no SINAPI é amplamente descrito na literatura especializada e agrega em quatro grupos distintos os elementos que definem a alíquota final incidente.

    D) ERRADO

    No Grupo A estão os Encargos Sociais Básicos, derivados de legislação específica ou de convenção coletiva de trabalho, que concedem benefícios aos empregados, como Previdência Social, Seguro Contra Acidente de Trabalho, Salário Educação e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço; ou que instituem fonte fiscal de recolhimento para instituições de caráter público, tais como INCRA, SESI, SENAI e SEBRAE; 

    E) CORRETA

    Fonte: http://www.caixa.gov.br/Downloads/sinapi-manual-de-metodologias-e-conceitos/Encargos_Sociais_ver_digital_5a_Edicao.pdf

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: E

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
2987737
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Custos indiretos são aqueles que dizem respeito à administração do escritório central, administração e direção no local da obra, custos financeiros, impostos, alojamentos, alimentação de funcionários, veículos de apoio administrativo, despesas de viagens, taxas, entre outros. Após o cálculo dos custos diretos de um orçamento, aplica-se sobre o mesmo um fator multiplicador chamado BDI ou Bonificação + Despesas indiretas, afim de se obter o preço de venda dos serviços a serem prestados, inclusive o lucro. A partir do enunciado e dos dados abaixo, calcule a taxa de BDI para aplicação em um orçamento. Em seguida, marque a alternativa correta do valor encontrado.

Dados:

AC = 0,07 - Administração Central;
CF = 0,02 - Custo Financeiro;
ΣT = 0,11 - Somatório de taxas e impostos incidentes;
L = 0,10 - Lucro líquido;
MI = 0,10 – Margem de incerteza ou risco;

Fórmula:
BDI (%) =({ [(1+AC+CF+MI)/(1-(ΣT+L))] } - 1) * 100

Alternativas
Comentários
  • Gab.: C

    Só substituir os valores na fórmula.


ID
2987758
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

O Sistema Nacional de Pesquisas de Custos e Índices da Construção Civil, denominado SINAPI, foi implementado em 1969, pelo Banco Nacional de Habitação, o BNH, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. Inicialmente criado para fornecer informações sobre custos e índices da construção civil habitacional, o SINAPI foi adotado pela CAIXA em 1986, em sucessão ao BNH. Posteriormente, como Sistema corporativo, passou a ser utilizado também pela CAIXA como referência na análise de custos de obras habitacionais. Pelo Decreto 7.983/2013, foram estabelecidas regras e critérios para elaboração do orçamento de referência de obras e serviços de engenharia, contratados e executados com recursos dos orçamentos da União, indicando o SINAPI como fonte de referência principal dos preços dos serviços praticados no âmbito da Administração Pública. Sobre os diferentes aspectos do SINAPI escolha a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) CORRETO

    B) ERRAD0- O preço dos insumos representativos é estimado por projeções estatísticas (coletado mensalmente), enquanto que os preços dos demais insumos são obtidos por meio da utilização de coeficientes de representatividade, os quais indicam a proporção entre o preço do chefe da família (insumo representativo) e os preços de cada um dos demais insumos da família.

    C) ERRADO

    D)ERRADO-Os preços dos insumos representativos são coletados em estabelecimentos regulares aleatoriamente pelo IBGE (nas 27 capitais do país, em estabelecimentos regulares), para aquisição com pagamento à vista, incluindo o frete, exceto se indicado na descrição do insumo. (Não)Contemplam, portanto, possíveis diferenças entre preços praticados em capitais e outras regiões da unidade da federação.

    FONTE=SINAPI MANUAL DE METODOLOGIAS

    E CONCEITOS DA CAIXA

  • Na letra D está errada a questão do frete. A Sinapi não inclui o frete
  • Complementando...

    Letra C) Quando o IBGE não dispõe de quantidade mínima de dados de preços estabelecida em metodologia para um determinado insumo em uma capital, conforme acordado com a CAIXA, é atribuído o preço de São Paulo para a localidade. Esta situação é típica para insumos que possuem poucos produtores ou pontos de venda ou que estão concentrados apenas em algumas capitais ou pelo menos em São Paulo.

    Letra E) O valor da mão de obra é pesquisado junto às construtoras ou entidades representantes das categorias profissionais. Os insumos de mão de obra também formam famílias homogêneas (insumos representativos e representados). Os dados de mão de obra do Sistema correspondem a custos de equipes próprias, não sendo considerados custos de regimes de empreitada ou de terceirização.

    FONTE: Livro SINAPI - Metodologias e Conceitos (8ª Edição)


ID
3174466
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
3174469
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Com relação à elaboração do anteprojeto, qual dado abaixo não precisa ser observado? 

Alternativas

ID
3258697
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Orçamento de obras é a completa discriminação dos custos e serviços. Para a realização de uma obra de Construção Civil, precisamos conhecer conceitos e processos que nos permitam representar com a maior precisão possível o custo da construção. Nesse sentido, analise os conceitos expostos nas afirmativas abaixo.


1) Custo direto - são todos os custos da obra capazes de serem obtidos através das composições unitárias ou incorporados por alocação direta de verbas.

2) Custo indireto - são despesas variáveis que não aparecem nas composições unitárias, mas que existem e devem ser incorporadas ao custo da obra.

3) Insumos - são o conjunto de despesas financeiras para a aquisição e/ou pagamento dos materiais usados na obra.

4) Composições unitárias - são grupos de insumos, com suas quantidades e custos, necessários para se executar uma unidade física, de cada serviço da obra.


Estão corretas, apenas:

Alternativas

ID
3262534
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Juiz de Fora - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Considerando que os recursos disponíveis para determinada construção sejam de R$ 4 milhões, assinale, entre as situações a seguir, a correta do ponto de vista técnico-financeiro.

Alternativas

ID
3339115
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Com relação à elaboração dos orçamentos em obras, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
3547102
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2012
Disciplina
Edificações
Assuntos

Para a determinação da taxa do BDI, Benefícios e Despesas Indiretas, para o orçamento de obras, NÃO se deve incluir

Alternativas
Comentários
  • Manutenção do Canteiro é despesa direta


ID
3584869
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2006
Disciplina
Edificações
Assuntos

Em uma obra, será necessário controlar os insumos para a concretagem de 100 (cem) vigas pré-moldadas de 4,00 m de comprimento, com seção transversal de 20 cm x 50 cm, cujo consumo por metro cúbico é: 400 kg de cimento, 700 litros de brita 1 e 500 litros de areia. Não considerar perdas.


44 Para essa concretagem, qual a quantidade de sacos de 50 kg de cimento? 

Alternativas

ID
3625135
Banca
Instituto Acesso
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Disciplina
Edificações
Assuntos

Na feira onde trabalha, Marcio vende batatas, ao iniciar a feira, às 06:30 hs, ele vendeu 1kg e a cada 30 minutos que passavam ele vendia 100% a mais que a venda anterior, seguindo uma progressão geométrica. Quantas caixas completas de batatas Marcio vendeu até as 10:30 hs, sabendo-se que cada caixa contém 50 batatas?

Alternativas

ID
3697750
Banca
FCC
Órgão
MPE-MA
Ano
2013
Disciplina
Edificações
Assuntos

Analise as situações apresentadas referentes a cálculo do preço unitário num orçamento de obra:


I. Trata-se do custo dos insumos como materiais, mão de obra, encargos sociais, que são considerados na composição de um determinado serviço na obra. 
II. As consultas de preços para sua determinação devem considerar o cadastramento de empresas, levando em conta preço, qualidade, condições de pagamento e pontualidade, entre outros atributos. 
III. Os preços de materiais e serviços constantes de jornais e revistas de atualidades são bases de referência para esta consulta e devem ser utilizados sempre no estabelecimento de preços nos orçamentos de obra. 
Está correto o que se afirma em:

Alternativas

ID
3734632
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFFS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Valor estimado com a soma das seguintes parcelas: a) produto da área equivalente em área de custo-padrão global pelo custo unitário básico, correspondente ao projeto-padrão que mais se assemelhe ao da edificação do objeto de incorporação; b) parcelas adicionais, relativas a todos os elementos ou condições não incluídas nas relações quantitativamente discriminadas de materiais e mão de obra correspondentes ao projeto-padrão; c) impostos, taxas e emolumentos cartorários; d) projetos; e) remuneração do construtor; e f) remuneração do incorporador”. O enunciado se refere a qual item da avaliação de custos unitários da construção para incorporação imobiliária e outras disposições para condomínios edifícios?

Alternativas

ID
5167450
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
CASAN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Um barracão tem um local com a dimensão de 8,00 x 12,00 m destinado ao armazenamento dos equipamentos para tratamento de água e esgoto da CASAN e necessita de reforma em seu piso. O piso será de concreto e terá espessura de 10,00 cm e o concreto usinado utilizado com Fck de 15,0 Mpa. A armadura utilizada será uma malha de aço industrializada de #4,2mm com dimensão de 2,00 x 3,00 m. A empresa X oferece o concreto por R$ 200,00/m³ e a empresa Y oferece a malha por R$ 45,00/pç. Esse orçamento apresentará um valor para os materiais de

Alternativas

ID
5195266
Banca
Instituto Excelência
Órgão
DEMSUR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Com relação ao BDI, não se enquadra como DI?

Alternativas
Comentários
  • DI = Despesa Indireta

    São os que não são incorporados ao produto final, mas contribuem para a formação do custo total:

    – Administração Central da Empresa

    – Custo financeiro do contrato

    – Seguros

    – Garantia

    – Tributos sobre a Receita

  • Kkkkkkkk


ID
5271133
Banca
FGV
Órgão
IMBEL
Ano
2021
Provas
Disciplina
Edificações
Assuntos

Um empreiteiro irá investir R$ 100 mil em um pequeno empreendimento, cuja vida útil é de 3 anos e que dará o seguinte retorno ao final de cada ano, contado a partir do instante de realização do investimento:
Final do 1º ano: R$ 44.000,00
Final do 2º ano: R$ 60.500,00
Final do 3º ano: R$ 26.620,00
Considerando uma taxa de desconto de 10% ao ano, na qual já estão computados os juros e a correção monetária, é correto afirmar que o valor presente líquido (VPL) desse investimento é de

Alternativas
Comentários
  • Taxa de desconto = 10% -> 0,1

    1º ano: 44.000 / (1+0,1)¹ = 40mil.

    2º ano: 60.500 / (1+0,1)² = 50 mil

    3º ano: 26.620 / (1+0,1)³ = 20 mil

    Total Acumulado: 110.000 reais.

    Investimento Inicial: 100.000 reais.

    VPL: 110.000 - 100.000 = 10mil reais.

  • Em vídeo https://youtu.be/BQedwTNOLTA