SóProvas



Prova COTEC - 2019 - CISRUN - MG - Enfermeiro


ID
3220510
Banca
COTEC
Órgão
CISRUN - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A partir da necessidade de dar continuidade ao processo de descentralização e organização do Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecido com a implementação da Norma Operacional Básica (NOB) – SUS 1/1996, de 5 de novembro de 1996, foi aprovada a Norma Operacional da Assistência a Saúde (NOAS) – SUS n.º 1/2002. Fundamentando-se na NOAS-SUS 1/2002, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: letra C

    a- A coordenação em âmbito NACIONAL é responsabilidade do Ministério da Saúde

    b- Os municípios que se habilitarem em GPAB-A terão responsabilidades e prerrogativas, de acordo com a NOAS

    d- A elaboração do PDR é competência da Secretaria Estadual de Saúde (sobre essa justificativa não tenho tanta certeza)

    e- O Conselho Nacional de saúde foi constituído antes de 1990. Neste ano ele apenas sofreu modificações para se adequar ao novo modelo de saúde.


ID
3220516
Banca
COTEC
Órgão
CISRUN - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A Portaria n.º 1.010, de 21 de maio de 2012, redefine as diretrizes para a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) 192 e sua Central de Regulação das Urgências, componente da Rede de Atenção às Urgências. Para efeito dessa Portaria, considera-se:

Alternativas
Comentários
  • A) Incentivo: modalidade de repasse de recurso financeiro a ser utilizado tanto para investimento, quanto para custeio;

    B)  Os Municípios com população igual ou superior a 500.000 (quinhentos mil) habitantes que já possuem SAMU 192 poderão constituir por si só uma região, para fins de implantação de Central de Regulação das Urgências, desde que todos os Municípios do seu entorno já estejam cobertos por outra Central de Regulação das Urgências.

    C)  A qualificação da Central de Regulação das Urgências, das Bases Descentralizadas e das Unidades Móveis do SAMU 192 será válida por 2 (dois) anos, devendo ser renovada em novo processo de avaliação pela CGUE/DAE/SAS/MS

    D) A Portaria em questão não menciona os Conselhos de Saúde.

    E) GABARITO

    REFERÊNCIA: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2012/prt1010_21_05_2012.html


ID
3220519
Banca
COTEC
Órgão
CISRUN - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Como instrumento de regulação do SUS, a NOB-SUS/1996, além de incluir as orientações operacionais propriamente ditas, explicita e dá consequência prática, em sua totalidade, aos princípios e às diretrizes do sistema, consubstanciados na Constituição Federal e nas Leis n.º 8.080/1990 e 8.142/1990, favorecendo, ainda, mudanças essenciais no modelo de atenção à saúde no Brasil.

A principal finalidade da NOB-SUS/1996 é:

Alternativas
Comentários
  • A presente Norma Operacional Básica tem por finalidade primordial promover e consolidar o pleno exercício, por parte do poder público municipal e do Distrito Federal, da função de gestor da atenção à saúde dos seus munícipes (Artigo 30, incisos V e VII, e Artigo 32, Parágrafo 1º, da Constituição Federal), com a consequente redefinição das responsabilidades dos Estados, do Distrito Federal e da União, avançando na consolidação dos princípios do SUS.


ID
3220522
Banca
COTEC
Órgão
CISRUN - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Sobre a Política Nacional de Atenção às Urgências, analise as afirmativas abaixo e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) A organização da Rede de Atenção às Urgências tem a finalidade de articular e integrar todos os equipamentos de saúde, objetivando ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência e emergência nos serviços de saúde, de forma ágil e oportuna.
( ) A Rede de Atenção às Urgências deve ser implementada, imediatamente, em todo território nacional, independentemente dos critérios epidemiológicos e de densidade populacional.
( ) O acolhimento com classificação do risco, a qualidade e a resolutividade na atenção constituem a base do processo e dos fluxos assistenciais de toda a Rede de Atenção às Urgências e devem ser requisitos de todos os pontos de atenção.
( ) A Rede de Atenção às Urgências prioriza as linhas de cuidados cardiovascular, cerebrovascular e traumatológica.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
3220525
Banca
COTEC
Órgão
CISRUN - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Considerando a Portaria n.º 2048/GM, de 5 de dezembro de 2002, analise as seguintes proposições e a relação estabelecida entre elas.

I – O médico regulador define o destino do paciente baseado na planilha de hierarquias pactuadas e disponíveis para a região e nas informações periodicamente atualizadas sobre as condições de atendimento nos serviços de urgência, exercendo as prerrogativas de sua autoridade para alocar o paciente dentro do sistema regional.
PORQUE
II – A inexistência de leitos vagos deve ser considerada como argumento para não direcionar os pacientes para a melhor hierarquia disponível, em termos de serviços de atenção de urgências.

A respeito dessas proposições, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
3220528
Banca
COTEC
Órgão
CISRUN - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

De acordo com a Política Nacional de Atenção às Urgências e a Rede de Atenção às Urgências no SUS, o componente que objetiva aglutinar esforços para garantir a integralidade na assistência em situações de risco ou emergenciais para populações com vulnerabilidades específicas e/ou em regiões de difícil acesso, pautando-se pela equidade na atenção, considerando-se seus riscos, é:

Alternativas

ID
3220531
Banca
COTEC
Órgão
CISRUN - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A NOB-SUS 1/1993 estabelece normas e procedimentos reguladores do processo de descentralização da gestão das ações e serviços de saúde. Essa norma, do Ministério da Saúde, tem como objetivo disciplinar o processo de descentralização da gestão das ações e serviços de saúde na perspectiva de construção do SUS. Considerando esse assunto, marque a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A) O estabelecimento dessa nova prática requer a existência e o funcionamento regular dos Conselhos de Saúde, paritários e deliberativos, como mecanismo privilegiado de participação restrito dos governos. (ERRADA)

    B) As bases descentralizadas devem seguir a estrutura física padronizada pelo Ministério da Saúde, incluída a padronização visual. (ERRADA)

    C) Com a Lei n.º 8.080/1990, fica regulamentado o SUS, estabelecido pela Constituição Federal de 1986, que agrega todos os serviços estatais − das esferas federal e estadual − e os serviços privados, e é responsabilizado pela concretização dos princípios constitucionais. (ERRADA)

    D) O Conselho Municipal de Saúde é instância permanente e deliberativa, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da Política Municipal de Saúde, com composição e atribuições previstas em lei estadual, observado o disposto na Lei n.º 8.080/1990. (ERRADA)

    E) O gerenciamento do processo de descentralização no SUS, de forma a atender aos pressupostos apresentados, tem como eixo a prática do planejamento integrado em cada esfera de governo e como foros de negociação e deliberação as Comissões Intergestores e os Conselhos de Saúde respectivamente, estruturando funcionalmente a articulação. (CERTA)


ID
3220534
Banca
COTEC
Órgão
CISRUN - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Segundo a Portaria GM/MS n.º 2048/2002, define-se ambulância como um veículo (terrestre, aéreo ou aquaviário) que se destine exclusivamente ao transporte de enfermos. Sobre a classificação das ambulâncias e sua tripulação, analise as afirmativas abaixo:

I - Veículo de intervenção rápida: veículos leves, veículos rápidos ou veículos de ligação médica utilizados para transporte de médicos com equipamentos que possibilitam oferecer suporte avançado de vida nas ambulâncias do Tipo A, B, C e F.
II - Tipo C: ambulância de suporte avançado, destinada ao atendimento e ao transporte de pacientes de alto risco em emergências pré-hospitalares e/ou transporte inter-hospitalar que necessitam de cuidados médicos intensivos, que conta com os equipamentos médicos necessários para essa função. Equipe: 3 profissionais, sendo um motorista, um enfermeiro e um médico.
III - Embarcações: a equipe deve ser composta de 2 ou 3 profissionais, de acordo com o tipo de atendimento a ser realizado, contando com o condutor da embarcação, um médico e um enfermeiro somente em casos de suporte avançado de vida.
IV - Tipo F: veículo motorizado aquaviário destinado ao transporte por via marítima ou fluvial, equipado como indicado para as ambulâncias de Tipo A, B, ou D, dependendo do tipo de assistência a ser prestada.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Alternativas

ID
3220537
Banca
COTEC
Órgão
CISRUN - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A Portaria n.º 2026/2011 foi revogada pela Portaria n.º 1.010/2012, a qual dispõe, em seu art. 7.º, que o componente SAMU 192 é regionalizado, a fim de ampliar o acesso às populações dos municípios em todo o território nacional, através de diretrizes e parâmetros técnicos firmados pela portaria em questão. Entre os parâmetros técnicos, pode-se destacar o de:

Alternativas

ID
3220900
Banca
COTEC
Órgão
CISRUN - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

São inúmeras as situações de urgências e emergências que necessitam do atendimento de um profissional de saúde ou de um socorrista especializado: traumatismos, queimaduras, doenças cardiovasculares, paradas cardiorrespiratórias, crises convulsivas, afogamentos, intoxicações etc. O serviço de Atendimento Pré-hospitalar (APH) envolve todas as ações efetuadas com o paciente, antes da chegada dele ao ambiente hospitalar, e compreende três etapas, entre elas:

Alternativas
Comentários
  • C-Assistência ao paciente na cena; transporte do paciente até o hospital; chegada do paciente ao hospital.


ID
3220903
Banca
COTEC
Órgão
CISRUN - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Numa cena de acidente, o enfermeiro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realiza a avaliação primária do paciente com o objetivo de identificar e corrigir situações de risco imediato de morte. De acordo com o Suporte Básico de Vida (SBV), com relação à avaliação primária do paciente com agravo clínico, o enfermeiro deve avaliar o(a)

Alternativas
Comentários
  • primária

    A avaliação X ABCDE do atendimento ao traumatizado segue uma ordem de prioridades:

    A – (Airway) – Vias aéreas e controle da coluna cervical;

    B – (Breathing) – Respiração e Ventilação;

    C – (Circulation) – Circulação com controle de hemorragia;

    D – (Disability) – Exame neurológico sumário;

    E – (Exposure) – Exposição com controle da hipotermia.

    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

    A avaliação secundária deve ser realizada antes de o paciente politraumatizado ser conduzido para o hospital.

    Recomenda-se o uso da regra mnemônica SAMPLE para identificar aspectos importantes da história da criança

    S- sinais e sintomas

    A- alergias

    M- medicações de uso continuo

    P- passado medico (presença de comorbidades)

    L- líquidos ou alimentos ingeridos

    E- evento

  • Resposta correta: Responsividade (chamar o paciente) e a expansão torácica.


ID
3220906
Banca
COTEC
Órgão
CISRUN - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O enfermeiro, ao perceber, no atendimento, que o paciente está com obstrução de vias aéreas por corpos estranhos, deve avaliar que tipo de obstrução se apresenta. Diante de uma obstrução grave em paciente irresponsivo, deve:

Alternativas
Comentários
  • Obstrução grave em paciente irresponsivo:

    • posicionar o paciente em decúbito dorsal em uma superfície rígida;

    • diante de irresponsividade e ausência de respiração com pulso, executar compressões torácicas com

    objetivo de remoção do corpo estranho;

    • abrir vias aéreas, visualizar a cavidade oral e remover o corpo estranho, se visível e alcançável (com

    dedos ou pinça);

    • se nada encontrado, realizar 1 insuflação e se o ar não passar ou o tórax não expandir, reposicionar

    a cabeça e insuflar novamente; e

    • considerar o transporte imediato mantendo as manobras básicas de desobstrução.

  • obstrução leve: Paciente capaz de responder se está engasgado. Consegue tossir, falar e respirar.

    • obstrução grave: Paciente consciente e que não consegue falar. Pode não respirar ou apresentar respiração ruidosa, tosse silenciosa e/ou inconsciência.

    leve responsivo?acalma e estimula a tosse.

    grave responsivo? manobra heimlich.

    grave irresponsivo bb?compressão nele

    Obstrução grave em paciente irresponsivo:

    • posicionar o paciente em decúbito dorsal em uma superfície rígida;

    • diante de irresponsividade e ausência de respiração com pulso, executar compressões torácicas com

    objetivo de remoção do corpo estranho;

    • abrir vias aéreas, visualizar a cavidade oral e remover o corpo estranho, se visível alcançável (com

    dedos ou pinça);

    • se nada encontrado, realizar 1 insuflação e se o ar não passar ou o tórax não expandir, reposicionar

    a cabeça e insuflar novamente; e

    • considerar o transporte imediato mantendo as manobras básicas de desobstrução.


ID
3220909
Banca
COTEC
Órgão
CISRUN - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O choque hipovolêmico, também conhecido como choque hemorrágico, acontece quando se perde cerca de 1 litro de sangue, o que faz com que o coração deixe de ser capaz de bombear o sangue necessário para todo o corpo, levando a problemas graves em vários órgãos do corpo e colocando a vida em risco. São sinais e sintomas do choque:

Alternativas
Comentários
  • No choque hipovolêmico a frequência cardíaca está aumentada, enchimento capilar está MAIOR 2 segundos, a PA está NORMAL ou DIMINUÍDA, a pele está FRIA, ÚMIDA E PEGAJOSA, com a coloração Pálida ou com cianose e nível de consciência alterado.

    Manual do SAMU no suporte avançado de vida.

  • Classificação:

    CHOQUE HIPOVOLÊMICO: perda de sangue, plasma ou líquidos extracelulares

    CHOQUE CARDIOGÊNICO: insuficiência miocárdica.

    Choque distributivo divide-se em:

    CHOQUE NEUROGÊNICO: diminuição do tônus vascular

    CHOQUE ANAFILÁTICO: reação alérgica a substâncias

    CHOQUE SÉPTICO: produção de endotoxinas que causam vasodilatação em todos os vasos


ID
3220912
Banca
COTEC
Órgão
CISRUN - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante o atendimento de urgência/emergência, o enfermeiro do SAMU deparou-se com os seguintes sinais e sintomas do paciente acidentado: hipotensão, desvio da traqueia, ausência de murmúrio vesicular unilateral e distensão da veia jugular. Está-se diante de um possível:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E.

     

     

    De acordo com os Prptocolos de Suporte de Vida Avançado.Samu 192.Emergências Traumáticas

     

     

    AT12 - Pneumotórax hipertensivo

    Quando suspeitar ou critérios de inclusão

    Trauma torácico associado obrigatoriamente a sinais de choque descompensado (hipotensão) e alguns dos seguintes sinais e sintomas abaixo:

     

    • lesões externas na região torácica (equimose, hiperemia ou ferimento local);

    • dispneia (desconforto respiratório);

    • taquipneia (FR > 28 IPM) ou bradipneia (FR < 8 IPM);

    • hipóxia ou cianose;

    • respiração superficial;

    • queixa de dor torácica;

    sinais clínicos precoces: murmúrio vesicular alterado (diminuído ou ausente); timpanismo alterado (aumentado mas de difícil detecção); e

    sinais clínicos tardios: ingurgitamento das veias jugulares externas; desvio da traquéia para o lado contralateral à lesão e sinais de choque.

  • Durante o atendimento de urgência/emergência, o enfermeiro do SAMU deparou-se com os seguintes sinais e sintomas do paciente acidentado: hipotensão, desvio da traqueia, ausência de murmúrio vesicular unilateral e distensão da veia jugular. Está-se diante de um possível:

    E

    Pneumotórax hipertensivo.(((((hipotensão, desvio da traqueia, ausência de murmúrio vesicular unilateral e distensão da veia jugular.)))

  • Durante o atendimento de urgência/emergência, o enfermeiro do SAMU deparou-se com os seguintes sinais e sintomas do paciente acidentado: hipotensão, desvio da traqueia, ausência de murmúrio vesicular unilateral e distensão da veia jugular. Está-se diante de um possível:

    E

    Pneumotórax hipertensivo.(((((hipotensão, desvio da traqueia, ausência de murmúrio vesicular unilateral e distensão da veia jugular.)))


ID
3220915
Banca
COTEC
Órgão
CISRUN - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O SAMU foi acionado e, ao chegar ao local do acidente, encontrou o paciente desacordado, apresentando Glasgow 6. Quando chegou à unidade de saúde, ele já apresentava Glasgow 3, hipertensão arterial, irregularidade respiratória e bradicardia, sendo realizada a intubação orotraqueal. Esses sinais e sintomas são de um fenômeno chamado tríade de Cushing, que é observado no(a)

Alternativas
Comentários
  • hipertensão intracraniana.

    Tríade de Cushing:

    Hipertensão

    Bradicardia

    Alterações respiratórias


ID
3220921
Banca
COTEC
Órgão
CISRUN - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O atendimento inicial da criança politraumatizada obedece à sequência "ABCDE", segundo rotina do Suporte Avançado de Vida em Pediatria, da American Heart Association. A criança apresenta diferenças anatômicas quando comparada ao adulto, o que torna mais difícil a manutenção das vias aéreas permeáveis e a intubação traqueal dela.

Entre as diferenças apresentadas pela criança em relação ao adulto, o enfermeiro deve saber que:

Alternativas
Comentários
  • A cavidade oral é pequena e a língua é grande em relação à orofaringe.

    O ângulo da mandíbula é maior (140o no lactente e 120o no adulto).

    A epiglote tem mais forma de U que o adulto.

    A laringe está em posição mais cefálica (glote em C3 em lactentes e C5 e C6 em adultos).

    O anel cricóide é a parte mais estreita das vias aéreas em crianças abaixo de 10 anos.

    A traquéia é mais curta (em recém-nascidos, 4 a 5 cm e aos 18 meses, 7 a 8 cm).

    ARTIGO: ABORDAGEM EM CRIANÇA POLITRAUMATIZADA - 1999


ID
3220924
Banca
COTEC
Órgão
CISRUN - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) n.º 564/2017, a suspensão consiste na

Alternativas
Comentários
  • A - CENSURA

    B - SUSPENSAO

    C - MULTA

    D - ADVERTÊNCIA VERBAL

    E - CASSAÇÃO

  • De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) n.º 564/2017, a SUSPENSÃO consiste na :

    GABARITO : B ) :

    SUSPENDER MEU SERVIÇO por um período de até 90 dias .

    OBSERVAÇÃO :

    CÓDIGO DE ÉTICA DIVIDE-SE EM :

    1 ) DIREITOS

    2 ) DEVERES

    3 ) PROIBIÇÕES

    4 ) INFRAÇÕES ( LEVES , MODERADAS; GRAVES e GRAVÍSSIMAS ) .

    5 ) PENALIDADES :

    Irei comentar : 5 ) PENALIDADES : V :

    I : ADmoestação VERBAL :

    ADvertência VERBAL de forma RESERVADA e registrata no prontuário ( 2 TESTEMUNHAS ) .

    II : MULTA :OBRIGADO PAGAR ( 1 a 10x o valor da anuidade ) d categoria profissional.

    III : CENSURA : REPREENSÃO.

    IV : SUSPENSÃO : 90 DIAS .

    V : CASSAÇÃO : 30 ANOS .

    OUTRAS ALTERNATIVAS : A,C,D,E :

    A) REPREENSÃO que é divulgada nas publicações oficiais do sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem e em jornais de grande circulação : CENSURA .

    C ) OBRIGATÓRIO PAGAR (1 a 10 vezes ) o valor da anuidade da categoria profissional a qual pertence o infrator : MULTA .

    D ) ADMOESTAÇÃO ao infrator, de forma reservada, que é registrada no seu prontuário e na presença de 2 testemunhas : ADVERTÊNCIA VERBAL .

    E ) PERDA do direito AO EXERCÍCIO da enfermagem por um período de até 30 anos : CASSAÇÃO .

  • Art. 118. As penalidades a serem impostas pelos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem, conforme o que determina o art. 18, da Lei nº 5.905, de 12 de julho de 1973, são as seguintes:

    I - Advertência verbal;

    II - Multa;

    III - Censura;

    IV - Suspensão do Exercício Profissional;

    V - Cassação do direito ao Exercício Profissional.

    § 1º A advertência verbal consiste na admoestação ao infrator, de forma reservada, que será registrada no Prontuário do mesmo, na presença de duas testemunhas.

    § 2º A multa consiste na obrigatoriedade de pagamento de 01 (um) a 10 (dez) vezes o valor da anuidade da categoria profissional à qual pertence o infrator, em vigor no ato do pagamento.

    § 3º A censura consiste em repreensão que será divulgada nas publicações oficiais dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem e em jornais de grande circulação.

    § 4º A suspensão consiste na proibição do exercício profissional da Enfermagem por um período não superior a 29 (vinte e nove) dias e serão divulgados nas publicações oficiais dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem, jornais de grande circulação e comunicada aos órgãos empregadores.

    § 5º A cassação consiste na perda do direito ao exercício da Enfermagem e será divulgada nas publicações dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem e em jornais de grande circulação.


ID
3220927
Banca
COTEC
Órgão
CISRUN - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo o Protocolo Clínico – Síndromes Coronarianas Agudas (SCA) –, no Brasil, estima-se a ocorrência de 300 mil a 400 mil casos anuais de infarto e que, a cada 5 a 7 casos, ocorra um óbito. Assim, apesar dos inúmeros avanços terapêuticos obtidos nas últimas décadas, a SCA é ainda uma das mais importantes causas de morbimortalidade em nosso meio. Em relação à SCA e à realização do Eletrocardiograma (ECG) pré-hospitalar e sua interpretação, conforme as Diretrizes da AHA (2015), pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o artigo: Eletrocardiograma: recomendações para a sua interpretação

     

    Registro do Eletrocardiograma

     

    O eletrocardiograma constitui-se basicamente em DOZE derivações de registro, SEIS do plano elétrico frontal: as derivações periféricas D1, D2, D3 (bipolares ou standards), aVR, aVL e aVF (unipolares), e SEIS do plano elétrico horizontal: as derivações precordiais V1 a V6 (unipolares).

     

    Existe uma correlação entre a região ventricular esquerda estudada e as derivações:

     

    Região lateral alta: D1-aVL,

     

    Região inferior: D2-D3-aVF,

     

    Região anterior extensa: V1 a V6, D1-aVL,

     

    Região ântero-septal: V1 a V4,

     

    Região ântero-lateral: V4 a V6, D1- aVL

     

    Propedêutica eletrocardiográfica

     

    A sistematização na interpretação do eletrocardiograma, cuja finalidade é facilitar o diagnóstico, deve seguir as seguintes etapas:

     

    1. Freqüência cardíaca (FC)

    2. Ritmo cardíaco (RIT)

    3. Onda P (OP)

    4. Segmento PR (sPR)

    5. Intervalo PR (iPR)

    6. Complexo QRS

    7. Ponto J e segmento ST (sST)

    8. Onda T (OT)

    9. Intervalo QT (iQT)

    10. Onda U (OU).

     

    http://sociedades.cardiol.br/socerj/revista/2004_04/a2004_v17_n04_art03.pdf

  • Não entendi o porquê a C está errada
  • Guarda marinha eu acredito que a letra c esta errada pelo fato da questão se referir a um atendimento pré- hospitalar.

  • eu acredito que essa questão deveria ser nula, pois a letra C tambem está correta e tambem fala da abordagem pré-hospitalar.

  • Questão que cabe recurso, tanto a letra C como letra E estão corretas, segundo o protocolo da AHA 2015.


ID
3220963
Banca
COTEC
Órgão
CISRUN - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A Portaria do Ministério da Saúde n.º 1600/2011 reformula a Política Nacional de Atenção às Urgências e institui a Rede de Atenção às Urgências no SUS. Tendo por base essa temática, analise as afirmativas abaixo.

I - O acolhimento com classificação do risco, a qualidade e a resolutividade na atenção constituem base do processo e dos fluxos assistenciais de toda a Rede de Atenção às Urgências e devem ser requisitos de todos os pontos de atenção.
II - A organização da Rede de Atenção às Urgências tem a finalidade de integrar internamente os equipamentos de saúde, objetivando restringir o acesso dos usuários em situação de urgência e emergência ao profissional de saúde e à gestão.
III - A sala de estabilização é um dos componentes da Rede de Atenção às Urgências.
IV - A Rede de Atenção às Urgências prioriza as linhas de cuidados cardiovascular e neonatal.

Sobre a Rede de Atenção às Urgências, estão CORRETAS as afirmativas.

Alternativas
Comentários
  • componentes das redes de atenção as urgências: sala de Estabilização UPA Hospital força nacional do SUS atenção domiciliar SAMU atenção básica Promoção, prevenção e vigilância