SóProvas



Prova FGV - 2010 - FIOCRUZ - Tecnologista em Saúde - Produção de Vacinas Bacterianas


ID
1702783
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Na fabricação de um ingrediente farmacêutico ativo (IFA), a partir de células procarióticas, são utilizados os seguintes equipamentos e sistemas, dentre outros, nas suas várias etapas do processo: agitador orbital de frascos, fermentador de 500 litros, centrífuga industrial, colunas cromatográficas, sistemas de filtração tangencial e sistemas de filtração esterilizante. Essa produção é certificada de acordo com as norma da ANVISA. Em relação aos ambientes em que esses equipamentos e sistemas operam podemos afirmar que:

I. o preparo do inóculo e a fermentação ocorrem em área com pressão negativa classe grau B e as etapas cromatográficas ocorrem em áreas com pressões positivas também classe grau B.

II. os sistemas de filtração esterilizante são operados em módulo de fluxo laminar localizado em sala com pressão positiva e classe grau B.

III. todas as etapas de obtenção do IFA estéril podem ser realizadas em área classe grau C.

Assinale:

Alternativas

ID
1702786
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A Garantia da qualidade é um conceito amplo e deve cobrir todos os aspectos que influenciam individual ou coletivamente a qualidade de um produto. Assinale a alternativa incorreta em um sistema de garantia da qualidade relacionado à fabricação de medicamentos.

Alternativas

ID
1702789
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Existem duas abordagens básicas para a validação uma baseada em evidências obtidas por meio de testes validação concorrente e prospectiva); e uma baseada na análise de dados históricos (validação retrospectiva). Segundo a Resolução da ANVISA, RDC 17 DE 2010, sempre que possível a validação prospectiva é preferível. A respeito do que deve incluir a validação prospectiva, asinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 509. A requalificação deve ser realizada de acordo com um cronograma definido. Parágrafo único. A freqüência de requalificação pode ser determinada com base em fatores como a análise de resultados relacionadoscom a calibração, verificação e manutenção

    Art. 515. A freqüência e a extensão da revalidação periódica devem ser determinadas com base em uma avaliação de risco e na revisão de dados históricos (programa de revisão periódica).


ID
1702792
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O conceito de Biossegurança e sua respectiva aplicação têm como objetivo principal dotar os profissionais e as instituições de ferramentas para o desenvolvimento de atividades com um grau de segurança adequado seja para o profissional de saúde, seja para o meio ambiente ou para a comunidade. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. A avaliação de risco incorpora ações que objetivam o reconhecimento ou a identificação dos agentes biológicos e da probabilidade dos danos provenientes destes.

II. A virulência do agente biológico para o ser humano e para os animais é um dos critérios de maior importância, na determinação no nível de biossegurança. Uma das formas de mensurá-la é a taxa de viabilidade do agente patogênico, que pode vir a causar morte ou incapacidade em longo prazo.

III. A análise será orientada por vários critérios que dizem respeito não só ao agente biológico manipulado, mas também ao tipo de ensaio realizado, ao próprio trabalhador e, quando pertinente, à espécie animal utilizada no ensaio.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa C

    A virulência do agente biológico para o homem e para os animais é um dos critérios de maior importância. Uma das formas de mensurá-la é a taxa de fatalidade do agravo causado pelo agente patogênico, que pode vir a causar morte ou incapacidade em longo prazo.

    Fonte: Brasil. Classificação de risco dos agentes biológicos / Ministério da Saúde – Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2006. 36 p. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos).

    Página 10.


ID
1702798
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A validação de processos é um dos pré-requisitos para uma fábrica de produtos biofarmacêuticos obter a Certificação de Boas Práticas de Fabricação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). O processamento final desses produtos, que podem ser líquidos ou liofilizados, também deve ser validado, simulando com meio de cultura (media fill) uma ou mais condições que apresentem as maiores possibilidades de defeito do produto ou do processo, quando comparadas com as condições ideais. Tais condições não necessariamente implicam em desvios no produto ou processo.

Se a máquina de envase opera a uma velocidade de dez mil frascos por hora e o envasamento de um desses produtos leva em torno de três horas, pode se afirmar que:

Alternativas

ID
1702801
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O termo “Biossegurança" tem sido aplicado recentemente no Brasil, como sinônimo não só de aspectos relacionados à manipulação segura de organismos vivos ou vírus de caráter patogênico, mas como a manipulação em regime de contenção e liberação de organismos geneticamente modificados (OGMs), que resultem em produtos que possam gerar inclusive a sua comercialização. Em relação ao papel da CTNBio, analise as afirmativas a seguir.

I. Acompanhar desenvolvimento técnico e científico na área, objetivando segurança dos consumidores e da população em geral, com garantia da proteção ao meio ambiente.

II. Fiscalizar e monitorar os projetos, além de apoiar os orgãos competentes nas investigações de acidentes e enfermidades verificadas durante realização.

III. Manter registro de projetos e fazer inspeções das instalações utilizadas (duas vezes/ano).

Assinale:

Alternativas

ID
1702804
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em consonância com as BPF (Resolução da ANVISA, RDC 17 DE 2010), a empresa deve identificar quais os trabalhos de qualificação e validação são necessários para comprovar que todos os aspectos críticos de operação estejam sob controle. A qualificação e a validação devem estabelecer e fornecer evidências documentadas dos seguintes itens, exceto,:

Alternativas
Comentários
  • gabarito: A

    Os elementos chave de um programa de qualificação e validação de uma empresa devem ser claramente definidos e documentados em um plano mestre de validação.


ID
1702810
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em relação às etapas estratégicas para o desenvolvimento de imunobiológicos, várias são as etapas que um protótipo vacinal precisa cumprir para chegar a um produto no mercado, dentre elas está a ampliação de escala (scale-up).

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. O desenvolvimento de processos em biorreatores é geralmente realizado em três escalas: bancada, na qual procedimentos básicos e parâmetros de processo são levantados; piloto, na qual as condições de operação são otimizadas; e industrial, na qual o processo deve ser economicamente viável.

II. Um dos principais problemas na ampliação de escala é a taxa de transferência de oxigênio (fase gás-liquido), quando a velocidade de agitação é pequena, as bolhas pequenas de oxigênio, provindas do sistema de aeração, irão circular por todo o biorreator e terão o seu tempo de residência aumentado.

III. Quando os biorreatores apresentam no seu desenho chicanas, estas diminuem a taxa de transferência de oxigênio do sistema.

Assinale:

Alternativas

ID
1702816
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

No Controle Estatístico de Processo, o gráfico de controle é utilizado na detecção de alterações inusitadas de uma ou mais características de um processo ou produto. Em outras palavras, é uma ferramenta estatística que desperta para a presença de causas especiais grandes na linha de produção.

A esse respeito, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas

ID
1702819
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A esterilização é um processo de destruição de todas as formas de vida microbiana: bactérias, fungos, vírus e esporos mediante a aplicação de agentes físicos, químicos ou físico-químicos.

Sobre o tema, selecione a afirmativa incorreta.

Alternativas

ID
1702825
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Uma fábrica de imunobiológicos, pré-qualificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), produz as seguintes vacinas virais: sarampo, caxumba, rubéola e poliomielite com vírus selvagem inativado. As plataformas tecnológicas utilizadas nessas produções consistem na utilização de ovos embrionados para as duas primeiras vacinas e no cultivo estático de células eucarióticas para as outras duas. Em relação à produção dos concentrados virais, pode-se afirmar que:

Alternativas

ID
1702834
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A Lei Nacional de Biossegurança estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização sobre a construção, o cultivo, a produção, a manipulação, o transporte, a transferência, a importação, a exportação, o armazenamento, a pesquisa, a comercialização, o consumo, a liberação no meio ambiente e o descarte de organismos geneticamente modificados – OGM e seus derivados, tendo como diretrizes o estímulo ao avanço científico na área de biossegurança e biotecnologia, a proteção à vida e à saúde humana, animal e vegetal, e a observância do princípio da precaução para a proteção do meio ambiente, para efeito da lei, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Lei 11.105/2005

    Art.3

    IV – engenharia genética: atividade de produção e manipulação de moléculas de ADN/ARN recombinante;


ID
1702837
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A meningite meningocócica é uma infecção bacteriana causada por Neisseria meningitidis. Sobre este microrganismo, assinale a característica incorreta.

Alternativas

ID
1702840
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Bordetella pertussis é uma espécie bacteriana intimamente relacionada com o gênero Haemophilus, tendo sido classificada neste antigamente. Como características, que permitem se diferenciar Bordetella pertussis do gênero Haemophilus, pode-afirmar que:

Alternativas

ID
1702843
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Sobre preparo, estocagem e uso de bancos de cepas bacterianas vacinais, assinale a afirmativa correta.

Alternativas

ID
1702846
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Inicia-se um cultivo bacteriano com uma concentração de substrato de 5g/L e um inoculo de 0,2g/L. Pode ser assumido que a concentração inicial de produto é zero. Ao final do cultivo, a concentração de substrato é de 0,5g/L, a de células é de 2,0g/L e a de produto é de 0,9g/L. Tendo-se purificado um volume de 500L de cultivo nas condições descritas, obteve-se uma massa de 1500g de produto purificado. Apartir destas informações, assinale a alternativa que apresenta respectivamente os valores de: fator de conversão de substrato em células, fator de conversão de substrato em produto, rendimento teórico do cultivo e rendimento real do processo de purificação:

Alternativas

ID
1702852
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Durante um cultivo bacteriano em um biorreator, a concentração de oxigênio dissolvido é de 20% da concentração de saturação, a qual nas condições de cultivo vale 6,5 mg/L. Se nas condições de aeração impostas ao cultivo, o valor de KL.a é de 100 h–1, o valor da demanda total instantânea de oxigênio do cultivo vale:

Alternativas

ID
1702855
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação a meios de cultivo ou componentes comumente utilizados em meios de cultivos para crescimento de bactérias, assinale a alternativa que contém somente meios ou componentes que atualmente podem ser usados em cultivos industriais para produção de vacinas.

Alternativas

ID
1702858
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação à esterilização de meios de cultura para a produção de vacinas bacterianas, analise as afirmativas a seguir.

I. As fontes de carbono e nitrogênio orgânico nunca devem ser esterilizadas juntas.

II. A esterilização por calor de meios de cultura contendo açúcares e fontes de nitrogênio orgânico pode levar ao escurecimento do meio e perda nutricional.

III. Numa esterilização por filtração, sempre o filtro deve ser esterilizado previamente por outro método.

Assinale:

Alternativas

ID
1702861
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Após a calibração do sensor de oxigênio dissolvido de um biorreator nos valores de 0 e 100% da saturação, estando o biorreator contendo meio de cultura estéril à temperatura de cultivo, na qual foi realizada a calibração de 100%, observou-se a leitura do sensor de oxigênio em 115% da saturação.

O técnico responsável pela operação descartou a hipótese de que o sensor estivesse danificado, pois:

I. a velocidade de agitação à qual o meio estava sendo submetido era superior à velocidade utilizada para a calibração, levando a uma dissolução de valor maior do que a saturação.

II. após a calibração do 100%, o meio de cultivo havia sido submetido à aeração por um tempo muito longo antes da inoculação, o que levou a dissolução de valores maiores do que a saturação.

III. a vazão de ar utilizada no momento da medida era maior do que a aplicada no momento da calibração, o que levou à pressão no interior do biorreator ser ligeiramente maior, aumentando a concentração de saturação na temperatura do cultivo.

Assinale:

Alternativas

ID
1702864
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Num processo de cultivo contínuo em regime permanente, efetua-se alimentação de meio estéril e retirada de meio fermentado a uma vazão de 75L/h. Sabendo-se que o volume do biorreator é de 300L e que a concentração de produto na corrente de saída é de 800mg/L, os valores da taxa específica de crescimento e da produtividade volumétrica do produto são:

Alternativas

ID
1702870
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As alternativas a seguir apresentam aspectos de biossegurança para cultivos de microrganismos patogênico sem larga escala, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas

ID
1702876
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Assinale a alternativa que melhor descreve uma sequência hipotética de processos e operações unitárias que genericamente possa ser aceita para a obtenção de um princípio ativo de origem biológica completamente purificado, que possa ser utilizado na produção de uma vacina bacteriana.

Alternativas

ID
1702879
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A separação de biomoléculas se constitui em um dos principais objetivos das técnicas cromatográficas. Após uma corrida de eluição os resultados abaixo foram obtidos para duas biomoléculas diferentes.

Volume morto                     Volume de retenção (mL)               Volume de retenção (mL)
    (mL)                                     Biomolécula 1                              Biomolécula 2
      8                                              35                                               28


Com relação ao processo de separação entre as moléculas, a seletividade da biomolécula 1 em relação 2 é igual a:

Alternativas

ID
1702882
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A respeito do controle do processo de cultivo em biorreatores, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas

ID
1702885
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A cromatografia é uma metodologia que utiliza diversas técnicas objetivando principalmente a separação de substâncias de uma mistura e/ou a purificação de biomoléculas. Sobre as técnicas cromatográficas existentes para a separação de biomoléculas de acordo com as suas respectivas propriedades, não podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a) Na cromatografia de troca iônca com trocador catiônica, o leito (FE) possui carga negativa (ácidos sulfônicos e ácidos carboxílicos) e ficam adsorvidas as moléculas positivas (cátions). O examinador inverteu os termos para confundir o candidato.


ID
1702888
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Uma das principais vantagens da técnica de filtração tangencial sobre a técnica de cromatografia líquida é:

Alternativas

ID
1702894
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação ao processo de filtração tangencial, utilizado para purificação de biomoléculas, analise as afirmativas a seguir.

I. Na filtração tangencial, a solução/suspensão a ser processada é deslocada tangencialmente em relação à superfície filtrante. A separação das biomoléculas independe das diferenças de tamanhos moleculares.

II. A filtração tangencial permite a realização de dois processos simultâneos: a concentração, onde a solução é concentrada com a eliminação de solvente pelo filtrado, e a diafiltração, onde o solvente eliminado pelo filtrado é reposto na mesma proporção e não há queda do volume de meio em processamento.

III. A filtração tangencial caracteriza-se pela recirculação da solução/suspensão a ser processada, tangencialmente à superfície filtrante sob a ação de um diferencial de pressão. A pressão transmembrana (PTM) é a média entre as pressões de alimentação e do concentrado diminuída da pressão do filtrado.

Assinale:

Alternativas

ID
1702897
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Assinale a alternativa que representa exemplo(s) de vacina(s) bacteriana(s) existente(s) no mercado classificada(s) como conjugada(s).

Alternativas
Comentários
  • As vacinas conjugadas são produzidas para combater diferentes tipos de doenças causadas por bactérias chamadas encapsuladas (que possuem capa protetora composta por polissacarídeos, substâncias parecidas com açúcares).

    Estas cápsulas que envolvem estas bactérias não conseguem produzir uma boa resposta do sistema de defesa, particularmente em crianças menores de 2 anos de idade. Em maiores de 2 anos a proteção conferida tem curta duração (3 a 5 anos).

    Desta forma, para que se tenha uma vacina que também possa ser aplicada em crianças pequenas e com proteção de longa duração é preciso que se junte a esta capsula protetora uma proteína; temos assim as vacinas conjugadas.

     

    Vacinas Conjugadas: Haemophilus Influenza tipo B, pneumonia causada porStreptococcus pneumoniae

    Outros tipos:

    Organismo atenuado: Febre amarela, Polio (Sabin), Rubéola, Sarampo, Caxumba, Catapora, Tuberculose

    Organismo inativado ou morto : Hepatite A, Raiva, Cólera, Gripe, Pólio (Salk), Febre tifóide, Coqueluche

    Toxóide-composto tóxico inativado (formol):Difteria, Tétano


ID
1702900
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Ainda sobre a Metodologia da Carbodimida, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas

ID
1702903
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A respeito dos polissacarídeos (haptenos) utilizados nas reações de conjugação, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas

ID
1702906
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação às características das proteínas carreadoras utilizadas nas vacinas conjugadas, assinale a afirmativa correta.

I. Normalmente, são moléculas grandes com potencial de induzir imunogenicidade quando ligadas a um hapteno. Ressalta-se que a maioria dos carreadores é desenvolvida para que a resposta imune seja direcionada ao hapteno modificado e não a si próprio.

II. Devem possuir grupos funcionais adequados para ligação covalente a um hapteno, além de preferencialmente possuir boa solubilidade, alto grau de pureza e ausência de toxicidade in vivo.

III. As proteínas homólogas têm a vantagem de fornecer proteção adicional contra o microrganismo.

Assinale:

Alternativas

ID
1702909
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Em relação às vacinas polissacarídicas, as vacinas denominadas conjugadas apresentam as seguintes características como principais vantagens:

I. Memória imunológica prolongada com maturação da afinidade de resposta.

II. Oferecem imunidade para crianças menores de 18 meses.

III. São caracterizadas por um tipo de resposta T independente.

Assinale:

Alternativas

ID
1702912
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Dentre os métodos de conjugação existentes, os mais empregados para produção de vacinas são as técnicas da carbodiimida e da aminação redutiva.

Sobre a Metodologia de Conjugação denominada Carbodiimida, analise as afirmativas a seguir.

I. Ocorre a obtenção de conjugados com ligações múltiplas entre os dois componentes (polissacarídeo e proteína) polifuncionais.

II. A introdução de grupamentos amino (NH2) no polissacarídeo ocorre por meio da reação com Brometo de Cianogênio (CNBr), para a produção de um composto isocianato intermediário, que em seguida reage com a dihidrazida do ácido adípico (ADH).

III. O método apresenta como principal vantagem a impossibilidade de geração desnecessária de um número excessivo de grupamentos reativos na proteína e no polissacarídeo.

Assinale:

Alternativas

ID
1702915
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A Metodologia de Aminação Redutiva é utilizada para a produção de algumas vacinas conjugadas.

Com relação a essa metodologia, analise as afirmativas a seguir.

I. Na metodologia de aminação redutiva a proteína carreadora é polissubstituída com cadeias de carboidrato, originando uma estrutura denominada neoglicoproteína.

II. São introduzidos grupamentos funcionais aldeídos terminais nas moléculas de polissacarídeo, por meio de oxidação seletiva com periodato de sódio (NaIO4), antes da conjugação com a proteína carreadora.

III. A reação de conjugação ocorre entre os grupamentos aldeídos gerados nas moléculas de polissacarídeo e os grupamentos aminos presentes na molécula de proteína.

Assinale:

Alternativas

ID
1702918
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

O peso molecular médio de uma biomolécula contida em uma determinada solução é de aproximadamente 70kDa. Objetiva-se a concentração da mesma em Sistema de Filtração Tangencial, cuja membrana filtrante apresenta corte molecular de 10kDa. Tomando-se como base um volume inicial da solução de 10 Litros em concentração igual a 150mg/L, eliminou-se pelo filtrado um total de 9,25 Litros, cuja concentração obtida foi de 16mg/L.

Admitindo-se que não haja perdas de volume de solução em qualquer etapa e que perdas de produto sejam somente as inerentes à natureza do processo, o rendimento da operação em termos de recuperação de produto e a concentração da biomolécula no concentrado foram respectivamente:

Alternativas

ID
1702921
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A respeito da Metodologia de Conjugação por Aminação Redutiva, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas

ID
1702924
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Recentemente foram desenvolvidas metodologias de conjugação utilizando um reagente denominado CDAP (1-ciano-4-dimetilaminopiridina tetrafluoroborato) para “ativação" do polissacarídeo a ser conjugado.

Sobre as características das reações que utilizam esse reagente, analise as afirmativas a seguir.

I. Formam grupamentos cianoester altamente reativos no polissacarídeo. O polissacarídeo ativado pelo CDAP pode reagir com espaçadores ou ser acoplado diretamente com a proteína carreadora.

II. A extensão da reação do polissacarídeo ativado pelo CDAP com os grupamentos nucleófilos da proteína carreadora será reflexo da estabilidade do polissacarídeo ativado com o CDAP e a reatividade (disponibilidade) dos grupamentos nucleófilos presentes na proteína.

III. Em função da velocidade reduzida de reação, ocorre a formação de menos subprodutos inertes do que em outras metodologias. Os parâmetros críticos da metodologia são a concentração dos reagentes e o ajuste rigoroso da faixa de pH utilizada.

Assinale:

Alternativas

ID
1703677
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Com relação ao Controle Estatístico de Processo (CEP), assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
1703680
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A representação gráfica do CEP são as cartas de controle ou gráficos de controle. A partir da análise de cartas de controle é possível afirmar que:

I. é possível, através dos dados gerados em uma carta de controle, avaliar a capacidade do processo. Ainda pode-se afirmar que um processo sob controle tem baixa variação e alta capacidade, ou seja a variação dos dados é inversamente proporcional ao Cp.

II. avalia-se tendência por meio de cartas de controle quando mais de três pontos encontram-se de um mesmo lado do gráfico. Quando se evidencia uma tendência, é necessário parar o processo para avaliar as causas.

III. pontos fora de controle são aqueles que se encontram fora dos limites de controle superior ou inferior e obrigatoriamente estão contidos na especificação do produto final. Ao evidenciarmos pontos fora de controle é preciso realizar-se investigação detalhada incluindo métodos analíticos que geraram o resultado, calibração de instrumentos de medição do processo e analíticos, e a matéria prima. Para tal investigação, é comum utilizarmos a ferramenta da qualidade Diagrama de Ishikawa.

Assinale:

Alternativas

ID
1703722
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

As operações de produção devem seguir Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) escritos, claramente definidos, aprovados e em conformidade com o registro aprovado, com o objetivo de obter produtos que estejam dentro dos padrões de qualidade exigidos. Para evitar a ocorrência de contaminação cruzada, técnicas apropriadas ou medidas organizacionais devem ser adotadas, como as afirmativas a seguir apresentam, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas

ID
1721209
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

para atender as Normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), em relação ao processo de formulação de produtos biológicos injetáveis, pode-se afirmar que:

Alternativas