- ID
- 1961371
- Banca
- Marinha
- Órgão
- CSM
- Ano
- 2015
- Provas
- Disciplina
- Odontologia
- Assuntos
Segundo Mezzomo et al. (2006), uma das vantagens das próteses fixas temporárias confeccionadas pela técnica direta é apresentar
Segundo Mezzomo et al. (2006), uma das vantagens das próteses fixas temporárias confeccionadas pela técnica direta é apresentar
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas abaixo, com relação às características e ao uso de materiais de revestimento resilientes em bases de próteses totais, de acordo com Telles(2011) .
( ) A característica de resiliência dos materiais à base de resina acrílica é conferida pelo plasticizador.
( ) Um dos principais problemas das bases resilientes à base de silicone é a degradação do silicone em função do processo de lixiviação sofrido pelo material.
( ) Em casos de superficialidade do nervo mentoniano em função da reabsorção do osso alveolar, é indicado o uso permanente de uma base resiliente na prótese.
( ) A reabsorção gradativa do osso alveolar leva à redução da área chapeável e resulta em atrofia da crista do rebordo em forma de lâmina de faca, contraindicando o uso permanente de material resiliente como base da prótese.
( ) Para que a base resiliente da prótese atue como amortecedor, ela deve apresentar uma espessura de, no mínimo, 1,0 m m .
Assinale a opção correta.
Segundo Lopes e Siqueira Júnior (2010), qual é a forma mais comum de infecção extrarradicular?
A película de saliva é o principal agente para promover a retenção das próteses totais à mucosa subjacente. De acordo com Telles (2011), com relação à saliva, assinale a opção correta.
Dependendo da coloração do dente a ser restaurado com faceta direta de resina composta, pode ser indicado o uso de corantes para a obtenção de ótimo resultado estético. Segundo Conceição et al. (2007), qual a correta indicação do corante cinza?
O diagnóstico diferencial entre formas leves de fluorose e opacidades de esmalte de origem não fluorótica é importante, principalmente em levantamentos epidemiológicos. Classifique as afirmativas abaixo em Fluorose leve (F) ou Opacidade não fluorótica (O), de acordo com os critérios de diagnóstico diferencial descritos por Pereira et al. (2009), e assinale a opção que apresenta a sequência correta.
( ) A visibilidade das lesões sob luz tangencial não é muito perceptível.
( ) O limite da lesão é claramente diferenciado do esmalte adjacente.
( ) A distribuição raramente é simétrica.
( ) A configuração da lesão apresenta manchas opacas e
difusas horizontais seguindo a periquimata.
Segundo Andrade (2014), o uso de benzodiazepínicos é contraindicado para pacientes:
As hepatites são infecções que acometem o figado e podem ser causadas por, pelo menos, cinco tipos diferentes de vírus: A, B, C, D e E, sendo mais comuns os três primeiros. Como são doenças transmissíveis por sangue e outros fluidos orgânicos, trazem riscos à equipe odontológica devido à grande exposição desses profissionais na prática diária. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo.
I - A transmissão da hepatite A é direta, pelas mãos, água ou alimentos contaminados. O vírus pode manter sua infectividade por algumas semanas quando em temperatura ambiente.
II - O risco de contaminação pelo HBV está relacionado, principalmente, ao grau de exposição ao sangue no ambiente de trabalho, e também à presença ou não do antígeno HBeAg no paciente-fonte.
III - Em exposições cuja fonte seja positiva para HBsAg e negativa para HBeAg, os riscos de manifestação clínica da doença e conversão sorológica são maiores do que na situação em que ambos os antígenos são positivos.
IV - O HBV, quando em temperatura ambiente, pode sobreviver em superfícies por períodos de até 3 semanas.
V - A infectividade da saliva e o risco de transmissão da hepatite B pelo fluido e pelo aerossol gerado em procedimentos odontológicos não são comprovados.
Assinale a opção correta, de acordo com a publicação
Serviços odontológicos: Prevenção e controle de riscos (Brasil, 2006) .