É ideia defendida no texto:
É ideia defendida no texto:
Vários são os motivos que determinaram o crescimento de Goiânia e das cidades do entorno na década de 1990 [....], dentre os quais se podem citar as políticas públicas que serviram de atrativo para essa população migrante. O crescimento da Região Metropolitana como um todo está diretamente relacionado com a expansão de Goiânia, principalmente entre o início da década de 1970 e final da década de 1980.
FREITAS, C. A. L. L. Goiânia: as perspectivas do planejamento urbano e contradição com os espaços segregados. Revista Plurais. Anápolis-GO, v.1, n.2. 2005, p.85-86 (Adaptado).
O texto faz referência à expansão urbana da região metropolitana de Goiânia a partir da década de 1990. Sobre esse tema, o fator que contribuiu para a expansão dessa região foi
Com relação ao câncer gástrico precoce, tem-se o seguinte:
Corresponde à doença de Graves:
A causa mais frequente de cirurgia não obstétrica na gravidez é
A respeito do pneumotórax, tem-se o seguinte:
Qual tumor anal deve ser tratado primariamente por cirurgia?
As principais causas de abdômen agudo em lactentes são
A respeito da infecção na úlcera de pressão, tem-se o seguinte:
A dor no abdômen agudo inflamatório caracteriza-se por ser
Quais são os sinais de alerta sistêmicos em infecções necrosantes?
Qual o melhor tipo de incisão para o tratamento da apendicite aguda?
A hérnia incisional é encontrada com menor frequência nas incisões
A tríade letal em paciente politraumatizado caracteriza-se por
Qual o fator local que implica maior risco para aparecimento de fístula enterocutânea?
A defesa da construção de Goiânia feita por um de seus principais responsáveis – Dr.Armando de Godói – evidencia com clareza o que se pensava naquele período sobre o planejamento, especialmente no que tange à obediência do espaço à razão.
CHAVEIRO, E. F. A urbanização do sertão goiano e a criação de Goiânia. In. NETO, A. T.; et al. (Org.). O espaço goiano: abordagens geográficas. Goiânia, Associação dos Geógrafos Brasileiros, 2004. p.113.
O modelo de planejamento urbano proposto por Armando de Godói para a construção da cidade de Goiânia foi fortemente influenciado
A intensificação [modernização] é um processo que consiste em se buscar ganhos via aumento de insumos, por unidade de área cultivada, por meio do emprego maciço de inovações técnicas.
FARIA, M. E. Agricultura Moderna, Cerrados e Meio Ambiente. In: DUARTE, L. M. G. e BRAGA, M. L. S. (Org). Tristes Cerrados: sociedade e biodiversidade. Brasília: Paralelo 15, 1998. p.157.
O texto faz referência à modernização da agricultura, em que o uso das inovações técnicas constitui a base da
produção. Sobre a modernização da agricultura goiana, implementada a partir da “Revolução verde”, até o ano
de 1990, percebe-se que
No período republicano, a causa separatista do norte de Goiás voltou a se manifestar. O crescimento econômico das regiões sul e sudoeste, intensificado a partir da chegada dos trilhos no estado, refletiu-se no aumento das diferenças regionais.
ASSIS, Wilson Rocha. Estudos de História de Goiás. Goiânia: Vieira, 2005. p. 139.
O texto refere-se aos esforços que culminaram na criação do estado de Tocantins, em 1988. O novo estado foi efetivado politicamente
O PT goiano começou sua estruturação em um contexto bastante adverso, pois havia uma polarização entre forças já enraizadas na política estadual, de um lado o PMDB – cuja vitória era tida como certa – e de outro, o PDS em declínio.
MIRANDA, Paulo Roberto. As bases do PT em Goiás: estrutura e recrutamento político. In: FERREIRA, D. P; BEZERRA, H. D. (Org.). Panorama da política em Goiás. Goiânia: Ed. da UCG, 2008. p. 84
Com a redemocratização brasileira e o retorno do voto direto, o PT (Partido dos Trabalhadores) quase sempre foi
o 3º colocado nas eleições para governador em Goiás, durante as décadas de 1980 e 1990. Isso só não ocorreu
nas eleições de