SóProvas



Prova UNICENTRO - 2019 - UNICENTRO - Vestibular - História


ID
4206571
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Eu juro, por Apolo médico, por Esculápio, Hígia e Panacea, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue:

Estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes.


Os conhecimentos sobre o desenvolvimento do saber, ao longo do tempo histórico, e a análise do trecho do Juramento de Hipócrates, acima descrito, permitem afirmar:


Alternativas
Comentários
  • A única afirmativa que logra êxito ao estabelecer sentido com o enunciado é a letra D)

    Motivo:

    O texto citado faz uma clara alusão, confirmada pelo comando, ao conteúdo clássico, baseando-se em aspectos greco-romanos. Ora, o REnascimento tem como uma das características a tomada de alguns elementos greco-romanos, a fim de estabelecer não só um rompimento com a tradicional cultura religiosa, mas também aproveitar técnicas, fundamentos, pensamentos e métodos desenvolvidos numa das civilizações mais influenciadoras até hoje.

    D

    EsPCEx 2022


ID
4206574
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

E eram numerosos os canais de recuperação utilizados [...]. A faringite era curada com chá de formiga e gargarejo com sal, a enterite com chá de cidreira e a cefaleia com folhas de algodão aquecidas ou gengibre. Para piolho, indicavam raspa de coco misturada com enxofre, para epilepsia chá de pena de garça e para difteria banhos de sândalo e alcaçuz. A asma era tratada com banha de ema, as luxações e entorses com emplastro de clara de ovo batida com breu e hemorragias com suco de arnica. A verminose, muito comum entre os membros do bando em decorrência da pouca higienização, era curada com lavagem de manipueira, utilizada como purgante. Até para a impotência, preocupação já existente na época, havia receita: chá de velame, chá de cabeça de negro em jejum e água de arroz. Quem contraísse doença venérea deveria se tratar com o sumo de doze limões ingerido em jejum após o sol nascer. [...]. Em momentos de dor, também faziam uso de superstições, algumas, curiosas [...]: “Mulher menstruada era impedida de entrar nos quartos de guerra para não arruinar a ferida”. Amuletos e rezas eram usados com a finalidade de ter o “corpo fechado” contra os inimigos ou animais perigosos. E para auxiliar no ato da cura, rezadeiras, beatos e fanáticos por vezes eram invocados. E quando as crendices e simpatias não funcionavam, a que recorriam [...]? “O jeito era apelar para outras práticas, como a tintura de iodo, a pomada de São Lázaro, para as chagas abertas no meio das brigas, e a banha de baiacu, para amenizar as dores de hérnias”, (HISTORIADOR..., 2019.

A análise do texto e os conhecimentos sobre a história do Brasil permitem afirmar, sobre o desenvolvimento dos saberes, que 

Alternativas

ID
4206580
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Assim vemos que a fé basta a um cristão. Ele não precisa de nenhuma obra para se justificar. Se ele não precisa de nenhuma obra, ele está certamente desobrigado de todos os mandamentos e de todas as leis; se está desobrigado deles, é certamente livre. Esta é a liberdade cristã, é unicamente a fé que a cria, o que não quer dizer que possamos ficar ociosos ou fazer o mal, mas que não precisamos de nenhuma obra  para nos justificar e alcançar a felicidade.” Martinho Lutero (ARRUDA;PILLETI, 2019).

O texto é referente à crise religiosa denominada Reforma.
Uma das causas desse movimento foi

Alternativas
Comentários
  • A burguesia estava crescendo muito porém a igreja falava que era pecado o que eles estavam fazendo, ou seja, o lucro demais daria a eles o pecado como a questão diz a Usura, porém os burgueses já estavam com raiva e só queria um pretesto pra deixar de apoiar a igreja e serem livres comerciantes ai surgiu Lutero e eles o apoiaram !!

  • Marx Weber faz uma relação brilhante sobre isso!

ID
4206583
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Estado centralizado e sistema colonial conjugam-se para acelerar a acumulação de capital comercial pela burguesia mercantil europeia.” (NOVAIS, 2019).
Essa afirmativa se explica por que

Alternativas
Comentários
  • A aliança entre a classe burguesa e os Estados europeus se deu sob a ótica de interesses mútuos. O próprio sistema de colônias restringia a liberdade das terras "descobertas", facultando a "soberania" da Coroa, o exclusivismo tão almejado pelos produtores e o campo para disseminação das ideologias católicas. Nesse contexto, o monopólio permitiu o acúmulo de capitais para a classe burguesa, o aumento do poder da Coroa e o poder de influência da Igreja.

    D

    EsPCEx 2022


ID
4206586
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As vilas e as cidades cresceram tão rapidamente, que, por volta do século XIV, em algumas regiões, metade da população havia sido deslocada para as atividades comerciais e artesanais. Muitos centros urbanos tomaram impulso a partir das antigas vilas e cidades, enquanto outros surgiram espontaneamente nos locais mais bem situados. (VICENTINO, 2019).

Em relação ao texto e tendo como referência os conhecimentos sobre a transição do feudalimo para o capitalismo, marque V ou F, conforme as afirmativas sejam verdadeiras ou falsas.

( ) As atividades comerciais e artesanais, intensificadas nos centros urbanos, representavam práticas ameaçadoras à continuidade da economia feudal.
( ) Os senhores feudais reivindicavam o direito de cobrança de pesados tributos aos mercadores das cidades localizadas nos seus territórios, resultando na eclosão de conflitos e de resistência armada.
( ) A sociedade de ordens teve suas bases progressivamente enfraquecidas a partir do processo de crescimento da população urbana e do fortalecimento dos mercadores com a expansão das transações comerciais.
( ) Servos e camponeses atacaram as áreas urbanas, por entenderem que as atividades ali desenvolvidas ameaçavam seu direito de propriedade sobre as terras cultiváveis.
( ) As corporações de mercadores, ou guildas, admitiam a livre concorrência e a liberação de preços dos produtos comercializados em cidades e feiras locais. 

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

Alternativas

ID
4206589
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Estudando-se o histórico dos fluxos migratórios no Brasil, é possível compreender que eles se esgotam com o tempo. A marcha para o oeste do país, nos anos 1970, era formada, sobretudo, por sulistas em busca de fronteiras agrícolas e a fim de colonizar estados, como Rondônia, mas perdeu força gradualmente. Atualmente, o movimento que mais chama a atenção é o de volta aos locais de origem. As hipóteses apresentadas para justificar esse movimento estão relacionadas à redução e à terceirização do emprego na indústria no Sudeste, aos novos focos de crescimento econômico no Nordeste e aos programas de transferência de renda do governo federal. Observam-se movimentos que ocorrem dentro de alguns estados, como o Paraná, onde sua atratividade está concentrada na área metropolitana de Curitiba.

Com relação à influência dos processos migratórios na formação populacional brasileira, marque V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas as afirmativas.

( ) As políticas migratórias pautavam-se por um “modelo ideal de trabalhador”, no qual predominava a forma capitalista de produção.
( ) As políticas migratórias oficiais, na segunda metade do século XIX, ressaltaram o interesse de preservar a ascendência europeia na composição étnica da população.
( ) As imigrações europeia e asiática tiveram como propósito a ocupação das vagas ociosas na indústria nascente, diante da ausência de qualificação dos ex-escravos.
( ) O direcionamento dos fluxos migratórios fez com que existisse maior concentração de afrodescendentes nas regiões Sul e Centro-Oeste.
( ) A imigração japonesa no Paraná foi favorecida pela fácil adaptação dos japoneses aos costumes ocidentais e por serem habituados ao trabalho com as monoculturas.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

Alternativas

ID
4206592
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Nessa era de globalismo, com seu elevado senso de diversidade étnica e cultural, é fundamental, portanto, que os ocidentais se tornem sensíveis às histórias e tradições de todas as culturas e extirpem para sempre todas as ideias racistas, sexistas e irracionais que envenenaram gravemente as percepções e a história do Ocidente. (PERRY, 2019).

Em relação à essência do texto apresentado, marque V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas as afirmativas.

( ) Prioriza a utilização indiscriminada da tecnologia militar na solução dos conflitos interétnicos.
( ) Confirma a heterogeneidade cultural e a necessidade de preservá-la como fonte de conhecimento.
( ) Considera a era do globalismo como um fenômeno social em defesa das tradições culturais de cada povo.
( ) Defende o respeito às minorias e aos “excluídos da história”, a exemplo dos negros, dos gays e das mulheres. 
( ) Enfatiza a responsabilidade dos ocidentais na busca pela convivência pacífica entre culturas diversas.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

Alternativas

ID
4206595
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As organizações criminosas vêm estabelecendo, cada vez mais, suas operações de uma forma transnacional, aproveitando-se da globalização econômica e das novas tecnologias de comunicação e transporte. (CASTELLE, 2019).

De acordo com o texto e com os conhecimentos sobre o mundo atual, é correto afirmar que as organizações criminosas 

Alternativas

ID
4206598
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O período que antecede a Primeira Guerra Mundial foi marcado por contradições fundamentais do sistema capitalista que, ao evoluírem, geraram uma grande crise no mundo liberal.
Sobre esse período, marque V para o que for verdadeiro e F, para as demais.

( ) A oposição entre o socialismo e o capitalismo promovia a bipolarização política, ideológica e militar, submetendo as relações internacionais aos interesses americanos e soviéticos.
( ) A Europa Oriental via-se envolvida em lutas nacionalistas, e a região balcânica era disputada por nações imperialistas europeias.
( ) A Europa exercia uma hegemonia econômica dominando os preços no mercado mundial e controlando a maior parcela da produção desse mesmo mercado.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

Alternativas
Comentários
  • (F) - O enunciado menciona o período que antecede a Primeira Guerra Mundial. Vale lembrar que a ideia de União Soviética só vem no decorrer da guerra, principalmente após a Revolução Russa, fazendo com o que os russos assinassem o Tratado de Brest-Litowski, saindo do conflito contra a Alemanha.

    (V) - Dentre as causas da Primeira Guerra, está o contexto da disputa pela região balcânica. O estopim: assassinato de Francisco Ferdinando, que estava prestes a assinar um decreto que fundaria o Império Austro-Húngaro-Eslavo, indo contra o desejo da Sérvia, que era aliada da Rússia.

    (V) - Prova disso foi o caráter tecnológico que a guerra trouxe. Não somente em questões bélicas, mas a química orgânica como mercadoria passou a ser altamente valorizada. Vale ressaltar que os primórdios do conflitos foram pautados justamente na necessidade de conquistar novos mercados fornecedores e consumidores.

    EsPCEx 2022


ID
4206601
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Depois da Segunda Guerra Mundial, a Europa perde a hegemonia internacional. Duas novas potências passam a disputar a supremacia econômica e militar mundial, com valores políticos antagônicos: os EUA e a URSS. (MOTA, 2019).
De acordo com o texto e com os conhecimentos sobre o Pós-Guerra, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) A participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial foi a ruina do Estado Novo. Contradição entre combater o autoritarismo na Europa e ter um governo autoritário.

    B)O Brasil reforçou os laços com os EUA. Governo de Eurico Gaspar Dutra após a queda do Estado Novo.

    C)A URSS fazia repressões, nos países do leste europeu, à santa Sé, mas não foi a doutrina da igreja que incrementou a bipolaridade .

    D) Correto. O EUA representavam uma economia liberal, voltado ao capital. URSS - União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.

    E) Cuba foi um ponto de influência da URSS, levando à crise dos misseis.


ID
4206604
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

No final do século XX, a economia globalizada da Nova Ordem Mundial apresenta como características principais

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    Neoliberal/Informacional (a partir dos anos 70) 

    -Quais são os fatores para ser colocado esse modelo? Crise do petróleo 73/79, Toyotismo, endividamento estatal. 

    -Consenso de Washington (Collor, FHC): são regras que deveriam ser obedecidas pelos países da américa latina para que eles recebessem ajuda do FMI e do Banco Mundial. 

    -Características: 

    • Livre mercado e concorrência.  
    • Eliminar barreiras alfandegárias para deixar o Estado menos burocrático. 
    • Intervenção mínima do Estado, apenas para fiscalizar as privatizações.  
    • O Estado forneceria os serviços básicos, como: transporte, educação, saúde. 
    • Menos impostos e menos gastos públicos. (austeridade fiscal, o equilíbrio entre gastos e arrecadação) 

ID
4206607
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Caracterizou a economia brasileira, nas duas últimas décadas do século XX,

Alternativas

ID
4206610
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em relação aos aspectos apresentados no Brasil, ao longo do século XIX, marque V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas as afirmativas.

( ) Ordeiro e tranquilo, face à homogeneidade de sua formação social conquistada no processo de independência.
( ) Alfabetizado e assistencialista, em decorrência das ações promovidas pela Igreja Católica e pela comunidade de imigrantes.
( ) Ruralizado e escravocrata, em que prevaleciam os métodos de produção herdados do Período Colonial.
( ) Desigual e elitista, por força das leis e das instituições que, de forma exclusiva, atendiam aos interesses dos grupos dominantes.
( ) Democrático e inovador, ao defender, através do sistema parlamentarista, a liberdade de imprensa e de religião.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

Alternativas
Comentários
  • Só pela penúltima caso você soubesse matava, porém vamos lá...

    • (F) Ordeiro e tranquilo, face à homogeneidade de sua formação social conquistada no processo de independência. 

    Falsa, não era um período tranquilo era um período em que a galera ficou muto put* com D.Pedro I

    Eliminamos as letras D e E

    • (F) Alfabetizado e assistencialista, em decorrência das ações promovidas pela Igreja Católica e pela comunidade de imigrantes.

    Falsa, queria a galera da época ser alfabetizada kkkkkkkk

    Eliminamos a Letra A

    •  (V) Ruralizado e escravocrata, em que prevaleciam os métodos de produção herdados do Período Colonial.

    Correta, o Brasil ainda produzia produtos do período colonial como a Cana-de-Açúcar

    • (V) Desigual e elitista, por força das leis e das instituições que, de forma exclusiva, atendiam aos interesses dos grupos dominantes.

    Verdadeira, a elite era muito privilegiada e a camada mais pobre... kkkkk

    Matou a questão

    • (F) Democrático e inovador, ao defender, através do sistema parlamentarista, a liberdade de imprensa e de religião.

    Falsa, liberdade de religião? Os cara só queria a religião católica e ponto final


ID
4206613
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Que País é Esse

Nas favelas e no senado

Sujeira pra todo lado

Ninguém respeita

A Constituição

Mas todos acreditam

No futuro da nação...


Que país é esse?

                   [...]

Na Amazonia

E no Araguaia iá, iá,

Na baixada fluminense

No Mato Grosso

E nas Gerais

E no Nordeste tudo em paz

Na morte eu descanso

Mas o sangue anda solto

Manchando os papéis

Documentos fiéis

Ao descanso do patrão...


Que país é esse?

                   [...]

Terceiro mundo, se for

Piada no exterior

Mas o Brasil vai ficar rico

Vamos faturar um milhão

Quando vendermos todas as almas

Dos nossos índios num leilão...

 (RUSSO, 2019)

A análise da composição musical e os conhecimentos sobre a questão da cidadania permitem inferir, em relação ao Brasil, que

Alternativas