SóProvas


ID
1083442
Banca
FCC
Órgão
TRT - 19ª Região (AL)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder às questões de números 9 a 12, considere o trecho da entrevista abaixo.

De que forma o conhecimento da cultura renascentista pode auxiliar no entendimento do presente?

     A história da cultura renascentista ilustra com clareza o processo de construção cultural do homem moderno e da sociedade contemporânea. Nela se manifestam, já muito dinâmicos e predominantes, os germes do individualismo, do racionalismo e da ambição ilimitada, típicos de comportamentos mais imperativos e representativos do nosso tempo. Ela consagra a vitória da razão abstrata, que é a instância suprema de toda a cultura moderna, versada no rigor das matemáticas que passarão a reger os sistemas de controle do tempo e do espaço. Será essa mesma razão abstrata que estará presente na própria constituição da chamada identidade nacional. Ela é a nova versão do poder dominante e será consubstanciada no Estado Moderno, entidade controladora e disciplinadora por excelência, que impõe à sociedade um padrão único, monolítico e intransigente. Isso, contraditoriamente, fará brotar um anseio de liberdade e autonomia do espírito, certamente o mais belo legado do Renascimento à atualidade.

     Como explicar a pujança do Renascimento, surgido em continuidade à miséria, à opressão e ao obscurantismo do período medieval?

     O Renascimento assinala o florescimento de um longo processo de produção, circulação e acumulação de recursos econômicos, desencadeado desde a Baixa Idade Média. São os excedentes dessa atividade crescente em progressão maciça que serão utilizados para financiar, manter e estimular uma ativação econômica. Surge assim a sociedade dos mercadores, organizada por princípios como a liberdade de iniciativas, a cobiça e a
potencialidade do homem, compreendido como senhor da natureza, destinado a dominá-la e a submetê-la à sua vontade. O Renascimento, portanto, é a emanação da riqueza e seus maiores compromissos serão para com ela.


(Adaptado de: SEVCENKO, Nicolau. O renascimento. São Paulo: Atual; Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 1982. p. 2 e 3)

Ela consagra a vitória da razão abstrata, que é a instância suprema de toda a cultura moderna, versada no rigor das matemáticas que passarão a reger os sistemas de controle do tempo e do espaço.

Afirma-se corretamente sobre a frase acima:

Alternativas
Comentários
  • Correta alternativa A

    Ela consagra a vitória da razão abstrata, que é a instância suprema de toda a cultura moderna, versada no rigor das matemáticas que passarão a reger os sistemas de controle do tempo e do espaço. 

    O "que" em destaque é um pronome relativo e que juntamente com o verbo e entre vírgulas implica dizer que a oração é uma oração subordinada adjetiva explicativa.


    Erros das demais:

    Alternativa B - o verbo consagra admite sim transposição para a voz passiva, pois se trata de um VTD e possui sujeito ativo.

    Frase na voz passiva: A vitória da razão abstrata é consagrada por ela.


    Alternativa C - A pronome que na frase não admite preposição, pois o verbo que o sucede "reger" não pede preposição "com" basta fazer a pergunta "rege o que?" 

    Alternativa E - O cujo foi mal empregado pois como o pronome possui um sentido possessivo ele não apresenta na frase esse tal sentido, sendo admitido a troca por outro pronome relativo. Macete: Não troque seu cujo por nada. ( Pablo Jamilk ) alfaconcursos



  • Não entendi letra "D" e "E". Obrigada!

  • Natalia Oliveira, permita-me ajudá-la na letra E.  


    versada no rigor das matemáticas que passarão a reger os sistemas de controle do tempo e do espaço 

    versada no rigor das matemáticas cujos sistemas de controle do tempo e do espaço passarão a reger.


    Observe que a presença do pronome cujo muda o sentido da frase, dando a impressão de que os sistemas de controle do tempo e do espaço são propriedade das matemáticas, uma vez que ele transmite ideia de posse. 


    Por isso, não cabe a substituição. È isso.


    Já a D, passo.

  • Obrigada Renato!!

  • A Letra D eu entendi como errada da seguinte forma:

    A cultura renascentista é versada no rigor da matemática, ou seja, ela é exata, clara e objetiva. Atender aos princípios da matemática seria algo mais relacionado ao conteúdo da matéria em si, o que nada tem a ver com a cultura renascentista.


    Não sei se é isso, mas foi assim que entendi. 

  • Boa noite a todos.


    Letra "D"


    Trata-se de interpretação de texto e não gramática:

    "Ela consagra a vitória da razão abstrata, que é a instância suprema de toda a cultura moderna, versada no rigor das matemáticas"


    Versada (entendido, exercitado, experimentado), se refere a CULTURA DA HISTÓRIA RENASCENTISTA, exercitada através da MATEMÁTICA, ou seja, em nenhum momento refere-se a PRINCÍPIOS, acho que em nenhum momento foi citado a palavra princípios no texto.


    Bons estudos!

  • Obrigada Diogo e Bruno, 

    Diego a palavra "princípio" foi citada na linha 11 do texto, não sei se isso muda mto rsrsrs


  • Na alternativa A, quando o período estiver isolado por vírgula será explicativo e se não houver o isolamento por vírgulas a frase será restritiva.

  • letra d)   

    versada no rigor  -  a palavra rigor resume-se a   "exigências"

    de acordo com os princípios -  princípios  está relacionado a  " valores"


    essa diferenciação torna a letra D incorreta.

  • Letra D - o professor Arenildo, do qconcursos, explicou que "de acordo com os princípios" não preserva o sentido original de "versada no rigor", que seria algo mais calculista, rígido, inflexível. Princípios seriam um norte, uma direção, algo em que se basear e não algo para ser seguido "à risca". Espero poder ter ajudado.

    Bons estudos!

  • Com vírgula ---> oração subordinada adjetiva explicativa

     

    Sem vírgula ---> oração subordinada adjetiva restritiva

     

    Gramaticalmente correta; porém, muda apenas o sentido. 

     

  • Via a A e marquei sem medo de ser feliz! Mas esqueci do detalhe da vírgula! Ou seja, poderia ter errado por vacilo se o comando fosse ''restringir''