SóProvas


ID
1149397
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O ‘Hubble’ fotografa uma supernova que surpreende por seu brilho

A explosão de uma estrela descoberta, por pura casualidade, por uns estudantes britânicos há pouco mais de um mês se converteu em tema de interesse de astrônomos de todo o mundo, que inclusive apontaram o telescópio espacial Hubble para vê-la. É a supernova mais brilhante detectada nos últimos 27 anos e ainda é visível no céu com telescópios modestos de amadores. Além disso, é de um tipo especial (Ia) que os cosmólogos utilizam para medir grandes distâncias no universo. Mas o céu costuma surpreender os cientistas. Um grupo de especialistas da Universidade de Berkeley (EUA) está estudando a supernova que foi batizada ofcialmente de SN 2014J, e viu que é estranha porque seu brilho aumentou mais rápido do que o esperado. “Pode ser que esteja nos mostrando algo das supernovas de tipo Ia que os teóricos precisem compreender; talvez o que pensávamos que fosse um comportamento normal de uma dessas supernovas seja o anormal”, diz Alex Filippenko, líder da equipe.

Uma supernova é uma explosão colossal de uma estrela que ocorre quando ela se desestabiliza. A descrição padrão desses fenômenos fala de astros imensos que, quando as reações nucleares de seu interior já consumiram todo o seu hidrogênio, deixando-os sem combustível, colapsam desencadeando todo o processo de explosão na forma de supernova. Mas, as do tipo Ia são diferentes: são estrelas anãs brancas, velhas e muito densas, tanto que nelas uma massa como a do Sol está comprimida em um tamanho equivalente ao da Terra; quando roubam matéria de um astro próximo ou se se fundem duas delas, podem superar um certo umbral de massa a partir do qual deixam de ser estáveis e se desencadeia uma colossal explosão.

O valor das Ia como marcação de medida de distâncias no universo se deve a que essas supernovas geram o mesmo brilho mais ou menos, o que permite estimar a distância a que está a galáxia na qual se produzem essas explosões. E foi precisamente com duas pesquisas independentes que usaram essas supernovas para medir distâncias no cosmos e medir a velocidade de recessão das respectivas galáxias que se descobriu a inesperada aceleração da expansão do universo.

Disponível em <http://brasil.elpais.com/brasil/2014/03/04/sociedad/1393959611_405560.html>  [Adaptado]

Acesso em 07/03/2014.


Considere os trechos extraídos do texto 2.


1. “Além disso, é de um tipo especial (Ia) que os cosmólogos utilizam para medir grandes distâncias no universo. Mas o céu costuma surpreender os cientistas. Um grupo de especialistas da Universidade de Berkeley (EUA) está estudando a supernova que foi batizada ofcialmente de SN 2014J […].” (primeiro parágrafo) 

2. “[…] talvez o que pensávamos que fosse um comportamento normal de uma dessas supernovas seja o anormal” (primeiro parágrafo) 
3. “[…] quando roubam matéria de um astro próximo ou se se fundem duas delas, podem superar um certo umbral de massa a partir do qual deixam de ser estáveis e se desencadeia uma colossal explosão.” (segundo parágrafo)

Assinale a alternativa correta, tendo em vista a organização do texto e a norma padrão da língua portuguesa.

Alternativas
Comentários
  • ASSERTIVA CORRETA LETRA A

    Vejamos:

    A) Na construção: " Um grupo de especialistas da Universidade de Berkeley (EUA) está (estão)estudando a supernova que foi batizada oficialmente de SN 2014J [...]."

    Percebam que "está" concorda com "um grupo". Havendo a substituição da forma verbal"está" por "estão", essa última passará a concordar com "especialistas", tornando a construção coesa e coerente da mesma maneira, além de manter o sentido semântico! ASSERTIVA CORRETA!

    B) "Em 1, 'Além disso' está adicionando a informação a respeito do tipo especial de supernova à informação dada anteriormente sobre a descoberta casual de uma estrela".

    Percebam que a assertiva aponta, indiretamente, que o "tipo" especial de supernova é supostamente especificado. Ora, a construção não especifica "o tipo" especial, apenas aponta que a supernova é "de um tipo", trazendo a ideia de indeterminação. ASSERTIVA ERRADA!

    C) Em 1, “Mas” está funcionando como um conector que delimita o assunto, direcionando o comentário da oração e as informações subsequentes na mesma linha argumentativa das informações precedentes.

    Ora, o "mas" não está delimitado, e sim trazendo a ideia de ressalva, unindo uma ideia contrária anteriormente apontada, visto que é uma conjunção adversativa. ASSERTIVA ERRADA!

    D) Em 2, a mudança do tempo verbal do passado para o presente resulta na construção “pensamos que seje”.

    Na construção temos: […] talvez o que pensávamos que fosse. "Fosse" está na 3° pessoa do singular do subjuntivo. Havendo a mudança, o certo seria: "Seja" (3° Pessoa do singular do Presente do Subjuntivo) e não "seje", como afirma a questão. ASSERTIVA ERRADA!

    E) Em 3, na sequência “se se” um dos vocábulos pode ser excluído sem prejuízo gramatical, pois a duplicação é um recurso de ênfase.

    Na construção temos:  “[…] quando roubam matéria de um astro próximo ou se se fundem duas delas[...]". O "se" que acompanha "ou" está sendo utilizado como conjunção subordinativa. Já o "se" que acompanha "fundem", é pronome pessoal oblíquo átono, cada um exerce uma função diferente na frase, porém, nenhum dos dois objetiva dar ênfase à construção, como afirma a assertiva. Portanto, ASSERTIVA ERRADA!


    Bons estudos!

  • O tipo a que se refere o texto está entre parenteses.

  • Questão tosca, odeio essas bancas vagabundas

  • Também não concordo com o erro da alternativa B, ele exemplifica o tipo: Ia

  • Um grupo de espacialista refere-se a um sujeito coletivo, no qual pode flexionar-se no plural ou singular.

    Ex: Um grupo de especialistas da Universidade de Berkeley (EUA) está estudando...

    Um grupo de especialistas da Universidade de Berkeley (EUA) estão estudando..

  • para mim a B também  está correta. Qual o erro?

  • GAB.LETRA A


    EXPRESSÃO PARTITIVA: UM GRUPO DE...


    VERBO CONCORDA COM O GRUPO OU COM ESPECIALISTAS...


    EX NUNC

  • Não concordo com o gabarito.

    Para mim a letra B está correta.

    Não consegui entender essa questão...

    Alguém pode me ajudar!!!

  • A e B CORRETAS... FALA SÉRIO 

  • Ainda bem que não foi só eu que pensei que a Letra B também estava correta.

  • Sobre a letra B: a descoberta tratou de uma "supernova", ou seja, a explosão em si, e não de uma estrela, que como ao fim do texto se explica, seria a fonte da explosão.

  • Há, certamente, duas corretas.

    INDIQUEM PARA COMENTÁRIO DO PROFESSOR!!!

    INDIQUEM PARA COMENTÁRIO DO PROFESSOR!!!

    INDIQUEM PARA COMENTÁRIO DO PROFESSOR!!!

    INDIQUEM PARA COMENTÁRIO DO PROFESSOR!!!

  • Além disso” está adicionando a informação a respeito do tipo especial de supernova à informação " É a supernova mais brilhante detectada nos últimos 27 anos e ainda é visível no céu com telescópios modestos de amadores."

  • alem disso (disso, algo q foi dito) letra B tb esta certa, nao sei pq só consideraram a alternativa A,