SóProvas


ID
1166068
Banca
FCC
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                        Da utilidade dos prefácios

           Li outro dia em algum lugar que os prefácios são textos inúteis, já que em 100% dos casos o prefaciador é convocado com o compromisso exclusivo de falar bem do autor e da obra em questão. Garantido o tom elogioso, o prefácio ainda aponta características evidentes do texto que virá, que o leitor poderia ter muito prazer em descobrir sozinho. Nos casos mais graves, o prefácio adianta elementos da história a ser narrada (quando se trata de ficção), ou antecipa estrofes inteiras (quando poesia), ou elenca os argumentos de base a serem desenvolvidos (quando estudos ou ensaios). Quer dizer: mais do que inútil, o prefácio seria um estraga-prazeres.

          Pois vou na contramão dessa crítica mal-humorada aos prefácios e prefaciadores, embora concorde que muitas vezes ela proceda - o que não justifica a generalização devastadora. Meu argumento é simples e pessoal: em muitos livros que li, a melhor coisa era o prefácio - fosse pelo estilo do prefaciador, muito melhor do que o do autor da obra, fosse pela consistência das ideias defendidas, muito mais sólidas do que as expostas no texto principal. Há casos célebres de bibliografias que indicam apenas o prefácio de uma obra, ficando claro que o restante é desnecessário. E ninguém controla a possibilidade, por exemplo, de o prefaciador ser muito mais espirituoso e inteligente do que o amigo cujo texto ele apresenta. Mas como argumento final vou glosar uma observação de Machado de Assis: quando o prefácio e o texto principal são ruins, o primeiro sempre terá sobre o segundo a vantagem de ser bem mais curto.
          Há muito tempo me deparei com o prefácio que um grande poeta, dos maiores do Brasil, escreveu para um livrinho de poemas bem fraquinhos de uma jovem, linda e famosa modelo. Pois o velho poeta tratava a moça como se fosse uma Cecília Meireles (que, aliás, além de grande escritora era também linda). Não havia dúvida: o poeta, embevecido, estava mesmo era prefaciando o poder de sedução da jovem, linda e nada talentosa poetisa. Mas ele conseguiu inventar tantas qualidades para os poemas da moça que o prefácio acabou sendo, sozinho, mais uma prova da imaginação de um grande gênio poético.

                                                                                                    (Aderbal Siqueira Justo, inédito)


Transpondo-se para a voz passiva a frase vou glosar uma observação de Machado de Assis, a forma verbal resultante deverá ser

Alternativas
Comentários
  • uma observação de Machado de Assis será glossada.

    letra D

  • E a regra de que sempre que a voz ativa for passada para passiva o número de verbos aumenta de 1 para 2, de 2 para 3, de 3 para 4...?

  • Também não entendi quanto a quantidade dos verbos, mas as outras estavam tão bizarras que acabei acertando. 

  • Acredito que uma dica útil é sempre verificar o tempo do verbo após a transposição para voz passiva!

    Bons estudos galera! :)


    Fé força e foco

  • Essa é uma boa questao para acabar com esse mito de numero de verbos na voz passiva ser sempre um a mais do que na ativa.  Pois existe tempo composto, que dois verbos exprimem um só. Nesse exeplo, trata-se de uma locuçao verbal, dois ou mais verbos q significam apenas um: vou glosar, quer dizer glosarei( kkkkk q terrivel esse verbo, duplo sentido) futuro do presente. Assim como na resposta tambem ta no futuro do presente. Sera glosado. A matematica nao é tao simples, tem entender o contexto. O numero de verbos que vc ver nao significa necessariamente quantos sao, pois existe locucao verbal e tempos compostos.

  • Percebi que o tempo era presente, no entanto errei a questão devido à maldita dica de número de verbos na passiva ser maior que a a ativa. O professor do estratégia e a Maria Augusta falam isso. O Fernando Pestana, não. Por isso insisto que é o melhor professor de língua portuguesa. 

  • d

    estrutura da voz passíva (de acordo com o texto considere-se voz passiva analítica):

    verbo ser ou estar + verbo no particípio

    de acordo com a questão acima o verbo está no futuro do indicativo logo a voz passiva terá que está também considerando a estrutura descrita acima.

  • Como o Lucas Boher, tbm errei devido a dica do número de verbos.  Aprendi com o Marcelo Bernardo do EVP.


  • verbo Ser = vou (Presente do Indicativo)

    Verbo Glosar = glosar (Futuro do Presente do Subjuntivo)

    Verbo ser = será (Futuro do Presente do Indicativo)


  • Errei porque assinalei a letra E; escolhi com base na locução verbal.

  • Pelo que eu entendi:
    Teoricamente era para ser 3 verbos: "vai ser glosada", mas consideraram o "vai ser" =  "será".
  • esse tipo de construção é da lingua falada, coloquial, esse "vou glosar" tem sentido de "irei glosar", aí fica mais fácil de ver a construção da voz passiva. 

  • Letra C

    Uma observação de Machado de Assis será glosada por mim.
    Neste caso, "uma observação de Machado de Assis" passa a ser sujeito paciente.
  • uma boa dica e sempre verificar o tempo e modo do verbo ,e eliminar as alternativas que não estejam compatíveis,depois lembrar dos verbos que não vão para voz passiva VI, VL, VTI, MESMO SEM DOMINAR O ASSUNTO E POSSIVEL CHEGAR NA RESPOSTA CORRETA.

  • Significados de Glosar :

    Por Dicionário inFormal

    O mesmo que retirar, estornar, devolver alguma coisa ao seu estado original, subtraindo parte dela de onde se encontra e reposicionando-a ao montante original.

    Ex.: A empresa irá glosar o pagamento, referente à medição deste mês, uma vez que no mês anterior foi creditado um valor a maior que o devido.


  • Nesse caso, foi mais importante verificar o tempo do verbo após a transposição para voz passiva do que o macete de "contar o número de verbos acrescentando um a mais na transposição"

    Boa questão!

  • Xiii. ..tô viajando nessa questão.

    O verbo ir nessa questão está no Presente do indicativo (eu vou)e o verbo ser (  ela será   )esta no Futuro do presente do indicativo.

    Alguém clareia essa questão por favor rsrs.  GRATA

    Achei que o certo seria...uma observação de Machado  de Assis  é  glossada por mim...



  • Errei,contei os verbos.

  • FIQUEM LIGADOS! Um verbo a mais só acontece com precisão, qd a transposição for para VOZ PASSIVA ANALÍTICA, para voz passiva sintética, NÃO utilize essa regra, pois a margem de erro é grande.

  •  Angelica Mariana Fernando está corretíssima.......

    Uma boa dica para resolver esses tipos de questões é observar atentamente o tempo e modo verbal.

  • Na hora de transpor para a voz passiva o verbo auxiliar sempre deve estar no mesmo tempo do verbo principal da voz ativa. Neste caso o verbo glosar está no futuro então o verbo ser também deverá ficar no futuro! Mais importante do que contar os verbos é assimilar a regra! Vamos que vamos, pois a estrada é longa...

  • Geralmente as bancas cobram somente aquelas questões que se encaixam na idéia do "verbo a mais" . Concordo que aprender as regras é necessário para ter um aprendizado conciso e completo, mas usar dicas que facilitam a aprovação é primordial para qualquer um que não dispõe de tanto tempo no dia a dia.

  • De acordo com o comentário de Rodrigo Ribeiro (https://www.youtube.com/all_comments?v=rYZfmaeVIeQ)

    Uma coisa está completamente errada, nem sempre a transposição da Voz Ativa à Voz Passiva vai ter quantidade de verbos + 1. A FCC já cobrou questões em que na voz passiva tem a mesma quantidade de verbos que a voz ativa!

    Existe uma forma verbal composta na língua portuguesa, no qual 02 verbos significam apenas um, no caso acima VOU GLOSAR significaria Glosarei, Futuro do Presente. Mas a FCC está colocando o período composto para atrapalhar os candidatos.

  • Resposta certa Letra D - Será glosada. 

  • Para quem comentou que o verbo está no presente, não está. Vou glossar é uma ação futura.

  • Boa noite, pessoal. Nesta questão eu patinei bonito. Eu tinha marcado a letra C.


    Porém, creio que o erro da mesma seja o verbo Haver, uma vez que os verbos Haver/Ter pertencem à voz ativa. E no enunciado da questão pedia-se transposição para a Passiva. Nem sempre a regra de contar verbos funciona, neh verdade? rsrs

  • porque a letra é está incorreta? toda vez nao aumenta um verbo nao ? obg

  • O macete do acréscimo de verbo só serve para os tempos compostos (Verbos auxiliares Ter ou Haver + qualquer verbo no particípio).

    Quando ocorre a locução verbal (qualquer verbo auxiliar + qualquer verbo no gerúndio ou infinitivo), o verbo, na voz passiva analítica, seguirá o tempo do verbo verbo na voz ativa, sem o acréscimo de mais um verbo. Não importa se o modo da conjugação do verbo mude, o que importa é que o tempos seja o mesmo. Na questão, o verbo glosar está conjugado no futuro do presente do subjuntivo. quando a frase para para a voz passiva analítica, o verbo auxiliar é conjugado no futuro do presente do indicativo. Notem que o tempo é o mesmo, futuro, mas o modo é diferente. Não houve o acréscimo do verbo, o que faz da alternativa D a correta.  A questão C veio para derrubar mais da metade dos candidatos que gravaram o macete sobre o acréscimo do verbo nos casos do Tempo Composto, o que é diferente de uma locução verbal.
  • Esse negócio de macete... Pessoal, o mais seguro é aprender a essência da matéria. Macete não gera conhecimento. Se torna útil só quando já dominamos a matéria.

    1) A voz passiva analítica tem um verbo a mais que a voz passiva sintética;

    2) "vai ser glosada" = será glosada (Embora o verbo esteja no presente do indicativo, o mesmo representa uma ação futura quando em uma locução com infinitivo, por exemplo)

    Macete serve para a banca fazer pegadinha!


  • Português sempre tem o que aprender !! Incrível !!

  • glosar

    verbo

    1. 1.

      transitivo direto

      explicar por meio de glosa.

    2. 2.

      transitivo direto

      exercer censura; criticar.

  • VOU CRITICAR ....

  • A matemática continua valendo se percebermos que vou glosar = glosarei  >>> será glosada

    De qualquer forma é bom ter cuidado com esse macete.

    Bons estudos!

  • Não entendi nada! Vários professores aqui do qconcursos explicaram que quando uma frase é transposta da voz ativa para passiva aumenta-se um verbo. Pelo que vi nessa questão, essa regra é furada. A mesma não vale para todos os casos...

  • Caro Rander, na verdade há sim a inserção de outro verbo quando da passagem para a voz passiva. Ocorre que, o verbo "a mais" é auxiliar, o qual irá determinar o tempo verbal da oração. 

  • ALERTA PARA A PEGADINHA DA BANCA!

     

    Os verbos “vou glosar” tratam-se de uma locução verbal, ou seja, dois ou mais verbos que significam apenas 1: glosarei.

     

    Ao transpor para a voz passiva, a regra de aumentar 1 verbo continua valendo, entretanto, como “vou glosar” equivale a 1, precisaremos de 2 verbos, e não 3 como a questão nos induz a pensar.

     

    Assim, já excluiríamos as opções C e E por terem 3 verbos.

     

    Mantendo o tempo verbal de “vou glosar” a alternativa certa é a letra D “será glosada”.

     

    Portanto, a transposição ficaria assim: Uma observação de Machado de Assis será glosada.

  • GABARITO D

     

       (Eu)       vou glosar (futuro)        uma observação de Machado de Assis

    Uma observação de Machado de Assis será glosada por mim

  • Uma observação de Machado de Assis Será glosada por mim...

    ==> Verbo SER+PARTICÍPIO.