SóProvas


ID
1170613
Banca
FAFIPA
Órgão
PM-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                             TEXTO 2

         Há hoje no Brasil, um consenso quanto à necessidade de se promover mudanças substantivas no nosso atual sistema de segurança pública. Os políticos, independente de suas orientações político-partidárias, assim como os segmentos civis organizados, os formadores de opinião, os cidadãos comuns e os próprios profssionais de polícia, são unânimes em reconhecer a imperiosa necessidade de se buscar adequar o sistema policial brasileiro às exigências do estado democrático de direito. Afnal, o divórcio estabelecido entre a consolidação da nossa jovem democracia e os assuntos relativos à segurança pública tem custado muito caro a todos nós. O histórico desinteresse, intencional ou não, da classe política e das nossas elites quanto à importância estratégica das organizações policiais na sustentação das garantias individuais e coletivas, há muito já não tem sido uma postura defensável na arena pública. Ele sucumbiu forçosamente às pressões da sociedade brasileira por uma prestação de serviços de segurança pública capaz de acompanhar os imperativos de uma cidadania estendida a todos os brasileiros. Contudo, esse desinteresse não deixou de contribuir para a cristalização de uma crise institucional sem precedentes. E isto, de tal maneira, que pode-se afrmar, sem correr o risco das falsas generalizações, que atualmente temos tudo por fazer neste campo.

XAVIER, Antonio Roberto. Polícias militares e segurança pública. Disponível em http://artigos.netsaber.com.br/resumo_ artigo_17358/artigo_sobre_pol%C3%8Dcias_militares_e_ seguran%C3%87a_p%C3%9Ablica. Acesso 28 jan 2013.

Assinale a alternativa INCORRETA quanto ao que se afirma a seguir.

Alternativas
Comentários
  • A letra c estaria certa se o texto fosse assim:

    "os divórcios estabelecidos e os assuntos relativos à segurança pública tem custado muito caro a todos nós"

    A expressão “tem custado” não está adequada no texto (V), visto que o sujeito a ela referente se encontra no plural. (F)

    que maldade, parça.

  • GABARITO: LETRA C

    Assinale a alternativa INCORRETA quanto ao que se afirma a seguir.

    A) A expressão “atualmente” não indica o modo da ação verbal, e sim o tempo em que ela ocorre, ou seja, nos dias atuais.correto. pois verbo atualmente indica um processo localizado no tempo.

    B) A expressão “que pode-se afirmar” apresenta erro de colocação pronominal, pois o pronome deve vir antes de “pode”.correto. "que"faz parte das conjunções subordinativas.

    C)A expressão “tem custado” não está adequada no texto, visto que o sujeito a ela referente se encontra no plural.incorreto. Afinal, o divórcio estabelecido entre a consolidação da nossa jovem democracia e os assuntos relativos à segurança pública tem custado muito caro a todos nós.segurança pública

    D)A expressão “assim como” estabelece relação lógico-discursiva de comparação entre os elementos apresentados.correto.

    E) A expressão “Há hoje no Brasil,” não deve apresentar a vírgula, visto que esta separa o verbo de seu complemento.correto, entre o verbo ,sujeito e complemento não pode haver vírgula.

  • GABARITO: LETRA C

    C) A expressão “tem custado” não está adequada no texto, visto que o sujeito a ela referente se encontra no plural.

    O sujeito da frase é o divórcio :

    Afinal, o divórcio estabelecido entre a consolidação da nossa jovem democracia e os assuntos relativos à segurança pública tem custado muito caro a todos nós.