SóProvas


ID
1171027
Banca
VUNESP
Órgão
PC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Retratos de família

      FOTOGRAFIAS: haverá coisa mais preciosa? Em tempos arcaicos, talvez. A minha avó costumava contar que o maior tesouro que trouxe da casa dos pais eram as fotos de família. Álbuns com fotos em preto e branco algumas coloridas (manualmente, claro) e impressas em cartão grosso. Todas elas insubstituíveis. Estranho tempo, esse, em que os retratos valiam tanto como ouro.
      Hoje vivemos o supremo paradoxo: nunca se tiraram tantas fotos; nunca elas tiveram tão pouco valor.
      O jornal “Guardian” avisa que 2014 será o ano em que o mundo vai bater recordes no número de fotos tiradas: qualquer coisa como 3 trilhões. Esse excesso não pode ser coisa boa: a facilidade com que hoje se tiram fotos é diretamente proporcional à facilidade com que nos esquecemos delas.
      Uma amiga, aliás, contava-me há tempos uma história instrutiva: em três anos de maternidade, ela acumulara mais de mil fotos do primogênito. Até descobrir que não tinha nenhuma para mostrar em papel ou em moldura permaneciam todas na memória do laptop, ou na câmera, ou no celular. À espera de melhores dias.
     Três trilhões de fotos para 2014, diz o “Guardian”. E, no fim de contas, é como se o mundo não tirasse uma única foto que realmente importe.

(João Pereira Coutinho. Folha de S.Paulo, 07 de janeiro de 2014)

Considere o trecho a seguir.

Esse excesso não pode ser coisa boa: a facilidade com que hoje se tiram fotos é diretamente proporcional à facilidade com que nos esquecemos delas.

Mantendo-se as relações de sentido do texto, os dois-pontos podem ser corretamente substituídos por

Alternativas
Comentários
  •  Esse excesso não pode ser coisa boa , pois (ou porque = introduz uma explicação) a facilidade com que hoje se tiram fotos é diretamente proporcional à facilidade com que nos esquecemos delas.

  • POIS - antes de verbo(explicação) POIS - DEPOIS DO VERBO(CONCLUSÃO)

  • Gente, mesmo vocês não sabendo, você poderá deduzir "pois" porque é a única que não indica adversidade/restrição/oposição! :*

  • Paolla Ramos, pois não indica adversidade (se o sentido fosse de adversidade/oposição, se encaixaria o Mas ou Contudo), o pois pode ser Explicativo, Causa ou se vier deslocado e entre virgulas, conclusão.

    No exercicio ele esta Explicando.

  • Pode-se uitiliza os dois pontos antes de ideia explicativa ou conclusiva.

    Gabarito -> [b]

  • Qual a função sinal ":" (dois pontos)?

    Antecede frases que expressam: explicação, conclusão, enumeração e citação direta.

    As letras "A", "C" e "D" são conjunções adversativas e expressam a ideia de contraste (oposição).

     

    A letra "E", embora seja uma conjunção conlusiva, expressa a ideia de condição, portanto não substitui satisfatoriamente os dois pontos na passagem.

     

    A conjunção POIS se enquadra perfeitamente por ser a única das conjunções apresentadas que expressa a ideia de conclusão ou explicação.

     

    Gabarito: B 

  • Esse excesso não pode ser coisa boa, pois a facilidade com que hoje se tiram fotos é diretamente proporcional à facilidade com que nos esquecemos delas.

    Esse excesso não pode ser coisa boa, uma vez que a facilidade com que hoje se tiram fotos é diretamente proporcional à facilidade com que nos esquecemos delas.

    Esse excesso não pode ser coisa boa, já que a facilidade com que hoje se tiram fotos é diretamente proporcional à facilidade com que nos esquecemos delas.

    Esse excesso não pode ser coisa boa, dado que a facilidade com que hoje se tiram fotos é diretamente proporcional à facilidade com que nos esquecemos delas.

    Esse excesso não pode ser coisa boa, visto que a facilidade com que hoje se tiram fotos é diretamente proporcional à facilidade com que nos esquecemos delas.

  • Assertiva b

    pois.= (dois pontos)

  • GABARITO: LETRA B

    ACRESCENTANDO: 

    Usos dos Dois Pontos: Exemplos

    1. Nas explicações ou esclarecimentos

    O empreendedorismo corresponde a um conceito novo que inclui conceitos essenciais: a proatividade e a capacidade de criar algo inovador.

    2. Nas sínteses ou resumos

    No Brasil, o problema da violência aumenta cada dia. Por isso, a maioria dos cidadãos do país têm medo de saírem de casa. Em resumo: A violência e o medo crescem no país.

    3. Nos discursos diretos

    Após ouvir atentamente a pergunta da professora, José respondeu: — Não estou preparado para a prova.

    4. Nas citações

    Já dizia o poeta português Fernando Pessoa: “Tudo vale a pena se a alma não é pequena”.

    5. Nas enumerações

    Os planetas do sistema solar são: Mercúrio, Vênus, Terra, marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.

    6. Nos exemplos

    O substantivo é uma classe de palavra que nomeia os seres, por exemplo: casa, carro, móvel.

    7. Após vocativos

    Senhora Daiana: Podemos participar do evento na sexta-feira?

    FONTE: https://www.todamateria.com.br/dois-pontos/

  • GAB. B

    pois.