SóProvas


ID
1176394
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca das boas práticas de gestão da mudança, julgue os itens de 56 a 60.

A resistência à mudança é um processo em que um colaborador se opõe à mudança proposta por um indivíduo com o qual haja uma relação de poder estabelecida.

Alternativas
Comentários
  • Justificativa da banca:

    A afirmação feita no item é subjetiva, uma vez que não há como afirmar, de maneira categórica, que a resistência à mudança é um processo em que um colaborador se opõe à mudança proposta por um indivíduo com o qual haja uma relação de poder estabelecida. Por esse motivo, opta‐se por sua anulação.


  • Adriel Sá  (TecConcursos)

        

    A banca anulou a questão sob a seguinte justificativa:

     

    "A afirmação feita no item é subjetiva, uma vez que não há como afirmar, de maneira categórica, que a resistência à mudança é um processo em que um colaborador se opõe à mudança proposta por um indivíduo com o qual haja uma relação de poder estabelecida. Por esse motivo, opta‐se por sua anulação.".

     

     

    A mudança é consequência natural da evolução, mas causa desconforto e medo nas organizações. Ou seja, é certo de que as organizações e seus membros resistem à mudança.

    A mudança no contexto organizacional engloba alterações fundamentais no comportamento humano, dos padrões de trabalho e nos valores em resposta a modificações ou antecipando alterações estratégicas, de recursos ou de tecnologia. Considera que a chave para enfrentar com sucesso o processo de mudança é o gerenciamento das pessoas, mantendo alto nível de motivação e evitando desapontamentos. O grande desafio não é mudança tecnológica, mas mudar pessoas e a cultura organizacional, renovando os valores para ganhar vantagem competitiva (HERZOG apud ROSSI, 2000).

    GABARITO: ANULADA.