SóProvas


ID
1218427
Banca
VUNESP
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A ideia central da terceirização de serviços é retirar da Administração Pública a sobrecarga gerada por tarefas menores relevantes, proporcionando mais tempo para questões com maior complexidade, como

Alternativas
Comentários
  • Letra B


    Planejamento

    Supervisão

    Controle

  • INTRODUÇÃO: A ideia de terceirização, no reino da Administração Pública, está relacionada à questão precípua do exercício temporário de atividades-meio dos serviços públicos, tais como vigilância, atendimento ao público e higiene. Em contrapartida, são os chamados servidores temporários (espécie do gênero servidor público, que, por seu turno, é também um agente público, conforme inteligência da CF88, Art. 37, IX) que realizam atividades-fim temporárias, por exemplo: cientista, professor e socorrista. Nesse sentido, as (principais) atividades-fim do: Legislativo é legislar; do Judiciário, julgar; e do Executivo, executar leis e políticas públicas. 


    RESOLUÇÃO DA QUESTÃO: Entenda-se como Administração Pública, no âmbito da questão, o Executivo. Assim, quando "se desafoga a máquina pública", mediante a contratação de terceirizados para realizarem temporariamente atividades-meio, sobra mais tempo e pessoal para se debruçar sobre as atividades-fim, que são o planejamento, a supervisão e o controle das políticas públicas, como dito corretamente na alternativa "b".


    OBSERVAÇÕES: 

    - O chamado Projeto de Lei da Terceirização ia de encontro ao que a doutrina defende, a saber: a terceirização no serviço público deve ser para atender somente a atividades-meio, e não atividades-fim. Ora, imagine terceirizar um soldado, um policial, um professor de IES pública, um analista judiciário - área judiciária - etc. Essas são atividades típicas do Estado, e o mesmo não pode delas se esquivar.

    - Percebam que enfatizei a questão do "temporário", quando se versa sobre terceirização. Logo, não há que se falar em "terceirização efetiva", pois, neste caso, dever-se-á realizar concurso público nos moldes da CF88, Art. 37, II.

    [ ]s

  • Decreto Lei 200/1967

    Capítulo III - Da Descentralização

    Art. 10. A execução das atividades da Administração Federal deverá ser amplamente descentralizada.

    § 7º Para melhor desincumbir-se das tarefas de planejamento, coordenação, supervisão e controle e com o objetivo de impedir o crescimento desmesurado da máquina administrativa, a Administração procurará desobrigar-se da realização material de tarefas executivas, recorrendo, sempre que possível, à execução indireta, mediante contrato, desde que exista, na área, iniciativa privada suficientemente desenvolvida e capacitada a desempenhar os encargos de execução.