-
Alternativa correta C
Atender é VTD e VTI
Hoje em dia, as bancas examinadoras de respeito seguem os preceitos de Celso Pedro Luft, no Dicionário Prático de Regência Verbal. A visão de Luft, além de lógica, atende à proposta de um concurso público: selecionar. Vejamos?
Se o complemento for um pronome pessoal referente a PESSOA, só se empregam as formas objetivas diretas:
“O diretor atendeu os interessados.”
Logo,
“O diretor atendeu-os.”
Dedutivamente, se o complemento não for pessoa, atendendo à sintaxe clássica, há a presença da preposição:
“O prefeito atendeu ao nosso requerimento.”
Fonte = Diogo Arrais em http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/atender-o-ou-atender-ao-veja-como-usar-o-verbo
-
Aí também vale destacar a regra das vozes verbais. Na letra D o autor começou se referindo a pessoa como Você, no final usou Teu (Tu).
-
Excelente questão!!!
A) Primeiro: A transitividade da locução verbal "posso atender" é direta (VTD), logo está equivocada a utilização do lhe, embora a colocação do pronome tenha ficado correta. Segundo: não há tratamento uniforme, uma vez que se usou um pronome de terceira e depois um de segunda pessoa. B) Não há uniformidade de tratamento (Teu e Sua: erro); C) Gabarito: Há uniformidade de tratamento e VOCÊ (na função/forma oblíqua) está corretamente empregado, uma vez que a facultatividade proporcionada pelo infinitivo de uma locução prevalece sobre a atratividade de um advérbio de negação) D) Não há uniformidade de tratamento (Você e Tua: erro);
-
Não entendi. O Não sendo palavra atrativa não deveria ter sido usado a próclise? Sendo assim como a letra C pode estar correta?
-
Luciana Brandão, a palavra atrativa para " chamar " o pronome deve estar junto do verbo principal, no caso da questão, não foi isso que ocorreu.
-
c) Locuções Verbais. Quando o verbo principal for constituído por infinitivo ou um gerúndio, havendo palavra atrativa, o pronome poderá ser colocado antes do verbo auxiliar ou depois do verbo principal.
Não lhe posso esclarecer mais nada. / Não posso esclarecer-lhe o ocorrido.
Tanto faz, só não pode ficar entre os dois.
-
Na letra C, a vírgula antes da conjunção "e" é justificada por se tratar de uma enumeração?
-
Atenção para a uniformidade de tratamento, como mencionado pelos colegas acima. Isso é uma casca de banana em provas.
-
Assim como o colega Reinaldo, também fiquei com dúvida em relação ao emprego da vírgula antes do "E" na letra C. Alguém pode explicar?
-
Alternativa C sobre a vírgula: Acredito que nesse caso pode separar, pois o sujeito das orações são diferentes. Não poderia ter a vígula apenas de o sujeito das orações fossem o mesmo, sendo diferente pode ter a vírgula sim!
-
Na letra B...o não pode ser considerado partícula atrativa?????
-
GABARITO C
Regrinhas bem básicas pessoal:
1) Em verbos terminados em vogal ou ditongo oral, os pronomes: o, a, os, as não se alteram.
exs.: Chame-o agora.
Deixei-a mais tranquila.
2) Em verbos terminados em r, s ou z, estas consoantes finais alteram-se para lo, la, los, las.
exs.: (Encontrar) Encontrá-lo é o meu maior sonho.
(Fiz) Fi-lo porque não tinha alternativa.
3) Em verbos terminados em ditongos nasais (am, em, ão, õe, õe,), os pronomes o, a, os, as alteram-se para no, na, nos, nas.
exs.: Chamem-no agora.
Põe-na sobre a mesa.
bons estudos.
-
Pros amigos que não entenderam o motivo de ser cabível a ênclise na questão, mesmo face à presença do advérbio "não", segue explicação (baseada no comentário do professor Arenildo Santos, na questão Q455514):
A exceção da atração do pronome pela partícula negativa se dá nos casos do verbo estar no infinitivo, caso que cabe tanto a ênclise quanto a próclise.
Ou seja: verbo no infinitivo, tanto a ênclise quanto a próclise são possíveis, mesmo com a presença da partícula negativa (não, nunca, jamais, etc)!
Assim, "Não posso atendê-lo" é perfeitamente adequado no que se refere à norma-padrão, sendo o gabarito, portanto, letra C.
(lembrando que atendê-lo é a mesma coisa que "atender ele", mas como o verbo termina em "r, s, z", perde-se o R e adiciona-se o -LO, ou seja, está no infinitivo da mesma forma)
[[LINK da questão mencionada: https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes/5a4c6d3d-89 ]]
-
FUNDEP AMAAAAAAAA! essa exceção da atratividade da negação quando o verbo está no infinitivo! Estou fazendo uma bateria de questão aqui, já vi 3
-
O certo não seria "na tua frente"? Já que está se referindo à pessoa com quem fala e não a um terceiro?