SóProvas


ID
1434772
Banca
CETRO
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A demanda por recursos públicos é cada vez maior. A briga pela apropriação do “bolo” é quase uma guerra. Nas recentes manifestações públicas brasileiras, surgiram novas e diversas demandas, desde “passe livre”, saúde, educação, até melhorias do serviço público em geral. A resposta dos governantes é sempre a mesma: “Não há recurso público”. Mas será que não devem existir recursos suficientes para atender às demandas da sociedade?

Inicialmente, cabe dizer que a aplicação e a origem dos recursos públicos são sempre uma decisão política. Ao governo cabe dizer onde os recursos serão investidos, e isso também significa dizer onde não serão aplicados. Cabe igualmente ao governo dizer de onde e de quem os recursos serão retirados, e de quem não serão cobrados, ou seja, quem vai e quem não vai pagar a conta. E governo aqui deve ser lido em sua acepção mais ampla, envolvendo todo seu conjunto de instituições.

Trata-se, enfim, de uma opção política.

Uma alternativa para aumentar os recursos públicos disponíveis é fechar seus diversos ralos. No lado dos gastos e despesas, é necessário melhorar o controle e a gestão da coisa pública para evitar desvios com corrupção, além de melhorar a qualidade da alocação dos recursos. Já no lado dos ingressos, é urgente combater os buracos negros no campo tributário, que fazem que muitos recursos públicos deixem de ingressar nos cofres estatais.

HICKMAN, C. M. Le Monde Diplomatique Brasil, 02 set. 2013. Os ralos do dinheiro público no campo tributário. http://www.diplomatique.org.br/artigo.php?id=1484. Texto com adaptações.

Levando em consideração o 1º parágrafo do texto e as orientações da prescrição gramatical no que se refere a textos escritos na modalidade padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a)Ao substituir o verbo “surgir” pelo verbo “haver”, obter-se-á a flexão “houveram”, que mantém o sentido geral do texto, apesar de não ter o sentido exato do termo original. ERRADO - No contexto o verbo "haver" teria o sentido de existir, sua flexão ficaria então no singular.

     

     b)A flexão de “Nas recentes manifestações públicas brasileiras” no singular obrigaria a mudança na flexão do verbo “surgiram” também para o singular (“surgiu”). ERRADO - O verbo "surgir" está concordando com "novas e diversas demandas"  portanto deve permanecer no plural.

     

     c)O verbo “atender” pode ser substituído pelo equivalente “acolher”, sem que haja prejuízo para a correção gramatical ou para o sentido geral do trecho. ERRADO - Haveria prejuízo para o sentido geral do texto.

     

     d)A locução verbal “devem existir” pode ser substituída pela equivalente “deve haver”, sem que haja prejuízo para a correção gramatical ou para o sentido do trecho. CORRETO

     

     e)No fragmento: “desde ‘passe livre’, saúde, educação, até melhorias do serviço público”, as preposições destacadas podem ser substituídas, respectivamente, por “de” e “à”, sem prejuízo para a correção gramatical ou para o sentido do trecho. ERRADO - Poderia ser substituído por "de" e "a" (sem crase) visto que melhorias está no plural.

  • Nas locuções verbais, o verbo principal é sempre o último; os demais são verbos auxiliares. Se o verbo principal for impessoal (=sujeito inexistente), o verbo auxiliar fica no SINGULAR.

    “DEVE HAVER muitas pessoas na reunião.” (=devem existir)

    “PODERIA TER HAVIDO alguns incidentes.” (=poderiam ter ocorrido)

    “PODE HAVER várias especulações.”