SóProvas


ID
1510441
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

“ ________________________________ pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios no âmbito de suas respectivas atribuições, tem(têm) como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição.” (Adaptado)

Assinale a alternativa que preenche corretamente o espaço em branco, correspondente à espécie tributária de que trata o art. 77 do CTN.

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    Art. 77. As taxas cobradas pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, têm como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição.

  • TAXAS: Previsão no artigo 145, II da CF e 77 a 80 do CTN. Mas quem pode criar a taxa? Ela pode ser criada por qualquer ente federativo, temos uma competência comum => Ela pode ser criada pelo exercício regular do poder de polícia ou utilização efetiva ou potencial de serviço público específico e divisível.


    O primeiro caso é extraído do artigo 78 do CTN, ocorrendo quando o contribuinte necessita de autorização administrativa para realização de um direito, como ocorre na taxa de alvará. Para o pagamento da taxa referente ao poder de polícia, basta a presença de um órgão estruturado e em pleno funcionamento


    Um serviço público específico é aquele que se olha e verifica-se, exatamente, qual é o prestado. Para ser cobrada a taxa, tem que ser, também, divisível, quando é possível mensurar quanto cada contribuinte está se valendo do serviço.


    Na utilização potencial, o serviço foi colocado à disposição, não depende da utilização do contribuinte, como na taxa de coleta de lixo


    Conforme o artigo 145, §2º da CF, elas não podem ter base de cálculo idêntica aos impostos. Mas como fica a súmula vinculante 29? O que temos nessa súmula é interpretação do artigo citado, o que é vedado é a taxa ter a mesma base de cálculo, ter um ou mais elementos não possui empecilho.


    Artigo 77, parágrafo único do CTN – também não pode se basear com base no capital social de uma empresa


    O serviço tem que ser público, por isso em relação à agua e esgoto não se cobra taxa, por ser pessoa jurídica de direito privado, nesse caso, seria necessária a cobrança por meio de tarifa

  • Taxas

  • E há quem recebe pra fazer uma questão dessas! 

  • Aposto que essa é a última questão da prova, se não for a primeira. Já notei que é comum que provas de concurso terminem ou mesmo comecem com uma questão estupidamente fácil.

    Li em algum lugar que isso pode servir para avaliar a possibilidade de fraude... tipo, se a pessoa erra essa questão, não pode, em condições normais, acertar outras questões que tenham um nível de dificuldade normal.

  • Resposta correta. Letra "A". As taxas, devidos estas estarem intimamente ligadas aos entes publicos. 

  • Essa o Renato não quis nem responder.kkk

  • Sério que essa questão caiu em concurso?

  • LETRA A CORRETA 

    CTN

       Art. 77. As taxas cobradas pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, têm como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição.