SóProvas


ID
1546546
Banca
FCC
Órgão
MANAUSPREV
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

            Em 1936, Tomie Ohtake desembarcou no Brasil, vinda de Kyoto, no Japão. E quase 20 anos depois começou a pintar. Nos anos 70, teve um dos momentos mais prestigiosos de sua carreira, quando expôs suas gravuras na Bienal de Veneza de 1972, dividindo as paredes com artistas de renome. Segundo a análise de Miguel Chaia, “usufruir uma obra de Tomie Ohtake propicia uma dupla experiência - incita a reflexão, num movimento primordial de subjetivação, e estimula os sentidos, em direção às coisas externas do universo. Mais interessante ainda é que as obras desta artista antecipam, pela intuição artística, imagens do espaço cósmico obtidas por instrumentos de observação de alta tecnologia, como, por exemplo, o telescópio Hubble. A poética de recriação do cosmo pela artista, que para a sua elaboração prescinde da intencionalidade, e a crescente utilização de recursos tecnológicos para fotografar ou ilustrar pontos do universo formam um instigante material para aprofundar questões referentes à sincronicidade entre arte e ciência".

                                                     (Adaptado de: MESTIERI, Gabriel. Disponível em: entretenimento.
                                                uol.com.br
e CHAIA, Miguel. Disponível em: institutotomieohtake.org.br)


Atente para as afirmativas abaixo.

I. No segmento para aprofundar questões referentes à sincronicidade entre arte e ciência, o sinal indicativo de crase deverá ser suprimido caso se substitua o elemento sublinhado por “sincronização”.
II. Sem prejuízo para a correção e o sentido, o sinal de travessão pode ser substituído por dois-pontos no segmento “usufruir uma obra de Tomie Ohtake propicia uma dupla experiência – incita a reflexão...
III. O segmento sublinhado em que para a sua elaboração prescinde da intencionalidade pode ser isolado por vírgulas, sem prejuízo da correção.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

    I -  quem é referente é referente "a"  + palavra feminina "a" sincronização = à 

    II -  CORRETO , ":"  usado para uma explicação  ( JÁ MATA A QUESTÃO)

  • Cassiano, mas os pontos corretos são o II e III (gabarito letra E). 
    concordo com vc, mas não vi o erro do item III. 

    onde tá errado o item III, então??
  • Ele utilizou lógica:  I = Falso e II = Correto . A única alternativa que a II é correta, a letra E. Nem precisa procurar o erro na III.


  • A alternativa III não tem erro. Ela está correta.
    houve uma inversão da ordem direta: sujeito verbo, complemento. 

    A poética de recriação do cosmo pela artista, que (pronome relativo) para a sua elaboração prescinde da intencionalidade
    Como deveria ser: A poética de recriação do cosmo pela artista prescinde da intencionalidade para a sua elaboração.
    Logo, com o deslocamento de "para sua elaboração", que tem curta extensão, é facultado o uso de vírgulas.
  • GABARITO: Letra E

     

    Análise do item III: "O segmento sublinhado em que para a sua elaboração prescinde da intencionalidade pode ser isolado por vírgulas, sem prejuízo da correção".

     

    Pois bem...

     

    "A poética de recriação do cosmo pela artista, que para a sua elaboração prescinde da intencionalidade, e a crescente utilização de recursos tecnológicos..." (ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA EXPLICATIVA)

     

    Se tirar as vírgulas:

     

    "A poética de recriação do cosmo pela artista que para a sua elaboração prescinde da intencionalidade e a crescente utilização de recursos tecnológicos..." (seria ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA RESTRITIVA)

     

    MAS.............. pelo que entendi, parece que ela NÃO seria restritiva, pois a artista em questão já está apresentada de forma singularizada! Sendo assim, não causaria prejuízo pra correção!

    Apenas uma suposição, o que acham? Uma luz!!!!!!!!!!!!... alguém?

     

  • Mimi Balboa, vc está certa. Correção gramatical, tanto faz se é restritiva ou explicativa, a questão continua correta. Por outro lado, o sentido ficaria sim alterado, mas a questão não pediu sobre o sentido.

  • Por que o item I está errado?

  • Manoel Lima, é porque o sinal indicativo de crase Não deverá ser suprimida. 

    E o ítem diz que DEVERÁ ser suprimido. 

  • Já matei a questão sabendo as duas primeiras. Mas quanto a lll, o que entendo é que era pra isolar o termo 'para a sua elaboração'' ficando assim: , para a sua elaboração ,

    Só isolou o termo, não vi nada de mais!

    E se notarem no texto, antes do ''que'' já vem uma vírgula, ou seja ele é explicativo.

    A poética de recriação do cosmo pela artista, que para a sua elaboração prescinde da intencionalidade,