- ID
- 168808
- Banca
- TRT 8R
- Órgão
- TRT - 8ª Região (PA e AP)
- Ano
- 2005
- Provas
- Disciplina
- Direito Processual do Trabalho
- Assuntos
-
- Atos, termos e prazos processuais. Vícios dos atos processuais. Provas no processo do trabalho
- Audiência. Conciliação. Resposta do Réu. Razões Finais.
- Dissídio individual e dissídio coletivo
- Interpretação. Integração. Eficácia da norma processual no tempo e o espaço
- Nulidades e Aplicação no Processo Trabalhista
- Princípios do Direito Processual do Trabalho
- Teoria Geral do Processo do Trabalho
Marque a alternativa correta:
I - A teoria geral do direito processual é direcionada, de regra, pelas atividades que envolvem exercício de poder e sujeição. Como forma de obstar o exercício de poder arbitrário e ilegítimo, aplica-se a todos os ramos do direito processual, inclusive o trabalhista, o direito ao contraditório e ao devido procedimento legal.
II - Atos absolutamente nulos podem ter aparência de bons atos, com possibilidade de produzir a eficácia de ato jurídico, sendo forçoso sua declaração de invalidade pelo juiz, mesmo que jamais possa ser convalidado.
III - Está no princípio da conciliação, a finalidade primacial da Justiça Especializada Trabalhista. A proposta de conciliação em audiência, após o encerramento da instrução, é obrigatória, sob pena de nulidade dos atos anteriores e posteriores a esta.
IV - O processo do trabalho reveste-se de caráter nitidamente tutelar por ser instrumento de atuação das normas trabalhistas e respeita, dentre outros, os princípios da finalidade social, oralidade e celeridade.
V - O direito processual trabalhista originou-se da especialização do direito processual civil e ambos têm em comum os seguintes princípios: princípio do contraditório, princípio do duplo grau de jurisidição e princípio da capacidade postulatória das partes.