SóProvas


ID
1751863
Banca
FCC
Órgão
TRE-PB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o texto abaixo para responder à pergunta.

    O especialista em estudos visuais Josep Català, da Universitat Autònoma de Barcelona, defende que os jogos de videogame podem representar o grande suporte expressivo das próximas décadas.

O processo de multiplicação de imagens tende a deixar as pessoas menos imaginativas?
Josep Català − A princípio, pensava que a imagem detinha a imaginação na comparação com a literatura, porque aquele que lê pode imaginar, enquanto a imagem já oferece essa passagem feita. Agora já não vejo assim. A imagem não bloqueia a imaginação, pelo contrário: está cheia de impulsos e estímulos que projetam a imaginação para mais além. É possível ficar só com a superfície da imagem, até porque a imaginação é um procedimento que requer esforço. Penso, então, que há vários tipos de imagem, algumas mais imaginativas e outras que de certa forma fecham as portas.

A literatura foi fonte para modos de comportamento no século 19, tal e qual o cinema inspirou comportamentos culturais do século 20. Podemos antever um pouco os suportes que pautam nosso comportamento na chamada nova era?
Há um fenômeno bem concreto. O século 19 produziu um largo processo de letramento e o romance se converte no instrumento de socialização por excelência; o mesmo acontece com o cinema no século 20. Penso que, neste momento, os videogames estariam prestes a assumir esse posto. Existem a internet e as novas tecnologias, mas a mais capaz de incorporar a condição emocional e socializante da narrativa é o videogame.

Quais os indícios desse processo?
Por enquanto, um videogame dificilmente consegue igualar a complexidade de um livro ou de um filme, mas no início do cinema este também não era muito elaborado. Quando o cinema começou, se alguém dissesse que ali havia um novo parâmetro artístico, seria acusado de louco. E, no entanto, o cinema chegou num ponto em que é capaz de expressar a mesma complexidade de um grande romance.

É preciso então parar, com calma, e ver o videogame como forma simbólica – a possibilidade de criação de mundos imaginários e interface do jogador com esses mundos. A tendência é a de maior participação no mundo narrativo, de tal forma que a identificação, que se estabelecia de forma passiva, passe à forma ativa. Essa é a mudança que poderia haver, mas que ainda não se deu.

Como se estivéssemos esperando por um Chaplin dos videogames...
Sim. O exemplo de Chaplin é bom, porque Chaplin move as massas. Também temos que ver que esses novos meios não anulam os anteriores, mas vão se sobrepondo. Ler um livro, ver um filme e participar de um game são experiências distintas e até complementares.

Estamos vivendo a transição entre uma geração que cresceu com a televisão para uma geração que cresceu com internet. A tendência é que seja uma geração mais criativa?
Eu diria que sim. A geração da televisão é bastante passiva. Há reações ao que está acontecendo, mas também há uma passividade diante da crise. As novas tecnologias estão incentivando uma participação maior, mas que ainda não está bem desenvolvida. O potencial da internet como fonte de conhecimento ainda é pouco aproveitado.

(Adaptado de: LONGMAN, Gabriela. Entrevista [outubro, 2015]. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrissima/1547... enquanto-o-chaplin-dos-games-nao-vem.shtml. Acesso em: 13 out. 2015) 

E, no entanto, o cinema chegou num ponto em que é capaz de expressar...

Sem prejuízo da correção e do sentido, o elemento sublinhado acima pode ser substituído por: 

Alternativas
Comentários
  • Letra (e)


    Conjunção Coordenativa Adversativas: exprimem contraste, oposição, ressalva, compensação.

    As principais são: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto.

  • Conjunções que não escutamos, não lemos e não usamos, porém causam muitos prejuízos para os candidatos: Contanto: se, caso, desde que (condicional); Porquanto: na medida em que (causal); Conquanto: embora (concessão).

    Bons estudos!
  • CARA, VELHO, DECORA AS CONJUNÇÕES POR FAVOR.

    GAB.E

  • As mais cobradas pela FCC: 

         

    RESUMO.

                   CONCESSIVA:      AINDA QUE,  

                                              APESAR DE,

                                                POSTO QUE,

                                                A DESPEITO DE   =   EMBORA

                                              MESMO QUE

               

             ADVERSATIVA:      NÃO OBSTANTE,

                                                    MAS,

                                                    AINDA ASSIM

     

                CONSECUTIVA:          TANTO QUE,

                                                        TÃO

     

                ADITIVA:                BEM COMO,

                                                 NÃO  APENAS,

                                                TAMPOUCO =   TAMBÉM NÃO

     

                FINALIDADE:      para + verbo no infinitivo = finalidade

     .....................

     

    PORTANTO         =           CONCLUSÃO.   POR CONSEGUINTE, LOGO, ENFIM.

     

    PORQUANTO     =            CAUSA.  PORQUE,  UMA VEZ QUE, POIS, JÁ

    QUE     ****     "Se for possível substituir a oração por: "porque motivo", significa  uma causa’.

     

    CONQUANTO        =         CONCESSÃO. MESMO QUE,  AINDA QUE, APESAR DE, A DESPEITO DE, POSTO QUE,

    CONTANTO       =              CONDIÇÃO.  SE NÃO, QUANDO NÃO

     

       

  • - porquanto: Conjunção Sub. Causal = porque, visto que, já que / Conjunção Coord. Explicativa: = poque, que, pois (antes verbo)

    - em detrimento disso: Locução Prepositiva = em vez de

    - desse modo: Conjunção Coord. Conclusiva = logo, portanto, assim, por isso, em vista disso, etc.

    - embora: Conjunção Sub. Concessiva = apesar de, conquanto, não obstante, malgrado, etc.

    - todavia: Conjunção Coord. Adversativa: mas, porém, contudo, no entanto, entretanto, não obstante, etc.

    Fonte: Resumo pessoal

     

    CAMPANHA: Informe a FONTE COMPLETA de seus comentários:

    - Artigo com sua Lei

    - Livro com o autor, título, editora, ano, página.

    - Site com o endereço

    - Aula com número, curso, página.

  • CAMPANHA: Informe a FONTE COMPLETA de seus comentários:

    - Artigo com sua Lei

    - Livro com o autor, título, editora, ano, página.

    - Site com o endereço

    - Aula com número, curso, página.

  • Gabarito da questão: letra E)

    A) Porquanto = Explicativa

    B) Em detrimento disso = Consecutiva

    C) Desse modo = Conclusiva

    D) Embora = Concessiva

    E) Todavia = Adversativa

    Fé, força e foco! Somente os VENCEDORES vencem dores!!!!

  • Mas agora lascou mesmo! A pessoa já comenta por mera liberalidade, dividindo conhecimento com os colegas, a outra ainda quer bibliografia completa nos comentários! Vc q vá procurar a justificativa, ou então indique para comentário de professor. É cada uma...

  • GAB E

     

     

    Conjunção Coordenativa Adversativas: exprimem contraste, oposição, ressalva, compensação. 

    As principais são: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, senão...

  • Letra E.

     

    Saber das conjunções quase todo mundo já sabe, porém, as questões da FCC são mais astuciosas e requerem que nós voltemos ao texto para entender qual sentido aquela conjunção representa.

    "Quando o cinema começou, se alguém dissesse que ali havia um novo parâmetro artístico, seria acusado de louco. E, no entanto, o cinema chegou num ponto em que é capaz de expressar a mesma complexidade de um grande romance." - Percebe-se então uma ideia de adversidade.

  • mamão com açucar

  • MC. PESTE = ADVERSATIVA

     

    Mas

    Contudo

    Porém

    Entretanto

    Só que

    Todavia

    no Entanto

  • Gabarito letra E.

    “No entanto” é uma conjunção adversativa, assim como “todavia”.

    “Porquanto” é um conjunção explicativa ou causal, como “porque”; “em detrimento disso” e “embora” têm valor concessivo; “desse modo” tem valor conclusivo.

  • As Conjunções Coordenativas Adversativas: indicam essencialmente uma ideia de contraste, ressalva, realce do conteúdo da oração que introduz e etc. Essas conjunções são:

    mas, não obstante, porém, só que, contudo, senão (= mas sim), todavia, agora, entretanto, antes, no entanto ainda assim.

    (E)