-
A- O erro esta-creio eu-na virgula após o qual,separando o sujeito do verbo(este e o erro separar o sujeito do verbo)
B-Erro: publicassem.o certo seria publicasse
D-Quando tem UMA DAS for sujeito o verbo tem que concordar.FORAM.
E-Estou em duvida.Creio que BOA PARTE seja uma expressão aproximativa ,resultando em concordância com o substantivo (adolescência)-PASSA e nao PASSAM.
-
A - Vírgula após "o qual" e tempo verbal de "enfrentando" descorrelacionado;
B - Vírgula separando a Oração Subordinada: "publicassem Thomas Bernhard" e transitividade indireta do verbo apresentar;
C - Correta;
D - Falta do sinal indicativo de crase no pronome relativo "a qual" ( certo: à qual);
E - Concordância e correlação de tempo verbal do verbo "passar" errados ( certo: se passou).
-
E esse acento grave indicativo de crase no a antes do verbo procurar?
-
Ian Diniz, acredito que o acento grave no "à procura" justifica-se por tratar-se de uma locução adverbial.
-
Ian, "procura" nesse contexto está funcionando como substantivo e nao como verbo.
-
D) errado: "o qual" no lugar de "a qual" estaria certo, pois concorda com "o estudo da música". "o estudo da música o qual se dedicou com fervor".
Gab: C
-
-
O erro da letra D foi a falta do sinal indicativo de crase em "a qual".
Quem se dedica "se dedica a"...
como a expressão faz referencia a "paixões" (substantivo feminino) deveria ter vindo com acento grave indicando a junção dos dois artigos.
Um jeito fácil de perceber isso é trocar "paixão" por "trabalho" (substantivo masculino).
Dessa forma ficaria: Um dos trabalhos de Bernhard, ao qual se dedicou com fervor, foi...
Por isso o correto seria: Uma das paixões de Bernhard, à qual se dedicou com fervor, foi...
-
Na letra A, pra complementar os comentários anteriores, temos de cara um erro de concordância: "Na infância e na adolescência marcado por extremas dificuldades". Marcada ou marcadas estariam corretas.
-
Correções:
a) Na infância e na adolescência (com vírgula), marcado por extremas dificuldades, Bernhard foi criado pelo avô − o qual foi seu mestre e mentor para toda a vida − e enfrentando a miséria da guerra em Salzburgo.
b) Em 1978, o escritor Italo Calvino recomendou a uma editora italiana (sem vígula) que publicassem Thomas Bernhard, e lhe apresentou como o mais importante autor daquela época
c) Em Origem, Thomas Bernhard discorre sobre o período de sua formação em que, à procura de si mesmo, descobriu também a literatura. -> CORRETA
d) Uma das paixões de Bernhard, a qual se dedicou com fervor, foi o estudo da música, além de abandonar o ginásio para ser aprendiz de comerciante. - para mim tbm está correta ("Bernhard se dedicou com fervor a uma das paixões.." -> antes de artigo "uma" não tem crase.
e) Quando uma gripe mal curada degenerou numa grave doença pulmonar, À beira da morte, boa parte da adolescência de Bernhard se PASSA em hospitais e sanatórios.
-
a) Na infância e na adolescência marcadA(S) por extremas dificuldades, Bernhard foi criado pelo avô − o qual (sem vírgula) foi seu mestre e mentor para toda a vida − e enfrentando a miséria da guerra em Salzburgo.
b) Em 1978, o escritor Italo Calvino recomendou a uma editora italiana que (sem vírgula) publicassem Thomas Bernhard, e o apresentou como o mais importante autor daquela época.
c) Em Origem, Thomas Bernhard discorre sobre o período de sua formação em que, à procura de si mesmo, descobriu também a literatura. GABARITO- CORRETA
d) Uma das paixões de Bernhard, à qual se dedicou com fervor, foi o estudo da música, além de abandonar o ginásio para ser aprendiz de comerciante.
e) Quando uma gripe mal curada degenerou numa grave doença pulmonar, à beira da morte, boa parte da adolescência de Bernhard se passa em hospitais e sanatórios.
-
Essa é um tipo de questão em que a gente leva uns 15 minutos pra responder corretamente, muitos detalhes!!! Eu não enxerguei nem 10 % dos erros que o professor identificou porque me atentei apenas à estrutura física do texto, como estava organizado, ou seja, no uso da vírgula. Acertei por acidente, rs. Portanto, fica a dica: quando diz respeito à redação tem que se atentar a toda a SINTAXE.
Bons estudo!
-
Em que ( Retoma a pessoa ) Letra C , pois se refere a Thomas Bernhard .
-
Questão Top.
-
a) Na infância e na adolescência marcado por extremas dificuldades, Bernhard foi criado pelo avô − o qual, foi seu mestre e mentor para toda a vida − e enfrentando a miséria da guerra em Salzburgo. INCORRETA ESSA VIRGULA
b) Em 1978, o escritor Italo Calvino recomendou a uma editora italiana que, publicassem Thomas Bernhard, e lhe apresentou como o mais importante autor daquela época. PUBLICASSE
c)Em Origem, Thomas Bernhard discorre sobre o período de sua formação em que, à procura de si mesmo, descobriu também a literatura.
d) Uma das paixões de Bernhard, a qual se dedicou com fervor, foi o estudo da música, além de abandonar o ginásio para ser aprendiz de comerciante. O QUAL
e) Quando uma gripe mal curada degenerou numa grave doença pulmonar, a beira da morte, boa parte da adolescência de Bernhard se passam em hos-pitais e sanatórios. PASSA
-
Maria Estuda ( comentário de 20/09/2016), por favor ESTUDA mais!
Na letra d a expressão A QUAL concorda com UMA DAS PAIXÕES , nunca com o estudo da música, como você colocou, o erro está na falta de crase. A não ser que viesse assim: O estudo da música, uma das paixões de Bernhard, AO QUAL ( não O QUAL)... Quanto a letra b, o erro evidente é a virgula após o QUE. Se eu colocar a expressão no singular como você sugeriu, continua errado do mesmo jeito.
Apenas uma crítica construtiva para não induzir outros colegas ao erro e nem a você própria.
Bons estudos!
-
Marjory Baxter, seu comentario esta equivocado, e te explico o motivo:
"Uma das paixões de Bernhard, a qual se dedicou com fervor, foi o estudo da música..."
O pronome relativo retoma um termo antecedente com o qual mantem relaçoes de sentido. Portanto, "a qual" retoma "uma das paixoes". O pronome relativo nunca se refere à termo posterior/consequente como voce sugeriu.
O erro da alternativa reside no fato de o verbo "dedicar" ser VTI, e por consequencia pede a preposiçao "a"(quem se dedica, se dedica a...). Como o pronome relativo "a qual" ja tem artigo embutido, temos artigo + preposiçao = crase.
-
a) ERRADO. Na infância e na adolescência marcadas por extremas dificuldades, Bernhard foi criado pelo avô − o qual (sem vírgula) foi seu mestre e mentor para toda a vida − e enfrentou a miséria da guerra em Salzburgo.
b) ERRADO. Em 1978, o escritor Italo Calvino recomendou a uma editora italiana que, publicasse Thomas Bernhard, e o apresentou (VTD) como o mais importante autor daquela época.
c) CERTO. Em Origem, Thomas Bernhard discorre sobre o período de sua formação em que, à procura de si mesmo, descobriu também a literatura.
d) ERRADO. Uma das paixões de Bernhard, à qual se dedicou (VTI) com fervor, foi o estudo da música, além de abandonar o ginásio para ser aprendiz de comerciante.
e) ERRADO. Quando uma gripe mal curada degenerou uma grave doença pulmonar, à beira da morte, boa parte da adolescência de Bernhard se passou em hospitais e sanatórios.
-
Na alternativa C, o termo "a procura de si mesmo" não seria redundante?
-
Lembrem-se de que o verbo degenerar pode ser apenas intransitivo, transitivo indireto ou transitivo direto pronominal (degenerar-se). Desse modo, a regência na alternativa ''e'' está correta. Cuidado com comentários que estão colocando esse verbo como transivito direto!!! ;)
-
Chuva de comentários errados. Cuidado.
-
Não entendi por que o certo seria crase na letra D. "A qual" está concordando com "uma das".
se dedicou A UMA das paixões. Alguém pode me explicar?
-
a) Na infância e na adolescência marcado (marcada ou marcadas) por extremas dificuldades, Bernhard foi criado pelo avô − o qual, (depois de qualquer conectivo subordinativo, co caso pronome relativo, não pode haver vírgula) foi seu mestre e mentor para toda a vida − e enfrentando a miséria da guerra em Salzburgo.
b) Em 1978, o escritor Italo Calvino recomendou a uma editora italiana que,(Conjunção integrante. Logo, conjunção subordinativa. Não pode haver vírgula, a não ser que jaha termo intercalado.) publicassem Thomas Bernhard, e lhe (o - apresentar é um VTD. Não rege preposição. Então, não podemos associar o lhe a ele, mas sim o a, os, as.)apresentou como o mais importante autor daquela época.
c) Em Origem, Thomas Bernhard discorre sobre o período de sua formação em que, à procura de si mesmo, descobriu também a literatura.
d) Uma das paixões de Bernhard, a qual (à qual) se dedicou com fervor, foi o estudo da música, além de abandonar o ginásio para ser aprendiz de comerciante.
e) Quando uma gripe mal curada degenerou numa grave doença pulmonar, a beira da morte (à beira da morte - locução feminina que traz obrigatoriamente acento de crase), boa parte da adolescência de Bernhard se passam (passa) em hospitais e sanatórios.
Gabarito C
Fonte: Professor do QC.
-
a) Na infância e na adolescência marcado por extremas dificuldades, Bernhard foi criado pelo avô − o qual, foi seu mestre e mentor para toda a vida − e enfrentando a miséria da guerra em Salzburgo.
marcada/marcados, não tem vírgula depois de qualquer conectivo subordinativo.
b) Em 1978, o escritor Italo Calvino recomendou a uma editora italiana que, publicassem Thomas Bernhard, e lhe apresentou como o mais importante autor daquela época.
não tem vírgula depois de qualquer conectivo subordinativo, o apresentou no lugar de lhe (quem apresenta, apresenta alguém = apresenta algo)
c) Em Origem, Thomas Bernhard discorre sobre o período de sua formação em que, à procura de si mesmo, descobriu também a literatura.
d) Uma das paixões de Bernhard, a qual se dedicou com fervor, foi o estudo da música, além de abandonar o ginásio para ser aprendiz de comerciante.
Crase no à pq quem se dedica, se dedica a + artigo a = à qual se dedicou.
e) Quando uma gripe mal curada degenerou numa grave doença pulmonar, a beira da morte, boa parte da adolescência de Bernhard se passam em hos-pitais e sanatórios.
à beira da morte (tem crase, pois é loc. feminina) pode ser tbm ''na beira da morte.''
Gabarito C
Fonte: Professor do QC.
-
c) Em Origem, Thomas Bernhard discorre sobre o período de sua formação em que, à procura de si mesmo, descobriu também a literatura.
Em que: Preposição + Pronome Relativo. O pronome pode ser substituído por QUANDO , desde que haja ideia de tempo.
À procura de : Locução prepositiva feminina;
Lembrando que neste caso a crase é OBRIGATÓRIA.
-
Vixi, cada um falando uma coisa kkkkkkkkkkkk! Prefiro ficar no meu conceito mesmo!