-
Fazer o sentido de tempo corrido é verbo impessoal (conjuga-se na 3° pessoa de singular)
A humanidade (3° pessoa do singular)
-
gabarito B. Fazia e procurava, ambos os verbos conjugados no pretérito imperfeito
-
Gabarito: Letra D
-
Fazia, Chovia e Havia (3° pessoa de singular) ======Quando impessoais no sentido de existir, tempo, fenômenos da natureza.
-
Pretérito Imperfeito do Indicativo
Verbos terminados:
AVA IA INHA ERA IMPERFEITA
GAB LETRA D
-
Sem muitas elocubrações...
1° verbo:
Fazer e haver (tempo decorrido - sempre no singular) = elimina B e C
A questão pede pretérito então só pode ser Fazia ( A ou D), elimina E
2° Verbo:
Tenta está no singular e para manter o sentido e concordância ... Procurava tbm está no singular (humanidade procurava e não humanidade queriam)
Logo, correta letra D.
-
PROCURAVA NÃO ESTÁ NO SENTIDO CONSTANTE ?
O CERTO NÃO SERIA
A HUMANIDADE PROCURA ??
-
cleiton santos.
Procura está flexionado no presente - A humanidade (ela) procura.
O enunciado da questão pede a substituição por verbos flexionados no pretérito (letra d).
-
Tem-um minemônico excelente:
ERA ele que viNHA dando vaIA na PutINHA
-
Trecho a ser substituido: Há muitas e muitas décadas... A humidade tenta decifrar ....
Obs: Atente-se a duas coisas, o enunciado pede o tempo verbal "pretérito", então podemos considerar PI, PP, e P+QP.
a)Fazia-queriam----- Fazia correto, o problema é apenas QUERIAM, está no pretérito, mas perceba "A humanidade queriam...", olhe como soa estranho.
b)Fizeram-aguardava ----- Verbo fazer no sentido de tempo decorrido é impessoal, inclusive quando se econtra em uma locução. (porém aguardava está correto)
c)Fazem-pretenderam ----- Verbo fazer no sentido de tempo decorrido é impessoal. ( Pretenderam não concorda com "a humanidade")
d)Fazia-procurava ----- Perfeita, perceba que os dois verbos estão conjugados no mesmo tempo verbal e concordam com seus sujeitos.
e)Faz-buscara ------ Faz (pretérito perfeito), Buscara (pretérito + que perfeito)... pelos meus estudos eu percebi que dois tempos verbais não é culto, o correto seria "Buscou".
Existe um bizu que eu uso para descobrir o tempo verbal, não lembro quem me ensinou, ou se eu apenas aprendi com o tempo.
Eu uso um adverbio de tempo para descobrir, eles são :
PP = Ontem: Eu fiz, ele fez, nós fizemos
PI = Antigamente: Eu fazia, ele fazia, nós faziamos
P = Atualmente: Eu faço, ele faz, nós fazemos
FP = Futuramente: Eu farei, ele fará, nós faremos
Eu sei que só coloquei referências para verbos nos tempos do indicativo, mas já é de grande ajuda e com o tempo você poderá assimilar outros para maior entendimento. Lembre-se que é um bizu temporário, porque a ideia é que vc um dia não vai mais precisar dele e irá criar o seu próprio.
Deve haver erros no meu comentário, quem puder corrigi-los eu agradeceria.
-
Pretérito Imperfeito do Indicativo
(antigamente) Eu Fazia / Eu Procurava
-
Por não ler o enunciado corretamente, errei.
-
A questão exige conhecimento sobre flexão verbal. Os verbos destacados no trecho estão flexionados no presente do indicativo (há / tenta). O verbo haver é impessoal, porque indica tempo decorrido. Nesse caso, ele não tem sujeito e é flexionado na 3ª pessoa do singular.
O verbo fazer quando indica tempo decorrido também é impessoal. Sendo assim, a forma verbal deve ser flexionada na 3ª pessoa do singular no pretérito na primeira ocorrência.
A) Fazia – queriam.
Incorreto. A forma verbal fazia é correspondente à 3ª pessoa do singular (ele fazia) no pretérito imperfeito, contudo, a forma verbal queriam está flexionada na 3ª pessoa do plural (eles queriam). Para manter a concordância do verbo no enunciado, a flexão deve ser feita com a 3ª pessoa do singular (a humanidade tenta - ela tenta).
B) Fizeram – aguardava.
Incorreto. A forma verbal fizeram está flexionado no plural (eles fizeram). Como o verbo está empregado no sentido impessoal, ele deveria estar no singular. A forma verbal aguardava está flexionada no pretérito imperfeito, na 3ª pessoa do singular (ela aguardava).
C) Fazem – pretenderam.
Incorreto. O primeiro verbo (eles fazem) está flexionado no plural e no presente do indicativo. Sendo assim, essa alternativa pode ser excluída.
D) Fazia – procurava.
Correto. Como pontuado acima, a forma verbal fazia está flexionada no pretérito imperfeito na 3ª pessoa do singular. O segundo verbo - procurava - está flexionado no pretérito imperfeito (ele/ela procurava).
E) Faz – buscara.
Incorreto. A forma verbal faz pertence ao presente do indicativo. Como a questão busca uma equivalência com uma forma pretérita, essa opção pode ser descartada.
Gabarito da Professora: Letra D.