SóProvas


ID
2092291
Banca
IESES
Órgão
Potigás - RN
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito do Trabalho
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Entendo que as letra a e d estão corretas, segundo CF art. 7º, XXIX e Enunciado de S. n. 354 TST. 

    ???

     

  • Geisy, eu acredito que o erro da alternativa A seja a palavra "qualquer" em "qualquer verba decorrente do contrato de emprego.", pois até 2015, se não me engano, o prazo prescricional para o trabalhador cobrar do empregador os depósitos de FGTS não efetuados pela empresa era de 30 anos, e não de 5 anos, conforme sugere a alternativa.

    Achei esse link aqui que pode ajudar a esclarecer a dúvida:
    http://www.prolegis.com.br/prescricao-do-fgts-prazo-para-reclamar-diferencas-de-fgts-agora-e-de-05-anos-mas-prescricao-trintenaria-continua-valendo-para-valores-vencidos-antes-da-decisao-do-stf/

     

    Espero ter ajudado.

  • Também acho que o que deixou a A como errado foi o QUALQUER VERBA TRABALHISTA. 

     

    GABARITO ''A''

  • A CLT em seu artigo 11, parágrafo 1, estabelece que o prazo prescricional de 5 anos não se aplica às ações que tenham por objeto anotações para fins de prova junto à Previdência Social... Parece que essa é a alternativa errada por conta dessa exceção....

  • Súmula 364, I: Tem direito ao adicional de periculosidade o empregado exposto permanentemente ou que, de forma intermitente, sujeita-se a condições de risco. Indevido, apenas, quando o contato dá-se de forma eventual, assim considerado o fortuito, ou o que, sendo habitual, dá-se por tempo extremamente reduzido.

  • Sim, a A está errada. Por quê? Está incorreta porque não são todas as verbas trabalhistas que estão sujeitas à prescrição. Exemplo? Anotação na CTPS para fins da Previdência Social: trata-se de direito imprescritível.

  • Direito do Trabalho não é o meu forte, mas nesse caso qual seria a "verba trabalhista" pleiteada no pedido de anotação da CTPS?

    Acho que a alternativa ficou certa ao usar o termo "verba" ao invés de um termo mais amplo. Posso estar enganado, mas ao usar termo "verba trabalhista", a assertiva se limitou a pedidos de cunho econômico, o que não me parece ser o caso do pedido de anotação na CTPS.

    Um trabalhador pode requerer a anotação na CTPS, mas não conseguirá as verbas decorrentes da relação de emprego reconhecida com a anotação se essas verbas estiverem prescritas...

    Caso realmente não exista no direito do trabalho alguma "verba" trabalhista imprescritível, a afirmação estaria correta a meu ver.