SóProvas


ID
2102080
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.

    Há um comentário frequentemente encontrado nos meios de comunicação ou mesmo em conversas cotidianas: “O carnaval de hoje não é mais o mesmo. Transformou-se em um grande empreendimento turístico. Perdeu a autenticidade.” Em seu sentido amplo, esse comentário aplica-se a diversas modalidades de cultura popular: não só às festas, mas também ao artesanato, à música, à dança, à culinária. Pode ser expresso na forma de um lamento e de um incontido sentimento de nostalgia.

    Em outras palavras, circula de modo amplo e difuso em nosso cotidiano uma perspectiva sobre as culturas populares na qual estas são apresentadas sob o signo da perda. Supõe-se que elas conheceram em sua longa história um momento no qual teriam florescido na sua forma mais autêntica e próxima às expectativas daqueles que as produzem. Mas desde então, como consequência das transformações históricas e em especial da chamada modernização, essas formas socioculturais teriam cada vez mais perdido seus atributos definidores.

    Essa narrativa é seguramente poderosa e tem notável capacidade de convencimento. No entanto, um fantasma ronda os estudos sobre as culturas populares. Elas não desapareceram; continuam a existir e se reproduzir: festas regionais, como o bumba meu boi; as festas do Divino Espírito Santo; as festas de Reis; as inúmeras modalidades de música popular ou folclórica produzidas em diversas regiões do Brasil. Os exemplos podem se estender facilmente. O que importa assinalar, no entanto, é que essas formas de cultura popular continuam a ser produzidas no tempo presente e de modo criativo; e não parecem indicar, ao contrário do que se afirma obsessivamente, que estejam em processo de desaparecimento.

    O problema evidentemente não está na cultura popular, mas nas perspectivas que postulam sua existência arcaica e seu inevitável desaparecimento. Trata-se de um fantasma produzido pelos que se recusam a reconhecer que elas expressam visões de mundo diferentes.

    Muitas vezes, essas formas socioculturais estão associadas à oposição entre um mundo rural estável e harmônico e um mundo urbano industrializado e “inautêntico”. Contudo, pesquisas de antropologia social ou cultural já demonstraram que as culturas populares, estejam elas situadas no mundo rural ou nas grandes cidades, desempenham funções sociais e simbólicas fundamentais para sua persistência e reprodução. Desse modo, festas, artesanatos, lendas, formas musicais, dança, culinária articulam simbolicamente concepções coletivas de sociedade.

    As culturas populares não se constituem em agregados de traços culturais passíveis de serem inventariados. Elas consistem efetivamente em sistemas de práticas sociais. Os comentários usuais sobre uma suposta perda de autenticidade das culturas populares na atualidade esquecem que elas não são o espelho de nossas categorias e classificações; o que elas oferecem de mais interessante não é nem o testemunho de um passado remoto, nem a catástrofe de seu desaparecimento, mas invenções alternativas e atuais dos modos de estar no mundo.

(Adaptado de: GONÇALVES, José Reginaldo Santos. “Culturas populares: patrimônio e autenticidade”. In: Agenda brasileira: temas de uma sociedade em mudança. BOTELHO, André e SHWARCZ, Lilia Moritz (org.) São Paulo: Cia das Letras, 2011, p. 136-139)

No entanto, um fantasma ronda os estudos sobre as culturas populares. (3º parágrafo)
Sem prejuízo da correção e do sentido, o segmento sublinhado acima pode ser substituído por:

Alternativas
Comentários
  • No entanto - conjunção adversativa 

    Todavia - conjunção adversativa 

     

     

  • Nem parece fcc!

  • Gabarito "B"

    a) Concessiva

    b) Adversativa

    c) Concessiva

    d) Explicativa / Causal

    e) Conclusiva

    Bons estudos! Acreditar sempre!

  • Gabarito: B

     

    Mas, porém, contudo, entretanto, no entanto, todavia, etc

  •  

    ADVERSATIVA        =         IDEIA QUE     CONTRAPÕE, CONTRASTE, OPOSIÇÃO

     

    VIDE    Q673223   Q826460      Q514498       Q826494

     

    MAS =  E   (depende do contexto)

     

    PORÉM

    NÃO OBSTANTE

       

    AINDA ASSIM

     A NÃO SER

    SÓ   QUE

     

     SENÃO (DO CONTRÁRIO)

       MAS        =  QUE

     Ex.:     DIGA ISSO A OUTRA PESSOA, MAS  = QUE NÃO A MIM

                                                                  

     

     

     

     

  • Se tem uma coisa que vale a pena decorar em português são as conjunções. É trabalhoso! Mas depois que se decora, essas questões são rapidamente resolvidas.

  • Embora - concessiva - Subordinativa


    Todavia - adversativa - Coordenativa


    Conquanto - concessiva - Subordinativa


    Porquanto - causal - Subordinativa


    Assim - conclusiva - Coordenativa

  • Vamos lá...

    A- Embora

    Errado. Conjunção Subordinativa, sentido de contradizer: ainda que, mesmo que, se bem que, posto que, apesar de que, por mais que, por melhor que.

    B- Todavia

    Gabarito. Conjunção Coordenativa Adversativa, sentido de oposição, contradição: mas, porém, contudo, entretanto, no entanto.

    C- Conquanto

    Errado. Conjunção subordinativa concessiva, sentido de contradizer a oração principal: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto. 

    D- Porquanto

    Errado. Conjunção coordenativa explicativa, sentido de "razão, motivo: que, porque, assim, pois (quando vem antes do verbo), por conseguinte."

    E- Assim

    Errado. Conjunção coordenativa conclusiva: logo, por isso, pois (quando vem depois do verbo), portanto, por conseguinte.

    https://www.todamateria.com.br/conjuncao/