SóProvas


ID
2102083
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.

    Há um comentário frequentemente encontrado nos meios de comunicação ou mesmo em conversas cotidianas: “O carnaval de hoje não é mais o mesmo. Transformou-se em um grande empreendimento turístico. Perdeu a autenticidade.” Em seu sentido amplo, esse comentário aplica-se a diversas modalidades de cultura popular: não só às festas, mas também ao artesanato, à música, à dança, à culinária. Pode ser expresso na forma de um lamento e de um incontido sentimento de nostalgia.

    Em outras palavras, circula de modo amplo e difuso em nosso cotidiano uma perspectiva sobre as culturas populares na qual estas são apresentadas sob o signo da perda. Supõe-se que elas conheceram em sua longa história um momento no qual teriam florescido na sua forma mais autêntica e próxima às expectativas daqueles que as produzem. Mas desde então, como consequência das transformações históricas e em especial da chamada modernização, essas formas socioculturais teriam cada vez mais perdido seus atributos definidores.

    Essa narrativa é seguramente poderosa e tem notável capacidade de convencimento. No entanto, um fantasma ronda os estudos sobre as culturas populares. Elas não desapareceram; continuam a existir e se reproduzir: festas regionais, como o bumba meu boi; as festas do Divino Espírito Santo; as festas de Reis; as inúmeras modalidades de música popular ou folclórica produzidas em diversas regiões do Brasil. Os exemplos podem se estender facilmente. O que importa assinalar, no entanto, é que essas formas de cultura popular continuam a ser produzidas no tempo presente e de modo criativo; e não parecem indicar, ao contrário do que se afirma obsessivamente, que estejam em processo de desaparecimento.

    O problema evidentemente não está na cultura popular, mas nas perspectivas que postulam sua existência arcaica e seu inevitável desaparecimento. Trata-se de um fantasma produzido pelos que se recusam a reconhecer que elas expressam visões de mundo diferentes.

    Muitas vezes, essas formas socioculturais estão associadas à oposição entre um mundo rural estável e harmônico e um mundo urbano industrializado e “inautêntico”. Contudo, pesquisas de antropologia social ou cultural já demonstraram que as culturas populares, estejam elas situadas no mundo rural ou nas grandes cidades, desempenham funções sociais e simbólicas fundamentais para sua persistência e reprodução. Desse modo, festas, artesanatos, lendas, formas musicais, dança, culinária articulam simbolicamente concepções coletivas de sociedade.

    As culturas populares não se constituem em agregados de traços culturais passíveis de serem inventariados. Elas consistem efetivamente em sistemas de práticas sociais. Os comentários usuais sobre uma suposta perda de autenticidade das culturas populares na atualidade esquecem que elas não são o espelho de nossas categorias e classificações; o que elas oferecem de mais interessante não é nem o testemunho de um passado remoto, nem a catástrofe de seu desaparecimento, mas invenções alternativas e atuais dos modos de estar no mundo.

(Adaptado de: GONÇALVES, José Reginaldo Santos. “Culturas populares: patrimônio e autenticidade”. In: Agenda brasileira: temas de uma sociedade em mudança. BOTELHO, André e SHWARCZ, Lilia Moritz (org.) São Paulo: Cia das Letras, 2011, p. 136-139)

Desse modo, festas, artesanatos, lendas, formas musicais, dança, culinária articulam simbolicamente concepções coletivas de sociedade. (5º parágrafo)
Transpondo-se a frase acima para a voz passiva, a forma verbal resultante será:

Alternativas
Comentários
  • Levei em consideração o número de palavras no feminino, que são articuladas. 

     

     

  • ArtesanatOs são articuladAs? =/

    Gab: Alternativa B

  • concepções coletivas de sociedade são articuladas

  • Artesanatos......
  • de gênero diferentes: adjetivo concorda com o mais próximo ou fica no masculino plural.

    O carro e a bicicleta envenenada(os).

    O trabalho e as realizações conseguidas(os).

  • - Na voz passiva, o sujeito sofre a ação expressa pelo verbo.

    - Só pode ser formada a partir de VTD ou VTDI.

    - O objeto direto da voz ativa corresponderá sempre ao sujeito da passiva.

    - A voz passiva analítica é formada geralmente pelos auxiliares " ser/estar"+ particípio.

     

    Portanto ficaria: Concepções coletivas de sociedade são articuladas.....

  •  festas, artesanatos, lendas, formas musicais, dança, culinária articulam...concepções coletivas de sociedade.

    Concepções coletivas de sociedade são articuladas....pelas festas, artesanatos, lendas, formas musicais, dança, culinária.

  • Concepções coletivas são articuladas...

  • Desse modo, festas, artesanatos, lendas, formas musicais, dança, culinária articulam simbolicamente concepções coletivas de sociedade. (5º parágrafo)

    b) são articuladas.

    1. PRESENTE DO INDICATIVO

    2. CONCORDANDO COM CONCEPÇÕES COLETIVAS DE SOCIEDADE.

  • Voz Passiva: Objeto vira sujeito

    Desse modo, festas, artesanatos, lendas, formas musicais, dança, culinária articulam simbolicamente concepções coletivas de sociedade.

    Articulam: VTD

    Concepções coletivas da sociedade: OBJETO DIRETO

    LOGO: Concepções coletivas da sociedade SÃO articuladas

  • Pegadinha em relação ao gênero.

    "Desse modo, festas, artesanatos, lendas, formas musicais, dança, culinária articulam simbolicamente concepções coletivas de sociedade."

    Quem articula? "festas, artesanatos, lendas, formas musicais, dança, culinária..." Observe que esse trecho é o sujeito que vai virar agente da passiva.

    "Desse modo, concepções coletivas de sociedade SÃO ARTICULADAS simbolicamente por festas, artesanatos, lendas, formas musicais, dança, culinária.

    A conversão para passiva se dá no feminino porque se refere a "concepções coletivas de sociedade" e não a "festas, artesanatos, lendas, formas musicais, dança, culinária".

  • gabarito: b)

  • Artesanato palavra masculina não predomina nas demais ? ouseja, o certo seria são articuladOS ?

     

  • formas musicais ... SÃO ARTICULADAS ...

     

    TRANSFORMAR PARA A VOZ PASSIVA ANALÍTICA:          JÁ ELIMINAVA LETRA A

     

    REGRA:        ATIVA COM UM VERBO. NA PASSIVA VAI TER DOIS

     

    1°)      Contar os verbos. Ex: se na voz ativa tem 1 verbo, na voz passiva passará a ter 2 verbos;( verbo + particípio)

     

    2°)      Identificar o tempo e o modo ( são inalterados);

     

    3°)           Inverter os termos inicial e final

     

    Voz  ativa: "encontrei um amigo"
     

    Voz passiva: Um amigo foi encontrado

     

    **  NÃO ADMITEM TRANSPOSIÇÃO PARA A VOZ PASSIVA

     

     

    1)    verbos transitivos indiretos (regem preposição) exceção:    OBEDECER E DESOBEDECER.  

     

                             Quem Protesta, Protesta Contra algo/alguém.

     

    2)      verbos intransitivos (não pedem complementos)

     

    3)       verbos de ligação       ( ser , estar , ficar, continuar, voltar, andar, parecer , permanecer...)

     

         4) verbo IMPESSOAIS       (NÃO TEM SUJEITO):   HAVER (no sentido de existir) e verbos que expressem fenômenos da natureza.

  • Facilitando: eles articulam concepções.

    Concepções SÃO ARTICULADAS por eles.

    São deve estar no mesmo tempo de articulam (presente do indicativo ) mais particípio.

  • Marcela Ramos, comentário sobre "São articuladas" x "São articulados"

  • S P F verbo O P F

      

    S = sujeito

    P = plural

    F = feminino

    O = Objeto

    Ou seja, primeira letra.

      

    Inverta e o que é O vira S (cuidado com a inversão de F => M ou P => S).

      

    Na nossa questão, manteve-se igual após inversão = S P F verbo O P F. Só com isso já eliminam-se A, C, D.

      

    Verbo está indicando algo no presente, logo SÃO e não ERAM (passado).

      

    Sigamos na luta!!!

     

  • Galera, tomar cuidado, pois quando se passa a frase para a voz passiva, que nesse caso é a analítica, o objeto direto vai virar sujeito paciente e sendo assim o verbo terá que concordar com ele.

     

    No caso temos que o verbo é "articulam", então o que se deve ser feito depois de encontrar o verbo é descobrir seu objeto. Quem articula, articula algo, mas o quê? Articula concepções coletivas de sociedade (esse é o objeto).

     

    E agora deve-se transformar esse objeto em sujeito paciente e fazer o verbo concordar com ele. 

    Veja:

     

    Concepções coletivas da sociedade (Passou de objeto para sujeito paciente) SÃO ARTICULADAS pelas festas, artesanatos...

     

    A parte mais complicada é apenas descobrir em que tempo está o verbo, que no exemplo está no presente "articulam", e a passagem para a voz passiva também tem que mantê-lo no presente.

     

    Espero ter ajudado =)

  • Letra B.

    b) O objeto direto do verbo “articulam” é “concepções coletivas de sociedade”, cujo núcleo é “concepções”.

    A voz passiva analítica correta é “concepções... são articuladas” (para manter o presente do indicativo).

     

    Questão comentada pelo Prof. Elias Santana


     

  • GABARITO: LETRA B

    A voz passiva pode ser formada por dois processos: analítico e sintético.

    1- Voz Passiva Analítica

    Constrói-se da seguinte maneira: Verbo SER + particípio do verbo principal. Por exemplo:

    A escola será pintada.

    O trabalho é feito por ele.

    Obs. : o agente da passiva geralmente é acompanhado da preposição por, mas pode ocorrer a construção com a preposição de. Por exemplo:

    A casa ficou cercada de soldados.

    - A variação temporal é indicada pelo verbo auxiliar (SER), pois o particípio é invariável. Observe a transformação das frases seguintes:

    Ele fez o trabalho. (pretérito perfeito do indicativo)

    O trabalho foi feito por ele. (pretérito perfeito do indicativo)

    Ele faz o trabalho. (presente do indicativo)

    O trabalho é feito por ele. (presente do indicativo)

    Ele fará o trabalho. (futuro do presente)

    O trabalho será feito por ele. (futuro do presente)

    - Nas frases com locuções verbais, o verbo SER assume o mesmo tempo e modo do verbo principal da voz ativa. Observe a transformação da frase seguinte:

    O vento ia levando as folhas. (gerúndio)

    As folhas iam sendo levadas pelo vento. (gerúndio)

    Obs.: é menos frequente a construção da voz passiva analítica com outros verbos que podem eventualmente funcionar como auxiliares. Por exemplo:

    A moça ficou marcada pela doença.

    2- Voz Passiva Sintética

    A voz passiva sintética ou pronominal constrói-se com o verbo na 3ª pessoa, seguido do pronome apassivador SE. Por exemplo:

    Abriram-se as inscrições para o concurso.

    Destruiu-se o velho prédio da escola.

    Obs.: o agente não costuma vir expresso na voz passiva sintética.

    FONTE:SÓPORTUGUÊS.COM.BR