SóProvas


ID
2102086
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.

    Há um comentário frequentemente encontrado nos meios de comunicação ou mesmo em conversas cotidianas: “O carnaval de hoje não é mais o mesmo. Transformou-se em um grande empreendimento turístico. Perdeu a autenticidade.” Em seu sentido amplo, esse comentário aplica-se a diversas modalidades de cultura popular: não só às festas, mas também ao artesanato, à música, à dança, à culinária. Pode ser expresso na forma de um lamento e de um incontido sentimento de nostalgia.

    Em outras palavras, circula de modo amplo e difuso em nosso cotidiano uma perspectiva sobre as culturas populares na qual estas são apresentadas sob o signo da perda. Supõe-se que elas conheceram em sua longa história um momento no qual teriam florescido na sua forma mais autêntica e próxima às expectativas daqueles que as produzem. Mas desde então, como consequência das transformações históricas e em especial da chamada modernização, essas formas socioculturais teriam cada vez mais perdido seus atributos definidores.

    Essa narrativa é seguramente poderosa e tem notável capacidade de convencimento. No entanto, um fantasma ronda os estudos sobre as culturas populares. Elas não desapareceram; continuam a existir e se reproduzir: festas regionais, como o bumba meu boi; as festas do Divino Espírito Santo; as festas de Reis; as inúmeras modalidades de música popular ou folclórica produzidas em diversas regiões do Brasil. Os exemplos podem se estender facilmente. O que importa assinalar, no entanto, é que essas formas de cultura popular continuam a ser produzidas no tempo presente e de modo criativo; e não parecem indicar, ao contrário do que se afirma obsessivamente, que estejam em processo de desaparecimento.

    O problema evidentemente não está na cultura popular, mas nas perspectivas que postulam sua existência arcaica e seu inevitável desaparecimento. Trata-se de um fantasma produzido pelos que se recusam a reconhecer que elas expressam visões de mundo diferentes.

    Muitas vezes, essas formas socioculturais estão associadas à oposição entre um mundo rural estável e harmônico e um mundo urbano industrializado e “inautêntico”. Contudo, pesquisas de antropologia social ou cultural já demonstraram que as culturas populares, estejam elas situadas no mundo rural ou nas grandes cidades, desempenham funções sociais e simbólicas fundamentais para sua persistência e reprodução. Desse modo, festas, artesanatos, lendas, formas musicais, dança, culinária articulam simbolicamente concepções coletivas de sociedade.

    As culturas populares não se constituem em agregados de traços culturais passíveis de serem inventariados. Elas consistem efetivamente em sistemas de práticas sociais. Os comentários usuais sobre uma suposta perda de autenticidade das culturas populares na atualidade esquecem que elas não são o espelho de nossas categorias e classificações; o que elas oferecem de mais interessante não é nem o testemunho de um passado remoto, nem a catástrofe de seu desaparecimento, mas invenções alternativas e atuais dos modos de estar no mundo.

(Adaptado de: GONÇALVES, José Reginaldo Santos. “Culturas populares: patrimônio e autenticidade”. In: Agenda brasileira: temas de uma sociedade em mudança. BOTELHO, André e SHWARCZ, Lilia Moritz (org.) São Paulo: Cia das Letras, 2011, p. 136-139)

Alterando-se o elemento sublinhado pelo que se encontra entre parênteses, o verbo em destaque deverá ser flexionado em uma forma do plural em:

Alternativas
Comentários
  • a) Em outras palavras, circula de modo amplo e difuso em nosso cotidiano uma perspectiva sobre as culturas populares... (certos pontos de vista)

    QUEM CIRCULA = CERTOS PONTOS = CIRCULAM

     

    b) um comentário frequentemente encontrado nos meios de comunicação... (observações)

    HAVER = EXISTIR

    REGRA : SEMPRE NA TERCEIRA DO SINGULAR

     

    c)O problema evidentemente não está na cultura popular... (nas culturas populares)

    QUEM NÃO ESTÁ = O PROBLEMA

     

    d) Transformou-se em um grande empreendimento turístico. (projetos turísticos de grande porte)

    TRANFORMAR = VTI 

    SE = IIS = SEMPRE NA 3º P DO SINGULAR

     

    e) Pode ser expresso na forma de um lamento e de um incontido sentimento de nostalgia. (em variantes do luto)

    O NOVO COMPLEMENTO TEM PREPOSIÇÃO

  • O verbo concorda com o (núcleo do) sujeito. Único elemento sublinhado aí que é sujeito é uma perspectiva.

    (GABARITO: A)

     

    Bons estudos!

  • a) Em outras palavras, circula de modo amplo e difuso em nosso cotidiano uma perspectiva sobre as culturas populares...CORRETA!

        V.T.D. concorda com seu sujeito.

        Em outras palavras, circulam de modo amplo e difuso em nosso cotidiano certos pontos de vista sobre as culturas populares... >>

        Em outras palavras, certos pontos de vista sobre as culturas populares circulam de modo amplo e difuso em nosso cotidiano.

     

     b)  um comentário frequentemente encontrado nos meios de comunicação... 

         observaçoes frequentemente encontrado nos meios de comunicação... Invariável. Verbo "haver" com sentido de existir é impessoal.

     

     c) O problema evidentemente não está na cultura popular...

         O problema evidentemente não está nas culturas populares... Verbo de ligaçao "estar" concorda com o sujeito, "o problema".

     

     d) Transformou-se em um grande empreendimento turístico

         Transformou-se em projetos turísticos de grande porte. O verbo "tranformar" aqui age somente como V.T.I., com sentido de "alterar-se", "modificar-se", pois está na forma pronominal, junto ao índice"SE", que indetermina o sujeito, ficando invariável.

     

     e) Pode ser expresso na forma de um lamento e de um incontido sentimento de nostalgia.

        Pode ser expresso em variantes do luto e de um incontido sentimento de nostalgia. Aqui a locuçao verbal "pode ser expresso", é invariável, pois está atuando como V.I., na forma pronominal com sentido de "exprimir-se", pois os complementos verbais (adjuntos adverbiais de modo) de ambas as oraçoes, sao seguidos de preposiçoes "na" (em + a) e "em". Pode ser expresso como?= na forma de um lamento e de... / em variantes do luto e de...

  • a)  Em outras palavras, circula de modo amplo e difuso em nosso cotidiano uma perspectiva sobre as culturas populares... (certos pontos de vista)   ( CORRETO )

     

    b) um comentário frequentemente encontrado nos meios de comunicação... (observações)   (ERRADO) OBS.  O verbo haver no sentido de existir, ocorrer e acontecer é impessoal, logo tem que ficar no singular.

     

    c)  O problema evidentemente não está na cultura popular... (nas culturas populares)     (ERRADO) OBS.  O sujeito do verbo é "o problema", logo não mudará a concordância.

     

    d)  Transformou-se em um grande empreendimento turístico. (projetos turísticos de grande porte)     (ERRADO) OBS.  O verbo "trasnformar" é VTI, logo o "SE" é PIS Partícula de indeterminação do sujeito.

     

    e)  Pode ser expresso na forma de um lamento e de um incontido sentimento de nostalgia. (em variantes do luto)     (ERRADO) OBS.  O termo sublinado é o complemento, logo não mudará a concordancia, ficará no singular. Sujeito não pode ter preposição antes dele.

  • resposta letra A

     Em outras palavras, circulam de modo amplo e difuso em nosso cotidiano certos pontos de vista sobre as culturas populares.

  • PONTOS DE VISTA = núcleo do sujeito 

    CERTOS = adjunto adnominal 

     

    Assim, o verbo deverá acompanhar o núcleo do sujeito. Não é o caso de sujeito construído com expressão partitiva seguida de nome no plural, isso é de ser ressaltado! Por exemplo: Grande parte dos jogadores.

     

     

     

     

    Abraço e bons estudos.

  • Professor, boa noite.

    Não entendi onde esta o erro da letra d.

    d) Transformou-se em um grande empreendimento turístico