A ênfase na estrutura e nas tarefas da Abordagem Clássica foi substituída pela ênfase nas pessoas. A natureza do ser humano como ‘’homo social’’ substituiu a concepção de ‘’homo economicus’’ , ou seja, quando as pessoas são motivadas e incentivadas por apenas por estímulos financeiros.
Através de experiências coordenadas por Elton Mayo e realizadas a partir de 1927 na fábrica ‘’Westerm Electric Company’’, foi permitido o delineamento dos princípios básicos da Abordagem Humanista da Administração.
Mayo defendia que a conduta do homem na sociedade é determinada basicamente pela tradição. Essa tradição leva o homem a um comportamento positivo e ele apenas se encontraria a felicidade se percebesse que estava cooperando com as outras pessoas, ou seja, integrando e contribuindo para os objetivos individuais aos coletivos. Os administradores industriais perceberam que deveriam organizar essa cooperação, pois os operários apenas cooperam quando aceitam os objetivos da administração.
Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/teoria-das-relacoes-humanas-o-trabalho-de-elton-mayo/95476/#ixzz4nbAhkHdo
A) GABARITO
B) A Teoria Estruturalista foi a primeira a enfatizar a estrutura organizacional, segundo a qual a empresa desempenha as funções técnicas, administrativas, comerciais, contábeis, de segurança e financeiras.
====> Quem estabeleceu as funções básicas da administração foi Ford na Teoria Clássica, onde a função administrativa coordena e sincroniza as demais.
C) Nascida com Max Weber, a Teoria Comportamental trata da primeira abordagem humanística. Para ela, as empresas devem ser vistas como sistemas de decisão em que as pessoas percebem, sentem, decidem e agem apresentando diferentes comportamentos conforme as situações com que se deparam.
====> O principal autor da Teoria Comportamental foi Simon.
D) Estudando todas as escolas de TGA, é possível inferir que todas ofereceram uma significativa contribuição sob o ponto de vista científico. Contudo, o mesmo não se pode confirmar na prática do mundo corporativo contemporâneo, visto que a dinâmica do progresso torna-as obsoletas e impraticáveis.
E) Os quatro princípios da Administração Científica de Fayol são: princípio da qualidade, princípio da exceção, princípio da competência e o princípio da competitividade.
Os quatro princípios da Administração Científica de Taylor são: Planejamento; Preparo; Controle e Execução.