SóProvas


ID
2225626
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considerando que o trecho a seguir seja o início de um memorando escrito para o Reitor de uma universidade pública, solicitado pelo Diretor de um campus da mesma instituição, identifique a alternativa que apresenta o(s) problema(s) na redação do documento.

Ao Senhor Reitor

(...)

Venho, por meio deste, solicitar vosso comparecimento à reunião-geral que ocorrerá no próximo dia 23 de setembro, às 14 horas, neste campus. Abordarei questões referentes ao processo 34/2016, sobre o qual eu já havia lhe informado. Ficarei imensamente honrado se puder contar com vossa presença. Seguem os pontos principais de discussão, que abordarei juntamente com a equipe desta reitoria:

(...)

Alternativas
Comentários
  • O vocativo correto é "Magnífico Reitor".

     

  • conforme exposto no MRPR 

    Vossa Magnificência, empregada por força da tradição, em comunicações dirigidas a "REITORES" de universidade. Corresponde-lhe o Vocativo:

    Magnífico Reitor,

    (...)

  • Quais os erros na D e E?

  • "sobre o qual eu já havia lhe informado"  Não é marca de impessoalidade.

    O vocativo correto é "Magnífico Reitor".

     

  • Ainda acho que é a D...

  • Item D: A vírgula do trecho "Seguem os pontos principais de discussão, que abordarei juntamente com a equipe desta reitoria: "  foi empregada incorretamente, porém isso não compremete a compreensão da mensagem.

  • Além do erro no vocativo, há uma mistura nos pronomes. 

  • Acredito que seja hipotese de usar uma carta, não o memorando, visto que é um convite... Daí o excesso de pessoalidade...

  • Outra coisa: memorando não tem vocativo.

  • GABARITO E

     

    Vossa Alteza--------------------príncipes, duques

    Vossa Eminência--------------cardeais

    Vossa Reverendíssima------sacerdotes e bispos

    Vossa Excelência-------------altas autoridades e oficiais-generais

    Vossa Magnificência---------reitores de universidades

    Vossa Majestade--------------reis e rainhas

    Vossa Majestade Imperial--------Imperadores

    Vossa Santidade---------------Papa

    Vossa Senhoria----------------tratamento cerimonioso

    Vossa Onipotência---------------Deus

  • GABARITO E

     

     

    MEMORANDO é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.

     

      Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.

     

      Sua característica principal é a agilidade. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões, e permitindo que se historie o andamento da matéria tratada no memorando.

     

     

    bons estudos

  • Gabarito : E


    Conforme o MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA


    1. O que é Redação Oficial

           Em uma frase, pode-se dizer que redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. Interessa-nos tratá-la do ponto de vista do Poder Executivo.

           A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Fundamentalmente esses atributos decorrem da Constituição, que dispõe, no artigo 37: "A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)". Sendo a publicidade e a impessoalidade princípios fundamentais de toda administração pública, claro está que devem igualmente nortear a elaboração dos atos e comunicações oficiais.


    Sendo assim:


    O texto não se atém à característica da impessoalidade, importante em documentos oficiais, e o emprego do pronome de tratamento Senhor não está adequado ao destinatário do memorando.


     Ao Senhor Reitor


    Venho, por meio deste, solicitar vosso comparecimento à reunião-geral que ocorrerá no próximo dia 23 de setembro, às 14 horas, neste campus. Abordarei questões referentes ao processo 34/2016, sobre o qual eu já havia lhe informado. Ficarei imensamente honrado se puder contar com vossa presença. Seguem os pontos principais de discussão, que abordarei juntamente com a equipe desta reitoria:



    Vossa Alteza ----> Príncipe, duque

    Vossa Eminência ----> Cardeal

    Vossa Reverendíssima ----> Sacerdote e bispo

    Vossa Excelência ----> Alta autoridade e oficial-general


    Vossa Magnificência ----> Reitor (de universidade)

    Vossa Majestade ----> Rei e Rainha

    Vossa Majestade Imperial ----> Imperador


    Vossa Santidade ----> Papa

    Vossa Senhoria ----> tratamento cerimonioso


    Vossa Onipotência ----> Deus


  • Letra E.

    Deus é Soberano !!!

  • o pronome de tratamento Vossa Magnificência ou V.Mag.ª deverá ser utilizado em tratamentos cerimoniosos e respeitosos a reitores de Universidades

  • Lembrando que o Padrão ofício sofreu alteração ainda em 2019 e o memorando não existe mais nas comunicações oficiais.