SóProvas


ID
2366221
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
ALGÁS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

As orações que compõem o período: “Disciplina é liberdade; compaixão é fortaleza; ter bondade é ter coragem.” são

Alternativas
Comentários
  • gabarito 

    d) coordenadas assindéticas. 

  • Gabarito D.

    Orações Coordenadas Assindéticas e Sindéticas
    Falarei agora de dois tipos de orações coordenadas: as assindéticas e as sindéticas. Não há mistério algum nisso, beleza?
    As assindéticas são justapostas (ou seja, postas uma ao lado da outra), não iniciadas por síndeto (= conjunção)! Adivinha quais são as sindéticas? Ora, são as iniciadas por síndeto (conjunção).
    Vejamos as assindéticas e as sindéticas:
    “Sou um gigolô das palavras, vivo às suas custas e tenho com elas exemplar conduta de um cáften profissional; abuso delas... maltrato-as, sem dúvida, e jamais me deixo dominar por elas; não me meto na sua vida particular, não me interessa seu passado, suas origens, sua família...” (Luís Fernando Veríssimo)
    Percebeu que nenhuma assindética (em azul) é iniciada por conjunção coordenativa? O contrário não é verdadeiro, ou seja, as sindéticas (em preto) são SEMPRE iniciadas por conjunção coordenativa (no caso, a conjunção e).
    É bom dizer também que as orações assindéticas normalmente mantêm uma relação semântica entre si, por isso é que muitas vezes as conjunções são usadas para explicitar o sentido que há entre as orações coordenadas assindéticas. Por exemplo, em “Todos estavam muito atrasados, não deram a mínima para isso.”, as orações assindéticas mantêm uma relação de oposição. É por isso que podemos explicitar esta relação semântica por meio de um síndeto, uma conjunção, tornando a segunda oração sindética: “Todos estavam muito atrasados, porém não deram a mínima para isso.”.
    Vamos ver mais sistematicamente as orações coordenadas sindéticas agora.
    Dica de amigo do peito: Procure decorar as conjunções coordenativas, que você já vai ter mais do que meio caminho andado na hora de resolver essas questões. Quando eu, Pestana, quero resolver uma questão de orações coordenadas, vou em busca das conjunções coordenativas, pois elas sinalizam o valor semântico e a relação sintática de coordenação. Saiba também que, atualmente, os concursos mais sofisticados estão menos preocupados com a nomenclatura das orações e mais preocupados com a relação entre as orações (seja de coordenação, seja de subordinação).

     

    PESTANA (2013)

  • Primeiro verifiquei se dá pra compreender as orações separadas .

     Disciplina é liberdade;         /       compaixão é fortaleza;               /        ter bondade é ter coragem.

    Como dá pra compreender, são coordenadas. Não dependem da outra pra entendermos.

    O próximo passo é verificar se há conjunção. As sindéticas são ligadas por conjunção. (e, mas, ou, logo, etc.). Como não tem conjunção, são assindéticas.

    D) Coordenadas assindéticas.

  • Sem Muito BLA BLA BLA.


    Para saber DE UMA VEZ POR TODAS se é uma COORDENADA ou SUBORDINADA, basta APENAS olhar para a frase e procurar ALGUMA PREPOSIÇÃO. Existe? Subordinada! Não existe? Coordenada.


    Extra: Para saber se é ASSINDETICA ou SINDETICA, basta APENAS olhara para frase e procurar ALGUM CONECTIVO. Existe? Sindética! Não existe? Assindética"


    GAB D.

  • questão anulável, pois há a preseça de uma oração subordinada substantiva predicativa

    ter bondade é TER CORAGEM.

    ter bondade é ISSO

    ao meu ver questão anulável, visto que também existe uma oração subordinada na composição do período.

  • coordenadas assindéticas

  • A questão quer saber a classificação das orações no período “Disciplina é liberdade; compaixão é fortaleza; ter bondade é ter coragem.”. Perceba que essas orações são independentes e estão ligadas umas às outras sem conjunções, apenas por ponto e vírgula. Vejamos:

    A subordinadas adjetivas.

    Orações Subordinadas Adjetivas: têm o valor e a função próprios do adjetivo. São iniciadas por pronomes relativos: que, o qual (e variações), onde, quem, cujo (e variações). Podem ser: explicativas e restritivas. 

    B coordenadas sindéticas.

    Oração coordenada sindética: ligada às outras por meio de conjunção. São cinco: aditiva, adversativa, alternativa, conclusiva ou explicativa. 

    Ex.: Estudou muito, logo passará no concurso

    C subordinadas adverbiais.

    Orações Subordinadas Adverbiais: funcionam como adjuntos adverbiais da oração principal. Aparecem introduzidas por conjunções adverbiais. Sua classificação é feita conforme o sentido da circunstância adverbial que expressam. Podem ser: temporais, proporcionais, finais, causais, consecutivas, conformativas, condicionais, comparativas e concessivas. 

    D coordenadas assindéticas.

    Oração coordenada assindética: ligada às outras sem conjunção. No lugar da conjunção aparece vírgula, ponto e vírgula ou dois pontos. 

    Ex.: Ela almoçou tranquila, pegou o carro, foi fazer a prova

    E subordinadas substantivas.

    Orações Subordinadas Substantivas: têm as funções sintáticas próprias do substantivo (complementos verbais, complemento nominal, sujeito...) e são introduzidas por conjunções subordinativas integrantes (geralmente "que" e "se"). Podem ser: objetiva direta, objetiva indireta, completiva nominal, predicativa, apositiva ou subjetiva. 

    Gabarito: Letra D

  • questão anulável, pois há a preseça de uma oração subordinada substantiva predicativa

    ter bondade é TER CORAGEM.

    ter bondade é ISSO

    ao meu ver questão anulável, visto que também existe uma oração subordinada na composição do período.

    A questão não é anulável, pede se para analizar o período, e as orações no período em sí se relacionam coodernadamente sem preposição nem conjunção. portanto coordenadas assindéticas.

  • Assindéticas - SEM CONJUNÇÃO

    sindética - COM CONJUNÇÃO