SóProvas


ID
2379859
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 6
Os gêneros do discurso
A competência sociocomunicativa dos falantes/ ouvintes leva-os à detecção do que é adequado ou inadequado em cada uma das práticas sociais. Essa competência leva ainda à diferenciação de determinados gêneros de textos, como saber se se está perante uma anedota, um poema, um enigma, uma explicação, uma conversa telefônica etc. Há o conhecimento, pelo menos intuitivo, de estratégias de construção e interpretação de um texto. A competência textual de um falante permite-lhe, ainda, averiguar se em um texto predominam sequências de caráter narrativo, descritivo, expositivo e/ou argumentativo.
O contato com os textos da vida quotidiana exercita a nossa capacidade metatextual para a construção e intelecção de textos.
Bakhtin [1953] (1992, p. 179) escreve:
Todas as esferas da atividade humana, por mais variadas que sejam, estão relacionadas com a utilização da língua. Não é de surpreender que o caráter e os modos dessa utilização sejam tão variados como as próprias esferas da atividade humana [...]. O enunciado reflete as condições específicas e as finalidades de cada uma dessas esferas, não só por seu conteúdo temático e por seu estilo verbal, ou seja, pela seleção operada nos recursos da língua - recursos lexicais, fraseológicos e gramaticais - mas também, e sobretudo, por sua construção composicional.
KOCH, Ingedore G. Villaça. Desvendando os segredos do texto. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2003. p. 53-54.

Considere o trecho extraído do texto 6.
"Todas as esferas da atividade humana, por mais variadas que sejam, estão relacionadas com a utilização da língua. Não é de surpreender que o caráter e os modos dessa utilização sejam tão variados como as próprias esferas da atividade humana [...]. O enunciado reflete as condições específicas e as finalidades de cada uma dessas esferas, não só por seu conteúdo temático e por seu estilo verbal, ou seja, pela seleção operada nos recursos da língua - recursos lexicais, fraseológicos e gramaticais - mas também, e sobretudo, por sua construção composicional."
Em relação aos aspectos linguísticos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Para o cargo, é uma questão fácil.

  • Vemos como correta a alternativa "e". 
    É possível a substituição de "dessa" e "dessas" por "da" e "das", respectivamente, visto que os pronomes demonstrativos e os artigos definidos são determinantes que compartilham os mesmos contextos sintáticos e textual-discursivos.

    "– As (= aquelas) que ficam na frente da sala são normalmente discriminadas, já os (=aqueles) do “fundão” são os carismáticos, sendo meninos ou meninas. A verdade é que uma turma só é boa se seus componentes também o (isso = bons) forem."  Pg 329, http://www.mktgen.com.br/MET/ELSEVIER/9788535270976_SUM.pdf 

    "O artigo pode ter valor de pronome demonstrativo (este, esse, aquele) para indicar que algo está próximo do falante e/ou algo é conhecido do ouvinte: – Finalmente o prefeito prometeu investir na (= nesta, = naquela) região." Pg 331, http://www.mktgen.com.br/MET/ELSEVIER/9788535270976_SUM.pdf 

     

     

     

  • A) A preposição "por'; nas quatro ocorrências sublinhadas no texto, tem valor causal

    por 

    preposição

    1. Designativa de várias relações: modo (ex.: por força), causa (ex.: por doença), meio (ex.: por terra ou por água), tempo (ex.: por um ano), etc.

    "por", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013,

    Todas as esferas da atividade humana, por (sentido = modo) mais variadas que sejam, estão relacionadas com a utilização da língua. Não é de surpreender que o caráter e os modos dessa utilização sejam tão variados como as próprias esferas da atividade humana [...]. O enunciado reflete as condições específicas e as finalidades de cada uma dessas esferas, não só por (sentido = meio) seu conteúdo temático e por (sentido = meio) seu estilo verbal, ou seja, pela seleção operada nos recursos da língua - recursos lexicais, fraseológicos e gramaticais - mas também, e sobretudo, por (sentido = meio) sua construção composicional." Em relação aos aspectos linguísticos, assinale a alternativa correta.

    B) O escopo do constituinte introduzido por "ou seja" recai sobre "por seu conteúdo temático e por seu estilo verbal".

    Recai sobre "pela seleção operada nos recursos da língua".

    C) O segmento "que o caráter e os modos [...] da atividade humana" é uma oração subordinada substantiva subjetiva.

    Correta.

    D) "Ou seja" é um operador argumentativo que, no texto acima, redefine o ato de fala precedente.

    Não redefine, somente explica.

    E) possível a substituição de "dessa" e "dessas" por "da" e "das", respectivamente, visto que os pronomes demonstrativos e os artigos definidos são determinantes que compartilham os mesmos contextos sintáticos e textual-discursivos.

    Já explicada pelos colegas.

    Fontes pesquisadas

      [consultado em 02-04-2019].

    Erros, comuniquem no privado!

  • a) Errada. A preposição por tem valor de meio nas duas ultimas ocorrências. A dica é verificar o sentido do termo que vem após ela e/ou encaixar o valor semântico diretamente na frase. Em sua primeira ocorrência, o seu valor é de modo.

    b) errada. Ou seja recai sobre "pela seleção operada nos recursos da língua";

    c) correta. Ao ser substituída por isto e vindo após um verbo em forma nominal (surpreender, infinitivo), vê-se que a função desempenhada pelo segmento é de oração subordinada substantiva subjetiva;

    d) errada. Ou seja não redefine, não muda significado mas apenas reafirma e explica;

    e) errada.