A) A administração por objetivos estabelece meios para atingir os fins. Uma vez estabelecidos os objetivos da organização, os chefes estabelecem os objetivos para cada subordinado. A avaliação tem base em critérios objetivos dos resultados atingidos, sem considerar as condições de trabalho.
====> A administração por objetivo é decorrência da Teoria Neoclássica, sendo essa uma releitura da Teoria Clássica. Desde a Teoria Clássica as condições de trabalho eram consideradas, nesse caso, limitando-se às condições físicas do trabalho.
B) A valorização do elemento humano nas organizações surgiu a partir da Escola das Relações Humanas. O trabalho básico do administrador é lidar com pessoas: manter sua equipe sob pressão para a obtenção de resultados, seguindo os padrões da divisão do trabalho.
===> Nas Escola das Relações Humanas foram introduzidos os conceitos de liderança, motivação e comunicação, focalizando a organização informal. O administrador buscava a lealdade e compromisso das pessoas para alcançar os resultados.
C) GABARITO
D) A administração por objetivos estabelece meios para atingir os fins. Uma vez determinados os objetivos da organização, os chefes estabelecem os objetivos para cada subordinado, a partir das condições de cada ambiente.
E) O modelo burocrático de organização pressupõe previsibilidade no comportamento dos seus membros. Para tal, estabelece a divisão de tarefas, com supervisão direta, unicidade de comando e adequação das normas ao ambiente.
====> No modelo burocrático prevalecia a ideia de sistema fechado, tendo como ênfase apenas na estrutura.
Foi somente na Teoria Estruturalista que a organização começou a ser considerado como um sistema aberto, tendo essa Teoria ênfase na estrutura, pessoas e ambiente. No entanto a ideia de sistema aberto ainda é limitado, restringindo-se a ideia de Sociedade das organizações.