SóProvas


ID
2471524
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Serviço Social de casos individuais faz parte de uma metodologia tradicional com profunda influência no Serviço Social no âmbito da Justiça da Infância e da Juventude, mesmo após o Movimento de Reconceituação da profissão. Constituído por três etapas – estudo, diagnóstico e tratamento –, a abordagem individual foi adotada desde o momento de implementação do Serviço Social nos chamados Juizados de Menores. Sob a influência da Doutrina Social da Igreja Católica ou mesmo vinculando-se à visão de mundo do profissional, as técnicas para estudo, diagnóstico e tratamento tinham por base o Serviço Social norte-americano. Nos dias atuais, como suporte fundamental para a aplicação de medidas judiciais previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei n°8.069/1990, o Serviço Social Judiciário utiliza-se

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E 

    O Estudo Social, a Perícia Social, o Laudo e o Parecer Social fazem parte de uma metodologia de trabalho de domínio específio e exclusivo do Assistente Social. Na área do Judiciário, o Assistente Social, Necessita saber de especificidades e particularidades do meio institucional, como em qualquer área que atue. A CF/88, no artigo 227, exigiu uma lei específica que o regulamentasse, possibilitando a implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n° 8069, de 13 de julho de 1990). O ECA ampliou as fronteiras do campo profissional, impulsionando o reconhecimento institucional do papel do assistente social judiciário, não apenas como responsável pela elaboração do estudo social, mas também com aspectos de intervenção junto à família e à sociedade local (conselhos tutelares, instituições, entre outros) através de mediações, conciliações, orientações e encaminhamentos. Através do domínio dos meios a serem utilizados o profissional constrói o estudo social, “ou seja, constrói um saber a respeito da população usuária dos serviços judiciários. Vale ressaltar que o que é solicitado ao Assistente Social não é o conhecimento jurídico,ou a interpretação da lei, mas  o conhecimento específico do Serviço Social de forma que sua apresentação, por meio do Estudo Social, contribuia para a justa aplicação da lei.

    (FÀVERO, 2006)

  • O estudo social é um processo metodológico específico do Serviço Social, que tem por finalidade conhecer com profundidade, e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social, objeto da intervenção profissional – especialmente nos seus aspectos socioeconômicos e culturais (FÁVERO, 2004: p.42-43).