-
Gabarito - E
"Graças a esse comércio transforma seu saber em capital, e as novidades que encontra na leitura de textos, em moeda de troca."
a) Mantendo-se a correção gramatical, o segmento que encontra pode ser substituído por “encontrado”.
→ Errado, não caberia particípio na oração.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
b) O emprego da vírgula colocada imediatamente após capital se justifica por separar sujeitos de orações diferentes.
→ Errado, o emprego da vírgula é justificado pela elípse do verbo "transformar".
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
c) A flexão do verbo “encontrar” se deve ao termo “comércio”.
→ Errado, a flexão do verbo "encontrar" se deve ao sujeito oculto "ele" (o filósofo).
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
d) Sem prejuízo para a correção e o sentido, o segmento Graças a... pode ser substituído por “Decorrente a”.
→ Errado, acredito que com a troca dos termos haveria uma mudança na semântica da oração. Pois "decorrente" tem uma idéia de "resultante". Ex.: Isto é decorrente do que aconteceu ontem". Já o termo "graças a" equivale a "devido a". Ex.: Graças a Deus estou vivo".
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
e) O segmento em moeda de troca é complemento do verbo “transformar”.
→ Correto, pois há um verbo elíptico (transformar) antes do termo "em moedade de troca", esse verbo elíptico está sendo marcado pela vírgula antes do termo, que é obrigatória.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Confira o meu material gratuito > https://drive.google.com/drive/folders/1sSk7DGBaen4Bgo-p8cwh_hhINxeKL_UV?usp=sharing
-
Na E, em moeda de troca seria o predicativo do objeto ? Porque o que completa o verbo transforma sao as novidades q se encontra..., n compreendi
-
Gabarito E
Graças a esse comércio transforma seu saber em capital, e as novidades que encontra na leitura de textos, em moeda de troca.
Verbo Transformar - Transitivo Direto e Indireto
transforma seu saber em capital
O.D O.I
transforma as novidades que encontra na leitura de textos, em moeda de troca
O.D O.I
erros me avisem ;)
-
graças a esse comércio, (o filósofo) transforma seu saber em capital, e (ele - o filósofo - TRANSFORMA) as novidas que (ele) encontra, na leitura de textos, em modas de troca.
Gab. E
-
Não Larissa.."em moeda de troca é objeto indireto".
-
Graças a esse comércio transforma, em moeda de troca, seu saber em capital, e as novidades que encontra na leitura de textos. (3° parágrafo)
-
Acho que tentar fazer uma reescrita da frase seria o melhor caminho para encontrar a resposta.
Graças a esse comércio transforma seu saber em capital em moeda de troca e as novidades que encontra na leitura de textos
Transformar : VTDI (
Seu saber: OD // Em moeda de troca: OI
as novidades: OD de transformar, ou talvez - oração subordinada objetiva direta (neste ponto, tenho menos certeza ainda rsrs)
Outra reescrita: Graças a esse comércio transforma seu saber capital em moeda de troca .....
obs: essa prova foi muito difícil, tb não era por menos..... Pela concorrência que é SP, ou seja, as provas do TRT 15 e 02 não seram diferentes...
-
Com todos os termos explícitos, a frase ficaria assim:
Graças a esse comércio, o filósofo transforma seu saber em capital, e o filósofo transforma as novidades que encontra na leitura de textos em moeda de troca.
Questão muuuuito difícil. Demorei horrores e não acertei. Só depois de ler os comentários que entendi.
-
Perfeito a sua reescrita Milene C.
-
Marquei a B, achando que depois de Capital era um adjunto adverbial.
-
Para que serve a primeira virgula na alternativa B?
-
Graças a esse comércio transforma( verbo bitransitivo) seu saber(OD) em capital(OI), e as novidades que encontra na leitura de textos(OD), em moeda de troca.(OI)
quem transforma, transforma alguma coisa em algo.
GAB E
-
Derrapei direto na letra B.
-
Letra E. Caso de zeugma: a vírgula está substituindo um verbo (transforma) já mencionado, portanto, o termo é complemento de transforma.
-
Soraya Lapini
Serve para separar orações, mas não sujeitos das orações
-
Resposta: E
Fonte: Prof Fabiano Sales
a) ERRADA. O segmento "que encontra" relaciona-se ao nome "novidades", flexionado no plural. Portanto, sua substituição seria adequada por "encontradas", feminino plural.
b) ERRADA. A vírgula após "capital" foi empregada por razões estilísticas, com a finalidade de realçar/destacar o trecho "e as novidades (...) leitura de textos".
c) ERRADA. Os verbos "transformar" e "encontrar" estão flexionados na terceira pessoa do singular para concordar com o termo "filósofo", núcleo do sujeito "o filósofo", mencionado no início do terceiro parágrafo.
d) ERRADA. A locução prepositiva "graças a" tem valor de causalidade, sendo equivalente às expressões "devido a", "por causa de".
e) CERTA. O verbo "transformar" é transitivo direto e indireto, sendo o sintagma "seu saber natural" o O.D. e o constituinte sintático "em moeda de troca" seu O.I.
------------
Pessoal ativem a notificação, INDICAR PARA COMENTÁRIO, vamos aproveitar, quanto mais vídeos explicados pelos professores melhor será para todos.
-
meia hora tentando colocar na ordem direta, mas deu... questão boa
-
USO DA VÍRGULA PARA SEPARAR SUJEITOS
A vírgula antes da conjunção "e" só tem vez se dois requisitos estiverem presentes:
a conjunção "e" deve ligar orações com sujeitos diferentes; a falta da vírgula pode conduzir a uma leitura ambígua.
A vocação do Brasil é a produção de alimentos e() os setores do agronegócio estão organizados para produzir e preservar. - Sem a vírgula separando os sujeitos.
No exemplo, a vírgula é necessária para deixar claro que "os setores do agronegócio" são o sujeito da segunda oração, e não objeto direto da primeira. Sem a vírgula, uma primeira leitura poderia ser "A vocação do Brasil é a produção de alimentos e os setores do agronegócio".
Para evitar a ambiguidade, a vírgula é obrigatória:
A vocação do Brasil é a produção de alimentos(,) e os setores do agronegócio estão organizados para produzir e preservar.
https://www12.senado.leg.br/manualdecomunicacao/redacao-e-estilo/estilo/virgula-antes-da-conjuncao-e
-
fcc é dificil
-
não acredito que essa questão seja de nível médio.
-
FCC tá igual a FGV, uma verdadeira M.....
-
Questão mal-elaborada, porque é obrigatória a vírgula após "comércio". Se não houver, ele se torna sujeito do verbo transforma.
-
-
Sono,deixe-me.
-
cadê o "r" na palavra transformar?
-
A FCC tem explorado bastante questões sobre o sujeito oculto: vejam essa cobrada no TRT SP Q917200
-
Em questões como essas, é importante retomar ao texto. Errei por esse motivo.
-
Nem me toquei que era bitransitivo...muita coisa pra analisar em uma alternativa que fica fácil esquecer kkkk
-
Comentário da Milene C
Com todos os termos explícitos, a frase ficaria assim:
Graças a esse comércio, o filósofo transforma seu saber em capital, e o filósofo transforma as novidades que encontra na leitura de textos em moeda de troca.
--------
Complementando o comentário dela, acredito que a vírgula tenha sido usada para assinalar a supressão do verbo 'transforma'.
-
zeugma
-
Muitas pessoas falando que a primeira vírgula da B é uma elipse: ERRADO!
A primeira vírgula serve para separar objetos de orações diferentes; e a segunda vírgula, para isso que acabei de fazer: é a chamada vírgula vicária de ZEUGMA que serve para marcar a supressão do verbo!