Em resumo, durante a fase de planejamento não se determinam as conclusões, mas sim durante/após a fase de execução. É evidente que é possível estabelecermos metas e prioridades na matriz de planejamento, mas não é correto afirmar que as conclusões serão estabelecidas e categorizadas nessa etapa.
Apenas para complementar, pergunte-se: "Como é possível categorizar (dar prioridade/visibilidade) a algo que ainda não foi encontrado? Com o que irei comparar?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
Fonte - Manual de Auditoria Operacional do TCU
Planejamento
-> Análise preliminar do objeto auditado
-> Definição do objetivo e do escopo da auditoria
-> Tipos de questão de auditoria
-> Especificação dos critérios de auditoria
-> Elaboração/Validação da Matriz de Planejamento
Uma vez definidos o problema e as questões de auditoria, a equipe deverá elaborar a matriz de planejamento. Trata-se de quadro resumo das informações relevantes do planejamento de uma
O propósito da matriz de planejamento é auxiliar a elaboração conceitual do trabalho e a orientação da equipe na fase de execução. É uma ferramenta de auditoria que torna o planejamento mais sistemático e dirigido, facilitando a comunicação de decisões sobre metodologia e auxiliando a condução dos trabalhos de campo. A matriz de planejamento é um instrumento flexível e o seu conteúdo pode ser atualizado ou modificado pela equipe à medida que o trabalho de auditoria progride.
Execução
-> Achado de auditoria
-> Evidências
-> Desenvolvimento dos trabalhos de campo
-> Análise dos dados coletados
Durante os trabalhos de campo, a equipe obtém grande quantidade de dados, que devem ser organizados, separados e analisados.
O estágio final da análise de dados consiste em combinar os resultados obtidos de diferentes fontes.
-> Elaboração/Validação da Matriz de Achados
As constatações e informações obtidas durante a execução da auditoria, bem como as propostas de conclusões, recomendações e determinações, são registradas na matriz de achados.
A matriz de achados é instrumento útil para subsidiar e nortear a elaboração do relatório de auditoria, porque permite reunir, de forma estruturada, os principais elementos que constituirão os capítulos centrais do relatório. A matriz propicia compreensão homogênea dos achados e seus elementos constitutivos pelos integrantes da equipe de auditoria e demais interessados.