- 
                                Realmente acabei me confundindo. 
                            
- 
                                Quando um cliente assina uma encomenda, para muitos vendedores termina o seu serviço, pelo menos desta visita. Puro engano, pois aí começa o verdadeiro serviço, que é no PREparo da próxima venda. Favor não confundir com pós-venda, que vêm depois de uma venda em si e pode ser controlada por um departamento específico, como pelo próprio vendedor.
 
 Por mais simples que seja o seu sistema ou software de vendas, um grande vendedor pode armazenar dados (que se transformarão em informações) sobre o seu cliente como:
 - Dados do cliente em si (o que comercializa, de quem compra, como compra)dados do comprador (pessoais, manias, gostos e defeitos)
 - Dados dos formadores de opiniões (balconistas, gestores de stock, repositores)
 - Dados da região em que o cliente está estabelecido (litoral, metropolitana, agrícola)
 - Dados sobre as últimas compras feitas- dados sobre os últimos pedidos perdidos (preços, prazos, stock, desorganização, por não ter uma pré e uma pós-venda na empresa)
 - Dados sobre os cenários que estão a ser projectados (agora no Alentejo é tempo de seca; portanto há grande procura sobre bombas de sucção e perfuração d’água, de caixas ou reservatórios d’água, de adubos devido à terra árida e seca, etc.)
 - Dados sobre os costumes e épocas vindouras e cruzá-los com os produtos que já vendeu e que sua empresa fabrica/comercializa, fazendo uma pré-concepção do que seus clientes podem comprar
 - Dados sobre a sua concorrência (quem são, quantos são, como actuam)
- 
                                Meu Deus, quanto mais estudo, mais percebo que não SEI NADA de atendimento.
 que materia mais complicada. É bem melhor estudar matemática financeira..é mais OBJETIVA, pelo menos para mim...
 :-(
 :-(
 :-(
- 
                                A) AIDA é uma tecnica de venda e não uma etapa de venda como é o caso da pré-abordagem.
 
 B) CORRETA (2ª etapa Pré-abordagem: Conhecer profundamente o cliente, o que o cliente está interessado em possuir).
 
 C) 1ª etapa (Prospecção e qualificação: identificação de clientes potenciais).
 
 D) 6ª etapa (Fechamento: Saber identificar o momento certo de fechar a compra com o cliente.
 
 E) 7ª etapa (Acompanhamento e manutenção: Assegurar a satisfação do cliente e de novos negócios).
 
 
 Etapas: Prospecção e qualificação, Pré-Abordagem, Abordagem, Apresentação e Demonstração, Superação de Objeções, Fechamento, Acompanhamento e manutenção.
- 
                                Vamos lá.. Prospecção - buscas saber quem são os clientes em potencial  Pré-Abordagem - Buscar conhecer a respeito desses clientes garimpados na prospecção Abordagem - Primiero contato com o cliente, primeiro tenta-se criar uma conexão Apresentação/Demonstração - Aqui sim,. apresenta-se o produto ao cliente Superação de Objeções - Tenta-se sanar duvidas e superar as objeções impostas pelo cliente Fechamento - "...então senhor... vamos fechar negócio? o senhor pode realizar o pagamento ali no balcão"  Pós-venda - Procura-se um feedback do cliente.. saber sua satisfação 
- 
                                PROSPECÇÃO - é saber quem/quantos tem recursos $$
 
 PRÉ-ABORDAGEM - é saber sobre os clientes e de que precisam. 
- 
                                Fiz um resumo sobre etapas de vendas com base nas últimas questões da CESGRANRIO (juntei vários conceitos, inclusive aproveitei alguns comentários feitos no qconcursos: ETAPAS DE VENDAS:   PRÉ-VENDA
 1 - ENTENDER O PRODUTO/SERVIÇO: os vendedores precisam aumentar seus conhecimentos acerca dos produtos/serviços comercializados. Existe uma escala a ser respeitada quando o assunto é estratégia para atingir objetivos em vendas. Primeiramente, o vendedor precisa dominar os produtos/serviços que comercializa.
 2 - PROSPECÇÃO E QUALIFICAÇÃO: segmentar os clientes potenciais (prospects: são possíveis clientes para um vendedor ou uma empresa comercial) para definir a melhor estratégia empregada na venda.
 3 - PRÉ-ABORDAGEM: busca entender as necessidades e desejos dos clientes (de acordo com a segmentação da etapa anterior) para que os produtos/serviços da organização sejam apresentados da forma mais eficiente possível para os clientes.
   VENDA:
 4 - ABORDAGEM: é importante causar um impacto positivo, com uma abertura agradável e cordial. Maneira de interagir e perceber o cliente.
 5 - APRESENTAÇÃO E DEMONSTRAÇÃO:
 AIDA: Atenção ao cliente, Interesse (do cliente - que deve ser mantido - realizando a abertura da venda para dizer ao cliente os objetivos da visita, explicar porque ele deve tomar parte na visita, estabelecer um clima receptivo à continuidade da visita), Desejo (buscar criá-lo no cliente demonstrando os benefícios dos produtos baseado nas necessidades do cliente) e Ação (que é o incentivo para que o cliente tome a ação de fechar uma compra - é o fechamento do pedido de venda).
 6 - SUPERAÇÃO DE OBJEÇÕES: O vendedor precisa treinar ampla e profundamente suas habilidades de negociação. Momento para esclarecer as preocupações, expectativas e exigências do cliente, não deixando margem para dúvidas.
 7 - FECHAMENTO: Identificar ações físicas, declarações ou comentários dos compradores que sinalizem a hora do fechamento (sinais de compra). Identificar o momento correto (feeling).
   PÓS-VENDA
 8 - ACOMPANHAMENTO E MANUTENÇÃO: garantia e assistência, pesquisa de satisfação, SAC, instalação técnica, cursos de uso e manuseio...
 
 
- 
                                Incrível como as questões se repetem com abordagens diferentes, muito bom saber disso!! Vamos treinar pessoal!! 
- 
                                Mas olha, o cara tá na agencia olhando as coisas e vem falar comigo que sou o atendente, daí ele começa a falar sobre o seu interesse. Então eu vou parar a conversa com ele para "aprender sobre a empresa ou outros consumidores que se constituem em clientes potenciais"? Mas desde quando uma pessoa vai fazer isso, qdo o cliente está na frente dele? Essa foi de matar. - Se eu tivesse neste treinamento, eu parava tudo da hora, acabava com o treinamento e contratava outro consultor. Ma vá... Conhecer profundamente o cliente sobre seus interesses tá de bom tamanho, mas parar para saber sobre outros consumidores, na hora que o cara está na minha frente? Como eu faço isso? Peraí, tô conversando com o cliente, dai eu interrompo ele e grito para o cliente que está sendo atendido na outra mesa: "O amigo, ele aqui gosta do CDB e você? Qual gosta?". Ma vá... 
- 
                                a QUESTÃO ESTÁ FORMULADA DE UM MODO QUE ME FEZ ENTENDER QUE O CLIENTE ESTÁ NO SALÃO DE VENDAS E QUE EU PRECISO USAR DE UMA TÉCNICA PARA ABORDÁ-LO	 OU SEJA, A PRÉ-ABORDAGEM QUE fRIEDMAN CHAMA DE TÉCNICA 180 GRAUS OU TAMBÉM 360 GRAUS. eU OBSERVO O CLIENTE, ARRUMO ALGUM OBRJETO DE MODO A TER UMA DESCULPA PARA FALAR COM ELE E FAÇO UM COMENTÁRIO QUALQUER, ESSA JÁ SERIA  A TÉCNICA DA ABORDAGEM, DEPOIS VIRIA O QUEBRA-GELO, A SONDAGEM E O C.V.B.A, REALMENTE ENTENDI DE OUTRA FORMA A QUESTÃO 
- 
                                1º Prospecção/Qualificação: ü Prospecção: identificação de clientes potencias ü Qualificação: seleção dos clientes com maior potencial de lucro>tem necessidade>tem> como pagar>tem vontade de conhecer     2º pré-abordagem/pré-venda ü coleta de dados e informação > a organização >os produtos/serviços >clientes/concorrentes/mercado ü plano de venda     3º Abordagem ü conato inicial ü causar uma boa impressão e despertar o interesse      4º apresentação e demonstração ü apresenta a oferta e os benefícios ü demonstrar o produto/serviço     5ºsuperação de objeções ü responder as perguntas     6º fechamento ü realização da venda     7º pós venda/acompanhamento e manutenção ü realizar o acampamento após o fechamento ü prestar assistência ao cliente reduzir as preocupações dos clientes