SóProvas


ID
2944783
Banca
UFRRJ
Órgão
UFRRJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

E estando Afonso Lopez, nosso piloto, em um daqueles navios pequenos, foi, por mandado do Capitão, por ser homem vivo e destro para isso, meter-se logo no esquife a sondar o porto dentro. E tomou dois daqueles homens da terra que estavam numa almadia: mancebos e de bons corpos. Um deles trazia um arco, e seis ou sete setas. E na praia andavam muitos com seus arcos e setas; mas não os aproveitou. Logo, já de noite, levou-os à Capitaina, onde foram recebidos com muito prazer e festa. A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem fazem mais caso de encobrir ou deixa de encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara. Acerca disso são de grande inocência. (...) O Capitão, quando eles vieram, estava sentado em uma cadeira, aos pés uma alcatifa por estrado; e bem vestido, com um colar de ouro, mui grande, ao pescoço. E Sancho de Tovar, e Simão de Miranda, e Nicolau Coelho, e Aires Corrêa, e nós outros que aqui na nau com ele íamos, sentados no chão, nessa alcatifa. Acenderam-se tochas. E eles entraram. Mas nem sinal de cortesia fizeram, nem de falar ao Capitão; nem a alguém.

A Carta de Pero Vaz de Caminha. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ua000283.pdf Acesso em 10/03/2019. (Fragmento com adaptações) 

Em “E tomou dois daqueles homens da terra que estavam numa almadia: mancebos e de bons corpos. Um deles trazia um arco, e seis ou sete setas. E na praia andavam muitos com seus arcos e setas; mas não os aproveitou. Logo, já de noite, levou-os à Capitaina, onde foram recebidos com muito prazer e festa.”, os pronomes sublinhados funcionam como

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    Em “E tomou dois daqueles homens da terra que estavam numa almadia: mancebos e de bons corpos. Um deles trazia um arco, e seis ou sete setas. E na praia andavam muitos com seus arcos e setas; mas não os aproveitou. Logo, já de noite, levou-os à Capitaina, onde foram recebidos com muito prazer e festa.”

    >>> aproveitou algo (verbo transitivo direto) os (equivale a "eles"), sendo o objeto direto.

    >>> levou algo (verbo transitivo direto) os (equivale a "eles"), sendo o objeto direto.

    Força, guerreiros(as)!!

    .

  • " ... mas não os aproveitou."

    (o verbo "aproveitar" é VTD e, assim, exige um complemento não preposicionado, objeto direto);

     

    " ... logo, já de noite, levou-os ..."

    (o verbo "levar", nesse caso, é VTD e, assim, exige um complemento não preposicionado, objeto direto);

     

    Os termos "os" em destaque são pronomes oblíquos e sempre exercem função de objeto direto. Sempre! Mas não condundam pronome oblíquo "os" com artigo definido "os". O termo "os" será objeto direto somente se for pronome oblíquo.

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: D

  • Dica: os pronomes oblíquos "o, a, os, as (e as variantes lo, la, los, las, no, na, nos, nas)" são objetos diretos - alguns poucos casos são sujeitos de verbo no infinitivo. Os pronomes "lhe, lhes" cumprem papel de objeto indireto, complemento nominal (quando completar o sentido de um adjetivo, advérbio ou substantivo abstrato paciente) ou adjunto adnominal (quando indicar posse). Os pronomes oblíquos "me, te, se, nos, vos" podem ser objeto direto ou indireto, depende do caso.

    Obs: É bom sempre fazer uma análise do verbo e sua transitividade (como os colegas fizeram). Mas isso já facilita.

  • Para que ficou em dúvida:

    "Objeto Direto O objeto direto é um termo que estabelece uma relação sintática com um verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto, complementando seu sentido. Normalmente o objeto direto é o alvo da ação verbal e não vem preposicionado"

    somando com um adicional:

    Objeto direto x Sujeito

    "Normalmente a distinção se torna complicadinha porque as provas trabalham o sujeito depois do verbo, para dar a impressão de que se trata de um objeto e vice-versa. Para fazer a distinção entre objeto direto e sujeito, saiba que o objeto direto pode ser passado para a voz passiva (analítica), tornando-se sujeito. Entenda melhor: – Já começaram os jogos da seleção. (sujeito) – Ignoraram os jogos da seleção. (objeto direto) Note que é totalmente possível passar a segunda frase para a voz passiva analítica (Os jogos da seleção foram ignorados.), em que o objeto direto os jogos da seleção vira sujeito. Esta é a “prova dos noves” para saber se é um objeto direto. "

    Fonte: Fernando Pestana

    #Nãodesista!

  • Geralmente essas terminações A/O/OS/AS são objetos diretos, enquanto que LHE/LHES sempre são objeto indireto.

  • levar alguém a alguma coisa

  • o a os as exercem função de OD

    lhe lhes exercem função de OI