Gabarito do Professor:
Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017) defendem que os profissionais
de marketing não devem apenas focar na venda de produtos, mas em estimular a
defesa da marca pelos clientes e o engajamento. Esses autores afirmam que:
- a utilização de aplicativos para dispositivos móveis enriquece
a experiência digital, visto que por meio destes, os usuários podem pesquisar
prontamente informações sobre produtos e serviços e tomar decisões de compra em
qualquer lugar e a qualquer momento.
- é essencial recorrer ao CRM social, um sistema de gestão
de relacionamento voltado para o cliente e iniciado por este por meio de
consultas nas mídias sociais; ignora o horário comercial, raramente pode ser
automatizado e envolve diálogos permanentes entre as marcas e os consumidores,
e entres estes e suas comunidades.
- é necessário explorar a gamificação, conceito ligado a
programas de fidelidade e a comunidades online, baseado no incentivo a alcançar
metas mais altas e em ser reconhecido por suas realizações.
Vamos analisar as alternativas:
A)
Errado. Atrair as
subculturas digitais é uma sugestão dada pelos autores aos profissionais de
marketing, mas não é que os três métodos mencionados no enunciado visam.
B)
Errado. Mapear todos os
possíveis pontos de contato dos consumidores com a marca e integrá-los em uma
estratégia onicanal é uma sugestão dos autores aos profissionais de marketing,
mas não é que os três métodos mencionados no enunciado visam.
C)
Certo. Aumentar o
engajamento, para que as pessoas não apenas consumam a marca, mas também se
tornem advogados, defensores e embaixadores desta.
D)
Errado. Captar a natureza
paradoxal dos clientes conectados é um esforço do profissional de marketing, já
que ao mesmo tempo em que estão interligados com outros usuários em comunidade,
estão distraídos e limitados quanto às decisões. Isso, no entanto, não é que os
três métodos mencionados no enunciado visam.
E)
Errado. Os avanços
tecnológicos apresentados pelos autores defendem a estratégia onicanal, que
facilita e estimula as transações em ambientes físicos e virtuais (como em lojas,
equipes de vendas, sites de comércio
eletrônico, agentes de televendas e exposições de vendas).
Com base nessas explicações, podemos concluir que a
alternativa correta é a C.
Gabarito do Professor: Letra C.
Bibliografia:
- Kotler, Philip; Kartajaya, Hermawan; Setiawan,
Iwan.
Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital. Tradução
de Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2017.