SóProvas



Questões de Software


ID
213451
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Quanto à função de softwares para a produção de impressos e anúncios digitais, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Adobe InDesign é um software da Adobe Systems desenvolvido para diagramação e organização de páginas, criado para substituir o Adobe PageMaker, apresentando uma variedade de aprimoramentos, resultando em mais produtividade.

    O programa cria documentos em formato próprio, editável, que posteriormente pode ser exportado para PDF ou outros formatos específicos de impressão.

    O InDesign permite criar, diagramar, visualizar e editar todo um universo de materiais como revistas, jornais, anúncios, embalagens etc.

    Hoje junto com os programas Photoshop e Illustrator, também da Adobe, formam as principais ferramentas de trabalho utilizadas por agências de publicidade, editoras de jornais e revistas, indústrias de embalagens, departamentos de marketing e afins.

    Embora o InDesign permita gerar e distribuir os documentos em sua forma digital, o documento final normalmente é utilizado para a geração de matrizes para a posterior impressão. Esta fase em que o InDesign é utilizado para a criação dessas matrizes é conhecido como pre-press ou pré-impressão.


    Fonte: Wikipédia

  • Letra E

    Corel Draw e Illustrator têm funções semelhantes (V); o Photoshop é indicado para tratamento de imagens, mas possui grande quantidade de funções (V); e o InDesign é um software de DTP (V).

    editoração eletrônica ou Desktop publishing (também conhecida como DTP, do inglês Desktop Publishing), ou diagramação eletrônica, consiste na edição de publicações que por meio do software Indesign.
  • A letra C também está correta!
  • Também concordo que a letra C está correta


ID
213484
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O Illustrator é uma ferramenta de ilustração e desenho vetorial muito utilizada em agências de publicidade, estúdios de design e bureaus de serviço. Embora seja considerado um programa bidimensional, é possível criar efeitos tridimensionais, com uso de algumas ferramentas do software. Com relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2532424
Banca
FAU
Órgão
E-Paraná Comunicação - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Das opções abaixo, qual delas não é um CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, em português)?

Alternativas
Comentários
  • e-

    CMS (Content Management System) é um sistema gestor de sites, portais e intranets que integra ferramentas para gerir conteúdos em tempo real, sem programação p/ facilitar a criação, administração, distribuição, publicação e disponibilidade da informação. O CMS da Agência VM2 é um framework com recursos básicos e de manutenção e administração disponíveis e com escalabilidade de módulos p/ qualquer computador com acesso web, seu site, portal, intranet, extranet, hotsite e outras soluções web. É multisites e multilíngue, de acordo com os perfis de acesso para controlar sites, hotsites, intranets, extranets e outras aplicações web.

  • Gabarito do Professor

    CMS (Content Management System) é uma sigla em inglês que traduzida para o português significa “Sistema de Gerenciamento de Conteúdo". Consiste em um conjunto de softwares e ferramentas que possibilita a criação, edição, organização e publicação de informações na internet (como em blogs e sites), de modo simples e rápido, a fim de proporcionar experiências positivas aos usuários e ranqueamento em motores de busca.

    Existem subcategorias de CMS segundo seus propósitos: WCM (Web Content Management, para produção e exibição de conteúdo na internet), ECM (Enterprise Content Management, para gerenciamento e distribuição de conteúdos ligados a processos organizacionais), DAM (Digital Asset Management, para gestão de conteúdos rich media) e DXP (Digital Experience Platform, para criar estratégias de integração entre organização e usuários).

    Vamos analisar as alternativas a fim de encontrar qual das opções abaixo NÃO é um CMS:

    A) ERRADO. MovableType, um CMS, é um sistema de publicação de sites e blogs desenvolvido pela empresa Six Apart e lançado em 2001.

    B) ERRADO. Joomla, um CMS, é um sistema de gestão de conteúdo web criado pela OSM em 2005.

    C) ERRADO. HubSpot, um CMS, é uma plataforma de CRM com ferramentas e integrações necessárias para aumentar leads, acelerar vendas, otimizar o atendimento ao cliente ou criar um site criada em 2005.

    D) ERRADO. Wordpress, um CMS, é uma plataforma gratuita usada para criar blogs, sites e lojas virtuais criada pela Automattic em 2003.

    E) CERTO. Não foi encontrado o termo “DrumbleText" na literatura de pesquisa utilizada para comentar questões de marketing e comunicação. Uma hipótese é que a banca queria confundir o candidato por apresentar uma palavra que se assemelha ao nome de uma rede social – o Tumblr – e ao texto publicado nela, Tumblr text.

    Com base nessas explicações, concluímos que a alternativa que NÃO é um CMS é a E.

    Gabarito do Professor: Letra E.

    Fonte de pesquisa:

    - Site da Rock Content

ID
2945530
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O impacto coletivo da convergência tecnológica tem afetado muito as práticas de marketing e novas tendências estão emergindo ao redor do mundo, como as relacionadas abaixo, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • • O CRM (Customer Relationship Management) ou Gestão de Relacionamento com o Cliente é hoje a ferramenta mais difundida no meio empresarial.

  •  O que é CRM? 

    CRM é a sigla usada para Customer Relationship Management e se refere ao conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no relacionamento com o cliente.

    Para que serve o CRM?

    A Gestão de Relacionamento com o Cliente, como o termo é conhecido em português, vai muito além de uma plataforma ou um software: é todo o processo utilizado por startups, pequenas e grandes empresas para gerenciar e analisar as interações com clientes, antecipar necessidades e desejos, otimizar a rentabilidade,  e personalizar campanhas de captação de novos clientes.

  • Gabarito do Professor

    Convergência tecnológica é a união de diferentes serviços que compartilham entre si a mesma estrutura. É uma inovação que possibilita às organizações reunir, em uma mesma plataforma, todos os serviços de comunicação (e-mails, telefonia fixa e móvel, suporte a áudio e videoconferência), processos produtivos, de logística e demais métodos de colaboração, proporcionando economia de tempo, redução de custos, maior precisão, aumento da produtividade e flexibilidade aos colaboradores.

    De acordo com Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), a convergência tecnológica afeta significativamente a vida das pessoas e as práticas de marketing em todo o mundo. Esses autores destacam cinco tendências emergentes: economia “compartilhada", a economia do “agora", integração onicanal, marketing de conteúdo e CRM social.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção que NÃO é uma tendência relacionada à convergência tecnológica:

    A) ERRADO. Economia do agora consiste em valorizar o tempo dos consumidores e oferecer conveniência no acesso e nas transações por meio da oferta de soluções instantâneas e eficientes. Para os autores citados, “a velocidade de entrega costuma ser tão importante quanto os produtos e serviços em si."

    B) ERRADO. Integração onicanal consiste em identificar, mapear e utilizar os vários canais e pontos de contato que o consumidor tem com a marca dentro de um contexto específico.

    C) ERRADO. Economia compartilhada possibilita que pessoas compartilhem recursos físicos e/ou humanos subutilizados por meio do pagamento de taxas através de plataformas ponto-a-ponto (peer-to-peer ou P2P, em inglês), coordenadas por serviços online.

    D) CERTO. O consumo passou a ser inclusivo, não exclusivo, graças às mídias sociais (que eliminam barreiras, possibilitam a conexão e a comunicação) e às organizações, que inovam através da colaboração.

    E) ERRADO. CRM social é um sistema de gestão de relacionamento voltado para o cliente e iniciado por este por meio de consultas nas mídias sociais. De acordo com os autores citados na explicação, “o CRM social ignora o horário comercial, raramente pode ser automatizado e envolve diálogos permanentes entre as marcas e os consumidores, e entres estes e suas comunidades."

    Com base nas explicações, concluímos que a única alternativa que não é uma nova tendência relacionada à convergência tecnológica é a D.

    RESPOSTA: D

    Fontes de pesquisa:

    - Kotler, Philip; Kartajaya, Hermawan; Setiawan, Iwan. Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital. Editora Sextante. 2017.

    - Blog da Leucotron

ID
2945539
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017) citam três técnicas populares e de eficácia comprovada: I. aprimorar as experiências digitais com aplicativos; II. fornecer soluções com CRM social; III. estimular o comportamento desejado com gamificação.

Para os autores, os três métodos visam:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito do Professor:

    Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017) defendem que os profissionais de marketing não devem apenas focar na venda de produtos, mas em estimular a defesa da marca pelos clientes e o engajamento. Esses autores afirmam que:

    - a utilização de aplicativos para dispositivos móveis enriquece a experiência digital, visto que por meio destes, os usuários podem pesquisar prontamente informações sobre produtos e serviços e tomar decisões de compra em qualquer lugar e a qualquer momento.

    - é essencial recorrer ao CRM social, um sistema de gestão de relacionamento voltado para o cliente e iniciado por este por meio de consultas nas mídias sociais; ignora o horário comercial, raramente pode ser automatizado e envolve diálogos permanentes entre as marcas e os consumidores, e entres estes e suas comunidades.

    - é necessário explorar a gamificação, conceito ligado a programas de fidelidade e a comunidades online, baseado no incentivo a alcançar metas mais altas e em ser reconhecido por suas realizações.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errado. Atrair as subculturas digitais é uma sugestão dada pelos autores aos profissionais de marketing, mas não é que os três métodos mencionados no enunciado visam.

    B) Errado. Mapear todos os possíveis pontos de contato dos consumidores com a marca e integrá-los em uma estratégia onicanal é uma sugestão dos autores aos profissionais de marketing, mas não é que os três métodos mencionados no enunciado visam.

    C) Certo. Aumentar o engajamento, para que as pessoas não apenas consumam a marca, mas também se tornem advogados, defensores e embaixadores desta.

    D) Errado. Captar a natureza paradoxal dos clientes conectados é um esforço do profissional de marketing, já que ao mesmo tempo em que estão interligados com outros usuários em comunidade, estão distraídos e limitados quanto às decisões. Isso, no entanto, não é que os três métodos mencionados no enunciado visam.

    E) Errado. Os avanços tecnológicos apresentados pelos autores defendem a estratégia onicanal, que facilita e estimula as transações em ambientes físicos e virtuais (como em lojas,  equipes de vendas, sites de comércio eletrônico, agentes de televendas e exposições de vendas).

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa correta é a C.

    Gabarito do Professor: Letra C.

    Bibliografia:

    - Kotler, Philip; Kartajaya, Hermawan; Setiawan, Iwan. Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital. Tradução de Ivo Korytowski. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2017.
  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
2945572
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Em um mundo de consumidores conectados, aumenta a demanda pelo acesso quase imediato a produtos e serviços. Como resultado disso, presencia-se o crescimento de novos modelos de negócios que conectam clientes a produtos e serviços de terceiros, como o Airbnb e Uber. A esse novo conceito de distribuição dá-se o nome de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito do Professor

    A conectividade é um elemento que mudou a prática das ações de marketing e as relações entre produtores, prestadores de serviços e clientes. Por meio desta, presenciamos vários avanços: diminuição da distância entre organizações e públicos, o que facilitou o processo de compra e ampliou as formas de relacionamento; redução das barreiras de entrada em setores consolidados, o que permitiu a entrada de novos players no mercado e gerou competições para a conquista de cliente; possibilidade de colaboração e co-criação entre empresas, consumidores e concorrentes, o que gerou produtos e serviços que atendem às necessidades e desejos dos clientes de modo especial.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) ERRADO. O boca-a-boca está intimamente relacionado à divulgação dos produtos e serviços, e não com a distribuição.

    B) ERRADO. Multiplataforma é uma característica do novo conceito de distribuição, não o seu nome. Esse aspecto possibilita que os serviços sejam contratados por aplicativos e sites que funcionam em diferentes sistemas operacionais (Windows, IOS e Android, por exemplo).

    C) CERTO. Empresas como Uber e Airbnb, através de plataformas ponto-a-ponto (peer-to-peer ou P2P, em inglês) coordenadas por serviços online, possibilitam que pessoas compartilhem recursos físicos e/ou humanos subutilizados por meio do pagamento de taxas.

    D) ERRADO. Ser compartilhada é uma característica do novo conceito de distribuição, não o seu nome. Também caracterizado como colaborativo, esse novo conceito é muito abrangente e está associado desde a compartilhamento de bens físicos (casa e carro, por exemplo) até ativos intangíveis (conhecimento e responsabilidades, por exemplo).

    E) ERRADO. Ser segmentada é uma característica do novo conceito de distribuição, visto ser voltado para um segmento de pessoas dispostas a substituir, mesmo que temporariamente, o conceito de “meu" por “nosso" e dividir os custos e benefícios de algo entre os vários usuários.

    Com base nessas explicações, concluímos que a alternativa correta é a C.

    RESPOSTA: C

    Fontes de pesquisa:

    - Kotler, Philip; Kartajaya, Hermawan; Setiawan, Iwan. Marketing 4.0: do Tradicional ao Digital. Editora Sextante. 2017.

    - Folgueira, Ricardo Santos; Silva, Ana Lucia P.; Carvalho, Carlos Eduardo. Economia do compartilhamento e custos de transação: os casos Uber e Airbnb. Revista Pesquisa e Debate. Volume 31, n. 1 (55). 2019.

ID
2945581
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Para Miceli e Salvador (2017), o Planejamento de Marketing Digital abrange as seguintes etapas, entre as quais NÃO se encontra:

Alternativas
Comentários
  • Não há essa etapa de benchmark no livro citado.

  • só se for p esse autor... mas td mundo q faz marketing digital faz benchmarking... eu hein!!! Q pegadinha...

  • só se for p esse autor... mas td mundo q faz marketing digital faz benchmarking... eu hein!!! Q pegadinha...

  • Gabarito do Professor:

    O Planejamento de Marketing digital é uma metodologia criada por Miceli e Salvador que contribui para que as organizações entendam a necessidade de estarem presentes no ambiente virtual e a relevância de posicionarem sua marca de modo adequado nesse meio através do uso de canais digitais. Para alcançar os objetivos, tais autores elencam quatro etapas: planejamento estratégico, seleção de canais, montagem do plano (o DSD) e desdobramento (metas e métricas).

    Vamos analisar as alternativas e encontrar qual não é uma etapa do planejamento de marketing digital:

    A) Certo. O benchmarking é uma estratégia na qual uma organização analisa as práticas bem-sucedidas de outras organizações (do mesmo setor ou não) a fim de aprimorar seus processos internos. Apesar de ser algo importante a se fazer, não é uma etapa do planejamento de marketing digital elaborado pelos autores citados no enunciado.

    B) Errado. A definição do conjunto de estratégias para o início das ações digitais, baseadas no modelo Balanced Scorecard, é a primeira etapa, e consiste em buscar formas de aumentar a lucratividade, reduzindo os custos.

    C) Errado. A escolha dos canais adequados à proposta da empresa, considerando seus valores, seus objetivos e seu público-alvo, é a segunda etapa. Consiste em analisar os canais disponíveis, interativos ou estáticos, e identificar aquele(s) que apresenta(m) maior número de acessos, a forma de consumo e o target.

    D) Errado. O plano estratégico de aplicação dos canais, ou DSD (Diagrama de Soluções Digitais), é a terceira etapa. Diz respeito a uma representação visual organizada que resume o que foi planejado nas etapas anteriores e relaciona-se com a distribuição, formato de atuação, frequência de uso e interação entre os canais.

    E) Errado. A estipulação das metas derivadas dos objetivos que levaram o gestor a escolher a forma de atuação para cada canal e a medição de resultados de acordo com a periodicidade adequada dizem respeito à quarta etapa. Basicamente, significa estabelecer alvos tangíveis e definir maneiras de avaliar se estes foram atingidos satisfatoriamente.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa A é a única que não apresenta uma etapa do planejamento de marketing digital segundo a metodologia elaborada por Miceli e Salvador (2017).

    Gabarito do Professor: Letra A.

    Bibliografia:

    - Miceli, André Lima Cardoso & Salvador, Daniel O. Planejamento de Marketing Digital (2ª edição). Rio de Janeiro: Brasport, 2017.
  • Benchmarking é o processo de medir as principais métricas e práticas de negócios e compará-las – nas áreas de negócios ou com um concorrente, colegas do setor ou outras empresas ao redor do mundo – para entender como e onde é preciso mudar para melhorar o desempenho.


ID
3194569
Banca
CS-UFG
Órgão
DEMAE - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Com a popularização do computador e da internet, surgiu o marketing eletrônico, que levou o consumidor ao consumo virtual. Nesse tipo de consumo,

Alternativas
Comentários
  • Marketing eletrônico é o conjunto de atividades online ou eletrônicas, como vendas, publicidade, gestão da marca, pesquisa de mercado e serviços ao consumidor, que visam incentivar a comercialização de produtos ou serviços e satisfazer desejos, necessidades e anseios dos clientes.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errado. O processo de decisão de compras no mundo virtual segue o mesmo padrão do mundo físico: reconhecimento do problema ou dor; busca de informações; avaliação de alternativas; decisão de compra; e comportamento pós compra.

    B) Certo. O modelo de tipologias na internet não difere do padrão de raciocínio da divisão em grupos no mundo físico. Os critérios de tipologias são utilizados para qualificar o público-alvo usado como base nas ações de marketing, classificando-o em categorias, grupos e/ou classes. Leva-se em conta aspectos cognitivos, emocionais e relacionados a atitudes, modos de compra e estilos de vida.

    C) Errado. A interação entre consumidores de um segmento deve ser estimulada, já que boa parte dos indivíduos interessados por um assunto busca opiniões de usuários antes de concluir a transação.

    D) Errado. O modelo econômico é otimizado pela internet e pode eliminar inúmeros custos, como a presença de um vendedor físico que forneça informações sobre o produto.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa certa é a B.

    Gabarito do Professor: Letra B.


ID
3194593
Banca
CS-UFG
Órgão
DEMAE - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

O Youtube é considerado similar à televisão, por trabalhar com vídeos, porém o seu diferencial é que os vídeos podem ser publicados também pelos consumidores. Em relação ao Youtube,

Alternativas
Comentários
  • YouTube é uma plataforma de compartilhamento de vídeos, criada em 2005, que pertence ao Google. Tem como princípio norteador a crença de que todos têm o direito de apresentar suas opiniões. Seus quatro valores são: liberdade de expressão, direito à informação, direito à oportunidade e liberdade para pertencer.

    Como mídia social, o Youtube possibilita a publicação, exibição e compartilhamento de vídeos gratuitamente, sem a mediação entre a administração do site e o produtor do conteúdo, para pessoas conectadas à internet em qualquer lugar do mundo. O usuário pode interagir com o produtor demonstrando sua reação, encaminhar o vídeo para outros usuários, incorporar o material em sites ou blogs, montar listas de exibição, criar canais próprios e se inscrever em canais de terceiros.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errado. Os mecanismos de busca podem encontram os vídeos no Youtube com base em vários aspectos: título, descrição, palavra-chave e canal são alguns deles.

    B) Errado. Ao carregar o vídeo para a plataforma, o Youtube permite que o usuário selecione, dentre alguns frames sugeridos, aquele que se tornará a imagem estática na busca.

    C) Errado. Existem basicamente dois tipos de anúncios antes dos vídeos no Youtube: os puláveis e não puláveis. A primeira opção nos permite pular o anúncio após 5 segundos de exibição. Já na segunda, o usuário precisa assistir ao anúncio para poder assistir ao vídeo desejado. Há duas situações: anúncios não puláveis padrão (que possuem 15 ou 20 segundos de duração) ou os anúncios bumpers (que têm duração de até 6 segundos).

    D) Certo. A chance de sucesso de um vídeo é igual tanto para grandes produções quanto para produções caseiras. O que determina o êxito dos produtos audiovisuais não é necessariamente a qualidade e o capital nele investido. Muitos dos vídeos que “viralizam", ou seja, que ficam famosos nas redes sociais, são resultado de gravações amadoras que, de alguma forma, impactam o público de modo especial.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa D é a certa.

    Gabarito do Professor: Letra D.

    Bibliografia:

    - Ribeiro, Ângelo Augusto. YouTube, a nova TV corporativa: o vídeo na web como estratégia de comunicação pública e empresarial / Ângelo Augusto Ribeiro. Florianópolis: Combook, 2013.

    - Formatos de publicidade no YouTube. Disponível em https://support.google.com/youtube/answer/2467968?hl=pt-BR. Acesso: Julho de 2021.

  • Gabarito: D


ID
3194626
Banca
CS-UFG
Órgão
DEMAE - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Os sites e as redes sociais transformaram-se em meios pelos quais muitas empresas coletam dados sobre seus clientes, seus hábitos de consumo e suas opiniões. Muitas empresas recorrem a ferramentas que capturam dados sobre as visitas no ambiente on-line. Uma delas é a Web analytics, que

Alternativas
Comentários
  • Web Analytics é a análise de dados provenientes do ambiente virtual sobre o comportamento dos usuários em determinado período. Consiste em um processo que se inicia com a coleta de dados (a partir de sites, aplicativos para dispositivos móveis, pontos de vendas on-line, consoles de jogos, gerenciamento do relacionamento com o cliente ou ferramentas externas Big Data), passa pela descrição (para tentar entender e mensurar os dados), predição (para prever alguns possíveis resultados futuros com base no comportamento padrão do usuário), e emissão de relatórios. O principal objetivo é contribuir para a tomada de decisões mais acertadas no negócio.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção relacionada a Web Analytics:

    A) Errado. Reporting é uma das etapas da Web Analytics, não sinônimo. Consiste na emissão de relatórios baseada na análise dos dados. A coleta de dados, que também é uma etapa do Web Analytics, visa captar dados, como por exemplo, os ligados ao tráfego de visitas a um site e à faixa de renda do visitante.

    B) Errado. Web Analytics não objetiva construir bancos de dados nas empresas, mas analisar os dados coletados, trata-los e interpretá-los para otimizar as decisões. Os dados coletados não formam os chamados KPI – Key Performance Indicators; KPI são indicadores que auxiliam os profissionais de marketing a entender o desempenho das ações virtuais e o comportamento do usuário (taxa de conversão, tempo gasto no site, tipo de acesso por dispositivo, tipo de tráfego são alguns exemplos).

    C) Errado. Web Analytics não se refere somente ao monitoramento do comportamento dos dados de sexo e renda dos visitantes de um site, além de sua origem de tráfego; o processo de análise vai muito além: coleta dados, interpreta-os, faz previsões e emite relatórios.

    D) Certo. Corresponde ao monitoramento e à análise de dados, tendo como diferencial a introdução da inteligência artificial no processo de reunir e cruzar dados diversos para obter informações.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa D é a certa.

    Gabarito do Professor: Letra D.

    Bibliografia:

    - Barra, Guilherme. Saiba como sua estratégia de marketing pode ser otimizada com o Web Analytics. Data: 29/07/2017. Disponível em https://rockcontent.com/br/blog/web-analytics/. Acesso: Julho de 2021.

    - Descubra as novidades do Google Analytics. Google Skillshop. Disponível em https://skillshop.exceedlms.com/student/catalog. Acesso: Julho de 2021.


ID
3194641
Banca
CS-UFG
Órgão
DEMAE - GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Um dos conceitos ligados ao mobile marketing é denominado taxa de retenção. Este conceito refere-se

Alternativas
Comentários
  • GAB: C

    TAXA DE RETENÇÃO NO MOBILE MARKETING

    Refere-se a quão frequentemente e recentemente um usuário abriu e interagiu com o App.

    *O termo pode ser diferente em outra segmentação do marketing, por exemplo em vídeos do youtube, a taxa de retenção é o tempo de visualização de seus vídeos

    PESSOAL, NÃO SOU ESPECIALISTA!! QUALQUER ERRO SÓ FALAR.

  • Uma das etapas do planejamento de comunicação envolve mensuração e avaliação dos resultados. É possível verificar se o objetivo foi, de fato, alcançado pelo uso de métricas: taxa de retenção, taxa de reprodução, engajamento, número de inscritos/assinantes e taxa de conversão são alguns exemplos


    Vamos analisar as alternativas abaixo e encontrar a opção certa:


    A) Errado. A mensuração de quem são os fornecedores terceirizados e como estes transmitem informações dos usuários aos proprietários do aplicativo é o obtida por meio da análise da ferramenta de App Analytics (ATT - App Analytics Tool).


    B) Errado. O conceito relacionado ao número de dias antes que o usuário retorne ao aplicativo depois de instalá-lo é chamado de N dias (dN – day N).


    C) Certo. à frequência com que um usuário abriu e interagiu com um aplicativo mobile


    D) Errado. A quantidade de usuários que utilizam o aplicativo num dado período de tempo pode ser obtida ao analisar as métricas DAU (Daily Active Users – por dia), WAU (Weekly Active Users – por semana) e MAU (Monthly Active Users – por mês).


    Com base nessas explicações, concluímos que a alternativa C é a certa.


    Gabarito do professor: Alternativa C.


    Bibliografia:

    - Wolff, Moritz Nikolaus. Você está preparado para a era do mobile marketing? Data: 20/09/2017. Disponível em https://www.mundodomarketing.com.br/artigos/moritz..... Acesso: Fevereiro de 2022.

ID
3338116
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MPE-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A comunicação voltada para as mídias sociais necessita da concretização de alguns passos e da observância a certos cuidados para que seja feita com êxito. Partindo-se da validade de tal postulado, são medidas essenciais para aprimorar a comunicação nas mídias sociais, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • As mídias sociais são um conjunto de canais que possibilita que indivíduos se relacionem com outras pessoas (físicas e/ou jurídicas), divulguem informações de modo descentralizado, deem suas opiniões sobre os mais variados assuntos e compartilhem conteúdos entre os usuários de modo simétrico (troca constante e amistosa de papeis entre emissor e receptor). É algo muito amplo e abrangente, que ocorre tanto nos ambientes online como offline. As redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat, etc) são um subgrupo das mídias sociais (já que seu foco, mais resumido, é o relacionamento e a interação entre usuários), assim como também são subgrupos os blogs, fóruns e sites wikis.

    A comunicação presente nas mídias sociais é bem diferente da comunicação praticada nos meios de comunicação tradicionais, como televisão, rádio e jornais. Em primeiro lugar, observamos a possibilidade real de interação entre organizações e consumidores. Também notamos maior engajamento do público em ações produzidas por organizações no ambiente digital, maior alcance e penetração da mensagem, humanização da empresa e a comunicação direcionada para indivíduos específicos.

    Vamos analisar as alternativas para encontrar a opção errada:

    A) Certo. Personificar, ou humanizar, a própria marca é uma maneira de mostrar que a organização é feita por pessoas, tem valores a prezar e que tem condições de ser autêntica. A personificação também possibilita interação constante com os receptores, que podem se comunicar de modo simétrico e horizontal.

    B) Certo. O estímulo à discussão e à participação do público nas postagens, por meio de enquetes, concursos e comentários, agrega valor ao conteúdo produzido e amplia o alcance e a simpatia pela marca.

    C) Certo. Mapear e monitorar os concentradores de tráfego de conteúdo e os influenciadores digitais são ações necessárias para entender quem, de maneira significativa, contribui para exercer impacto nos usuários de determinadas redes sociais, como Youtube, Tik Tok ou LinkedIn.

    D) Errado. Compartilhar informações irrelevantes não é uma medida essencial para aprimorar a comunicação nas mídias sociais. Os usuários hoje buscam fontes que compartilham conteúdo de qualidade, relevante e atualizado. Ao publicar materiais que não interessam aos internautas, há grande probabilidade de eles deixarem de acompanhar a marca ou de tê-la como referência.

    Com base nessas explicações, podemos afirmar que a alternativa errada é a D.

    Gabarito do professor: Alternativa D.

    Bibliografia:

    - Mariano, Ari Melo. Facebook: A Expansão do Marketing Nas Redes Sociais. Universidade de Brasília. 2013.

    - Casarotto, Camila. Marketing nas Redes Sociais: como alcançar os melhores resultados em cada rede.   Publicado em Setembro de 2020. Link: https://rockcontent.com/br/blog/marketing-nas-redes-sociais/. Acessado em Março de 2021.
  • O erro está em: "informações irrelevantes"

  • D

    Compartilhar informações irrelevantes, usando ferramentas que promovam o conteúdo, tornando-o acessível ao público


ID
3357940
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

As ações mercadológicas são direcionadas para atender as necessidades e desejos dos clientes, com oferta de produtos ou serviços. Porém, nos tempos atuais, as organizações buscam ir além dessa simples troca de valor. As ações possuem uma conjuntura de entrega de valor para o mercado, com o intuito de superar as expectativas do consumidor. Sobre o assunto, analise as afirmativas a seguir:


I. O valor agregado se refere aos atributos inseridos no produto ou serviço que proporcionam diferencial competitivo em relação à concorrência, mesmo que, para alcançar esse critério, sejam ofertados com custos mais altos para o consumidor final.

II. As ações mercadológicas buscam direcionar um atendimento mais personalizado com o cliente; para isso, as empresas investem em softwares de banco de dados para obter informações necessárias para desenvolver a personalização, como hobbies, preferências e hábitos.

III. As forças analíticas influenciaram comportamentos dos consumidores e promoveram grandes desafios aos profissionais de marketing, fazendo surgir novos canais de comunicação por meio da globalização e das redes de tecnologia da informação – Internet.

IV. Satisfação do cliente consiste na análise da comparação entre os benefícios e os custos para adquirir um produto ou serviço. Nos custos estão embutidos os fatores tempo, financeiro e psicológico, que devem superar os atributos da aquisição.


Assinale

Alternativas
Comentários
  • Superar as expectativas do cliente é um alvo que toda a organização busca atingir atualmente. Vamos analisar cada afirmativa para encontrarmos a questão correta.

    I. CERTO

    II. CERTO

    III. Existem quatro fatores que influenciam o comportamento dos consumidores: culturais e sociais, pessoais e psicológicos, situacionais e estímulos de marketing. Não foram estes fatores os responsáveis pelo surgimento de novos canais de comunicação por meio da globalização e das redes de tecnologia da informação – Internet. (Kotler e Keller)

    IV. Satisfação do cliente consiste na análise da comparação entre os benefícios e os custos para adquirir um produto ou serviço. Nos custos estão embutidos os fatores tempo, financeiro, psicológico e energia física, que devem ser menores que os benefícios da aquisição.

    Itens I e II estão corretos. Alternativa A.

    Gabarito do professor: Letra A.

    Fonte:

    - Kotler, P.; Keller, K. L. Administração de marketing: a bíblia do marketing. Prentice Hall. 2006.
  • .I O valor agregado se refere aos atributos inseridos no produto ou serviço que proporcionam diferencial competitivo em relação à concorrência, mesmo que, para alcançar esse critério, sejam ofertados com custos mais altos para o consumidor final.

    II. As ações mercadológicas buscam direcionar um atendimento mais personalizado com o cliente; para isso, as empresas investem em softwares de banco de dados para obter informações necessárias para desenvolver a personalização, como hobbies, preferências e hábitos.


ID
3408577
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Câmara de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

É possível que o usuário não conheça todos os detalhes técnicos, mas certamente vivenciou a evolução da internet comercial, a partir da invenção da World Wide Web em 1989. Sobre os estágios da evolução da internet, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito do Professor

    A World Wide Web é um termo em inglês que pode ser traduzido como Rede de Alcance Mundial e que é representado pelas letras www. Desde o seu surgimento, no início da década de 1990, a Web evoluiu e causou revoluções no ambiente digital, tornando-se um instrumento que proporciona a criação, edição, distribuição, compartilhamento e armazenamento de dados.

    A história da Web é dividida em três momentos: a Web 1.0, a Web 2.0 e a Web 3.0.

    A Web 1.0 é caracterizada por cinco aspectos: grande quantidade de informações disponíveis aos usuários; pouca interação entre usuários e produtores de conteúdo; existência de páginas com predominância de informações institucionais e estáticas; criação centralizada de conteúdos; surgimento de alguns serviços na rede (e-commerce).

    A Web 2.0 traz como principal atributo a cooperação e participação entre usuários. Incentivados pela facilidade de produzir informações e respaldados por uma cultura democrática, nessa etapa é possível criar conteúdos próprios, editar páginas de terceiros e opinar sobre praticamente qualquer assunto, num ambiente de colaboração virtual.

    A Web 3.0, também conhecida com Web Semântica, possui como atributo marcante a inteligência das máquinas (machine learning), que contribui significativamente na criação, distribuição, interpretação e personalização de conteúdos, proporcionando uma melhor experiência ao usuário. A segurança dos dados também é um fator importante nessa fase da Web.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) ERRADO. A Web 2.0, e não a Web 3.0, foi a que possibilitou aos usuários criar e divulgar conteúdos, tornando, assim, a web mais participativa, o que viabilizou formatos de projetos educacionais e profissionais colaborativos on-line.

    B) CERTO. O conceito de Pesquisas na Web 3.0, também chamada de Web Semântica, é expandido, aproximando-se da cognição e possibilitando a interpretação do conteúdo, partindo do atual modelo de keywords (palavras-chave) para um modelo no qual agentes de software vasculham a internet em busca das melhores respostas a uma pergunta.

    C) ERRADO. Inicia-se com a Web 2.0, e não com a Web 3.0, a migração de um modelo passivo para um ativo, alterando-se, assim, o eixo dominante da produção de conteúdo e informação.

    D) ERRADO. É com a Web 2.0, e não com a Web 3.0, que surgem as redes sociais e as trocas de mensagens instantâneas. Isso permite ainda a criação de ambientes e mundos virtuais, principalmente porque os smartphones chegaram para o grande público.

    Com base nessas explicações, concluímos que a alternativa correta é a B.

    Gabarito do Professor: Letra B.

    Fonte de pesquisa:

    - Site da Rock Content
  • Essa eu errei! Mas pra quem não é assinante é a Letra B

    • Web 3.0: Esta nova geração prevê que os conteúdos online estarão organizados de forma semântica, muito mais personalizados para cada internauta, sites e aplicações inteligentes e publicidade baseada nas pesquisas e nos comportamentos.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Web_3.0

  • O conceito de search (pesquisas), na Web 3.0, é expandido, aproximando-se da cognição, partindo do atual modelo de key-words (palavras-chave) para um modelo no qual agentes de software vasculham a internet em busca das melhores respostas a uma pergunta.